07 outubro, 2017

UM PORTO À PORTO.


Após uma Jornada que, na teoria, seria bastante complicada para as nossas cores, a nossa Equipa segue na liderança com a mesma distância que havia cavado na Jornada Anterior.

E, se antes da partida o Empate até poderia ser visto como um resultado nada negativo porque nos mantinha na frente do Campeonato, após o jogo em Alvalade foi praticamente unânime o sentimento de frustração por não termos conseguido traduzir em golos a superioridade que demonstrámos na esmagadora maioria dos 90 Minutos. Mas, apesar do Empate não ter sido o resultado ideal por tudo aquilo que jogámos, a verdade é que o Empate que viria a acontecer umas horas depois na Madeira deixou tudo igual no topo da Classificação, o que não se pode considerar negativo.

Praticamente dois meses após se ter iniciado a Temporada, as dúvidas e as incertezas parecem tender a desaparecer. Sérgio Conceição já mostrou que tem unhas para o veículo que está a conduzir e, sem margem para dúvidas, muito do bom início de Temporada que temos tido deve-se a ele. O Plantel, afinal, não parece assim tão curto como muitos vaticinavam e isso é fruto do aproveitamento e da evolução de alguns jogadores que, aparentemente, não iriam ser opção. E, neste capítulo, saltam à cabeça dois nomes: Moussa Marega e Sérgio Oliveira.

O Futebol tem coisas bizarras e a História do Maliano pelo FC Porto é uma delas. Sérgio Conceição tem mudado várias vezes o onze inicial, ou por opção técnica ou porque é forçado a fazê-lo, a verdade é que Marega tem sido absolutamente indiscutível na frente de ataque e, não seria de admirar que caso Sérgio Conceição decidisse colocá-lo no banco, a maioria dos adeptos iria ficar surpreendida. Alguém imaginava isso ser possível há uns meses atrás? Penso que a resposta é óbvia e para isso há que destacar, não só o trabalho e empenho do Atleta, mas também do nosso Mister que está a saber aproveitar o que tem ao seu dispor e potenciar ao máximo todos os Atletas. Na minha opinião, isso é que distingue os Bons dos Maus Treinadores.

O caso do Português é um pouco diferente, se a afirmação de Marega foi ocorrendo progressivamente até assumir a titularidade, Sérgio Oliveira foi lançado às feras no Mónaco sem ter qualquer minuto jogado em provas oficiais. Alguns, e eu admito que fui um deles, torceram o nariz e não tenhamos dúvidas que havia quem já estivesse pronto a disparar sobre Conceição caso as coisas corressem mal, mas a verdade é que o Jovem Médio fez um jogo fantástico, tendo tido um contributo muito importante na enorme vitória alcançada no Principado. É verdade que a Exibição em Alvalade não foi tão bem conseguida, embora tivesse estado longe de ter sido negativa, mas quando praticamente ninguém esperava eis que o nosso Treinador “descobre” mais uma opção para o Meio-Campo apostando em alguém que, estando motivado e com a cabeça no lugar, tem tudo para ser uma enorme mais valia ao longo da Temporada.

Ainda estamos muito longe da Meta, nem um terço de Campeonato completámos, mas os sinais são muito positivos, tanto em termos de atitude, como de futebol praticado e, acima de tudo, de resultados. Até recebermos o inimigo no Dragão temos agora uma série de jogos bastante importante onde, idealmente, precisamos de gerir da melhor forma o Grupo para que possamos manter e se possível aumentar a vantagem pontual no Campeonato, ultrapassar a fase de Grupos da Champions e avançar na Taça de Portugal.

Se assim o conseguirmos, com toda a certeza, estaremos numa posição fantástica para nesse jogo darmos uma machadada que poderá vergar, de uma vez por todas, o nosso inimigo. Mas, como disse, é preciso manter o nível até lá e cada jogo é sempre mais importante do que o anterior.

Termino, fazendo menção à fantástica Vitória da nossa Equipa de Basquetebol em Israel contra uma das Equipas mais poderosas na FIBA Europe Cup. Nada está decidido até porque a diferença é igualável com apenas um triplo e os israelitas continuam a ser favoritos, mas com um Dragão Caixa ao seu nível e com uma exibição a roçar aquilo que fizemos fora de portas é bem possível fazermos uma enorme surpresa e avançarmos na prova.

Um abraço Azul e Branco,
Pedro Ferreira

0 comentários:

Enviar um comentário