28 outubro, 2017

DRAGÃO DE OURO: ULTRAS PORTO.


Em semana de entrega de Dragões de Ouro, a minha homenagem novamente aos ultras do FC Porto. Principalmente aos anónimos, aquelas caras conhecidas de quem vai aos jogos, mesmo por vezes não sabendo o nome, sabemos que são dos nossos, estão ali como nós, são aquelas pessoas que largam tudo para acompanhar o FC Porto ano após ano.

Tivemos quatro deslocações consecutivas e nas quatro os nossos ultras disseram presente. Duas no estrangeiro, uma para o campeonato em casa de um rival e outra para a taça de Portugal. Mónaco e Alvalade já aqui tinha falado, dois grandes apoios dos nossos adeptos, arrepiante para quem assistiu ao jogo do Mónaco pela TV e arrepiante também aqueles minutos finais em Alvalade.

Seguiram-se mais duas. Para a taça de Portugal, numa sexta-feira a 300 quilómetros de casa estavam mais de 1000 ultras nas bancadas do Restelo. Uma crítica à hora do jogo, mesmo sabendo que jogávamos na terça-feira seguinte na Alemanha, todos estarão de acordo que a suposta festa da taça de Portugal é colocada em causa quando se joga numa sexta-feira à noite com uma equipa alentejana, em Lisboa!! Porque não, por exemplo, Sábado às 15h? O número de horas de descanso não era muito grande e era significativo para centenas de adeptos que não podem abdicar do dia de trabalho.

Ainda assim, sozinho o FC Porto nunca joga. Grande presença, grande prestação das claques e goleada dentro das quatro linhas, como seria de esperar. Tentou fazer-se a festa na mesma, mesmo sem todos os ingredientes.


Passou o fim-de-semana e na segunda-feira arrancaram os primeiros adeptos para a Alemanha. Via Berlim, ou Frankfurt, as cidades mais procuradas para chegar a território alemão, os dragões invadiram Leipzig. Da cidade do Porto e do restante país não se podem dizer que tenha sido uma deslocação numerosa, mas lá estávamos para ajudar a nossa equipa ao longo de 90 minutos. Contámos com a presença, como habitualmente, dos núcleos espalhados por essa Europa fora, tanto dos Super Dragões como do Colectivo. O Colectivo tinha, como sempre, a Fieri Fossatto e alguns adeptos do Duisburgo com eles para apoiar o Porto. Estavam também vários adeptos polacos, que viajaram de Poznan também com o intuito de apoiar o FC Porto. Se assim é, sejam bem-vindos à nossa curva.

Clube dos novos ricos, eis o Leipzig. Clube odioso para quem gosta mesmo de futebol e ama um Clube. Clube que não se importa com sócios nem adeptos, clube sem alma, sem mística, sem tradição alguma. Clube do dinheiro, que graças a ele subiu da quinta divisão à primeira, é vice-campeão e está na Champions.

As pessoas especadas nas ruas a olhar para nós. Nunca tinham visto nada assim. Não estão habituados a estas andanças. Nas bancadas éramos claramente menos mas tratamos de os ensinar como se apoia. Levámos o bom nome do FC Porto ao leste alemão, mas a vitória não foi alcançada. Da nossa parte, ficámos com a sensação que demos tudo o que podíamos.


E uns dias depois já estávamos no Dragão a cantar “mesmo que a voz nos doa”. Goleada ao Paços de Ferreira, primeiro lugar consolidado e seguimos ao lado da equipa. Mais uma excelente casa, o mar azul continua.

Meia casa tivemos na recepção ao Leixões para a taça da Liga. Rivalidades à parte, destaque para os mais de 2000 adeptos leixonenses no Dragão. Goste-se ou não, quem me dera jogar sempre com ambientes assim. Bem melhor do que receber um Setúbal qualquer, com todo o respeito, e estarem cinco pessoas no sector visitante.

A razia fez-se sentir no estádio, como habitualmente neste tipo de jogos e mais concretamente nesta taça, mas aqueles para quem não importa a competição, importa apenas e só o Clube, lá estavam a apoiar-te.

E assim será.

Um abraço ultra.

1 comentário:

  1. Este post vem a talhe de foice. Há muito que defendo a ideia que as claques (no seu todo ou individualizadas) deviam já ter sido homenageadas nos Dragões de Ouro.
    Não sei bem como porque não conheço o Regulamento nem sequer os elementos que compõe a Comissão de atribuição destes galardões.
    Contudo aqui fica a ideia.
    Excelentíssima Comissão: Pense nisto!
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar