05 novembro, 2018

AO RITMO DO “PASO DOBLE”.


Não é por acaso que o futebol é o desporto mais visto ao nível planetário, mais nenhum se aproxima em emoção e imprevisibilidade em relação àquilo que nos dá o desporto onde 22 homens correm atrás de uma bola.

Há um mês atrás, quando no salão de festas predileto do FC Porto, o mesmo onde já foram apagadas as luzes a acendida a rega numa inesquecível festa de título, ecoou nas colunas do salão uma música frequente naqueles espetáculos onde um conjunto de seres humanos massacra gratuitamente e para sua diversão e dos espetadores um animal de grandes dimensões, o famoso “Paso Doble”, tudo parecia cinzento para os adeptos Portistas. O gozo, acompanhado de danças eufóricas dos nossos adversários, transformou-se um mês depois por completo. Tem coisas curiosas o futebol.

Passado um mês, o cenário desanuviou e muito para o FC Porto. Há um mês onde os Portistas viam problemas, agora vislumbram coisas animadoras. Excetuando o caso de Aboubakar, Sérgio Conceição passou a dispor de todos os jogadores do plantel, o que obviamente lhe abre o leque de opções, permitindo várias alternativas inclusivamente táticas. Entretanto Óliver Torres parece que “renasceu das cinzas”, assumindo um papel de destaque no meio-campo Portista, uma autêntica lufada de ar fresco que melhorou e muito um FC Porto amorfo e sem ideias que várias vezes tinha sido visto durante esta época. Outro destaque que gostaria de fazer é para Corona, um jogador que mesmo não sendo titular indiscutível, tem tido um excelente desempenho nos últimos jogos e parece querer aproximar-se do nível que pode e deve atingir, um jogador estonteante para os adversários, que acrescenta muita criatividade ao ataque do FC Porto.

Foi assim ao ritmo do “Paso Doble” que o FC Porto no último mês recuperou 6 pontos ao clube do salão de festas, viu vários jogadores subir de forma, evoluiu na sua qualidade exibicional, venceu todos os jogos, segue na liderança isolada, sendo o melhor ataque e melhor defesa da Liga, e segue invicto nas restantes competições, nas quais mantém intactas as suas legítimas aspirações.

Não há qualquer razão para estarmos eufóricos nesta fase prematura da época, mas não deixa de ser verdade que os sinais ultimamente vistos foram positivos, quer em relação à atitude da equipa, quer em relação ao desempenho de vários jogadores. Que sabe bem estar à frente com possibilidade de na próxima jornada ampliar para pelo menos 2 pontos a vantagem para o 2º classificado, lá isso sabe. Este é o nosso lugar, o lugar do grande FC Porto a que nos habituamos a ver.

1 comentário:

  1. perfeito, falta sentar maxi e colocar a jogar o nosso mais completo avançado Andre Pereira, so isso.

    ResponderEliminar