09 novembro, 2018

COMPLACÊNCIA, NUNCA!


Por vezes é preciso um susto para acordar! Não quero com isto dizer que alguém estava a dormir até lá, mas é um facto de que a equipa do FC Porto deu um salto qualitativo enorme a partir do jogo na Luz. E, ironia das ironias, o adversário mais direto no campeonato tem tido o percurso diametralmente oposto.

Num grupo equilibrado e perigoso, com campeão Russo, com vice-campeão Alemão e com campeão Turco, 1 empate fora no (teoricamente) adversário mais difícil e 3 vitórias consecutivas. Liderança do grupo, vitórias com segurança, com golos, com justiça, com futebol. E o apuramento quase, quase garantido! (da versão Nunca festejar antes da hora).

A equipa tem estado muito competente. Tem jogado mais e melhor à bola, com mais ideias, mais rutura, mais propósito, mais solidez e mais eficácia. Menos pontapé para a frente e fé em deus. Revela ainda dores de crescimento neste novo approach, mas enquanto existir um Conceição destemido e a querer ganhar no banco como existiu na recente visita à Madeira, isso é perfeitamente resolúvel.    

O caminho é este, o treinador sabe-o, até porque foi ele que o escolheu. Os jogadores também e isso nota-se no que se vê em campo. Os adeptos também gostam mais assim. Mas calma que não passamos a ser os maiores, e há que continuar a ter a humildade para percebermos o que melhorar. Maxi tem de recuperar níveis anteriores, porventura Telles também. Só para dar dois exemplos. A transição defensiva tem de ser mais eficaz e não podemos conceder tantas oportunidades aos adversários. Reparem naquela bola do Éder que saiu tipo corte para fora da área. Quando lá estiver um Firmino qualquer, provavelmente sofreremos golo. Isto para antecipar desafios, perceber o que melhorar, numa lógica de subir o patamar competitivo da equipa.

Não podemos ser complacentes com o sucesso que temos tido nos últimos jogos. Temos qualidade, potencial, capacidade. Mas temos de maturar tudo isso, temos de nos tornar inconscientemente competentes em campo. Só o podemos fazer reconhecendo positivamente como e por onde crescer. O caminho é este.

No próximo sábado, temos já um importante desafio para mais uma vez provarmos a nossa não complacência. Vamos discutir a liderança com uma equipa que é coletivamente muito competente em todos os momentos do jogo, que joga com critério e organização. Uma equipa que aposta mais do que nunca em dar o salto competitivo que lhes tem faltado, gerida por um técnico inteligente e competente, que sabe como nos pode ferir, como nos pode limitar. Sim, somos melhores que eles e acho que o podemos provar de forma convincente, mas precisamos ao máximo de querer continuar a evoluir e crescer dentro do sucesso mais recente. Isso é matar a complacência, a mãe de muitos males… sobretudo quando o sucesso não é sustentado. É só olhar para baixo, atualmente, para o perceber! Mister, sei que mesmo sem ler isto, é exatamente isso que tem estado a fazer. Obrigado, obrigado, obrigado! Não se esqueça por favor: Complacência, nunca!

Seguimos juntos!

0 comentários:

Enviar um comentário