10 novembro, 2018

ESTRELINHA DE CAMPEÃO.


FC PORTO-BRAGA, 1-0

O jogo desta noite no Dragão foi, sem dúvida, o jogo mais complicado da temporada para os portistas. O campeão nacional enfrentou um adversário bastante difícil, competente e mais fresco para jogar esta partida. Além disso, o Sp. Braga fez jus às declarações de Sérgio Conceição quando este afirmou que os “arsenalistas” são candidatos ao título. No meu ponto de vista, não vou dizer se são ou se não são, o futuro próximo vai encarregar-se de dar essa resposta. Agora que foi o adversário mais complicado que os Dragões enfrentaram na presente época, isso sem dúvida nenhuma.

É notório que este FC Porto de Sérgio Conceição tem dois sistemas de jogo. O 4x4x2 e o 4x4x3, variando de jogo para jogo, conforme o adversário e mesmo durante cada jogo. O técnico portista prepara a sua equipa para as diferentes variantes visíveis em cada jogo e isso tem dado bons resultados. Em sete jogos, os azuis-e-brancos conquistaram outras tantas vitórias, ora jogando em 4x4x2, ora apresentando o 4x3x3.


No jogo com os russos, os campeões nacionais apresentaram-se com uma linha de três médios e um trio atacante. Não tendo Aboubakar, por lesão, e Soares, por não ter sido inscrito, Sérgio Conceição juntou Herrera a Danilo e Óliver, no meio campo e Corona e Brahimi formaram o tridente atacante com Marega. Com o Sp. Braga, Sérgio Conceição retirou Herrera da equação e colocou Soares ao lado de Marega. O sistema regressou ao 4x4x2. Na defesa não se verificaram alterações.

No jogo desta noite, o FC Porto teve a estrelinha de campeão. O jogo da Champions League de Terça-feira passada pesou na engrenagem azul-e-branca e o Sp. Braga esteve por cima em várias fases do jogo, criando e desperdiçando as melhores oportunidades da partida. O FC Porto foi eficaz, paciente, nunca perdeu a serenidade e foi feliz.


No entanto, o primeiro tempo mostrou um FC Porto superior no domínio de bola e no controlo de jogo. Em oportunidades de golo, o Sp. Braga criou perigo por três vezes. Paulinho, Dyego Sousa e Ricardo Horta criaram momentos de grande frisson para a baliza de Iker Casillas. O FC Porto teve dois momentos de perigo. Primeiro por Maxi Pereira para defesa incompleta do Guarda-redes bracarense e depois Brahimi desperdiçou uma grande oportunidade na etapa inicial com o mesmo Guarda-redes a estar em plano de evidência.

A etapa complementar revelou-se mais intensa e muito por culpa do Sp. Braga que fez uma pressão muito forte na saída de bola da equipa portista e na zona do miolo. Foi a partir daqui que o jogo de Terça-feira passada se fez notar nas hostes azuis-e-brancas. O desgaste acentuou-se com o decorrer da partida e Sérgio Conceição sentiu necessidade de equilibrar o meio-campo e mudou o sistema, passando para 4x3x3.


Primeiro retirou Maxi e fez entrar Otávio, fazendo recuar Corona para lateral e Marega descaiu para a direita. E depois chamou Herrera e fez sair Brahimi, permitindo que a equipa ficasse mais consistente e disfarçasse, de certa forma, a quebra física.

A equipa minhota teve duas oportunidades estrondosas para abanar o Dragão. Primeiro, Esgaio rematou com estrondo à trave e mais tarde, numa jogada rápida pela esquerda, a bola foi cruzada por Ricardo Horta para o coração da área e Fransérgio rematou novamente à trave. Os adeptos portistas ficaram sem respiração. Mas os campeões nacionais também tiveram duas oportunidades. Uma por Marega que permitiu o corte de um defesa contrário in extremis e depois por Soares que, apertado por um adversário, não conseguiu rematar para a baliza.


Até que a estrelinha da sorte funcionou ao minuto 88. O empate parecia estar destinado mas numa jogada de Otávio (mais uma vez decisivo), o brasileiro cruzou para a área onde o seu compatriota Soares cabeceou, de forma, fulminante para a baliza bracarense. Grande festa no Dragão, três pontos importantes, liderança isolada e ciclo de sete jogos fechado com 100% de sucesso.

Não foi um jogo que tenha corrido de feição ao campeão, mas é muitas vezes nestes jogos que se decidem campeonatos e o FC Porto fez jus ao seu estatuto de campeão nacional. Os azuis-e-brancos vão cumprir mais um interregno de quinze dias devido a compromissos das selecções nacionais e regressam, posteriormente, para mais outro ciclo complicado de jogos a começar por uma eliminatória da Taça de Portugal frente ao Belenenses, seguindo-se o jogo frente ao Schalke 04 que pode ditar o apuramento para os oitavos de final e o primeiro lugar do Grupo para o FC Porto na presente edição da Champions League.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: "Temos espírito de campeões"

FC Porto procurou a felicidade
“Foi um jogo muito competitivo, com duas equipas muito organizadas. Houve ocasiões de parte a parte, tivemos a felicidade mas procurámos essa felicidade. Fiz mexidas sempre à procura de fazer o golo. Jogámos na terça-feira, num campo muito pesado aqui no Dragão, mas vi os jogadores hoje com grande intensidade, com ritmo alto. Quem joga na terça-feira e hoje consegue marcar nos últimos minutos, é de louvar.”

Sétima vitória consecutiva
“Houve um espírito fantástico destes jogadores e um grande estado físico e anímico dos jogadores. Tenho muito respeito pelo Sporting de Braga, uma equipa muito ambiciosa, mas nós somos o FC Porto. Quando montei a equipa pensei em ganhar, quando fiz as substituições foi a pensar em ganhar. Sofremos um dissabor grande na Luz e depois disso foram sete vitórias consecutivas. Somos um clube que está habituado a ganhar, um clube que se dá muito mal com as derrotas.”


Boa propaganda para o futebol português
“Os jogadores mostraram de que fibra são feitos e foi uma boa propaganda para o futebol português. Normalmente a felicidade cai para quem a procura.”

Aplausos para o balneário do FC Porto
“O Otávio faz parte do grupo como por exemplo o Adrián López, que hoje ficou de fora mas tem trabalhado de forma fantástica. Há tristeza mas igualmente respeito pelas decisões do treinador. Nisso o balneário do FC Porto é fantástico.”

O processo e o trabalho diário
“Tenho uma equipa de caráter, com grande personalidade, ambição e determinação. Importante é o processo e a forma como trabalhamos diariamente. Com este espírito penso que iremos ser felizes no final da época. Temos espírito de campeões.”



RESUMO DO JOGO

0 comentários:

Enviar um comentário