20 abril, 2019

SANTA VITÓRIA.


FC PORTO-SANTA CLARA, 1-0

Na ressaca da eliminatória com o Liverpool, o FC Porto teve que se apresentar no relvado do Dragão menos de 72 horas depois do jogo com os ingleses ter terminado. Com outras datas para a realização do jogo com os açorianos, a Liga ordenou que o jogo fosse realizado num espaço curto de tempo quando o FC Porto tinha solicitado dois dias depois.

A falta de respeito da Liga e de quem decide para com o clube que dá mais pontos e prestígio internacional ao país é tão evidente que nos leva a pensar que por detrás estão outros interesses para com outro clube.


Ainda ontem ouvi um comentador, que em tempos se dizia isento mas que depois deixou de o ser, dizer que Sérgio Conceição esteve bem nesta questão do FC Porto ter de jogar com poucas horas de recuperação, mas que falou a mais ao dizer que o Benfica tinha tido mais tempo de descanso.

Continuou esse comentador dizendo que o seu clube não foi beneficiado porque tinha jogado para a Liga Europa numa Quinta-feira e Domingo voltou a jogar para a Liga NOS. O que esse comentador escamoteou foi que o seu clube jogou no Domingo porque na Quinta-feira seguinte teria novamente jogo para a Liga Europa, ainda por cima fora do país, situação que não se verificava com o FC Porto. Lá está a tendência de querer dar uma de moralidade para depois borrar a pintura com uma desonestidade intelectual.

Estamos cada vez mais habituados a esta dualidade de critérios nas decisões tomadas no futebol português, mas também não é menos verdade vermos o branqueamento das situações, semana após semana na comunicação social. Afinal de contas, trata-se do benfiquistão que controla e manieta tudo e todos neste país.


Em tempo de Páscoa, o FC Porto recebeu o Santa Clara, no Estádio do Dragão. Com o estádio quase lotado, o jogo não foi uma boa propaganda para o futebol porque um dos intervenientes no jogo estava a jogar quase com a língua de fora, fazendo tudo por tudo para se manter na luta pelo título. Depois, também uma equipa muito bem comandada por João Henriques dificultou bastante a tarefa dos campeões nacionais.

No entanto, os azuis-e-brancos acabaram por vencer a partida com grandes dificuldades. Os três pontos foram alcançados, mantendo a equipa bem viva e na luta pelas quatro finais que os pupilos de Sérgio Conceição têm pela frente. Foi uma santa vitória.

O jogo começou com a tentativa do FC Porto em chegar ao golo cedo para depois gerir melhor a partida. Apesar disso, a equipa azul-e-branca não imprimiu grande velocidade no jogo e a intensidade também não foi a melhor. Pudera!


O Santa Clara estava bem organizado e partia para o contra-ataque com algum perigo. Os Dragões sentiam que tinham que fazer um esforço redobrado. Procurar chegar ao golo cedo e evitar as transições ofensivas do adversário.

Todavia, o golo portista chegou relativamente cedo. Aos 18 minutos, Otávio conseguiu entrar na área pela esquerda, rematou para defesa incompleta de Marco e Marega só teve que empurrar a bola para as malhas. O mais difícil estava feito, mas o Santa Clara não desistiu.

Até ao fim da primeira parte, a equipa dos Açores introduziu a bola por duas vezes na baliza de Casillas em transições rápidas. Mas em ambos os lances, os jogadores açorianos foram apanhados em fora-de-jogo. Contudo, foi aos 24 minutos que a equipa de João Henriques construiu a melhor jogada do primeiro tempo com uma transição rápida. Zé Manuel colocou Rashid em posição de fazer golo, mas a bola saiu ao lado da baliza de Casillas, num remate cruzado.

A terminar a etapa inicial, Otávio combinou bem com Marega, demorou muito tempo a definir o lance e quando rematou, foi interceptado por um defesa contrário.


Na etapa complementar pressentia-se um jogo difícil e ainda mais penoso para os azuis-e-brancos. O FC Porto não conseguia imprimir o ritmo e o Santa Clara tentava aproximar-se da baliza de Casillas, sem nunca descurar a sua defensiva. É que os açorianos sabiam que o segundo golo portista arrumava com a questão do resultado.

Aos 58 minutos, Schettine teve a oportunidade ouro para o Santa Clara empatar a partida, após cruzamento da direita de Patrick. Casillas fez a defesa da noite para canto, com grandes dificuldades.

O FC Porto sabia que tinha a vitória em perigo e tentou de tudo para chegar ao golo da tranquilidade. Por duas vezes, esteve na iminência de conseguir os seus intentos mas Corona e Fernando Andrade desperdiçaram o ensejo. Primeiro foi o mexicano que, no coração da área e após amortecimento de Soares, rematou por cima da trave quando tinha tudo para fazer o golo. Depois, numa jogada fabulosa de Corona, a combinar com Manafá, o mexicano colocou o esférico à mercê de Fernando Andrade que rematou para defesa por instinto de Marco para canto.

O jogo terminou sem nenhuma oportunidade de registo nos últimos 15 minutos. O FC Porto acabou a partida com a língua de fora. Herrera é o melhor exemplo do estado de espírito da equipa quando, no fim do jogo, manifesta a um companheiro o extremo cansaço e desgaste sentidos, mas também o alívio pelo fim da contenda.


Três pontos importantíssimos que mantêm o FC Porto na luta intensa pela renovação do título. Destaques finais para as ausências de Pepe (bancada) e Corona (banco) no onze inicial. Sinais claros de que, nesta altura da época, o desgaste é tremendo com muitos jogos e muitas viagens. Manifesto o meu repúdio pela FPF e pela Liga que não protegem o FC Porto numa altura destas, ao contrário da Federação Holandesa que deu um belo exemplo ao mundo do futebol.

O FC Porto regressa à competição na próxima Sexta-feira, numa sempre difícil deslocação a Vila do Conde. A missão é sempre a mesma: vencer e conquistar os três pontos.



DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: "É uma vitória importante"

Vitória importante
"Era um jogo com uma dificuldade acima da media, não só pelo último jogo na Liga dos Campeões e o pouco tempo que tivemos para recuperar, mas também pela mais valia do adversário. Uma equipa muito bem organizada que penso que nos últimos oito jogos só perdeu por 1-0 em Alvalade. Mas estávamos precavidos para esta equipa consistente que íamos defrontar, que veio dificultar o nosso jogo, sempre a querer sair em transições rápidas. Mas de qualquer maneira fizemos o golo, podíamos ter feito o 2-0 na primeira parte num lance do Otávio. Entramos com o controlo da posse de bola, e não do jogo, porque não conseguimos matar o jogo com o segundo golo, o que cria sempre alguma intranquilidade em certas alturas do jogo. O que fica é uma vitória importante, fica também uma boa imagem de uma equipa que tem feito um campeonato fantástico, não nos podemos esquecer que o Santa Clara subiu de divisão e consegue desta forma afirmar-se na nossa liga principal. No fundo quero dar os parabéns aos jogadores pela mentalidade forte que tiveram no jogo e agora é, descansar amanhã, e olhar para o próximo jogo, frente ao Rio Ave. Faltam quatro jogos para o final e estamos preparados para o que vem aí".


Contas do campeonato
"Nós dependemos de nós para ganhar os nossos jogos e é isso que vamos fazer. Vamos fazer o nosso trabalho, lutar sempre pelos 3 pontos e depois chegar ao fim e fazer as contas. Estamos focados em cada jogo, em cada treino, em cada momento em que estamos juntos para preparar os jogos e ganhar. Este clube é um clube histórico, um clube que por si só tem esta forma de pensar e de agir. Da minha parte, tento incutir da melhor forma essa força e tranquilidade emocional que eles têm que ter nesta fase final do campeonato, para que possamos estar mais próximos da vitória em cada jogo".

Gestão da equipa
"O Pepe foi um dos jogadores que teve um problema muscular no último jogo, nada de especial, pensamos nós, mas não estava apto para este jogo. O Corona também debilitado fisicamente. Mas não estão estes, estão outros, é a vida das equipas".

Regresso de Aboubakar
"Ele é importante no grupo de trabalho, no FC Porto e teve a palavra no final porque foi um regresso depois de muitos meses de paragem. O grupo sentiu a presença deste elemento que tem dado um contributo importantíssimo para nós, e não é só nos golos, tem a ver com o nosso espírito no balneário e nisso nós somos fortíssimos".



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. vou ser muito sincero, este campeonato com menos sobranceria e mais equilibrio de SC era como limpar o rabo a meninos como se diz na giria popular. Se ganharmos nas condiçoes atuais sera um milagre, nao ganhamos nem empatamos com os toupeiras, nao conseguimos ganhar a um guimaraes bacoco, fora tivemos sempre dificuldades, mesmo em casa com equipas bem organizadas e a trocar bem a bola aproveitando os espaços da tatica de SC vimo nos arrasquinha para marcar.
    So potencia e correria nao chega sempre, tem de ser preveligiado mais o meio campo o que SC detesta fazer. Marega e mais dez chega as vezes e nao chega contra equipas boas.
    Deus queira que ganhemos o campeonato mas SC ou reve os seus conceitos de jogo ou nunca sera treinador de equipa grande ( tirando aquela coisa da emotividade ).

    ResponderEliminar