13 abril, 2019

SUDDENLY, AS DECISÕES ESTÃO AÍ.


Suddenly
I'm not half the man I used to be
There's a shadow hanging over me

Oh, yesterday
Came suddenly
Poderá até parecer um exagero usar a canção dos Beatles para descrever a 1ª mão jogada em Anfield, mas também não será algo muito longe disso, pois não?

O sonho durou 4 minutos… à primeira vez que eles foram à nossa baliza, golo! Espaço inacreditável no meio entre Oliver e Danilo. Desconcentração? Se calhar, ou então nem por isso. Não terá sido a primeira vez que vimos disto, se calhar a diferença desta vez esteve na qualidade do adversário. A mesma coisa no segundo golo, em que dá a sensação de que fica tudo a filmar a chamada “jogada à Fifa”. Quem não sentiu alguma impotência durante o jogo? Quem não temeu o 3º golo? Não, não quero de forma alguma “bater” na nossa equipa, que fez um jogo de esforço, dedicação e competência. Só que pura e simplesmente foi incapaz de se transcender, de ser melhor do que foi até agora, e isso pura e simplesmente não chega para uma equipa do nível deste Liverpool. Respondam lá à seguinte pergunta, quantas equipas no Mundo são atualmente mais fortes que o Liverpool? Nenhuma, 1, 2, 3? A resposta estará algures aqui. Quem viu o jogo percebeu que eles são melhores, são mais fortes.

Bem, agora uma nota aos que não desistiram depois deste primeiro parágrafo de realidade: ainda estamos na luta pela eliminatória e há que acreditar. Porquê? Porque no Dragão Marega pode só precisar de 1 ou 2 oportunidades para fazer um golo. Desta vez teve quatro. Porque no Dragão o árbitro pode assinalar penalty em caso de existir 1 ou 2 lances duvidosos. Desta vez não assinalou nenhum. Porque Oliver pode encurtar o espaço para condicionar a tempo o remate de Keita à entrada da área. Desta vez não conseguiu. Porque a nossa defesa pode deixar Firmino em fora de jogo quando tiver de encostar para a baliza. Desta vez não deixou. Sim, saímos de Anfield com a nítida sensação de que o Liverpool é claramente mais forte do que nós. Mas também saímos de lá com a sensação de que uma pontinha de sorte, ou uma decisão de arbitragem mais justa, ou uma finalização com maior qualidade, podiam ter ajudado a um resultado mais nivelado. O que pretendo dizer é mais ou menos que é possível superiorizarmo-nos a uma equipa destas em 90 ou 120 minutos. Uma vez! Claro que sim. Se isto fosse um campeonato de 20 jogos entre Porto e Liverpool, não teríamos hipótese. Como é só um conjunto de dois jogos, tudo é possível. E é nisso que temos de acreditar. Se fizermos um jogo de competência máxima, se os astros estiverem connosco, nunca se sabe… há que lutar! Encher o estádio, ir sem medo, e tentar… depois logo se vê.

Para terminar, algumas notas rápidas para as melhores exibições do Porto na minha opinião. Marega, muito bem. Sim, revelou desacerto na hora de rematar à baliza. Mas também revelou capacidade física igual ou superior ao adversário, ombreou sem tremer nos 1-1, criou situações de golo pela sua velocidade. Deu a clara sensação de que seria bom ter, naquele jogo, dois Maregas na frente. Ah e tal, falta-lhe mais qualidade com bola. Pois, mas se a tivesse talvez estivesse já do outro lado a infernizar-nos a vida! Veja-se o caso de Militão. Secou Salah, mas já está de partida para Madrid na próxima época. Mas que regalo, que exibição tremenda. Quando é que ele perdeu uma situação dividida? Não dá para ficar mais um “bocadinho”? Finalmente, Corona. O único (talvez um pouco injusto para Otávio, mas aquele mau atraso apaga-o das minhas referências neste momento) capaz de sair com a bola jogável de uma situação de 1 para 1, o único que dominava a bola e aguentava uns segundos com ela sem “queimar”. Agora imaginem uma exibição de 11 a este nível. Não dá para ganhar ao Liverpool? Eu acredito que dá.

Sinceramente, acho que temos e devemos ser realistas, perceber o contexto em que estamos. E agarrarmos com unhas e dentes o que mais importa: o jogo de Sábado em Portimão. Depois lá virá a 4ª Feira, e pode ser que os astros se alinhem para uma sessão de Heavy Metal… azul e branca!

Até porque... SUDDENLY, AS DECISÕES ESTÃO AÍ.

1 comentário:

  1. verdade, para ganhar a este liverpool teriamos de joigar a portuguesa, baixar a velocidade, trocar muiuto a bola,jogar em contra ataque como alias joga o lage. Mas para isso e preciso criatividade, passe acertado, velocidade e muita sorte ATE PARECE QUE NAO FOI ASSIM QUE GANHAMOS O EUROPEU A FRANÇA.
    SC e bom treinador mas tem um tipo de jogo...... pelo menos atualmente..... que nao chega para ganhar a equipas boas.
    Este ano quem nao ganha aos toupeiras, quem perde um campeonato epois de estar 7 pontos a rente, quem nao ganha ao guimaraes e ao sporting QUER GANHAR AO LIVERPOOL???
    Se ganharmos este ano o campeonato sera um milagre depois de o termos na mao, voltamos a perder uma final nos penaltis , sera que ganhamos desta vez ao sporting??
    Sera uma bençao que Marega, telles, herrera e btahimi, adrien e oliver, saiam para finalmente vermos SC construir uma equipa. a ver vamos

    ResponderEliminar