24 abril, 2019

IREMOS CONTINUAR A SER O ÚNICO CLUBE PORTUGUÊS A...


Para mim, aquilo que de mais importante fica na semana que passou é o facto indesmentível que decorreu da participação europeia dos clubes portugueses, ou seja, iremos continuar a ser o único português que conquistou troféus internacionais (7 por sinal!) nos últimos 55 anos, altura em que o Sporting venceu a extinta Taça dos Vencedores das Taças.

De conversa sobre grandeza e superioridade estamos cheios, é ver a fanfarronice e vaidade (sem razões diga-se) estampada em adeptos de vários clubes sempre que o seu atinge uma fase mais avançada das competições europeias, seja a Champions League, seja a Liga Europa. Os nossos rivais de Lisboa já foram a várias finais europeias ao longo desses 55 anos e o resultado final foi sempre o mesmo: saíram derrotadas! Bem ao contrário do único clube português com estaleca e capacidade de se impor ao mais alto nível europeu e mundial, o único que já levou o "caneco" em várias finais internacionais, apesar de também ter perdido outras finais, nomeadamente a taça das Taças com a Juventus e duas Supertaças Europeias frente a Valência e AC Milan.

A forma como as duas equipas foram eliminadas diz também muito do porquê do FC Porto ter tido sucesso nas competições europeias nos últimos 55 anos e os outros não, é verdade que o FC Porto caiu perante o Liverpool, certamente uma das 2 ou 3 melhores equipas mundiais da atualidade, mas toda a Europa reconheceu a coragem do FC Porto em toda a eliminatória frente a um colosso tremendo.

Os primeiros 25 minutos do FC Porto no Dragão foram elucidativos, a equipa, dentro das suas limitações, tentou tudo aquilo que era possível, atacou por todos os lados, rematou, cabeceou mas a bola não entrou. Na primeira vez que os ingleses fizeram um ataque, eis que surge um golo saído do nada, num lance anulado pelo fiscal-de-linha mas que depois o VAR teve olho de lince para ver que Mané estava milimetricamente em jogo. Não só existe não existe nenhuma imagem clara de que o senegalês estava em jogo, como existem várias imagens que mostram que Mané estava mesmo adiantado em relação ao último defensor no momento em que foi efetuado o passe.

Não deixa de ter piada esta decisão do VAR, anula um lance em que depois não existe nenhuma imagem que comprove claramente que a decisão do fiscal-de-linha estava incorreta. Tudo isto depois uma 1ª mão em que vários jogadores do Liverpool jogaram andebol na sua área sem que o árbitro assinalasse o que quer que seja e depois de Salah ter agredido Danilo (algo que todo o mundo viu e falou) e de nem um amarelo ter visto, o mesmo Salah que deveria estar suspenso, aquele que marcou e assistiu no jogo do Dragão em que não deveria ter jogado.

A diferença entre as duas equipas já era obviamente enorme, os árbitros dos 2 jogos trataram de dissipar qualquer dúvida e impedir sequer que o FC Porto pudesse lutar com armas iguais, foram 2 arbitragens vergonhosamente tendenciosas e sempre para o mesmo lado. Caímos, mas caímos com honra, lutando galhardamente até ao fim apesar da eliminatória ter ficado definitivamente morta e enterrada com o 1º golo do Liverpool no Dragão.

Do outro lado aquilo que vimos foi o nosso rival cair perante o 4º classificado da Bundesliga, após uma 1º mão em que jogou em superioridade numérica durante mais de 70 minutos mas em que mesmo assim sofreu dois golos e conseguiu uma vantagem de apenas 2 golos. Depois na Alemanha, e ao contrário de algumas teorias peregrinas que por aí ouvi, não foi uma derrota "de propósito" mas sim foi uma derrota por pura incompetência sobretudo pelo facto de não terem aproveitado jogar em superioridade numérica durante mais de 70 minutos numa eliminatória de 180 minutos. A mesma incompetência que explica que nos últimos 55 anos apenas o FC Porto consiga conquistar troféus internacionais!!!

3 comentários:

  1. "...apesar de também ter perdido outras finais, nomeadamente a taça das Taças com a Juventus e duas Supertaças Europeias frente a Valência e AC Milan."

    três Supertaças Europeias frente a Valência, AC Milan e Barcelona.

    ;)

    ResponderEliminar
  2. passa muito por um canal muito forte de tv e uma presença na comunicaçao social regional muito forte de forma a irradiar para todo o pais mesmo que eles nao queiram.

    ResponderEliminar
  3. Esqueci me efetivamente dessa final com o Barcelona, um jogo onde até demos uma excelente réplica frente ao super barca de Messi e Guaediola.

    Também me lembro do Guarin, se não estou em erro penso que foi ele, ter sido pontapeado na área do Barcelona e o árbitro ter fechado os olhos a um claro penalti.

    ResponderEliminar