http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
FCPorto – Dragões de Azul Forte
Retalhos da história, conquistas e vitórias memoráveis, figuras e glórias do F. C. do Porto
Capítulo 2: 1911 a 1920 – Auspiciosas vitórias (Parte III)
1912/13 - A primeira Taça!
A Taça designada do "Clube União do Norte", foi a primeira conquistada pelo FC Porto a ingressar na Sede do clube.
Em disputa no Campeonato de 3.ªs Categorias de 1912-13, ganharam-na os Dragões frente ao Leixões, Boavista e Salgueiros. Os jogadores vencedores do troféu foram homenageados com um diploma no dia 29 de Dezembro de 1913.
Jogos do FC Porto com equipas estrangeiras (1907 a 1913)

1913/14 – O coração azul-e-branco do Dr. Bastos e um momento de extraordinária emoçãoRetalhos da história, conquistas e vitórias memoráveis, figuras e glórias do F. C. do Porto
Capítulo 2: 1911 a 1920 – Auspiciosas vitórias (Parte III)
A Taça designada do "Clube União do Norte", foi a primeira conquistada pelo FC Porto a ingressar na Sede do clube.
Em disputa no Campeonato de 3.ªs Categorias de 1912-13, ganharam-na os Dragões frente ao Leixões, Boavista e Salgueiros. Os jogadores vencedores do troféu foram homenageados com um diploma no dia 29 de Dezembro de 1913.
Jogos do FC Porto com equipas estrangeiras (1907 a 1913)
O FC Porto disputou a final da edição de 1913-14 da Taça José Monteiro da Costa, em Coimbra, com a Académica. Ganhou essa final como ganharia as das edições seguintes, apoderando-se, definitivamente, da Taça. Nesse jogo Magalhães Bastos protagonizou um episódio definidor do sentimentalismo portista e do genuíno “amor à camisola”, que, em linguagem emocionada, Rodrigues Teles recordou assim:
Com a prestimosa ajuda de Magalhães Bastos, o FC Porto venceu a final por 3-1.
1914 – 18 Mai., inauguração do rinque de patinagem na Constituição.
1914 - O primeiro campeonato regional promovido pela Associação de Futebol do Porto realizou-se na época de 1913-1914. Participaram Boavista, FC Porto e Leixões. Mas o FC Porto não arrecadou o título nessa 1.ª edição da prova, ganha pelo Boavista.
Classificação final: Boavista – 5 pontos; FC Porto – 3; Leixões – 0.
Contudo, os portistas acertaram o passo e, entre 1915 e 1947, só não ganharam as edições de 1918 (Salgueiros), 1940 (Leixões) e 1942 (Académico).
1915/16 – Vencedor do Campeonato do Porto
Na época 1914/15 o FC Porto tinha ganho o seu primeiro Campeonato do Porto. Nesta época os portistas disputaram, com o Académico, uma finalíssima para atribuição do título. Eis os resultados verificados nos três jogos entre ambos:
Académico do Porto 1 – FC Porto 5
FC Porto 2 – Académico do Porto 6 (uma das mais pesadas derrotas sofridas na Constituição!)
FC Porto 3 – Académico do Porto 2 (Finalíssima marcada pela emoção: ao intervalo os academistas venciam por 2-0; nos 2.º tempo, os portistas, em virtude de cavalgada impressionante, apontaram três golos, por intermédio de Floriano, Hamilton e Webber. À Porto!).
1916 – Conquista definitiva da Taça José Monteiro da Costa
O FC Porto alcançou a quinta vitória na Taça Monteiro da Costa, em seis edições da prova, assegurando a posse definitiva do troféu. A Taça ficou no Porto.
No 1.º plano, Aires Pereira e Harrison; no 2.º plano, José Ferreira, Joaquim Relvas, Floriano Pereira e Alfredo Figueiredo; no 3.º plano, Camilo Moniz, Hamilton, Joaquim Reis, Henrique de Almeida e Ivo de Lemos.
- - no próximo post.: Capítulo 2 (Continuação) – Primeiro jogo e visita do Sporting; no Norte, FC Porto avassalador; na Bonneville, muitos troféus; Tenente Vidal Pinheiro, portista herói na Flandres; as feridas da guerra, a perda de jogadores britânicos; à conquista de Portugal, à conquista da Europa, MAIS E MELHOR!
Mais uma bela página, para ler e guardar.
ResponderEliminarUm abraço
jÁ não há palavras pa descrever em adjectivos... cada «naco da nossa história» que aqui o nosso «historiador» nos deixa a cada 15 dias.
ResponderEliminarque melhor elogio dizê-lo do que pedir que o «próximo» chegue rapidinho ;)
Também só posso dizer: mais uma bela página e com pormenores e estatísticas só possíveis num trabalho assim, made Dragão Azul Forte!. Para continuar!
ResponderEliminarServiço público.
ResponderEliminarConhecer a história do nosso FC Porto e arquivá-la é o dever de qq adepto azul e branco.
abraço
Primeiro trofeu, Primeiro Campeonato do Porto com cambalhotas no resultado que ficaram para sempre na história e já mostrávamos a todos o nosso ecletismo com Carlos Oliveira a sagrar-se Campeão em 1916.
ResponderEliminarMais uma vez já sabias que não perderia a oportunidade de ler o teu fantástico trabalho, só peço que não pares principalmente agora que já tens uma legião de leitores sempre à espera que nos contes mais sobre a história do nosso clube.
Basta ver a História para vermos que sempre fomos um clube com mentalidade ganhadora e de muito trabalho.
Azul Forte aquele abraço.
ps: Afinal o corte do Paulo Bento não só não está na moda como é mais antigo que eu pensava, basta ver que em 1916 o nosso Hamilton já usava esse corte.
Azul Forte, sempre em grande, como gosto e fico á espera do próximo post da nossa maravilhosa história!;)
ResponderEliminarBIBÒ PORTO
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBoa noite,
ResponderEliminarPara que seja preenchido o quadro referente a taça Monteiro da Costa, aqui ficam os resultados que faltam. Em 1914/15 o FC.Porto venceu o Académico do Porto por 4-3. Em 1915/16 o F.C.Porto venceu o Boavista por 2-0.