12 setembro, 2010

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 4ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 3-2 SC Braga
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa) / Assistentes: Tiago Trigo e André Campos.


Uma dúvida na área portista, ao cair do pano

A arbitragem do internacional Pedro Proença mereceu rasgados elogios, técnica e disciplinarmente. Aliás, até a sua condição física foi elogiada. No meio de tantos "mais", Jorge Coroado considerou ter havido um "menos", mesmo no final da contenda, e penalizadora para os arcebispos. Belluschi cometeu grande penalidade, uma opinião, todavia, não partilhada pelos colegas de análise. De resto, parabéns gerais.



Momento mais complicado

90' A acção de Belluschi sobre Paulo César é merecedora de penálti?

Jorge Coroado
-
Paulo César salta à bola com Belluschi, que coloca as mãos nas costas do adversário. Um lance perceptível pela televisão, pelo que ficou uma grande penalidade por assinalar, ainda que, no terreno, entenda-se como um lance de difícil análise.

Pedro Henriques
+
O jogador do Braga cai na grande área anfitriã sem que tenha existido qualquer infracção do atleta portista. Decisão correcta do árbitro.

Paulo Paraty
+
Não existe qualquer motivo para a marcação de grande penalidade, pois Paulo César recua no intuito de controlar a bola e é nesse momento que choca com Belluschi, acabando por se desequilibrar. Bem o árbitro ao não intervir.



Outros casos

31' Elderson comete grande penalidade sobre o avançado Falcao?
36' Rodriguez foi bem admoestado com o amarelo após falta sobre Falcao?
52' Rodriguez e Falcao, novamente. Houve penálti na área bracarense?
81' Belluschi vê o cartão amarelo por mão na bola. Decisão acertada?


Jorge Coroado
+
O choque foi fortuito, próprio do futebol. Ambos procuram jogar a bola, não havendo qualquer infracção do jogador do Braga na sua acção.
+
Indiscutível a exibição do cartão amarelo a Rodriguez, que foi imprudente na forma como abordou o lance, ele que já era reincidente nesses lances.
+
Não há qualquer infracção de Rodriguez. Houve uma ocupação de espaço por Rodriguez e Falcao tenta forçar a passagem e acaba por cair, já em desequilíbrio.
-
Belluschi tenta defender o rosto de um remate potente e à queima-roupa. De modo algum se justificava o cartão amarelo.

Pedro Henriques
+
Disputa de bola entre os dois jogadores com o inevitável contacto físico entre ambos. Esteve bem o árbitro na sua interpretação.
+
Rodriguez entra por trás de forma imprudente. Livre directo a favor do FC Porto e cartão amarelo bem mostrado ao atleta do Braga.
+
Rodriguez e Falcao utilizaram os braços na disputa da bola sem que tenha havido qualquer infracção. Mais uma vez, o árbitro esteve bem.
+
Belluschi joga a bola com a mão de forma deliberada, pelo que advertência está inserida no comportamento antidesportivo. Decisão acertada.

Paulo Paraty
+
Perfeita decisão da equipa de arbitragem. Elderson desarma, claramente, Falcao, que tenta passar por onde está o seu adversário.
+
Mais uma vez Rodriguez e Falcao. Dá-se um jogo de braços, acabando Falcao por se desequilibrar sem qualquer motivo para o árbitro intervir.
+
Pese Belluschi jogar a bola com a mão, não corta uma linha de passe. Proença poderá ter tido uma visão mais ampla, mas não concordo com a decisão.
-
Belluschi, ao jogar a bola com a mão, não corta uma clara linha de passe. Proença, no campo, poderá ter tido uma visão mais ampla do lance.



Aprecição global

Jorge Coroado
Num jogo movimentado, talvez o melhor de todos os realizados no campeonato, o árbitro cumpriu com a sua missão, conseguindo, inclusive, diluir o lapso de avaliação ocorrido aos 90'.

Pedro Henriques
Excelente arbitragem, técnica e disciplinarmente. "Enorme" a sua condição física e muito bem auxiliado.

Paulo Paraty
Equipa de arbitragem foi ponte e contributo para um grande espectáculo de futebol.



fonte: ojogo.pt

2 comentários:

  1. uma arbitragem quase, quase perfeita, num explosivo e jogado a um ritmo muito elevado...

    é verdade que aqui e acolá por vezes complicou, e não fora os jogadores estarem ali para jogar e nada mais, poderia descambar... mas os jogadores ajudaram e muitom verdade seja dita.

    um único lance que me ficou na retina, pela incapacidade em adomestar quem de direito... ainda na 1ªa parte, Vandinho dá uma valente d'uma trunfada em Belluschi a meio-campo, deixou o jogo correr pq o fcPOrto continuou com a bola, mas na 1ª paragem, esqueceu-se da adomestação óbvia... no resto, quase, quase perfeito.

    ResponderEliminar
  2. Houve 1 lance que me ficou na memória que parece que toda a gente esqueceu porque nunca mais ouvi falar nele, no lance imediatamente antes do 2º golo do Braga, Falcão parece cabecear a bola mal ao segundo poste para fora. Mostraram uma repetiçao do lance minutos de pois e Falcão de facto cabeceia para a baliza, e a bola é cortada com o cotovelo de um defesa do Braga para fora. O árbitro manda marcar pontapé de baliza.

    ResponderEliminar