28 setembro, 2010

Isto não vai ser nenhum passeio…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Bicampeões de andebol, eneacampeões de hóquei. É verdade. Mas passado é passado. O FC Porto vive do presente e projectando diariamente um futuro que se espera pelo menos tão risonho quanto o passado recente. Esta época, os rivais em ambas as modalidades (nem falo no basquetebol, pois neste caso, o favoritismo nem é nosso), reforçaram-se com bons jogadores e as revalidações dos títulos alcançados no andebol e hóquei exigem a máxima concentração dos nossos atletas e técnicos.

Este fim-de-semana, a nossa equipa de hóquei perdeu a supertaça para um Benfica que promete dar luta no campeonato que sábado se inicia. Fica o aviso à equipa do que vai acontecer este ano. Uma luta a 2 terrível e que vai exigir de todos o máximo rendimento.

No andebol lá ganhamos por um em Aveiro. É verdade que assisti a um “roubo de catedral” mas mesmo assim a equipa registou um rendimento abaixo do mínimo exigível. E, este ano, Benfica e Sporting estão muito próximos do nosso nível, por isso não há que facilitar e há que chegar rápido ao rendimento obtido na última época. Na época passada estes 2 títulos foram ganhos de forma clara mas “esses passeios” terão muitos mais obstáculos na actual temporada 2010/11…

FC Porto vence em Aveiro mesmo a jogar contra árbitros e mesa...
( 1º Sporting-12 pts e 4 jgs; 2º ABC de Braga-10 pts e 4 jgs; 4º FC PORTO-10 pts e 4jgs...)

  • FC Porto, 46 - Xico Andebol, 29

  • São Bernardo, 33 - FC Porto, 34
Na quarta-feira, vitória clara do FC Porto sobre um Xico Andebol que nada tem a ver com o do ano passado. Mesmo assim, os 46 golos obtidos não passam a esponja sobre os 29 sofridos perante uma equipa tão limitada quanto este Xico… Ricardo Moreira e Pedro Spínola com 8 golos cada foram os mais eficazes, logo seguidos de Wilson Davyes, Ricardo Pesqueira e Nuno Grilo com 5 golos cada numa partida onde até o júnior Hugo Santos (ponta esquerda) facturou por 3 vezes…

Depois de estar no Caixa na quarta, estive sábado em Aveiro (antes do futebol) e vi um jogo inclinado de inicio ao fim. A dupla nomeada (R.Martins & D.Martins) mais o observador de serviço na mesa (ex-árbitro Fernando Branquinho), realizaram um desempenho vergonhoso, prejudicando o FC Porto vezes sem conta e conseguiram mesmo equilibrar um jogo destinado à goleada. Tiago Rocha foi expulso (vermelho directo) na 1ª parte sem ninguém entender porquê e mais 7 exclusões foram atribuídas aos Portistas, três das quais ordenadas pelo tal Branquinho que ficará desta forma com contas a acertar quando se deslocar ao nosso pavilhão. A forma como insultou o nosso jogador, Wilson Davyes, ficará para memória futura.

Mesmo assim, entendo que Obradovic tem que rever muita matéria pois a equipa foi um desastre a defender (Laurentino e Marinho não estiveram inspirados) e sofreu 13 golos de um ex-junior. Na parte final, 2 golos de Mota e um de Spínola foram absolutamente decisivos para se segurar a vitória numa partida onde Wilson Davyes foi o mais eficaz com 7 golos, logo seguido de Filipe Mota (6), Tiago Rocha (5) e Ricardo Moreira (5).

Esta quarta feira (amanhã), pelas 19h30, há novo jogo no dragão caixa com o FC Porto a receber a Académica de São Mamede em jogo antecipado, uma vez que sábado há jogo na Roménia para a taça EHF (16h Portuguesas) frente ao Energia, ainda invicto no seu campeonato. Lá estarei, como sempre.

FC Porto começa em Guimarães o "assalto" ao troféu Pratas...

O FC Porto inicia sábado a sua participação na 1ª prova oficial, o troféu António Pratas com uma deslocação a Guimarães (16h), jogando depois no dia seguinte em Penafiel (18h). O vencedor deste grupo passa à final four desta competição, no fim-de-semana seguinte. O campeonato começa a 16/17 de Outubro.

FC Porto perde supertaça mas está concentrado no decacampeonato...

Em Coimbra o FC Porto perdeu a supertaça num jogo muito equilibrado até aos últimos 3 minutos. O Benfica esteve sempre na frente com o FC Porto a conseguir igualar o jogo até aos 4-4 (3 golos de Gil e 1 de Ventura), mas numa altura em que massacrava o inspirado redes dos vermelhos, Ricardo Silva, acabou por sofrer um contra golpe com o 5-4 a 7 minutos do fim quando estava até em vantagem numérica. Ainda tivemos um livre directo para empatar, mas o 6-4 a menos de 3 minutos do fim resolveu um jogo infeliz para o nosso super guarda redes Edo Bosch. Foi a 6ª supertaça ganha pelo Benfica contra 17 já ganhas pelo FC Porto num total de 28 edições (íamos já em 5 consecutivas).

Na parte final, a equipa desorientou-se emocionalmente e acabou por sofrer mais 2 golos e ver ainda Edo expulso. A arbitragem foi desastrosa com erros para os 2 lados, mas pareceu-me pela tv que não foi por aí…

Sábado começa o campeonato e os Dragões partem em busca do 10º título seguido, o 20º da sua história, igualando dessa forma o seu rival eterno. Lá estarei, no dragão caixa pelas 18h no jogo frente ao Valongo.

Wilson Davyes

Doze golos nestes 2 últimos jogos, 5 ao Xico Andebol e 7 frente ao São Bernardo, alguns deles importantes numa altura em que o adversário acreditava e os factores externos se faziam notar cada vez mais. Não esteve muito feliz na champions, nem no jogo com o ABC, mas em Aveiro eu vi o Wilson verdadeiro. Um enormíssimo jogador este nosso camisola 23...

Saudações Portistas, Lucho.

11 comentários:

  1. Lucho, gostaria de perguntar: onde pára Ilídio Pinto o grande dirigente responsável pelos êxitos do hóquei?
    Não o vendo no "banco", como era habitual, fico apreensivo. É claro que ele não ganha jogos que se disputam no rinque. Mas porquê a ausência?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. um fds de sensações contraditórias.

    se no sábado, e no aNDEBOL, satisfeito pelo ganhar minimo em Aveiro, que é afinal o que todos esperamos, não deixar de dizer que ou muito me engano, ou alguém se anda a esquecer de «defender» nas nossas linhas mais recuadas? ou é só jogar prá frente?

    já no domingo, no hÓQUEI, bem, se antes, por múltiplas razões (convivio de várias horas com muita malta 7 estrelas mesmo, do bom e do melhor!), a fé era imensa... acho que tal como nós, tb eles lá em baixo, de stick na mão, acabaram a pagar bem cara a arrogância da superioridade e no final, lá saimos todos de rosto abatido... sem espinhas.

    não adianta escusar desculpas em ninguém, pois os únicos culpados fomos nós, que desta vez, não soubemos respeitar o adversário, sempre naquela onda de «mais minuto, menos minuto, passamos prá frente», até que o tempo se esgotou e suou o gongo que nenhum de nós esperava.

    agora? seguir em frente e esperar que este, tenha sido apenas e só um percalço dos nossos «meninos» que tb têm direito ao seu dia «não» e de, para mim, clara arrogância, que pagaram bem cara.

    o sonho do DECA, não é qualquer miragem ora essa... com estes «meninos», vamos até ao fim do mundo, com a certeza que no final, esse, será nosso, de mais ninguém!

    ResponderEliminar
  3. Três notas relativamente ao hóquei:

    - o slb está mais forte do que no ano passado...e tinha mesmo que ser, tal é o investimento que voltaram a fazer;

    - o DECA vai ser nosso porque independentemente da derrota, o fundamental é que "soem as campanhias" para evitar excessos de confiança de todo o staff;

    - Ilidio Pinto esteve presente, tal como tem estado sempre. Os problemas de saúde são uma realidade, mas não tem abandonado a equipa;

    ResponderEliminar
  4. Caro Lucho, sobre o Andebol e já tu disse pessoalmente, penso que a equipa, por causa da eliminatórias da C.League, trabalhou muito forte e agora está cansada e quando uma equipa está cansada isso nota-se no ataque, mas principalmente na defesa.
    Temos que acalmar, abrandar, aproveitar estes jogos mais fáceis para diminuir as cargas e aparecer na hora, certa fortes como na época passada.
    Acredito que isso vai acontecer, embora e é um facto, nós ficamos na mesma - os reforços são jovens sem grande experiência e para se irem fazendo - enquanto Benfica e Sporting estão na mesma.

    Sobre o Hóquei, não gostamos de perder, mas quando perdemos temos de aproveita a derrota para perceber o que esteve mal, rectificar e aparecer no campeonato ao nosso melhor nível.

    No Basqutebol, aguardemos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Todos os anos é sempre a mesma história no hóquei.

    Basta um empate nosso ou uma vitória alheia para que a modalidade seja logo mencionada em rodapé ou em capas de jornais.
    Tipo o 'este ano é que vai for'.

    Por um lado ainda bem pois tem o destaque que deveria ter sempre.
    Afinal quando o enea campeão perde algo terá sempre que ser dia de festa...para alguns que poucas festas fazem.
    Por outro é sempre saudável ter adversários mais fortes pois sobe a parada e dá bagagem para os confrontos internacionais.

    Agora é necessário não esquecer que o campeonato é longo e as partidas tem 50 minutos.
    Temos por cá um reforço novo de idade e de peso e, felizmente, nada de mergulhadores de serviço.

    Quanto ao resultado de Sábado tou como vocês. Sem espinhas.

    p.s. - tentei ver o jogo via net e pareceu-me estar a ser mencionada uma 'regra' de 45 segundos como limite de se rematar à baliza.
    Como tenho visto de tudo alguém esclarece se existe realmente uma regra tipo o anti jogo e de que maneira deverá ser aplicada?

    ResponderEliminar
  6. Há a regra do passivo se os árbitros entenderem que não estão a procurar o golo (45 segundos) mas poucos a aplicam...

    ResponderEliminar
  7. Correcção, queria dizer que o Benfica e o Sporting, no Andebol, estão mais forte e não, como disse, na mesma.

    ResponderEliminar
  8. Ainda estou a recuperar do derrota de domingo.

    Sábado lá estarei a apoiar a nossa equipa rumo ao Deca, espero que os futuboleiros ajudem aumentar as assistências no Dragãozinho que não se limitem aparecer quando se joga um FC Porto vs asslb.

    Quanto ao Andebol não vi o jogo no São Bernardo por isso não me vou alongar.

    Esta Quarta-feira há jogo de Andebol no Dragãozinho.

    ResponderEliminar
  9. O Andebol não vi, mas ganhámos que é o mais importante!

    No Hóquei, que fui ver, só tenho a dizer que o convivio foi excelente, com um grupo fantástico, a minha azia é que foi muito grande, não estava á espera de uma derrota, muito menos com aqueles merdas!:(

    No Basquete, espero uma vitória!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  10. Fiquei em estado de choque com o resultado do hóquei! :/ Não estava mesmo a contar com esse balde de água fria!

    ResponderEliminar
  11. Andebol - nota-se o desgaste psicológico que se abateu na equipa após a eliminação da Champions. Mas o mais importante foi conseguido com 2 vitórias sobre Xico e São Bernardo, sendo que neste último jogo existiram factores externos que nos prejudicaram imenso.

    Hóquei - uma derrota que acabou por ser justa... Perdemos porque no momento crucial do jogo, com 4-4 e superioridade numérica, não conseguimos passar para a frente e ainda levámos 1 golo. Amanhã começa a caminhada para o DECA, que é o que importa neste momento.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar