11 setembro, 2010

Selecções e seleccinhas

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Não posso deixar de começar o meu post desta semana com um grande abraço, a transbordar de orgulho, para a nossa equipa de andebol e todos os que com ela lutaram nas bancadas ao longo de três dias de emoções muito fortes. Estamos todos de parabéns. Com esta equipa e estes adeptos, de certeza que o futuro nos reserva coisas muito bonitas.

Mudando de assunto, ao ler ontem o belo texto do João Salvador Rocha, o calceteiro cá da praça, lembrei-me de uma frase que ouvi de passagem, há alguns anos, no centro do Porto, e que sintetiza de forma extremamente eloquente o sentimento de muitos de nós em semanas como esta que passou: “Esta semana não há futebol, joga a selecção.”

A menos que o transeunte a quem ouvi a frase citada estivesse a referir-se à selecção de hóquei em patins, andebol, basquetebol ou alguma outra modalidade na qual não existam pontapés de baliza, a afirmação não pode estar correcta. E no entanto está. Quando joga a selecção nacional (excepção feita às grandes competições, que têm uma dinâmica própria), grande parte dos ingredientes que constituem esse fenómeno a que damos o nome da modalidade que lhe é central desaparecem – a paixão, a rivalidade, a emoção, a enorme ânsia de vencer. Vemos o jogo, uns com mais interesse que outros, sorrimos se a selecção ganhar, encolhemos os ombros se a selecção perder. Peço desculpa pela utilização potencialmente abusiva da primeira pessoa do plural, mas sinto que este tipo de atitude é comum à maioria dos portistas que conheço, sobretudo desde a era de anti-portismo especialmente descarado que assolou a equipa nacional aqui há uns anos.

Mas paralelamente às desgraças e escândalos com que a selecção da FPF nos vai presenteando, há uma outra selecção que, com bem menos destaque e bem menos aparato – vá lá que ainda não se lembraram de deixar de transmitir os jogos na TV – vai trilhando o seu caminho no Europeu de Hóquei em Patins em Wuppertal. A competição entra agora na fase decisiva (à hora de publicação deste post já teremos defrontado a Alemanha, e, espero, já estaremos na final), prevendo-se um Sábado muito interessante, com a final do Europeu a encaixar quase-quase entre a primeira jornada do campeonato de andebol no Dragãozinho e a recepção ao Braga do Domingos no Dragão.

Um objectivo: acabar este Sábado com um triplo sorriso nos lábios. O meu contributo: a minha presença e a minha voz nas Antas e muita energia positiva a voar em direcção a Reinaldo, Moreira, Azevedo e companhia. Não espero menos dos nossos caríssimos leitores :)

Um abraço e um excelente fim-de-semana!

3 comentários:

  1. Quem não sente não é filho de boa gente...
    Estou (estamos) contigo, Enid. Força FC PORTO (Andebol e Futebol), força Selecção (Hóquei).
    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  2. Estas pausas para os compromissos com as selecções, são óptimas para recuperar os corações mais sensíveis...Embora com o Andebol...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mais uma bela crónica da nossa recente aquisição.

    Pois lá estivemos no andebol e futebol com a má notícia pelo meio de mais uns desastre no hóquei frente à Espanha. São vermelhos a mais naquela selecção. Já a outra selecção (futebol) não tem mts vermelhos mas o ambiente à volta não tem ajudado muito.

    O nosso Porto segue invicto no futebol e agora tb no andebol.


    bjs enid

    ResponderEliminar