26 setembro, 2010

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 6ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 2-0 SC Olhanense
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira) / Assistentes: Sérgio Serrão e Álvaro Mesquita


"Só" faltou o vermelho a Vinícius

Bem nos lances que ocorreram dentro das duas áreas, Marco Ferreira acabou por cometer apenas um erro: não expulsou Vinícius por uma entrada com a sola sobre Fucile. É esta a análise dos comentadores de arbitragem de O JOGO, que não encontram motivos para ser assinalado penálti devido a toque na bola com a mão por parte de Álvaro Pereira e "aprovam" o golo anulado a Hulk no início do jogo por fora-de-jogo do brasileiro.



Momento mais complicado

73' Há motivo para assinalar penálti devido a um toque com a mão de Álvaro Pereira na bola?

Outros lances

4' Hulk estava em fora-de-jogo antes de rematar para dentro da baliza do Olhanense?
58'Impunha-se o segundo amarelo a Vinícius por uma entrada com a sola sobre Fucile?
61' Fernando Alexandre acerta em Hulk com o cotovelo. Devia ter sido punido disciplinarmente?
65' O Olhanense queixa-se de uma mão após um livre de Lulinha. Ficou um penálti por marcar?



JORGE COROADO

73' POSITIVO
De modo algum. A bola embateu na coxa de Álvaro Pereira e, no ressalto, ter-lhe-á tocado ligeiramente na mão esquerda. Sendo assim, foi correcta a interpretação do árbitro ao nada assinalar.

4' POSITIVO
Hulk já se encontrava adiantado na ocasião do remate, efectuado por Falcao, que Moretto defendeu para a frente.

58' NEGATIVO
Vinícius foi objectivo na falta praticada, atingindo o adversário com a sola da bota. Não considero imprudente a acção, antes violenta. O cartão adequado seria o vermelho.

61' POSITIVO
Pela televisão, é óbvio que sim. No entanto, o árbitro entende o movimento como casual e por isso não terá punido Fernando Alexandre.

65' POSITIVO
A bola foi jogada com a cabeça, e não com os braços, pela barreira formada pelo FC Porto. Não havia, pois, lugar a qualquer infracção.

APRECIAÇÃO GLOBAL
Jogo sem problemas de maior, com o árbitro a revelar alguma ingenuidade natural e condescendência no capítulo disciplinar. Quanto ao resto, tudo bem. Serviu de aprendizagem positiva.

PEDRO HENRIQUES

73' POSITIVO
É uma bola que ressalta na coxa de Álvaro Pereira e que lhe vai tocar na mão de forma casual e não deliberada. Nesta circunstância, não há qualquer motivo para assinalar grande penalidade. Foi correcta a decisão do árbitro.

4' POSITIVO
É correcta a decisão do árbitro, porque Hulk tira vantagem da posição em que se encontrava no momento do remate de Falcao para marcar.

58' NEGATIVO
Vinícius toca com a ponta do pé, de forma imprudente, na canela de Fucile, acção que é passível de advertência disciplinar.

61' NEGATIVO
O jogador do Olhanense deixa deliberadamente o braço, por forma a tocar no adversário. Comportamento antidesportivo e merecedor de cartão amarelo.

65' POSITIVO
Falcao, que se encontrava na barreira, jogou a bola com a cabeça. Por isso foi correcta a decisão do árbitro de deixar prosseguir o jogo.

APRECIAÇÃO GLOBAL
Arbitragem muito positiva, alicerçada em decisões seguras e assertivas e contando com uma boa colaboração dos assistentes tanto no lance do golo invalidado a Hulk como no que resultou no 1-0.

PAULO PARATY

73' POSITIVO
Não há razão para assinalar grande penalidade. A bola bate efectivamente no braço ou na mão de Álvaro Pereira, mas de modo perfeitamente casual. O jogador do FC Porto manteve sempre o braço numa posição perfeitamente natural.

4' POSITIVO
Na altura em que é feito o remate, Hulk já se encontrava para além da linha de fora-de-jogo e depois beneficia dessa posição para introduzir a bola na baliza.

58' NEGATIVO
Pela acção, justificar-se-ia a exibição do segundo cartão amarelo. No entanto, compreendo que, num jogo que se jogou com correcção, o árbitro tenha levado a sua decisão ao limite.

61' POSITIVO
O movimento de Fernando Alexandre pareceu-me acidental. Não acredito que existisse uma intenção clara de atingir Hulk, por isso concordo com a decisão.

65' POSITIVO
De modo nenhum. Aliás, tão-pouco existiu mão; Falcao desviou a bola unicamente com a cabeça.

APRECIAÇÃO GLOBAL
Numa actuação tranquila e equilibrada, apesar de uma ou outra decisão ser passível de discussão, a equipa de arbitragem realizou um trabalho que passou perfeitamente despercebido.



fonte: ojogo.pt

0 comentários:

Enviar um comentário