18 setembro, 2010

O Porto não precisa de desforras

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Já aqui citei, várias vezes, que o FC Porto alcançou um estatuto único no mundo do Futebol.

Único porque foi o primeiro clube a concretizar a “Aldeia Global” a nível futebolístico.

Penso que, ainda hoje, muitos Portistas (e não só) vêem só o golo de Madjer como uma proeza técnica futebolística. Só que, parecem esquecer, essa proeza foi sinónimo de aspectos e análises que ultrapassaram o mundo, cada vez mais pequeno, limitado e mesquinho, do futebol.

Único porque soube, graças a uma velha escola mais que centenária, ser um clube regional, nacional e internacional.

Se é verdade que a imprensa nacional Portuguesa tem tendência (mas é uma visão de fora minha e, logo, subjectiva) a esquecer o FC Porto, o mesmo já não existe quanto à imprensa internacional e à imprensa regional Portuguesa.

Já, neste espaço, citei inúmeras vezes a imprensa internacional. Uma só vez citei a imprensa regional, aquando do Apito Dourado. Na altura, Correia da Fonseca, crónista no “Jornal do Fundão”, dava uma visão diferente da entrevista de Pinto da Costa aos mídias Portugueses. O que espantou alguns...

O autor Checo Milan Kundera escreveu que uma vez é nunca e que duas vezes é sempre.

Assim, ficam duas vezes:

Uma das últimas edições do “Jornal do Fundão” põe em destaque os antigos colegas no FC Porto (João Pinto e Augusto Inácio), aquando do Covilhã-Leixões. Consulte-se a página 30 do referido semanário de 2 de Set do ano em curso.

O FC Porto existe só por si!

Para terminar, mostrando que o FC Porto nunca conheceu cíclos, mas fases, eis uma lembrança duma publicação que já, mesmo antes de Viena, mostrava a vida do FC Porto!

Foto: Sociologia, 10º/11º anos de escolaridade, ed. Asa, 1985, p.62

E Viva o Porto !

3 comentários:

  1. é sEMPRE bom sabê-lo que já que cá dentro, não nos ligam puto, porque este é tão só um país da m**** a nível futebolistico, mas tb da análise em si, que não nos merece nem um pouco, lá fora, e ainda bem, sabem (bem) distinguir o trigo... da conversa cá da parvónia pa enganar a já habitual carneirada invejosa, ridicula e medíocre!

    ResponderEliminar
  2. Vê-se pela escrita que a final de Viena deixou marcas FORTES no teu coração para toda a vida.

    Aliás, sempre que evocas a imagem do FC PORTO no exterior e referencias Viena, ou Madjer eu absorvo com muito prazer estas tuas linhas.

    GRANDE ABRAÇO de um "miúdo" que vibrou muito com essa final de Viena.

    ResponderEliminar
  3. PortoMaravilha é com esta frase que resumo o teu post, onde em poucas palavras consegues apontar/exemplificar/resumir o que eu em 10 páginas não conseguia ser tão objectivo:

    "Único porque soube, graças a uma velha escola mais que centenária, ser um clube regional, nacional e internacional."

    Não é para todos, talvez isto ainda cause mais inveja e mesquinhez e muita... muita azia.

    Meu amigo em grande e um grande abraço

    ResponderEliminar