29 novembro, 2006

Miguel Sousa Tavares – Nortada

Quaresma no Natal seria fatal...

1 - Faz agora um ano, gastei grande parte da tinta destas páginas a tentar dizer à distância ao teimoso do Sr. Co Adriaanse que o Ricardo Quaresma era o MVP e o jogador imprescindível do FC Porto. O Quaresma vegetava então na reserva ou na bancada, porque esse originalíssimo holandês não gostava dos brincos ou dos penteados dele, ou porque achava que o génio futebolístico de Quaresma poderia ofuscar o seu génio táctico. Com o apoio quase geral da crítica desportiva - que sempre esteve do seu lado -, Adriaanse conseguiu fazer estabelecer como doutrina que Quaresma não era jogador de equipa. Mas aconteceu que, tendo-se visto à rasca em dois jogos consecutivos, Adriaanse mandou saltar o Quaresma do banco e ele resolveu-lhe os dois jogos, a golpes de génio. E foi aí que o holandês sem currículo nem vitórias percebeu finalmente que, se algum dia queria poder dizer ao menos que tinha sido campeão de Portugal, não poderia continuar a deixar no banco o homem que lhe resolvia jogos. E foi assim que Adriaanse foi campeão à boleia do FC Porto e de Ricardo Quaresma e com os críticos rendidos à perspicácia do homem que tinha feito do Quaresma «um jogador de equipa». Lendas... A verdade é que foi preciso que Adriaanse tivesse um daqueles seus ataques de personalite aguda e se fosse embora para que o FC Porto — a mesmíssima equipa que ele tinha ao seu dispor — desatasse a jogar futebol, a ganhar jogos e a marcar golos, apesar de, avisadamente, ter abandonado o tão elogiado sistema ofensivo de 3x3x4, que tinha a particularidade de só se aguentar lá trás graças a um super-Pepe e não conseguir marcar golos lá à frente. E foi só depois de ele se ir embora que o Quaresma se instalou definitivamente na equipa, com a liberdade de criação de que necessita, e que também Anderson passou a ter oportunidades de expor o seu deslumbrante talento — até que a banal entrada de Katsouranis (conforme a classificou o CD da Liga), o remeteu para o estaleiro durante longos e saudosos meses. De uma coisa eu estou certo: a grande aquisição do FC Porto esta época foi ter-se visto livre desse crânio do Adriaanse.
Agora fala-se, à boca cheia e à boca pequena, que o Quaresma já está de malas aviadas para o Atlético de Madrid. É verdade que houve uns vagos desmentidos e as declarações do próprio interessado (?) afirmando a sua vontade de ficar. Nele, isso só revela sensatez, porque do FC Porto para o Atlético de Madrid iria de cavalo para burro, e quem gosta tanto de jogar futebol como ele, não pode pôr o dinheiro acima de tudo. Mas também há outros indícios preocupantes: o FC Porto deve precisar urgentemente de dinheiro fresco para acorrer a apertos de tesouraria que o fantástico défice de seis milhões de contos na gestão do último ano comprova. Há uma subscrição em curso de obrigações até ao montante de três milhões de contos, mas destina-se, na sua maior parte, a resgatar o último empréstimo obrigacionista lançado no mercado e falta ver se esta consegue ser toda vendida. Manifestamente, vai faltar dinheiro e não se vê outra forma de o realizar que não através da venda dos anéis. No FC Porto há quatro jogadores com hipóteses de mercado ao nível do seu valor: Pepe, Lucho, Anderson e Quaresma. Noutro patamar de preços, há também o Helton, agora que chegou à selecção do Brasil — embora um bom observador perceba que o Helton, pese a todas as suas evidentes qualidades, tem um pequeno-grande defeito, semelhante ao do Ricardo (e é por isso que, apesar de todas as notícias fabricadas, o Ricardo nunca encontrou um interessado firme lá fora): não domina o jogo aéreo. Assim, dos quatro que têm mercado assegurado, os mais tentadores são o Anderson e o Quaresma, porque são dois desequilibradores natos e ambos ainda muito novos. O Anderson está gravemente lesionado e ninguém sabe quando e em que condições regressará, pelo que a sua venda no final da época é, neste momento, incerta. Resta o Quaresma, que está disponível e em grande forma e que permitiria, saindo já em Dezembro, equilibrar a tesouraria até Julho.
Tudo isto são especulações minhas, embora, como disse, apoiadas em notícias recorrentes, in e off the record, e em deduções que, infelizmente, me parecem lógicas. A tentação de o vender já deve ser grande, assim como deve ser grande o medo dos danos desportivos devastadores que isso poderia causar à equipa e da previsível revolta dos adeptos, a quem primeiro seria necessário explicar muito bem como se esfumaram os milhões ganhos há dois anos com a venda de toda a equipa campeã europeia e como se consegue perder seis milhões de contos num ano de gestão corrente. E também seria preciso explicar a venda por 12, 15, ou mesmo 18 milhões de euros, de um jogador que vale bem mais do que isso. Por 15 milhões foi vendido o Paulo Ferreira há dois anos!

2 - Como aqui previ, terça-feira passada, o FC Porto foi ganhar, e autoritariamente, a Moscovo. Não foi uma previsão feita à toa nem um acto de adivinhação: à força de a seguir atentamente, aprendi a ler os sinais da mentalidade e do estado de espírito deste clube e daquele balneário, independentemente das transformações naturais que vão ocorrendo. E senti que o FC Porto estava a crescer e a evoluir, paulatinamente de regresso ao espírito de campeão que José Mourinho ali instalou. Jesualdo Ferreira tem sido impecável no aproveitamento das potencialidades da equipa e na sua transformação dos esquemas loucos de Adriaanse para um sistema natural de jogo. Não foi apenas o jogo de Moscovo que o mostrou, foram vários jogos anteriores e mesmo o jogo subsequente, aquela infinita chatice do Restelo, onde, sem ter jogado nada, a equipa mostrou que também sabe, quando é necessário, descansar em serviço sem perder de vista a vitória. Verdadeiramente, até agora, só discordo de Jesualdo Ferreira em questões de pormenor, como a desaposta dele em Vieirinha, uma das grandes promessas do início da época.

3 - Também penso ser justo e consensual dizer que Paulo Bento continua a demonstrar talento e inteligência como treinador, à frente de uma equipa que, nunca é de mais lembrá-lo, tem um orçamento que é metade ou um terço do que tem a equipa do FC Porto. Paulo Bento não tem um Pepe, um Lucho, um Anderson ou um Quaresma. Tem o que tem e duvido que alguém conseguisse melhor com o que ele tem. Ainda anteontem mostrou como é que, a partir do banco, é possível ir à procura de uma vitória que não se desenhava em campo. Também, com toda a franqueza, achei que a vitória, que o Sporting só procurou nos últimos quinze minutos, ficou a dever-se ao grande simulador Liedson (como lhe chamou José Mourinho), que lá arrancou uma falta completamente forçada e denunciada. Aliás, a partir dos minutos finais do jogo, tornou-se evidente que essa era a táctica do Sporting — para o que contou com a compreensão e apoio de um árbitro que, se a memória não me falha, já é tradicional nestas coisas. E lá vieram mais dois pontos arrancados de livre ao cair do pano, naquela que foi a quinta vitória tangencial do Sporting em oito, e a quarta por 1-0.
Se o critério de aposta fosse a qualidade do futebol até aqui exibido, eu apostaria no favoritismo do Benfica para o derby da próxima sexta-feira, em Alvalade. Apesar de toda a sua irregularidade exibicional e de resultados, manda a verdade que se diga que o Benfica tem mostrado, em várias ocasiões, uma qualidade de jogo que ao Sporting só vi uma vez e contra o Inter. Mas, como todos sabemos e ainda agora se viu na Figueira da Foz, há uma diferença entre merecer ganhar e conseguir ganhar.

# in Jornal “A BOLA”, 2006.11.28

PS1 – Soubemos hoje pelo Jornal O JOGO que o nosso jovem-promessa Vieirinha renovou contrato até 2010. Fazia-me alguma ‘espécie’ que depois de um excelente e promissor inicio de época, a determinada altura, tenha desaparecido das convocatórias em detrimento de nulidades chamadas de Alain’s e Tarik’s. A única explicação que encontrava para tal era de alguma forma a $AD estar a tentar esconder esta ‘pérola’ para a lançar com outra tranquilidade na fase pós-Quaresma. Li um ‘zum-zum’ que tal desaparecimento poderia ter alguma ligação com a falta dessa renovação… nem admito um cenário desses, nem para mim poderá alguma vez servir como desculpa um 'filme' desses com um 'activo da $AD'! Mas não é verdade que o contrato anterior previa um opção até 2009?... portanto, um mistério, digo eu!

PS2 – Realizou-se hoje o sorteio da IV eliminatória da Taça de Portugal que se irá realizar no próximo dia 07-Jan-07, tendo sido sorteado um FC Porto – Atlético no Estádio do Dragão. Digamos que será uma excelente oportunidade para ‘rodar’ jogadores, dar descanso a outros… mas sem nunca descurar o objectivo prioritário: vencer e avançar para a próxima eliminatória.

6 comentários:

  1. Esta questão do Quaresma deixa-me incomodado. Nunca foi desmentida pela sad, aquela carta faz pouco sentido, deve andar manobra por aí.
    Se sair, este assunto tem de ser explicado direitinho, os custos desportivos serão por certo grandes, não faz sentido nenhum, ainda por cima pelos valores que são falados.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. O MST já chateia com a história de falar mal do Adriaanse. Para ele o homem não fez nada de jeito e o campeonato e taça que ganhou foi tudo por obra dos jogadores, mas não precisa estar sempre a dizer, já sabemos. Deve ter algum problema mal resolvido com o holandes. Toda a gente reconhece que o Quaresma deu jogador com o Adriaanse, mas para o MST o Quaresma começou a jogar futebol e a ser jogador de equipa pq se lembrou e apesar do Adriaanse. Já cansa, o homem não está cá como o MST queria e eu estou agradecido ao mister Co pelos titulos que nos fez conquistar.

    Qt ao resto tem razão.

    Essa história do Vieirinha é apenas uma mera hipotese e que não vale a pena especular agora.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. ola presidente e amigos blues;

    estou contigo zirtaev, no que dizes a cerca da obseçao do MST a cerca de um tal holandes...o homem ja fui...deixai-o cair no esquecimento, mas pra mim esse tal holandes e que fez o "puto" madureçer,mas claro que ele nao vai chegar a homem na realidade pq ele e muito "amoadinha" canalha.
    quanto a saida dele, por mim pode ir, na boa, mas nao por aquele preço, pois ele nos foi bem mais caro,15 milhones+juros=25 milhones.

    ps:so um reparo, voces estao a espera de qué? que a SAD vós de explicaçoes?? por alma de quem??? vcs devem ser de outro mundo...vem que vcs vao morrer ignorantes...ehehehehhehehehe
    aquele abraço

    ResponderEliminar
  4. O MST tem razão, e não tem razão.

    A explicação é simples, ele é um gajo que fala com a voz junto ao coração, apenas e só quando fala do FCP, porquê?

    Simples, olhemo-nos ao espelho, somos todos fanáticos e isso é bom.

    Como perdí o meu Pai pouco antes do Adriaanse perder a Mãe e o Pai numa só semana, tenho um certo carinho para com ele. Mas agora reparem, ele queria vir embora no final da época, estava farto de Portugal, uma pessoa pensa na vida quando vê a morte dos mais chegados e damos valor a principios que falam mais alto. Desculpem-me, mas quando o homem dava aquelas entrevistas doidas a pedir coisas doidas e dar tácticas absurdas, era claro que ele queria ir embora, queria era levar algum... o que não foi possivel.

    Um abraço, Sr Jacob Adriaanse, felicidades e obrigado.

    Quanto ao facto da SAD não vos responder, eu substituo-me:

    Vou começar da pior maneira, ao falar dos outros:

    - SLB e SCP têm a SAD endividada em cerca de 150 milhões cada um, e o clube tem igual participação no buraco. Estamos a falar de cerca de 300 milhões em média (344 para o SLB e 288 para o SCP).

    - O FCP clube tem um passivo de menos de 50 milhões de euros, a SAD cerca de 75 milhões o que dá um total de 125.

    - A nossa situação é grave, mas é obvio que houve um proteccionismo ao clube por parte da SAD, invertendo o passivo que era de 150 mihões para um terço em apenas 3 anos.

    - A SAD está descapitalizada, o clube está com uma excelente pujança financeira e agora?

    1. Baixar o Capital Social da SAD até cerca de 14 milhões de Euros?

    2. Aumentar o Capital Social em 50%?

    3. Reduzir o capital social em proporção a um aumento de capital feito em simultâneo ?

    4. Como fazer? Endividar o clube? Pedir aos novos donos da Amorim Imobiliária mais pasta? Pedir ao Oliveirinha? A Quem????

    Boa noite.

    ResponderEliminar
  5. oiiiieeeeeeeeeeeeeeeee,
    BLUE DEVIL, E SIMPLES, MUITO SIMPLES,CRIAR MAIS RECEITAS,COMO?SIMPLES,UMA MEGASTORE DE ARROMBA,UM MUSEU DE ARROMA, VISITAS GUIADAS(EX:BARCELONA-VISITA AO MUSEU=5 EUROS CADA + VISITA GUIADA AO ESTADIO=6 EUROS,E TB O BILHETE MISTO-MUSEU+ESTADIO=10EUROS)...JA DAVA ALGUMA RECEITA E ERA UMA MAIS VALIA PRO CLUBE E COFRES, E TB PASSAVA A SER O UNICO CLUBE EM PORTUGAL A TER ISSO...A IDEIA QUE O PORTO QUIZ TRANSMITIR NAO ERA UM DRAGAO NAO MUDA,INOVA? ENTAO ELE QUE SEJAM OS PRIMEIROS A O FAZER...UMA MEGASTORE DA MUITO DINHEIRO(COM PRODUTOS NOSSOS,NAO DA NIKE OU COISA PARECIDA)...ACREDITEM QUE DA MUITO DINHEIRO,TB ACABAR COM AS LOJAS AZUIS NA AREA METROPOLITANA DO PORTO(FICA SO A MEGASTORE), E PASSAR AS LOJAS AZUIS PRO RESTO DO PAIS(NOS PRINIPAIS DISTRITOS EX:OS 12 DISTRITOS)...INOVAR E INVESTIR NOS PORTISTA QUE EXISTEM NO NOSSO PAIS...POIS TEM MUITOS PORTISTA QUE DIFICILMENTE TEM ACESSO A ARTIGOS DO PORTO.
    MAS ISTO E SO EU A PENSAR EM ALGUSM ASPECTOS....TINHA E HA MUITOS MAIS...MAS AS VEZES O COMUDISMO NOS AFECTA E FAZ COM QUE NOS VIRAMOS SO PROS MESMO MEIOS DE RECEITA....

    PS:O PORTO QUE INOVE,QUE SE VIRE PRO FUTURO,NAO ADORMEÇA,NAO PARE NO TEMPO E POR FIM QUE NAO COMPRE SO PRA ALGUNS TIRAR PROVEITOS FINANÇEIROS.

    ResponderEliminar
  6. Miau, são boas ideias, agora pensa no retorno:

    100.000 visitas em média, a uma média de 10 euros= 1.000.000, não dá para pagar o Lucho.

    ResponderEliminar