14 novembro, 2006

A nossa loja Azul… da Nike

Ora mais um tema que concerteza levantará muita celeuma entre todos nós, mas as verdades são para ser ditas e assumidas ‘doa a quem doer’!

Lembro-me muito bem como se fosse hoje da nossa Loja Azul no velhinho Estádio das Antas… era um espaço pequenino, multicolorido de azul e branco, agradável, mas honrado, onde imperava apenas um paixão, um sentimento, uma mística e um símbolo: o do FC Porto.

Entretanto, mudamo-nos para a nova casa, o novíssimo Estádio do Dragão, aquele que é considerado com um dos mais belos e modernos estádios do mundo. Entretanto, já se passaram praticamente 3 anos e o que aconteceu?

Desde a primeira hora que entrei naquele espaço, e esse momento aconteceu precisamente no dia da inauguração do Estádio, aquilo soa-me a um ‘frio’ tal que ainda hoje, passado que foi todo este tempo, não me consigo recompor… é incrível o desrespeito que permitiu um qualquer iluminado transformar aquele espaço, que deveria ser a 1ª imagem da nossa força, do nosso brio, da nossa mística, da nossa voz… numa loja oficial da NIKE!!!

Ainda hoje, esporadicamente, e quando me sinto tentado, volto a entrar de novo naquele espaço e sempre na secreta esperança de ver algo que me ‘reconquiste’, algo que me faça sentir orgulhoso de lá levar alguém para ver ‘in loco’ as cores da minha paixão… infelizmente (ou não…), continuo a ser apenas um sonhador, apenas um sonhador.

Entramos e o que vemos num espaço com cerca de 400 m2?... 90% do material exposto, diz unicamente respeito a uma marca desportiva, e quando refiro essa marca, não me estou a referir a material alusivo ao nosso FC Porto, mas sim a referir-me a sapatilhas, a t-shirts, a chapéus, a pólos, a sweats, a fatos de treino, a óculos, etc, etc, etc alusivos a essa marca desportiva… aquilo são camisolas da selecção… aquilo são camisolas do Brasil… aquilo são camisolas da Holanda… e eu pergunto-me: afinal, onde está o nosso material?

Olho, olho e volto a lançar o olhar e ‘voilá’… num cantinho recantado, logo na minha esquerda quem está a entrar na loja, finalmente vê-se uns pontinhos azuis como que a dizer: “estamos aqui, estamos aqui… olha para aqui… não nos vês?”… admito, só com muito esforço, consigo deslumbrar material alusivo ao meu FC Porto num espaço com nada menos, nada mais que 400 m2, repito, 400 m2… é coisa pouca, não acham?

Às vezes penso para mim… ‘mas que raio, então eu que vivo num pequenino T2 com uns míseros 90 m2 de área global, tenho mais coisas em casa alusivas ao meu FC Porto do que estes tristes?”… se alguém souber responder, que responda!!

Se bem se recordam, recentemente, penso que entre Junho ou Julho deste ano, o FC Porto celebrou com a empresa TBZ um contrato de cedência de exploração comercial da marca e das áreas comerciais do F.C. Porto válido por 10 anos… nessa altura, lembro-me de ter pensado para mim: “finalmente, alguém com know-how para tomar conta da mercearia”… enganei-me redondamente, porque desde aí para cá, aquilo nem para igual ficou; mudou para pior e não só a Loja oficial no Estádio… hoje, quando em lazer passo por perto daquela loja no Arrábida Shopping, lembro-me muitas vezes de pensar para com os meus botões “esta coisa aqui, é digna de um clube qualquer do 3º mundo!”

Só como um aparte… na última viagem que aqui os ‘mitras’ fizeram recentemente a Alvalade, e porque este era um tema que andava há muito na minha mente para aqui publicar, tive o especial cuidado de visitar a loja do Sportêm só por curiosidade, porque ao que julgo saber, a TBZ está a explorar as marcas e espaços dos 3 grandes.

Nem queiram saber o que ali encontrei… sim, aquilo é uma loja a sério, visto que olhasse para onde deitasse o olhos, só se viam 2 cores… a cor verde oficial do clube e a cor amarela do equipamento alternativo. Havia de tudo, de todos os gostos e feitos, para todas as carteiras, da peça mais ridícula à mais bela, e mais alguma coisa ainda… como eu costumo dizer, ‘era um tal fartote, que era só escolher”.

Quantos desejos tenho eu de um dia, um dia digo eu, entrar na minha Loja AZUL, a verdadeira, e lá encontrar apenas uma cor (o azul) e um símbolo (o do FC Porto)… sou um sonhador, lembram?... resta-me continuar a sonhar que esse dia há-de chegar!

E vocês, o que pensam da nossa Loja Azul… da Nike?

15 comentários:

  1. ola presidente;
    ate que enfim tocas-te na frida|!!!!
    eu detesto a nossa grande(pequena) loja azul (no dragao),ate pq a que eu mais gosto e a do arrabida shopping; essa tem produtos da nike mas em pequena quantidade...foi e sera sempre la que compro o que tiver que comprar(principalmente no natal-8 sobrinhos..lol)....resumindo e uma mer..
    nao referes aqui, nem nunca referiram ; um dos meus maiores desgostos e o nosso clube nao ter feito um museu a maneira( a nossa grandeza); e uma tristeza grande pra mim...
    uma das coisas que na vida nunca esqueçerei, foi a visita que eu fiz ao CAM-NAÚ do barça...aquilo sim, é um estadio, um museu(mas que museu),uma megastore(sim uma megastore), eu ate me passei...e pensei pra mim, o f.c.p com este novo estadio pra fazer(foi em 2001), vai fazer algo parecido com isto!!?? meu deus , vamos arrasar com o país!!! mas nao, somos os piores.....

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. Miau...
    Pequenos reparos apenas... o novo estádio é de 2003 e não de 2001... e quanto ao museu, era um dos temas que iria focar esta semana, mas como o Amigo Zirtaev já o fez ontem no blog dele, pode ser que se arranje qq coisita pequena para colocar aqui em discussão... vamos a ver.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. presidente; eu expliquei-me mal... eu queria dizer que a minha visita foi em 2001 e ja se sabia que o f.c.p ia fazer um estadio novo...

    tas avontade....ehehehehe

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  4. Caríssimos:
    Excelente tema para discussão...
    1 - O Museu ... Quando comecei a participar no Blog deixei num post ( não me lembro qual ) uma referência à inexistência até agora de um MUSEU. Penso que é fundamental, especialmente para um Clube como o nosso.Tal como o Miau, também me " Passei " em Barcelona e pude ver o partido que eles tiram disso, como exemplo de uma força representativa de um grande clube e mais que isso, da força de uma região. Apresentam um filme com a História do Clube, o que ele representa e nessse dia estava cheio de visitas escolares, dos mais pequenos aos maiores, e a mensagem passa: " Barça mas que um club " diz no fim...Isso é que é aproveitar para expandir e engrandecer a instituição o o local a que pertence.
    E nós temos tanto a ver com o Barça e o seu espírito de contraponto a uma capital centralista como a nossa...
    É uma pena não aproveitarmos isto.
    2 - A Loja....
    Já há muito tempo que tenho a mesma opinião, e também digo que os artigos do FC PORTO, não são na sua maioria atractivos, salvo um ou outro produto, m,as enfim, são nossos.
    Visitei a loja do Manchester quando fomos lá nos tempos gloriosos do Mourinho e é outro mundo, com coisas interessantes, embora fosse tanta a gente que mais parecia uma feira, mas só dava Manchester.
    Acho que o nosso Clube em certas coisas ainda é um clube de lápis na orelha e que não se tem modernizado em certas coisas.
    Nestas, pela certa. Faz pena pois as potencialidades são imensas.
    Nem se lembraram quando o velhinho e saudoso Estádio das Antas foi demolido de vender pequenas pedras coladas em acrílico ou de outra maneira, como recordação, como fazem os berlinenses com o extinto Muro de Berlim.
    Era engraçado como recordação e dava dinheiro.
    Há que renova, continuar a discussão e tentar fazer chegar estes ecos ao Presidente.
    O texto vai longo, desculpem e ... um abraço portista.r esse sector

    ResponderEliminar
  5. REALMENTE TENS RAZAO AMIGO BLUE, ESTA LOJA DA NIKE É UMA VERGONHA NEM DÁ PARA PERDER 5 "MINETES" A VER PRODUTOS DO NOSSO FCP.


    PS1-UM T2 Á BEIRA MAR E AINDA TE QUEIXAS???????
    DASSSE ATÉ EU QUERIA.......POBRE E MAL AGRADECIDO...RRSRSRSRSRSR


    PS2-MIAU UM PEQUENO REPARO: É CAMP-NAU E NÃO CAM-NAU.....OBRIGADO

    ResponderEliminar
  6. devil: anda que estou mortinho por te conhecer.

    Háááááááááá......podes trazer umas amigas se quiseres......


    obrigado

    ResponderEliminar
  7. Também achei a loja menos acolhedora mas tb são os tempos de hoje, até o hino do fcp foi remodelado... ;)o q interessa é q a nossa paixão seja cada vez mais intensa pelo clube azul e branco...isso é q nunca mudará...

    ResponderEliminar
  8. Está longe de ser uma loja da dimensão do nosso FCP.E mais não digo caros amigos BLUES.

    ResponderEliminar
  9. Caro Blue,
    Não posso comentar a Loja porque não conheço mais nenhuma.
    Penso é que o caminho tem de passar pelo museu e pela sua inevitável interacção com a Loja Azul.
    Eu não consigo imaginar ninguém que depois de visitar um museu com os trofeus que nós temos, não fosse à Loja comprar uma lembrança do Clube. Logo !

    ResponderEliminar
  10. CAROS AMIGO;
    O TONECAS"VEIGARICES" DEMITEU-SE DA MOURALANDIA...PQ SO FICOU EM CASA COM UMA CADEIRA,UMA MESA,UM COLCHAO,TV E MAIS NADA(TEM SORTE QUE NAS PENHORAS A LEI OBG A FICAR ALGUNS BENS DE PRIMEIRA NECESSIDADE)...COITADINHOOOOOOO, JA ESTOU COM PENA DELE...QUERO SUJERIR AQUI UMA BANQUINHA PRA ELE PODER TER ALGUM PRA COMER...EHEHEHEHHE
    KA SE FAZ KA SE PAGA...DANTES ERAM 7 ANOS AGORA E 7 DIAS....DEUS E GRANDE E NOS TB...

    SEM MAIS OKAPA

    ResponderEliminar
  11. Tens toda a razão Blue. Aquela loja parece um pequeno quarto no imenso Dragão. E há outra coisa que não entendo, como é que colocam nas trazeiras do estádio?
    E dizes 400mt2? Nunca pensei que tivesse tantos mt2, acho muito pequena para tantos mt2.
    O trabalho da TBZ para já não se nota nada. O Site teve alguns aumentozitos, mas continua uma porcaria, a loja está igual. A única coisa que talvez a TBZ tenha feito talvez fosse o novo cartão de sócio.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Director da SAD benfiquista demite-se;Bens pessoais de José Veiga arrestados de vivenda em Cascais;O director-geral da SAD do Benfica pôs o lugar à disposição. José Veiga tomou a decisão na sequência da investigação no "processo Dexia". Bens pessoais de Veiga foram arrestados esta terça-feira de uma vivenda em Cascais.
    O director-geral da SAD dos "encarnados" apresentou a demissão ao presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, na sequência da situação de arresto de vários bens pessoais.
    Dois homens, que não esclareceram se eram funcionários judiciais ou se trabalhavam para as Finanças, seleccionaram durante várias horas alguns bens de José Veiga que foram depois levados.
    Esta noite na TVI, José Veiga disse que o arresto é relativo a um processo que já corre há alguns anos, vindo do Luxemburgo e que se refere a uma queixa de um banco contra a Superfute a empresa de que José Veiga era proprietário.
    Veiga diz que não foi notificado e que as testemunhas não foram ainda ouvidas no processo.
    O homem forte do futebol "encarnado" queixa-se de estar a ser julgado na praça pública e explicou que sai do Benfica para proteger a família.
    José Veiga estava há dois anos e meio no clube da Luz. Esta noite afirmou que já não acompanha a equipa a Braga para o jogo do próximo fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  13. Paint ball, não. Eu já topei a vontade de morte que está em algumas mentes. Pensam em mim como pensam no Katesouranis e vocês são o perónio e os ligamentos do Anderson. Tenho medo, muito medo...

    ResponderEliminar
  14. blue devil; nada disso, depois da tua esplicaçao(desculpas,a malta ja te perdou...anda carago, que seras benvindo...vai uma aposta????? so os vermelhos e que tem medo...nao os blues!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar