09 novembro, 2006

O outro 'mister'...

BANCO

Durante algum tempo, por força da inexistência de argumentos razoáveis e racionais para justificar o afastamento compulsivo de Vítor Baía da Selecção Nacional, e enquanto o guarda-redes do FC Porto dava o seu contributo para a conquista da Taça UEFA, da Liga dos Campeões e de dois campeonatos nacionais, entre outros títulos menos mediáticos, criou-se uma espécie de mito. Rezavam essas lendas que o guarda-redes portista, por sinal recordista mundial de títulos, pura e simplesmente não podia sentar-se no banco de suplentes sem provocar uma revolução. Bem vistas as coisas, quando anda com aquela barba de três dias, Baía não consegue disfarçar as semelhanças com Fidel Castro e todos sabemos como Scolari é avesso a evoluções, perdão, revoluções. Há uma outra teoria, que fala de uma eventual incapacidade de Ricardo para lidar com a pressão de ter Baía ali mesmo ao pé, pronto para discutir a titularidade em pé de igualdade, mas essa nunca vingou, ninguém sabe exactamente porquê.

Certo é que a última temporada desmontou esse mito de um Vítor Baía incapaz de se sentar no banco de suplentes sem ter um ataque de urticária. Suplente e amigo de Helton, Baía nunca foi o foco de instabilidade para a equipa - nem para o companheiro - que alguns visionários adivinhavam, assumindo a condição de referência de um plantel jovem que abraça a sua experiência. É evidente que Baía não gosta de ser suplente, e é natural que ainda queira jogar, mas a sua importância, no banco como no relvado, é indiscutível.

NEGÓCIOS À PARTE

"Tento ajudar os meus companheiros, mas a figura do treinador é soberana"
Vítor Baía, guarda-redes do FC Porto

# Jorge Maia, n’O JOGO de 2006.11.08

4 comentários:

  1. Gostava de ouvir agora o que diziam que o Baía não poderia ir à selecção pq não aceitava o banco. Onde andam os cobardes agora. Será que era o Baía que não aceitava o banco, ou seria a ricardina que não conseguia viver com um colosso como o Baía a fazer-lhe sombra no banco?

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Gostavo de saber como o Ricardo se reagia nesta mesma situacao. Nao acho que ele apoiava os seus colegas tanto!

    ResponderEliminar
  3. Zirtaev... vou mais pela 2ª hipótese sem qq dúvida!!!
    A sombra do Vitor é qq coisa de aterrador para o Pedincha-de-chupas... ele fica petrificado só de imaginar o filme.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. ESTE GRANDE HOMEM(BAÍA),E DAS MELHORES COISAS QUE JA ESTEVE NO NOSSO CLUBE(F.C.P)...
    MUITAS PALMAS PRA ELE.....

    BAIA!!!NUNCA SAIAS DO F.C.P...POR FAVOR!!!

    ResponderEliminar