01 novembro, 2006

Tango & Samba… pó Jurema

Brilhante, magnifico e fantástico!!!

Que mais podíamos pedir neste jogo?... mais nada, digo eu!!... estávamos em busca dos 3 pontos e eles foram conquistados com muito suor, raça, sofrimento e garra. Estamos na luta... ao 1º lugar!!

O Prof. Jesualdo surpreendeu-me mais uma vez com o onze escalonado, dadas as alterações tácticas à vista: Hélton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho, Quaresma, Lisandro e Postiga. As alterações mais significativas prenderam-se com a deslocação de Fucile para o lado esquerdo da defesa no lugar de Marek Cech, e a entrada do regressado Bosingwa para o lado direito, depois de cumprido o ‘castigo disciplinar’ imposto pela equipe técnica.

Inventou (mais uma vez) e correu bem!!... admito que não gosto nada, mesmo nada, destas alterações de última hora e nunca postas em prática… umas vezes (poucas), correm bem… outras vezes (muitas), correm pessimamente mal… vá lá, desta vez tudo correu bem e ainda bem para todos nós, porque isso era o que mais interessava!!

A sensação que ficou depois de cumpridos os 90 minutos é que o FC Porto sempre pareceu melhor equipa colectiva e individualmente que a equipe germânica do Hamburgo. O relvado parecia a ‘olho nú’ estar em péssimas condições para um bom jogo de futebol, mas o FC Porto entrou em campo com muita tranquilidade e a tentar enervar cada vez mais os germânicos que se encontram a fazer uma péssima época desportiva.

Mesmo a terminar a 1ª parte, aos 44 minutos, depois de um cruzamento de Quaresma para a defensiva germânica, onde ocorre um corte deficiente para a entrada da área, Lucho Gonzalez desferiu um potentíssimo remate com o pé direito, sem sequer deixar a bola cair no chão e que fez a bola anichar-se no ângulo superior esquerdo da baliza… 0-1 e um golo de levantar qualquer estádio!! Estava feito o mais difícil e na melhor hora possível: em cima do intervalo, vantagem no marcador e cada vez mais enervar os germânicos!!

Iniciou-se a 2ª parte sem qualquer alteração no onze, tendo a equipa germânica vindo mais atrevida e procurando chegar à igualdade, mas com isso descurava a sua linha defensiva… nessa altura, aos 61 minutos, Lisandro Lopez na sequência de um contra-ataque, eleva a vantagem para 0-2… parecia o fim do jogo, mas não seria bem assim.

No minuto seguinte, num cruzamento para a nossa defensiva, Van der Vaart reduz a vantagem para 1-2, num excelente e bem colocado cabeceamento que não dá qualquer hipótese de defesa a Helton… nesta fase, que durou uma eternidade, trememos que nem varas verdes e cada vez mais o pressing era maior… demoramos a recompor, mas finalmente conseguimos estabilizar o jogo, mas obviamente que não se poderia facilitar dada a vantagem reduzida que dispúnhamos ainda no jogo.

Entretanto, Bruno Moraes entra em jogo para o lugar de Hélder Postiga… quase a terminar o jogo, aos 88 minutos, o brasileiro dispara um remate forte e bem colocado com o pé esquerdo que definitivamente acaba com o jogo… estava feito o 1-3, resultado final.


Com este resultado, a primeira análise a fazer é que garantimos desde já a continuação na Europa do futebol, pois, no pior dos cenários, a Taça UEFA está já garantida.

Em termos de grupo nesta fase da Liga dos Campeões, com os actuais 7 pontos, estamos a apenas 1 ponto da liderança do grupo que surpreendentemente está ocupado pelo CSKA (8 pontos) que conseguiu hoje empatar em Londres com o Arsenal (7 pontos). O Hamburgo continua com 0 pontos.

Dia 21 de Novembro, mais um jogo decisivo em Moscovo com o CSKA que acredito, vamos lá jogar para VENCER e SEM MEDO!!

19 comentários:

  1. REALMENTE O QUE CONTA E OS 7 PONTOS QUE JA ESTAO NA NOSSA(FCP) CONTA...
    MEU DEUS!!! QUE SE PASSA NAQUELE MEIO CAMPO???AI QUE UM DIA DESTE ME DA ALGUMA COISINHA...DASSEEEEEEEEEEE
    BONS GOLOS...MAS NO RESTO, ESTA EQUIPA NO GERAL(TREINADOR TB) ME FAZ TERMER OS JOELHOS...

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  2. MEIRELES!!! VAMOS A TER CALMA... QUE NEM EU SEI COMO ELA DEIXOU TIRAR A FOTO...MIAUUUUUUUUUUUUUUUU....ERA UM CONSOLO...EHEHEHEHEH

    ResponderEliminar
  3. Blue, gostei bastante do jogo, do golo fantástico do Lucho, da oportunidade do Lisandro no segundo e na formidável colocação do remate do Bruno Morais...Temos mais equipa, mais soluções e um forte espírito de grupo...A infelicidade do Anderson teve pelo menos o condão de unir muito o grupo de rapazes que constitui aquela equipa. Obrigado por isso a todos os que souberam interpretar essa vontade...A mística parece querer voltar ao Dragão.Importante o papel de Baía junto de Jesualdo.A sua inteligência que eu creio estar bem amadurecida, poderá ser um trunfo valiosísssimo que estará já a ser aproveitada no momento.O Jesualdo já percebeu isso e ainda bem para todos...Queria no entanto referir um ou outro aspecto que me pareceu menos positivo: Notei alguma indefinição nas posições particularmente de PA e RM mas especialmente em Assunção.
    Nalguns movimentos defensivos verifiquei a saída dos médios daquilo que seriam as suas posições naturais e avançarem incompreensívelmente no terreno, tal como aconteceu no golo do Sporting...O que acontecia? A defesa era sobrecarregada com mais adversários do que seria admissível o que me pareceu extremamente perigoso, por outro lado a serem intencionais esses movimentos eles podem ter o objectivo de criar hipóteses de contra ataques mais rápidos e mortíferos...Será que vi bem?...Já agora a vitória do Benfica frente ao Celtic foi muito elogiada, mas sinceramente pareceu-me um resultado combinado...Até na questão das faixas do Feher...Será que eles contavam como certa a vitória do Manchester em Copenhaga? A ser assim até teria lógica, 1º M, 2ºs C e B e 4º C...Mas agora é que vão ser elas... Eu até ponho a hipótese do tal "central-colaboracionista" para a próxima época ir para a Luz: Um auto-golo, uma assistência perfeita para o segundo e uma abertura de pernas exemplar para o terceiro...Melhor só no consultório do Zandinga...

    ResponderEliminar
  4. Meireles o PA e o RM aos poucos vão-se entendendo no meio campo. É certo que não têm estado muito bem, mas ontem já gostei.

    Qt à passagem à fase seguinte, continua muito complicada apesar da boa posição em que estamos. Precisamos pelo menos de uma vitória e um empate, o que contra as equipas em questão se torna uma tarefa muito dificil. Mas a equipa cada vez nos dá mais esperança e aos poucos vai atingir a excelente forma.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Boas amigos BLUES.
    Foi um jogo que me agradou muito ver, penso que só no meio campo é que continuamos andar aos papéis. Acho que o BRUNO MORAES está claramente a subir de forma, e como tal o nosso FCP só tem a lucrar com isso. Vamos indo e vamos vendo, um bem-haja a todos.

    ResponderEliminar
  6. Caro Blue,
    Concordo totalmente.
    O Prof. continua a querer inventar, continua a entender que fazer surpresas "fica bem" (vá lá que desta vez não colocou um central a lateral).
    Por outro lado, tinha de estar a passar pelas brasas precisamente depois do golo deles.
    Não poderia ter escolhido outro momento ?
    Mal acordou, fez as substituições que já devia ter feito há alguns minutos.
    É muito dorminhoco este nosso Prof...

    ResponderEliminar
  7. GOLO DO FC PORTO, por BRUNO MORAES.

    Olha quem aparece outra vez! Bruno Moraes, tal como frente ao Benfica, parece estar fadado para matar jogos. Um golo delicioso. Recepção perfeita à entrada da área e um remate fenomenal de pé esquerdo.

    ResponderEliminar
  8. Jesualdo Ferreira considerou o 3-1 final justo ao que se passou no terreno da AOL Arena, frente ao Hamburgo. O técnico portista afirmou que os dragões mereceram a vantagem de dois golos na partida reposta com o golo final de Bruno Moraes pelo que produziram ao longo dos 90 minutos.

    "O terceiro golo repôs a diferença da qualidade de jogo existente entre as duas equipas. Na primeira parte o FC Porto foi claramente superior. Deu um grande sinal de grande maturidade, fez um jogo tranquilo, ofensivo, agressivo e marcou um golo quase a acabar essa metade", referiu.

    "No regresso dos balneários sabíamos que se marcássemos o segundo golo ganhávamos o jogo. Mas nestas coisas não dá muito para festejar e nesse momento a equipa foi um bocadinho ao céu. Não percebeu que nessas alturas se tem de fechar mais o grupo, se tem de evitar determinado tipo de lances. O Hamburgo é uma equipa alta, muito forte no jogo aéreo e que marcou o golo dessa forma, num lance pelo ar. Sofremos um bocadinho depois disso, mas ajustámos o onze, marcámos nos últimos dez minutos e acabámos o jogo por cima e melhor que o adversário", acrescentou.

    ResponderEliminar
  9. F.C. Porto
    Hélder Postiga eleito o melhor do Hamburgo-FC Porto
    A UEFA considerou que o avançado Hélder Postiga foi o melhor jogador em campo na vitória do FC Porto frente ao Hamburgo (3-1).
    ASF
    Embora o avançado portista não tenha marcado nenhum golo na expressiva vitória alcançada esta noite frente ao alemães do Hamburgo, Hélder Postiga acabou por arrecadar o prémio do melhor em campo.

    ResponderEliminar
  10. Vitória por esmagamento.

    Grandes golos de Lucho e Bruno Moraes decidem o jogo
    Fucile na esquerda não comprometeu coesão defensiva.

    ResponderEliminar
  11. ;)
    as três palavras do título e nao era preciso dizer mais nada;)
    foi uma grande noite, de facto.
    o trio a meio campo parece estar a encontrar-se, o Postiga, de um momento para o outro, cresceu em forma e em maturidade, o Quaresma encanta, o Pepe domina, o Bruno Alves nao compromete, o Lisandro está cada vez melhor (embora eu continue a achar que é um crime encostá-lo a uma ala), o Lucho vai regressando (mas que senhor golo...!) e o Baía abencoa os seus meninos com a seguranca necessária!
    assim sim, vale a pena!

    ResponderEliminar
  12. uma prenda especial para Anderson (jurema) foi enviada via tv com uma vitória importante e bem conseguida dos colegas em hamburgo e com um golo de lucho fenomenal. Se quiserem podem tb ver a crónica deste jogo no meu blog

    ResponderEliminar
  13. E não empataram porque , desta vez, a trave estava lá !

    De qualquer modo e em sintonia , julgo que o resultado final não merece a mínima contestação.

    ResponderEliminar
  14. Olá pessoal...
    Contentinhos pela vitória, o jogo foi razoável, concordo que é fantástico vermos o papel do Baía na equipa, agora vamos ver se ganhamos em Moscovo,não é impossível, já lá ganhamos. O CSKA levou um banho de bola do Arsenal, mas teve sorte.Esperemos que a tenha esgotado !!!
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  15. O Anderson tem 3 meses de paragen, acham? Marquem o dia de hoje, 02/11/2006, somem 3 meses de calendário, o que dá 02/02/2007 o que somado aos treinos de forma fisica dará o quê? 02/03/2007?

    Marquem as minhas palavras, a data e o momento. Vai um desafio?

    O Anderson começa a jogar antes de 02/02/2007 e vai partir tudo. Um jantar? APOSTA FEITA! SÓ PRECISO DE ALGUÉM A DESAFIAR-ME!

    Há alguém com tomates? Não me parece...

    ResponderEliminar
  16. oi!!!oi!!!oi!!!
    como esta o tempo por ai????
    aondeeeeeeeeeee!!!!!!

    morreu alguem por esses lados???

    ja me esta a faltar a nicotina amigo!!!!....e nao me venhas com a desculpa que ninguem ajuda ok???

    neste momento 6 blues online e ningume comenta nada ..pq sera ?
    aquele abraço

    ResponderEliminar
  17. Red - parace que ninguém se acusa... lol
    Miau - obrigadinho pela ajuda... lol... mais?... só mais logo!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. PARABENS PRO BRAGA!!!

    PENA QUE A IMPRENSA PORTUGUESA NAO DÁ NEM DEU MUITA IMPORTANCIA PRA ESTA GRANDE VITORIA DO BRAGA, QUE DEU MAIS PONTOS AO NOSSO PAIS...

    ISTO E UMA VERGONHA...SO EXISTIR 3 CLUBES NESTE PAIS QUE MERECEM DESTAQUE!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Blue parabéns pelo teu blog, está cada vez melhor, TAL como o nosso porto!

    ResponderEliminar