06 novembro, 2006

Um passeio no Sado…

E ao fim da 9ª jornada, o FC Porto continua isolado no 1º lugar com 22 pontos, 7 vitórias, melhor ataque e melhor defesa e com a alegada ‘Anderson-dependência’ a passar completamente despercebida, para desespero do ‘abutres de serviço’… e parafraseando o nosso Mister, ‘apenas estamos a 60%’… imaginem quando estivermos a 61%, ninguém nos vai parar.

Se pensarmos que já defrontamos Braga e Sporting fora de casa, e recebemos o SL Benfica até esta jornada, esta análise leva-nos a pensar que nem é bom, nem é mau… é excelente! Por tradição, este era um daqueles jogos com médio-alto grau de dificuldade, o que pelo 2º ano consecutivo, não se veio a confirmar… este mais que o anterior, foi um passeio turístico tranquilíssimo apenas para ver os golfinhos do Sado.

Desta vez, o Prof. Jesualdo não me surpreendeu com o onze titular: Hélton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Lucho, Jorginho, Quaresma, Lisandro e Postiga.

Como já disse, a entrada em jogo do FC Porto foi brutal e intensa, sem sequer deixar os jogadores setubalenses perceber que afinal o jogo já tinha começado… com 4 minutos de jogo apenas, Lisandro faz 0-1 e inaugura o marcador com um cabeceamento ao 2º poste, depois de uma cruzamento magistral de Quaresma que sobrevoa Nelson que fica muito mal na fotografia. No reatamento, aos 6 minutos, Hélder Postiga, na 2ª tentativa, recebe um passe com mel de Jorginho, afasta um adversário e remata para o fundo das redes, fazendo o 0-2. Melhor? Nem na farmácia!

A partir daqui, e assumindo sempre as despesas do jogo até ao final da 1ª parte, o FC Porto mais não fez que gerir o jogo e o resultado, porque nitidamente, notava-se que os jogadores do Setúbal estavam praticamente derrotados. Lá foi surgindo mais uma ou outra situação com perigo, com a inacreditável perdida de Lucho depois de lançado por Quaresma, frente a frente com Nelson, mas o marcador manteve-se inalterável.

Para os segundos 45 minutos, quem esperava um Setúbal mais atrevido, enganou-se redondamente. Apesar do ritmo de jogo ter acalmado, o FC Porto continuou a controlar o jogo, sem que nunca permitisse qualquer veleidade aos verdes-e-brancos.

Apesar de ter criado diversas oportunidades para alargar a vantagem no marcador muito mais cedo, apenas aos 77 minutos, chegamos aos 0-3, na cobrança de um livre directo por Ricardo Quaresma que com um forte remate e colocado, não deu qualquer hipótese de reacção a Nelson.

Até ao final do jogo, foi gerir e criar mais uma mão cheia de oportunidades, já depois das entradas de Marek Cech, Bruno Moraes e Alain, mas estes não estavam para ai virados.

Agora, com a paragem do campeonato por 1 semana, há tempo para descansar e descansar… para se voltar em força para a próxima jornada no Dragão, em que defrontaremos a equipa da Académica.

Azul Positivo - Entrada há matador em jogo; mais um golo de Quaresma com dedicatória especial ao Vítor Baía, porque o respeitinho é muito bonito e o pulso no ‘comando’ do plantel, mantém-se inalterável.

Azul Negativo - A minha nota de destaque pela negativa vai para a narração do comentador-palhaço de serviço na SPORTV ao lance ocorrido aos 55 minutos, numa disputa de bola mutua entre Bruno Alves e Mbamba… aquela narração ao melhor estilo de “assassinato público” do jogador Bruno Alves, com chamadas de atenção para o lance entre este e Nuno ‘atira-te pró chão’ Gomes da época passada é do mais estúpido, nojento e porco que me recordo dos últimos tempos. Então um lance duro (é verdade…), mas em que vão os dois ao lance de pé em riste na disputa da bola, tem alguma coisa a haver com a ‘paragem de relógio’ da época passada?... poupem-me a continuar ouvir estes ‘palhaços ignorantes, ridículos e frustrados’ comentadores de serviço; há coisas que parece, nunca irão mudar, definitivamente!!

12 comentários:

  1. AMIGOS;ERA DAR LENHA EM MORTOS.

    ESSA REFERENÇIA QUE AI FAZES, POIX JA E NORMAL,ESSE MOURO NAO VIU ONTEM NA PRIMEIRA PARTE O SIMÓN A TENTAR RACHAR A CANELA AO ADVERSARIO...XULOSSSSSSSSS...

    NOS SOMOS UNICOS!!!,ACORDEM DE UMA VEZ!!! SEU MOUROS DUM CARAGOOOOO

    ResponderEliminar
  2. Boas amigos BLUES.
    Tenho uma fustração de ser obrigado a pagar um canal (sport tv)se quero ver futebol,e ter que ouvir a merda daqueles comentadores tendenciosos,é horrivel.
    Quanto ao jogo gostei , mas o mais importante foi a conquista dos 3 pontos.Bem haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  3. o bicho; tens que tecomeçar habituar a ver mas sem som...desliga o som da tv...TONE

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  4. Tb achei nojenta aquela narração daqueles xenofobos da SportTv. Têm que ser xenofobos, porque só assim se justifica tanto ódio às gentes do FCPorto.

    De resto com o Jorginho ganhou-se um meio campo mais atacante. Fez um excelente jogo.

    E o Postiga está cá uma máquina, tal como o Quaresma.

    Estou a gostar muito.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Do aperto de mãos ao aperto do pescoço.
    Endiabrado, Quaresma liderou assalto à baliza
    Aposta em Jorginho acrescentou dinamismo no meio campo

    Estatística do jogo:
    Setúbal:
    5 remates
    0 pequena área
    3 grande área
    2 fora da área
    0 poste
    4 fora
    0 golos
    1 baliza
    00,0% Eficácia remate|golo
    5 Cantos
    20 Faltas cometidas
    0 Foras de jogo

    FC Porto:
    17 remates
    2 pequena área
    10 grande área
    6 fora da área
    0 poste
    11 fora
    3 golos
    6 baliza
    17,6% Eficácia remate|golo
    6 Cantos
    19 Faltas cometidas
    4 Foras de jogo

    ResponderEliminar
  6. F.C. Porto
    Baía sente-se «mais um complemento do treinador»
    Não escapa que, apesar de não ser titular, Vítor Baía assume papel fundamental no balneário do FC Porto, bem visível quando se comemoram golos. O guarda-redes diz que é como uma obrigação «ser mais um complemento do treinador».



    ASF
    «Tento ser eu mesmo. Penso sempre em jogar e ser útil. Por isso, não estando directamente envolvido no jogo, tenho obrigação em ajudar, essa é a minha maneira de ser e de estar. Assim, tento proporcionar condições como capitão, sendo mais um complemento do treinador para que todos possamos estar em harmonia», explicou Vítor Baía, quando questionado se sentia-se como um líder, à margem da apresentação de um curso para agentes desportivos, em Vila Nova de Gaia.

    «Sabemos como se fazem campeões, logo tento ajudar os meus companheiros, indicando aquilo que é melhor. Mas claro que o treinador é que é soberano e quem manda, tanto em termos técnicos como em problemas a nível de balneário», prosseguiu o guarda-redes, deixando bem vincado que «o FC Porto, felizmente, está muito bem servido de treinador».

    ResponderEliminar
  7. Vítor Baía rotulou hoje Jesualdo Ferreira como um "treinador de topo". O guarda-redes, que perdeu a titularidade para Helton, falou do papel que tem no seio do plantel portista, assumindo responsabilidades para o sucesso da equipa.

    "Há um pensamento que eu tenho sempre: ajudar e ser útil. Não estando a jogar tenho obrigação de o fazer de outra forma. Tentar proporcionar e dar condições, como capitão, para ser mais um complemento do treinador, ou seja estarmos em harmonia, sem que ninguém saia do caminho normal. Se pensarmos todos da mesma forma... Pela minha experiência, procuro ajudá-los a seguir o caminho mais indicado. Depois temos o treinador que é soberano. Estamos muito bem servidos. É um treinador de topo", disse.

    ResponderEliminar
  8. A pergunta foi inocente, mas Pepe aproveitou-a para revelar um desejo que tem mantido em segredo. “Sente-se triste por ficar no Porto, quando os seus colegas vão representar as respectivas selecções?”, foi perguntado ao defesa. A resposta surgiu como uma bomba:

    “ Não se trata de ficar triste ou não. O meu desejo é o de estar com a Selecção portuguesa. A selecção brasileira já não me diz nada. Espero, um dia, poder representar Portugal. Devo tudo a este País.” Esclarecedor

    ResponderEliminar
  9. Boa vitória, jogadores com desempenho interessante e lá vamos com chapa 3, a conta que Deus fez ... Podiam ter sido mais.
    Gostei do Quaresma, Postiga e do Jorginho, sempre temos tido alguma desconfiança com ele, mas pode ser que aproveite esta oportunidade para se afirmar. Esperemos que sim.
    Quanto aos comentários foi demasiado escandaloso, mas são estas injustiças que nos tornam ainda mais fortes.
    Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  10. ...E repararam que comentavam o que nada tinha a ver com o jogo e não comentavam o que na realidade se passava ?


    É obra !


    PS (miau): já o Artur Jorge me dizia que só conseguia ver futebol na TV ouvindo música clássica .
    Ele não tinha paciência para aturar tanta asneira.

    ResponderEliminar
  11. Amigos a Casa do FCP de Mirandela comemora o 1º Aniversário. Paasem pelo blog para verem o programa de 3 dias de festa AZUL E BRANCA

    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  12. foi uma excelente vitória contra tudo e contra todos os jornalistas que deviam ser independentes não o são, é uma vergonha para o jornalismo portugues ,houve alguem que tentou insinuar que a instabilidade do plantel do setubal tinha a ver com a deslocação do porto ,uma vergonha, porque estava envolvido o Sandro.
    já agora nasceu mais um espaço onde podem dar opiniões ,vá passem por lá e tirem-lhe o virgo.
    http://abecedariodofutebol.blogspot.com Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar