17 novembro, 2006

União dos blog's do FC Porto?

Eis a questão...

Vem este tema a propósito de um e-mail que recebi há cerca de 1 semana e meia atrás, remetido pelo Amigo Rui Tulik do blog ‘FCP Mirandela’, em seguimento de anteriores contactos que têm decorrido já há algum tempo para a possível criação de uma ‘União’, ‘Organismo’, ‘Associação’, ‘Fundação’ ou lá o que queiram chamar de blog’s oficializados e com o aval do próprio clube, FC Porto.

Desde o nascimento deste blog, e logo que tive conhecimento de que o FC Porto estaria a oficializar blog’s relacionados com o tema ‘FC Porto’, resolvi remeter os dados necessários para apreciação, e passados que foram 2/3 dias, ‘voilá’, o endereço do meu blog tinha sido adicionado à lista de blog’s oficializados pelo FC Porto, o que como compreenderão, deixou-me duplamente satisfeito.

A partir desse momento, admito que passei a olhar com ‘outros olhos’ para essa lista de blog’s e um a um, fui-os visitando e comentando aqui e acolá… já nessa altura, alguns endereços ali identificados chamaram-me a atenção ‘negativamente’, porquanto, alguns deles tinham um aspecto demasiado ‘pobre’ ou pouco cuidado em termos visuais, os textos/posts em muitos casos mais não eram do que ‘copys’ do site oficial do FC Porto ou do endereço electrónico dos 3 jornais desportivos e lembro-me de uma situação que me fez ‘sorrir de vergonha’, e que ainda hoje se mantém lá identificada (procurem-no…) de um blog que do FC Porto não tinha nada ou muito pouco, contendo além de ‘feeds’ azuis, também da cor dos ridículos e dos escamas.

Sinceramente, estas situações atrás referenciadas nunca pensei serem possíveis, porquanto eram blog’s oficializados pelo FC Porto e estavam identificados no próprio site oficial do clube, o que na minha modesta opinião, era e continua a ser mau demais para ser verdade. Toda esta ‘confusão’ só poder ter uma explicação: nítida e total falta de fiscalização e actualização.

Como podem ver pela minha lista de links directos, tenho vários blog’s de referência que visito regularmente porque, não desfazendo todos os outros, entre os blogs que conheço relativos ao meu FC Porto, estes marcam a diferença pelo lay-out, pela qualidade dos textos, pelos assuntos em discussão e pela permanente actualização… pontualmente, e caso a caso, vou adicionando um ou outro que mereça essa distinção pelo seu aumento de qualidade. Posto isto, não entendo e não percebo como alguns dos meus blog’s linkados não fazem parte dessa lista do site oficial, e só o entendo porque provavelmente os seus administradores não fizeram esse pedido (se o fizeram, então é que não entendo mesmo!), e depois vemos lá outros que é a miséria total em termos de conteúdo e de objectividade… avancemos.

Recuperando a objectividade do tema aqui em discussão, sempre defendi… aliás, acho mesmo que desde o nascimento desta coisa a que chamam de ‘blog’, os grandes princípios na criação de um blog devem obrigatoriamente passar pela sua independência e total liberdade de opinião, pelo menos, é o que acontece neste blog… todos os meus escritos não são mais que a minha voz; umas vezes totalmente apaixonada, outras vezes menos, mas isso é fruto apenas de uma bola que entra ou de uma bola que teima em bater no poste… apesar de qualquer texto mais ou menos apaixonado, há uma certeza absoluta: serei Portista até morrer, seja qual for a circunstância!

Portanto, sou por princípio apologista desta ideia e vejo-a com muito ‘bons olhos’ porquanto sinto-me capaz de dar o meu contributo desinteressado, mas como já diz o ditado: para ser mulher de César, não basta ser, tem de se parecer!

O que quero dizer com isto é tão só que ‘estou de mente completamente aberta’ para ouvir o que daqui vai sair em termos do convite formulado pelo Amigo Rui Tulik para um encontro em Mirandela, ainda sujeito a confirmação, para entre todos nós, aqueles que entenderem dar o seu contributo desinteressado para se avançar com esta ‘organização’, fecharmos ali mesmo um documento-base com as nossas exigências/ideias para o colocar em análise junto da comissão técnica que foi já eleita pelo FC Porto para acompanhar este dossier.

Algumas das ideias que estão já listadas, e como exemplo, são:

- Reconhecimento oficial deste organismo;
- Maior divulgação dos blogs oficiais do FCP (Revista Dragões, Site Oficial, etc…);
- Mais conteúdos oficiais para os blogs;
- Criação de uma base de informação privilegiada sobre as actividades do FCP;
- Uma base de dados exclusiva para os blogs oficiais do FCP (fotos, artigos, vídeos…);
- Disponibilização de um espaço no Estádio para no mínimo, uma vez por ano, realizar-se um encontro anual dos blog’s oficializados pelo FCP; etc, etc, etc…

Muitas mais haverão e eu próprio já me encarreguei de lançar mais umas ideias para o documento final, depois, no final, logo se verá se estão criadas ou não as condições para se avançar ou não com esta ‘ideia original’ para a frente… a ver vamos.

O meu único ‘cavalo de batalha’ neste meu potencial contributo desinteressado para ajudar no erguer e avançar desta ideia, passa unicamente por continuar a manter total independência e liberdade de opinião no ‘meu’, repito, no ‘meu’ blog’… de outra forma, estou ‘fora’ naquele preciso momento!

Se acaso estiverem interessados em dar o vosso contributo desinteressado e aderirem a esta ideia, e provavelmente alguns de vós já conhecerá até o assunto mais em pormenor pelo facto de terem recebido um e-mail nesse sentido, é favor contactarem o Amigo Rui Tulik do blog ‘FCP Mirandela’ através do e-mail blog_fcpmirandela@hotmail.com e pedirem o envio do documento com as ‘Condições de Acesso para Membros Fundadores’, onde se encontram já definidas algumas das linhas base, documento este que por motivos óbvios, ainda não se encontra fechada até à realização do tal encontro que provavelmente poderá vir a ser realizado em Mirandela.

Poderá estar nas nossas mãos ou não, logo veremos, uma nova orientação na relação do FC Porto com os seus adeptos, sócios e simpatizantes… a ver vamos.

E vocês, o que pensam desta ideia?... Digam de vossa justiça.

18 comentários:

  1. Caro amigo Blue, vou dar a minha opinião.
    Sinto um orgulho muito grande em teres fundado este blog, considero este belíssimo blog a tua imagem e o teu intimo azul.
    Como tal, acho que ia perder algum valor se por ventura deixasse de ser única e exclusivamente os posts de tua autoria. Tem sido um grande sucesso este blog (penso eu)e como tal não vejo com bons olhos uma futura junção.
    Quanto a criar uma associação sou completamente a favor, pois acho que todos nós adeptos com estes comentários só ajudamos a que o nosso FCP fique cada vez maior.
    Esta é a minha opinião e um bem haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  2. Bicho... há aqui uma confusão qq sobre a tal 'união' ou lá como se venha a chamar.
    Os posts continuarão a ser de autoria de cada um, nada vai mudar.
    Não vai haver junção nenhuma entre os blogs, ou seja, este blog é meu/nosso e vai continuar a ser.
    O que se está a pensar criar é uma 'únião' ou lá como se venha a chamar, com o OK do FC Porto, mas para que os blogs oficializados tenham alguns privilégios em termos de informação própria para os seus conteúdos, como sejam: fotografias dos jogos, videos dos jogos, etc, etc.
    Depois, cada um dá-lhe a utilização que quiser, mas sempre com a ideia de que os TEXTOS do blog, serão da autoria de cada um.
    A ideia é esta... espero tenhas ficado esclarecido.
    Como disse, este blog é meu/nosso e vai continuar a ser!!
    Aqui ninguém vai mandar além de mim/nós, entendido?
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Acho a ideia da criação de uma " Associação " oficial de Blogs do FC Porto excelente pois seria uma forma de realmente aproximar mais os portistas do Clube, evitar as tais situações anómalas nos blogs oficializados e contribuiria para uma modernização da Instituição e uma maior responsabilização da Direcção em relação a este " fenómeno " tão importante da blogosfera nos dias de hoje, além de permitir um grande espaço de reflexão conjunta.
    Graças ao Blue, pude evoluir um bocadinho na elaboração de Blogs, embora para já apenas os utilize no contexto da minha actividade profissional e participando em alguns, sobretudo neste.
    vão em frente, acho que podemos todos beneficiar desse empenho e participar nele o mais que pudermos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Blue, como já disse noutra caixa de comentários, estou como tu, de mente totalmente aberta.

    Acho que o principal e primeiro objectivo é realmente haver uma selecção de blogs que satisfaçam os mínimos exigidos. Blogs com feeds de outros clubes na lista oficializada é completamente inconcebivel e demonstra o desprezo que é dado a essa mesma lista.

    Tu como eu temos um certo trabalho em manter os nossos blogs a funcionar: actualizados e a tentar manter um certo nível. Vemos que maior parte não tem os requisitos mínimos. Chegamos à conclusão que o nosso trabalho não é devidamente reconhecido pelo nosso clube e pior é colocado ao lado de outros que apenas desperestigiam os nossos, o que é uma pena. Apesar disso já foi uma boa ideia criar essa lista oficializada.

    Essa união poderá de algum modo ajudar a que as coisas entrem nos eixos e que o FCPorto seja devidamente representado pela comunidade de blogs.

    A mim resta-me aguardar e ver o andamento das coisas. Pelo experiência que tenho em relação ao FCPorto temo que qd alguma coisa chegar ao clube pouca importancia lhe dêm.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos, também penso que algo pode e deve ser mudado em relação à selecção dos blogs pelos motivos que o Blue apresentou. Para além disso, porque razão não se faz o mesmo que o site Sportugal? Davam-nos o código e a lista aparecia em todos os blogs porque (falando por mim) não seria por causa disso que o site oficial teria menos visitas.

    Quanto ao encontro. Infelizmente a distância não me permite aparecer mas penso que é uma óptima ideia o pessoal encontrar-se para conviver um pouco e fazer uma boa jantarada.

    PS - Já estive três ou quatro vezes no Sapo e de todas as vezes sai de lá satisfeito! ;)

    ResponderEliminar
  6. Também estou disponível para ajudar e participar...Um abraço...contem cmg.

    ResponderEliminar
  7. Acho uma boa ideia essa união dos blogs Portistas. Por acaso ainda não oficializei o meu blog, e não tenho nenhuma ideia se o estilo do meu blog condiz com os requesitos para ser considerado um blog oficial do Porto. O meu blog é um blog Portista a 100 %, mas também admito que sou um pouco facioso e gosto de malhar nas galinhada ;-) por isso falo muitas vezes do Benfica no gozo...mas vou tentar oficializar para ver se o aceitam, (é no site do Porto?)...mantém-me informado e se puderes-me enviar o documento: o meu e-mail: fl-fcporto@hotmail.com
    obrigado pelo convite amigo Blue, e parabéns pelo teu blog.

    quanto à reunião, para mim seria um pouco dificil visto que vivo no estrangeiro...

    ResponderEliminar
  8. penso ser uma ideia positiva e que deve seguir para a frente , jé é tempo do nosso clube ser melhor que os outros pq maior já é.


    e é assim que deve começar


    obrigado

    ResponderEliminar
  9. carissimo presidente e amigos blues;
    na minha modesta opiniao axo a ideia boa...mas se a liberdade de expressao se mantiver!!!sem essa liberdade, os blogs nao tem a mesma piada(emoçao)...axo que ideia e boa ate pro clube , que assim deste modo vai ter os adeptos unidos(os que estao fora de portugal),tb vai beneficiar das nossas opinioes que muitas vezes sao boas(construtivas)mas nao sao ouvidas...tb deste tal modo o clube reconheçe o vosso esforço em dar voz do nosso f.c.p...ja que o lema do porto e UM DRAGAO NAO MUDA, INOVA!!!, era isso mesmo que o nosso clube fazia,INOVAR...
    no que eu poder ajudar conta comigo PRESIDENTE.
    AXO QUE DEVIAS FAZER PARTE DA DIRECÇAO DESSA TAL ASSOCIAÇAO, ES UM BOM ELEMENTO...PENSO EU DE K...EHEHEHEHEHEHEHHEHE

    ResponderEliminar
  10. Ora boas carissimos...

    Jorge - A ideia desta 'União' passa por comprometer o clube com os blogs... vamos lá a ver no que isto vai dar, e vai dando sempre noticias pq as tuas opiniões são mto válidas.

    Zirtaev - Estou curioso em saber a reacção do clube a esta ideia... sinceramente, foi-me transmitida 'uma boa e interessada reacção'... aguardemos, não achas?

    Alvaro - Esta história dos blogs lá no site tem de mudar, tem mesmo, senão, aquilo é uma vergonha... mas adiante... e espero bem não encontrar o Al Beiga no sapo, senão, vou ter mesmo de lhe perguntar quando é mesmo o leilão, pq eu estou interessado no plasma... eheheh

    Lucho - És bem vindo, como sempre!!

    FL - Claro que o teu blog cumpre os requisitos do FCP... vê lá se pedes a 'oficialização' pq o teu blog é daqueles 5 estrelas... o local para isso é "http://www.fcporto.pt/Adeptos/Blogs.asp", não te esqueças, ok?... e sim, vou-te enviar o documento por email... vá lá, contamos com o teu 'apoio e colaboração' e logo veremos se isto tem ou não pernas para andar... a ver vamos.

    Miau - Eu na Direcção?... lol... poix... vou falar com o Rui Tulik a tentar meter uma cunha... lol eheheheh... e sim, claro que sim... aqui, no meu/nosso blog, a liberdade de expressão sempre vai estar presente!!... aqui, ninguém vai meter a colher... lol

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. AHAHAHAHHAHAH...PRESIDENTE,TAS A GOZAR NÉ???...SIM TU,DO QUE VEJO E ME APRECEBO, ES UM BOM ELEMENTO,PQ ES UMA DRAGAO INOVADOR,COM SANGUE NOVO...MAS CLARO SOU EU A DIZER...EHEHEHEHEHEHEH

    PS:AXO QUE TE TAS A ESQUECER DE ALGO(POST)!!!ACORDA!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Acho que é uma exelente ideia! =)
    kontem kumigu!
    =) =) =)

    ResponderEliminar
  13. Cuidado, há manobras obscuras, pensem e decidam, mas nunca se esqueçam que nesta vida ninguém dá nada de borla.

    Aqui há gato.

    ResponderEliminar
  14. É só para dizer que podem-nos mandar todas as semanas o Skin do Paulo Paraty dado que mesmo estando ele ali mais para atrapalhar o ataque do Porto do que para outra coisa qualquer, nós aceitamo-lo porque "para o Porto qualquer árbitro serve..."
    Para a próxima até nos podem mandar um manquinho, estrábico e primo do Zé Veiga...Que nós ganhamos na mesma...Pooorrrtttoooo!!!!!

    ResponderEliminar
  15. 16-0 ao craks de lamego .....espectáculo de equipa a dos iniciados.........olé..........olé........olé..

    ResponderEliminar
  16. OLÉ,OLÉ,OLÉ,OLÉ,OLÉ foi mais ou menos que se passou em braga, um baile de bola,como eu digo no meu blog o Benfica ficou a ver Braga por um canudo e o Porto muito ao longe e isso é que é verdade agora o que dizem das arbitragens são ilusões e má disposições de benfiquistas que vivem no sonho da irrealidade.

    ResponderEliminar
  17. Olá Blue boy...

    O blog em que participo não faz parte da lista de blogues oficializados pelo Porto, porque nós nunca o solicitamos.

    Tanto eu como a Sol temos paixão pelo Porto, mas temos consciência que por falta de tempo não actualizamos o blog como gostariamos... nem acompanhamos todas as modalidades desportivas em que o Porto participa... por isso mesmo, nunca pedimos para oficializar o blog.

    Quanto ao que está em discussão, concordo com a vossa sugestão e ter-se acesso a conteúdos exlusivos iria elevar a qualidade dos blogues!!

    Aproveito e dou-te os parabéns pelo belo trabalho que apresentas no teu blog!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. ola malta...

    tinha prometido ao meu mano colocar aki um triste comentario sobre o senhor xocolari..e entao aki vai...


    FAS...

    sinceramente,nao tenho nada contra o senhor, mas ja começa ser demais tanta ex+loraçao da imagem de um selecionador nacional. O anuncio que anda ai em todo o lado com o scolari e mais uma pova do aproveitamento de um lugar que deveria ser unicamente utilizado para uma tao importante missao:orientar jogadores que vestem "apenas" a camisola de selecçao nacional....

    É isso mesmo.nao tenho nada contra o luiz filipe scolari.Sei perfeitamente que antes de ele chegar,nunca portugal tinha feito tanto a nivel de selecçaoes.Convem, no entanto, lembrar aos mais esquecidos e dizer aos mais novos que em 1966 estivemos nas meis-finais do mundial,1984 meias-finais do europeu, 2000 meias finais do europeu... E a verdade e que se houve merito em conduzir a selecçao nacional a final do nosso puro e simples europeu, nao e menos verdade que ainda hoje(e se calhar sempre) continuamos a sentir que nao teremos uma oportunidade igual para sermos CAMPEOES DA EUROPA... sei que tudo isto e verdade,e que este brasileiro veio transmitir um espirito ganhador e com uma serie de craques consegui formar uma grande equipa no verdadeiro sentido da palavra,embora muitas vezes sejam discutiveis as opçoes dele...como por exemplo a de apostar no costinha que estava parado a 6 meses,e deixar de fora o Ricardo Quaresma e o Joao Moutinho,os melhores do campeonato passado.. mas enfim.... So acho que ja começa a ser abusivo o aproveitamento que o senhorfaz do lugar dele... Ja nao bastava andar a tentar impingir relogios.Agora,diz-se Fã dos portugueses e tenta convencer uma serie de pessoas a fazerem-se clientes de uma entidade bancaria... Este e um aspecto. O outro ,tambem discutivel,e tambem muito simples: Porque razao aposta uma empresa em scolari para vender determinado produto ou fazer passar esta ou aquela ideia! Sera que e bonito???? `É famoso??? apostar por exemplo em jose mourinho ainda aceito. Afinal, mourinho é ,juntamente com CristianoRonaldo,Figo ou Deco, os grandes embaixadores de portugal no mundo... Agora,apostar em Scolari!!!!!! :(:(:(:(:( Acho muito mal pensado!!!! Nao seria mais indicado apostar na imagem de uma Soraia Chaves,de uma Fernanda Serrano,Sonia Araujo ou de uma qualquer outra cara linda??? Sao criterios que, sinceramente , nao consigo entender... Nao entendo e ninguem me pode obrigar a entener... Em suma, como fã da SELECÇAO NACIONAL, acho que tenho liberdade para dizer o que me vai na alma... E o que me vai na alma cada vez que vejo a figura SCOLARI a fazer publicidade é que somos todos uns paralos porque andamos a sustentar uma quantidade de pançudos!!! Peço desculpa pela frontalidade, mas é isto que penso...!!!! Nao posso despedir-me sem antes deixar uma nota a todos os que tem poder.. livrem-se dele,antes que ele sozinho nos leve a falencia...

    SAUDAÇOES TRIPEIRAS

    ASS: XEIO_D_XONO

    ResponderEliminar