04 maio, 2007

Um romântico da bola

“A Trincheira do Estilhaço”

Em tempos onde os factores materialistas pesam, normalmente, mais que os humanos assistimos, de quando em vez, a actos, mais ou menos isolados, onde se demonstra precisamente o oposto.

Na segunda-feira da semana passada, dia 23 de Abril, aquando do jantar de comemoração dos 25 anos de presidência do FC Porto, no Palácio da Bolsa, entre vários convidados surpresa houve um que muito comoveu o nosso Comandante. Que até me comoveu a mim, digo eu.

Sim meus amigos, apesar da maneira pouco amistosa que deixou o Dragão o homem que é apelidado por muitos de um dos últimos românticos da bola, não deixou a sua boa educação por mãos alheias e fez questão em estar presente.

A personagem em questão é um Espanhol, de nome Victor Fernández, actual treinador do Zaragoza que, apesar de nunca ter conseguido convencer no Dragão, deixou o FC Porto a meio de uma época quando estávamos em terceiro, com uns 1/8 da Champions, a coroa de glória de se ter tornado campeão mundial de clubes (Taça Intercontinental) e ainda a Supertaça portuguesa ganha ao Benfica.

O nosso comandante sempre o apelidou de um cavalheiro e, mais uma vez, não se enganou. E é esta a razão principal do post. Que me perdoem os grosseiros, mas o cavalheirismo não morreu e nem sequer está fora de moda. Talvez, e apenas talvez, fosse demasiado cavalheiro para o cargo que ocupou.

Penso que se adequa bem melhor ao lugar de Mister do FCPorto um guerreiro, alguém que possa incutir disciplina, um forte espirito de corpo e demonstrar aos jogadores aquilo que nós já sabemos já há muito, mas mesmo muito tempo. Se formos demasiados bonzinhos até nos comem de cebolada.

Fica, no entanto, uma palavra de apreço a um romântico da bola e outra, desta vez, de admiração a um cavalheiro.

Um bem haja Fernández.

Saudações,
Estilhaço

13 comentários:

  1. Nem mais caro Amigo Estilhaço... Victor Férnandez, apesar de ter tido alguns erros de casting durante os meses que por cá passou desportivamente, pode-se dizer que teve apenas o azar de ter sido o escolhido na pior época dos últimos 30 anos de FC Porto,tamanhos foram os tiros nos pés dados pela $AD, por diversas razões já mais que publicitadas e discutidas.
    Basta atentar na carreira de Fernandez antes e pós-FCPorto... os números não mentem.
    Admito tb que não gostei nada da forma como foi 'empurrado' pela porta dos fundos, mas como sempre no futebol (e tantas injustiças são praticadas), o treinador é o elo mais fraco... calhou-lhe a ele dessa vez.
    A única e grande culpa que sempre lhe direccionei, foi apenas o ser demasiado 'brando, mole e tolerante' com os jogadores que na época, mais pareciam uns turistas num qualquer passeio turistico pela paradisiacas Bahamas.
    Apesar desse pequeno (grande) pormenor, é justo dizê-lo, aliás, como muito bem o dizes... um bem haja para Fernandez e boa sorte (desde que não defronte o nosso FC Porto), que bem merece pelo respeito, educação e cavalheirismo com que sempre tratou o FCPorto e os seus.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Estilhaço, estas tuas palavras dizem tudo: "Fica, no entanto, uma palavra de apreço a um romântico da bola e outra, desta vez, de admiração a um cavalheiro." Assino por baixo. Este homem era realmente um Sr. com "S" bem grande.

    Tecnicamente não me deixou saudades, apesar de achar que os jogadores também não colaboravam, mas é a velha história de quem paga as favas é sempre o mesmo.

    Mas lembro-me, como se fosse hoje, que fui um dos que pedi a sua cabeça em pleno estádio do Dragão depois de termos sido humilhados em casa pelo Braga, levámos 3-1. E ele saiu depois desse jogo.

    ResponderEliminar
  3. Comungo da opinião sobre o Fernandez,em quem depositei grandes esperanças, tenho pena que tivesse saído, afinal o couceiro não veio melhorar nada, com ele se calhar teriamos feito o mesmo ou melhor, nunca o saberemos.
    Foi um ano horribilis para nós, tudo correu mal e ele não teve mão na indisciplina num ano de desnorte completo em que perdemos 24!!! pontos em casa. Até li uma entrevista do José Augusto, técnico do futebol feminino que confidenciou que o Trapatoni lhe disse que nunca tivera tanta sorte em ganhar um campeonato com uma equipa sem nível.Com a nossa inestimável ajuda, claro... e dos árbitros...
    Regressando a Fernandez, acho que com ele não teriamos feito pior e fica a imagem de um gentleman e de um treinador que ganhou uma Taça Intercontinental. Sorte para ele.

    ResponderEliminar
  4. Do meu ponto de vista, foi um dos maiores erros de FCPorto nos últimos 30 anos...despedir Fernandez para ir buscar José Couceiro!?!?!?!?!?!
    É evidente que com Fernandez não faríamos pior mas também todos temos de ter em conta que aquele ano foi muito estranho quer pelos pontos perdidos pelo fcp quer pelas vergonhosas e escandalosas ajudas ao slb!!Foi talvez o pior campeonato de todos os tempos...uma autêntica vergonha para o futebol português!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Foi um SR.
    Embora acho que não era um bom lider.

    ResponderEliminar
  6. Foi o melhor da época 04/05. Couceiro foi um desastre.

    ResponderEliminar
  7. Victor Férnandez chegou ao Porto no momento dificil, entrou como todos sabemos mas o que eu ainda hoje não compreendo é porque o mandaram embora, foi mais uma maneira de se gastar muito dinheiro... enfim foi uma epoca estranha até o campeão foi estranho.
    BFDS.

    ResponderEliminar
  8. Estilhaço ao que me lembro Fernández estava em 1º quando saiu.
    Saiu sim após a derrota caseira com o Braga, mas estava em 1º.

    ResponderEliminar
  9. Pavlovdoorman, penso (mas não estou certo a 100%) que o Porto perdeu o 1º. lugar quando perdeu este jogo com o Braga.
    Se não me engano foi até o jogo de estreia daquele Brasileiro Cláudio Pitbull.

    ResponderEliminar
  10. O estilhaço tem razão...com a derrota frente ao Braga o FCP perdeu o 1ºlugar justamente para o próprio Braga!!!
    Independentemente disso não deixou de ser um tremendo erro de Pinto da Costa...como mais tarde se comprovou!
    Fernandez poderia não ter muito pulso mas sabia de futebol muito mais que José Couceiro, este sim um verdadeiro especialista em descer equipas!

    ResponderEliminar
  11. A esta distância parece-me mais fácil apreciar o trabalho de Fernandez.

    Apareceu no nosso clube como segunda escolha após o desenlace abrupto com Del Neri, aparentemente num golpe de rins de PC que terá descoberto a tempo que o italiano não tinha dimensão para o Campeão Europeu.

    Fernandez começou por isso em desvantagem, ao pegar na equipa depois da pré temporada.

    Herdou um plantel com grandes nomes, apesar de expurgado de três vedetas de peso: Deco, R. Carvalho e P. Ferreira.

    Todos os outros se mantiveram e PC ainda lhes juntou Diego e o Fabuloso.

    Aparentemente tinha tudo para ser feliz. Precisava de tempo, da paciência dos apaniguados, do empenho dos craques e de muito feeling para trabalhar com as vedetas.

    Tudo falhou! O tempo não lhe foi dado, fruto do momento em que chegou; os apaniguados, habituados às vitórias em catadupa assobiavam e não gostavam das exibições descoloridas e sem nexo; alguns craques monstraram-se mais interessados em abalar, seguindo os passos dos três já apontados, rubricando exibições medíocres como represália por não lhes ser permitida a saída; o feeling foi coisa que nunca provou, deixando-se "engolir" pela indisciplina das vedetas quer no balneário quer no campo.

    Mesmo ganhando a Intercontinental e a Super taça, a meu ver sem grande brilhantismo, Fernandez não deixa saudades.

    Concordo no entanto que se trata de um gentleman e foi com satisfação que registei a sua presença neste evento.

    ResponderEliminar
  12. Fernadez apareceu for de época!
    Depois do Italiano ter feito o que fez, ele não tinha muito chão para plantar flores!
    Acontece que o Mourinho, nos tinha deixado ficar uma equipa chuchada até ao tutano? - vide - Maniche, Derlei etc...
    Mas, estámo-nos a esquecer que foi ele que referenciou o Lucho!
    Sim, o Lucho.
    E depois para nossa desgraça, veio o COUCEIRO, por culpa do PdC, foi pior a emenda que o soneto!
    Haja memória,
    Saudações blues

    ResponderEliminar
  13. Não desgostei da passagem deste treinador por cá embora confesse que também fui dos que me passei com aquela derrota com o Braga mas nesse ano qualquer treinador que lá estivesse seria o menos culpado do que se estava a passar e este até foi o mais competente.
    Um saludo ao mr.Fernandez.

    ResponderEliminar