05 junho, 2009

5 comentários:

  1. RUI MOREIRA

    O estádio das pedras

    NÃO gosto das finais da Taça de Portugal que se disputam no Jamor. Tinha ido lá, nos anos 60, ver um jogo da Selecção Nacional e regressei, depois, para uma final em que o FC Porto ganhou ao Sporting. Nessa tarde, com a tolerância das autoridades policiais, a nossa equipa foi apedrejada. Houve, também, cenas inenarráveis na tribuna e nas bancadas, e lembro-me muito bem do que foi o caminho entre o estádio e o parque de estacionamento. Prometi, e tenho cumprido, não lá voltar.
    Claro que o velho estádio não tem culpa dessas cenas, nem tão-pouco de ter sido o palco do tragicamente célebre «very light». Mas, é impossível negar que o estádio, que foi moderno no tempo de Duarte Pacheco, se transformou num desconfortável anacronismo, onde o público não tem as condições mínimas de conforto ou de segurança.

    A sua modernização, que consistiu na instalação de cadeiras e de torres de iluminação que, creio, nunca foram utilizadas, não melhorou a situação.

    O Euro-2004 ignorou-o, as selecções já não passam por lá, e não estamos em tempo de gastar dinheiro para o adaptar aos novos tempos, porque temos estádios a mais, e às moscas, e porque não cabe no plano de grandiosos investimentos públicos em que o Governo quer gastar tudo que ainda podemos pedir fiado.

    Por isso, o Jamor já não é, nem voltará a ser, «de factu», o Estádio Nacional. É, apenas, o Estádio da Taça e, se deixar de receber a final, corre o risco de desaparecer e lá se acaba a saudade e o piquenique… Ofereço esta boa razão aos que continuam a defender esta regra obrigatória, e que se escudam na tradição e no facto de a final se dever realizar, por decreto, na capital.

    Eles ainda não perceberam, e acusam os portistas de bairrismo. Mas, esse seu argumento é, pela sua natureza, o mais ridículo dos provincianismos.

    Rui Moreira n' A Bola.

    ResponderEliminar
  2. épáááááá´!!! pára tudo!
    "prodigio na luz", lá se vai o nosso Penta...

    ResponderEliminar
  3. "foi simples, pq o FC Porto é o melhor"
    Ora nem mais... dúvidas, alguém as tem? bem me parecia que não!!!

    No resto, é o silly-season habitual... dos rotos!!!

    ResponderEliminar
  4. Pelo que li/ouvi parece-me que tem potencial, bem-vindo!

    ResponderEliminar
  5. Anti-Prodígios05 junho, 2009

    Prodígio para a Luz?
    Sim. Esta capa vale ouro.

    E resulta?
    Oh, se resulta. Os pategos vão consumir ávidamente todas as páginas dos prodígios.

    E não aprendem?
    Não. Burro velho não aprende línguas. Já há muito tempo que é assim.

    E eles gostam?
    Oh, se gostam. Todos os anos, servem-lhes sempre o mesmo fardo de palha. E todos anos, religiosamente, comem a palha toda. Nunca falham.

    Donde vêm estes prodígios?
    Ninguém sabe. Mas isso nem é importante. O importante é que vão para a Luz. Isso chega. Mais informação é demasiada para aquelas cabecinhas pequeninas. Não conseguem processar mais do isto.

    ResponderEliminar