10 junho, 2009

Um Dragão não muda, Inova!

Era já uma revindicação antiga de vários cibernautas portistas, nos quais me incluo. Finalmente o sitio oficial online do FC Porto foi remodelado, e resalvo-lhe o que em minha opinião é a sua grande diferença: Uma muito melhor organização, e grafismos simples, apelativos, dinâmicos, os quais parecem-me de modo geral muito bem conseguidos. Mas isto sou eu, e gostos não se discutem...

Certo, e parece-me que era de concenso geral, tinhamos um site num estilo obseleto, complicado de navegar e pouco condigno para com a marca FC Porto. Pelo que a atenção dada por quem de direito a este pormaior que é a presença da instituição FC Porto na world wide web é tão somente um motivo digno de nota.

E o que ressalvar então neste upgrade efectuado no fcporto.pt?

Logo à cabeça, salta-me a olhos vistos, pela positiva, o preloader do site, a primeira imagem /mensagem", que o visitante recebe. O estilo gráfico, as imagens usadas no vídeo inicial de apresentação, a equidade entre as várias modalidades, as vertentes e filosofias da instituição FC Porto apresentadas, e a mensagem geral emitida, parecem-me muito bem conseguidas. À altura de um clube/instituição ambicioso, ganhador, organizado, ecléctico.

Certo que passado o "impacto novidade" criado por este preload de entretem, será precisamente este o igualmente primeiro item a que o visitante mais regular imediatamente saltará, passando à página seguinte. Mas que tem "cagança", tem! E de resto, é sábido que uma boa capa vende. ;-)

Depois navegando pelo site propriamente dito há a barra lateral direita muito bem arrumadinha, e que facilita imenso a navegação.

Desdes as já habituais notícias, a área dedicada aos sócios, inscrições e pagamento de cotas, merchandising, aniversários de atletas, existem outras mais válias em novidade que me aprazem registar como, Historiais do clube/palmarés/modalidades, lendas (atletas) e velhas glórias, entre várias mais. Existe ainda espaço para delegações do FCP, os habituais componentes para blogues, uma boa componente reforçada de vídeos e resumos de jogos, e mais muitos mais. Não deixem de explorar.

O site parece-me prometedor, mas sinceramente receio que se me venha a revelar de certo modo um flop . Porque? Parece-me a mim que o nosso site oficial está no bom caminho, mas há que amadurece- lo. Penso por exemplo que a "casa mãe online" azul e branca poderia sub-alojar e dar espaço as delegações portistas por esse país e mundo fora, criando uma base de dados e dando liberdade as delegações de se divulgarem pela causa comum, o FC Porto. Penso inclusive que (e na falta de uma FCPorto TV) o site deverá ser cada vez mais interventivo fornecendo eventos e jogos/actividades com transmissão online em directo ou deferido, à imitação do que foi feito por exemplo com a inauguração do novo Dragão Caixa. E penso por fim, eu portista da longínqua invicta, que este pode ser um meio agregador e aglutinador para a diária e crescente massa adepta portista, promovendo, divulgando, extrapolando legiões e regiões, porque o FC Porto é hoje definitivamente uma marca apetecível, indiscutivelmente internacional, de um potencial enorme, a preterida da grande parte da criançada e pelo qual este novo espaço oficial online me parece ter a obrigação de assumir e reflectir a verdadeira dimensão que tem.

É que as vezes pode até passar despercebido, mas lembrai-vos: há muito Porto, para além dos arredores do Porto!

5 comentários:

  1. O site está muito bom, já mereciamos uma melhoria destas. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Um sítio que acompanha o crescimento do Clube e do seu palmarés. Cada vez mais, cada vez melhor! Parabéns, Porto.

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Sim está muítissimo melhor. Agora é esperar para ver como vai crescer.

    A crítica que faço é a da cor do pano de fundo. Eu acho que uma cor branca em pano de fundo facilitaria a leitura.

    Acho que cansa a vista quando não é branco. É a opinião dos meus olhos.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Afino pelo mesmo diapasão. Gostei da mudança - que pecou por tardia - mas fata algo. Como diz o Mr.Cosmos, uma maior interactividade com as inúmeras casas espalhadas pelo Mundo, ou a opção pela transmissão de entrevistas exclusivas com jogadores dasvárias modalidades.

    Mas acredito que o site, tal como está, terá um processo evolutivo.

    ResponderEliminar
  5. A "cara nova" do site, agrada-me de sobremaneira... diria até que, finalmente, um site à "FC Porto".

    Agora, há que manter a qualidade, melhorar a informação, que ainda padece de algumas carências... e voilá, site 7 estrelas, carago!!

    ResponderEliminar