07 abril, 2010

Livre (in)directo - Liga 09/10, semana 25

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

SportingCP 5-0 Rio AveFC

Antes de começar a análise ao jogo de Alvalade, gostaria de referir que comecei a ver o jogo a partir do minuto 20.

Ao minuto 37, Vítor Gomes é advertido por ter atirado a bola contra João Pereira. Pela baixa gravidade do lance e por se estar a desenrolar até então um jogo correcto, Pedro Proença, decidiu-se pelo cartão amarelo por comportamento anti-desportivo.

Ao minuto 58, Grimi retira a bola a José Gomes sem qualquer falta dentro da área sportinguista. Bem Pedro Proença ao não assinalar qualquer infracção.

3 minutos depois, Fábio Faria é bem advertido por falta sobre Djaló. Apesar de os sportinguistas pedirem outra côr para o cartão exibido, o árbitro lisboeta esteve bem, visto que, Djaló não estava em posição frontal à baliza, fazendo com que o lance passasse de golo iminente para ataque prometedor.

Ao minuto 82, Izmailov vê o cartão vermelho directo por entrada sobre Tiago Terroso. Pedro Proença é, de facto, um dos melhores árbitros portugueses e neste lance mostrou mais uma vez porquê. Apesar de o médio sportinguista ter atingido somente a bola é, sem dúvida, uma rasteira com força excessiva, punida pela lei com um cartão vermelho. Correcta, portanto, a decisão do árbitro.

O último lance do jogo, ao minuto 92, Grimi e Gaspar chocam e ficam magoados. Falta correctamente assinalada a favor da equipa do Rio Ave.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 7,5. Pedro Proença mostrou-se em grande nível. Se durante praticamente todo o jogo não teve muito para fazer, quando foi chamado a intervir, fê-lo da melhor forma.



FCPorto 4-1 CSMarítimo

Ao minuto 30, a equipa do Marítimo reclama uma mão de Bruno Alves. Têm razão os jogadores insulares visto que o defesa portista toca deliberadamente a bola com a mão. Deveria ter sido falta e cartão amarelo para Bruno Alves.

3 minutos depois, Paulo Jorge rasteira de forma imprudente Guarín. Advertência correctamente concedida.

Decorria o minuto 41, quando Belluschi cai na área. Como se consegue ver pelas imagens televisivas, não existe qualquer falta sobre o médio portista. Esteve bem o árbitro Paulo Costa.

Na segunda parte, assistiu-se a um jogo correctamente disputado onde existiram somente dois lances dignos de registo. O primeiro ao minuto 46 quando o FCPorto reclama, para si, a cobrança de um pontapé de canto não concedido e que deveria ter sido.

O segundo e último lance deste encontro digno de registo, decorreu ao minuto 61, quando Djalma cai junto à bandeirola de canto por suposta falta de Miguel Lopes. A decisão correcta deveria ter sido deixar seguir o jogo visto que não houve qualquer falta do lateral portista, coisa que não aconteceu.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 6. Paulo Costa parece cansado. Notoriamente em má forma física, a maneira como caminha em campo desespera aqueles que gostam de uma intervenção segura. Mesmo assim, conseguiu a nível técnico e disciplinar cumprir os mínimos.



Naval 1º Maio – SLBenfica

Elmano Santos da Madeira, não tem tido uma época muito famosa com alguns erros a demonstrarem a má forma. Vamos esperar que este seja o jogo da reviravolta nas suas prestações.

No primeiro lance do jogo, ao minuto 21, Fábio Júnior toca efectivamente com a mão na bola na sua área de grande penalidade. Na minha opinião, Elmano Santos esteve bem ao nada assinalar, visto não ter havido qualquer intenção do jogador da Naval, que nem sequer estava a olhar para a bola.

Ao minuto 23, Lazaroni é bem advertido por rasteira imprudente sobre Weldon.

Decorria o minuto 45, quando Elmano Santos assinala uma falta de Maxi Pereira por pretensa mão na bola. Decisão desta vez errada, visto que a bola foi ao ombro do jogador benfiquista.

Na segunda parte, ao minuto 78, o Benfica reclama grande penalidade por pretensa mão de Gomis na bola. Pelas imagens televisivas, pode-se observar que o defesa da Naval não comete qualquer falta, tendo jogado a bola com o peito.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 7,5. Um jogo com um nível de dificuldade baixo foi o único motivo pela qual Elmano Santos e os seus aassistentes não obtiveram melhor nota. A nível disciplinar, perfeito, a nível técnico, quase.

2 comentários:

  1. Esta tinha sido a semana ideal para fazer também uma avaliação á arbitragem do SCBraga - VGuimarães

    ResponderEliminar
  2. No lance do primeiro golo dos lampiões e aquando da primeira recarga o irmão do emplastro, Maxi Pereira, está ligeiramente em fora-de-jogo.O problema é que a realização só mostrou o lance nos resumos. Mais um caso abafado.
    No 4º golo Weldon também parece estar em fora-de-jogo.

    ResponderEliminar