21 abril, 2010

Recorde o "FC Porto vs Valladolid" em andebol (2001)

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O vídeo que hoje vos trago, faz-nos recuar 9 anos e recorda, o grande investimento que o FC Porto fez na sua equipa de andebol ao conseguir reunir em 2000/01 no mesmo plantel, Resende, Petric, Eduardo Filipe, Ricardo Costa e Dedu, entre outros. O FC Porto tinha conseguido o tão ansiado título Nacional em 1998/99 (31 anos depois), e duas épocas depois, conseguiu chamar de novo à Invicta, Carlos Resende, o mais completo andebolista Luso da história da modalidade que no ano da quebra do jejum estava no ABC de Braga. Os Dragões ainda com José Magalhães ao leme (foi ele o treinador em 98/99), iniciaram a temporada 2000/01 com grandes ambições tentando recuperar o título que em 1999/00 escapou para o ABC.

Na 1ª temporada em que os Dragões tiveram que recorrer a um pavilhão externo (o pavilhão das Antas foi demolido) foi escolhido o belo e muito funcional pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, por sinal muito próximo da Cidade onde vivo. Nessa temporada 2000/01 os pupilos de José Magalhães perderam o campeonato e a taça para o Sporting (por uma “unha negra”) mas ganharam a supertaça ao ABC no último jogo da época. A equipa Portista teve nesta temporada um desempenho que motivou assistências muito numerosas na Póvoa de Varzim com a sua grande façanha a ser o apuramento para os quartos de final da Prova Europeia (taça das taças) depois de eliminar uma equipa Bielorrussa e uma formação da Croácia nas rondas antecedentes. Com a passagem aos quartos de final ficou igualado o melhor registo de sempre da formação azul e branca na Europa do Andebol (anos 90 com o Prof. Cunha), feito que, curiosamente, foi repetido logo na temporada seguinte, 2001/02 com Pokrajack.

O vídeo diz respeito ao jogo da 1ª mão dos quartos de final da taça das taças de andebol 2000/01 que foi disputado na Póvoa de Varzim no dia 25 de Fevereiro de 2001 entre as formações do FC Porto e do CBM Valladolid. Cheguei cedo ao Pavilhão Poveiro e desde logo me inteirei da paixão que os Espanhóis têm pela modalidade com a presença de quase 1000 pessoas no apoio à equipa neste jogo. O pavilhão estava quase lotado com cerca de 3 mil adeptos sempre muito participativos no encontro. Antes do início do jogo Pinto da Costa entregou uns prémios aos jogadores azuis e brancos e sentiu por parte de 2/3 do pavilhão um carinho que ainda hoje perdura. Na 1ª parte o FC Porto nunca conseguiu distanciar-se por grande margem e vencia apenas por 2 golos ao intervalo (17-15).

Na 2ª parte terão sido talvez os melhores 30 minutos que alguma vez observei por parte da equipa de andebol do meu clube. Uma exibição soberba com um poder de fogo intimidante, ora com balázios de Resende, Petric ou Filipe ou ainda por penetrações velozes de Rocha e Costa nas pontas e de Dedu no meio. Os dragões chegaram aos 11 golos de diferença (vitória por 37-26)! O FC Porto levou a assistência ao rubro e recordo, com uma lágrima no canto do olho, que à saída do pavilhão estava verdadeiramente nas nuvens sonhando com a conquista da prova Europeia em questão. No domingo seguinte (4 de Março de 2001) tive uma grande decepção quando me informaram da nossa derrota por 29-17 (17-12 ao intervalo) e consequente eliminação. O quanto me doeu esta notícia… os Espanhóis não cederam os bilhetes que tinham ficado estipulados e criaram um ambiente intimidante para a nossa equipa e para a dupla de árbitros Croata. O descalabro sucedeu...

Voltando ao jogo do vídeo que ganhamos na Póvoa por 37-26 devo esclarecer que o ficheiro tem a duração de 10 minutos contendo a entrada de Pinto da Costa no palco de jogo, uma pequena entrevista ao técnico José Magalhães e depois parte do jogo na 2ª metade (melhor fase dos Dragões) desde os 28-21 até aos 33-23. A minha VHS já não gravou os últimos 4 golos dos Dragões porque o jogo atrasou-se um pouco no início. Neste memorável desafio Carlos Resende foi o melhor marcador com 10 golos, sendo os restantes marcados por Dedu (7), Eduardo Filipe (6), Petric (5), Rui Rocha (4), Ricardo Costa (3), Manuel Arezes (1) e Carlos Matos (1). Jogaram também Ricardo Tavares, Paulo Martins, Sérgio Morgado e Ricardo Candeias. No jogo da 2ª mão, Resende voltou a ser de novo o mais eficaz com 7 golos, logo seguido por Filipe (4), Costa (3), Rocha (1), Petric (1) e Dedu (1).

Nélson Almeida, na época, director da secção Portista, desabafava amarguradamente no final da partida de Espanha: "A arbitragem foi caseira; porém isso, só por si, não explica a derrota e o facto de não termos conseguido segurar a vantagem conseguida no jogo da primeira mão. Entrámos para defender o resultado obtido na primeira mão e esses receios acabaram por ser fatais. No fundo, e apesar do ambiente não ser nada propício e dos erros da arbitragem, penso que nos faltou uma maior força mental para podermos conseguir outro resultado e, consequentemente, assegurar a passagem à fase seguinte.”

Esse défice psicológico foi diagnosticado e no final da temporada José Magalhães assumiu as funções de director geral da secção, chegando Pokrajack para treinador principal além da contratação fundamental do guarda redes Carlos Ferreira, oriundo do Sporting. O FC Porto embalou rumo ao domínio interno da modalidade ganhando 3 campeonatos consecutivos e só não encantou na Europa (em 2001/02 também chegou aos quartos) porque o andebol Português viveu um período de conflito entre a nova LPA e a Federação de Luís Santos que resultou no afastamento do FC Porto das provas Europeias nos anos seguintes, devendo-se ressalvar que a equipa dos Dragões de 2002/03 tinha tudo para brilhar nas competições Europeias da modalidade. Ficamos todos a perder com este triste desenlace.



Espero que tenham gostado de mais esta viagem ao passado, a um jogo que me deixou a sonhar, numa altura em que o andebol Luso tinha muito mais força que na actualidade. Pode ser que esta equipa jovem mas muito valorosa do FC Porto de Obradovic faça algo parecido. Acreditemos!

Um abraço do Lucho.

9 comentários:

  1. aMIGO Lucho,

    parabéns por mais uma bela recordação... passaram-se 9 anos, mas parece que ainda foi ontem, carago!!!

    recordo perfeitamente desta eliminiatória... perdida... mas para mim, pior que isso, a guerra fria entre a liga e a federação, num ano em que o fcporto tinha ali uma senhora bela equipa de andebol... e que se desmoronou, por estupidez natural dos nossos dirigentes federativos... uma pena!

    ficamos à espera de mais recordações...

    bora lá a dar corda na sapatilha com essa tua videoteca inesgotável de ricas memórias ;)

    ResponderEliminar
  2. Grande equipa, grande recordação e grande desilusão. Ninguém imaginava, que, depois daquela vantagem e com a equipa que tinhamos, já com grande experiência, fossemos eliminados. Depois, por causa de guerras e guerrinhas com a F.P.Andebol, houve desinvestimento, a qualidade baixou, a equipa desmembrou-se e perdemos uma oportunidade única de nos impormos a nível internacional...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Aproveito este momento de belo andebol de uma equipa fantástica para pedir a todos os que puderem para marcarem presença no dragão caixa este sábado no porto/abc (17h) em andebol... Será um jogo de grande dificuldade e é necessário muito apoio de todos os adeptos azuis e brancos.

    ResponderEliminar
  4. Lucho, obrigado por estas fantásticas recordações que nos tens trazido constantemente! Parabéns pelo trabalho excepcional que tens realizado!

    Foi uma pena não termos ultrapassado esta eliminatória. Tínhamos uma grande equipa e podíamos ter vencido a competição.

    Só fiquei a saber do resultado do jogo de Valladolid no dia seguinte através do jornal… Enorme desilusão.

    Depois, por culpa das guerras entre LPA e Federação (o senhor Luís Santos é uma figura que me mete nojo), perdeu-se uma equipa única, que tinha tudo para triunfar a nível europeu. Parece-me complicado voltar a reunir um lote de jogadores como os dessa altura.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. E não é que vemos a triste figurinha Luís Santos sentada ao lado do nosso Presidente...

    Grande equipa, grande jogo, grande vitória, pena o sucedido no jogo da 2ª mão... pois as chances eram realmente muito boas para a conquista da prova europeia nessa época...

    O patamar da nossa actual equipa é bastante alto e, creio que, se lhe conseguíssemos juntar um ou dois estrangeiros de qualidade "extra", este plantel não ficaria nada a dever em termos de qualidade e profundidade a esses tempos e estaria preparado para vôos ainda mais altos...

    Acredito que seja esse o pensamento, a médio prazo, de quem nos gere...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Lucho : Mais um fantástico vídeo dos que já nos habituas-te .
    Quanto a sábado para mim vai ser terrível, vou ver dois jogos de Andebol um as 12h no Sá Leite e as 17h no Dragão Caixa .....os dois jogos com o abc !!!! tenho que ver 2 vitorias.
    Espero que venha muita gente ver o jogo as 17 este jogo é muito importante apesar de jogar o hóquei na mesma tarde !!! temos que nos dividir para apoiar a Porto onde quer que jogue

    ResponderEliminar
  7. Lucho continua em grande, desenterrando fazendo um verdadeiro serviço público aos Portistas.

    Este jogo vi via TV, neste ano fiquei sem carta depois de me ter aventurado a ir ver o FC Porto contra o Anderlecht onde perdemos e já na IP5, no regresso a casa alguém se lembrou de me multar por excesso de velocidade, por causa disto perdi muitos jogos das modalidades e sofri a bem sofrer em casa.

    Mas falando de coisas boas é um regalo ver na mesma equipa Carlos Resende, Eduardo Filipe, Petric só mesmo uma arbitragem na segunda mão de uns panascas de leste juntamente com um director de mesa belga-pedófilo é que poderiamos perder.

    Neste ano cheguei a sonhar que se isto continuava neste ritmo num futuro muito próximo estaríamos em finais europeias com regularidade e ter os melhores atletas mundiais a jogar por nós, mas claro há sempre uma federação que gosta de se comportar como 3º Reich e lá tivemos nós quase para abandonar a modalidade, uma vergonha.

    Lucho mais uma vez muito obrigado pelo "remember" num ano em só as modalidades conseguiram dar alegrias.

    ResponderEliminar
  8. Que grande recordação. Esta equipa do FCP era soberba. Deu para relembrar o meu idolo Sérgio Morgado.

    Se tiveres mais destes é favor postar!

    Bibó Porto, carago! :D

    ResponderEliminar