21 outubro, 2010

4 em 4!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Este último fim-de-semana ficou por nós apelidado de “4 em 4” por uma razão muito simples: 4 jogos do mágico azul e branco, futebol, hóquei, andebol, basquetebol e outras tantas vitórias. Mais do que isso, marcámos presença em todos os jogos. Mais um fim-de-semana passado numa autêntica correria, e que no final valeu bem a pena pois tínhamos muito por onde festejar! E como quem corre por gosto não cansa…

Por muito fácil que pareça ser, não o é certamente, pois é necessária muita entrega de todos, abdicar de muita coisa para estar presente a apoiar as nossas equipas, jornada após jornada. E como também todos já sabem, não sabemos estar de outra forma.

Tudo começou depois de almoço no Sábado, quando saí de casa em direcção ao Dragão. Às 15h jogou-se no Dragão Caixa o FC Porto - Cascais em hóquei em patins. Um jogo que muitos pensavam (eu incluído) que ganharíamos com maior ou menor dificuldade, acabou com uma vitória tangencial dos EneaCampeões por 6-5. No final da partida, vagueamos pelas redondezas do Dragão, parando nos locais do costume, como aquele onde servem as fantásticas bifanas, às quais ninguém consegue resistir. À volta do estádio do Dragão, víamos grupos e mais grupos de adeptos do AD Limianos, que se fizeram deslocar em peso à cidade Invicta. Uma autêntica invasão, que confirmamos lá dentro.

Ainda antes de entrar para o estádio, recebi a nova revista dos Super Dragões, que já aqui tinha anunciado. A capa é uma espectacular fotografia da fumarada do FC Porto – SC Braga na 4ª jornada. Evoluída em relação ao primeiro número, conta com o “relato” da bancada nos últimos jogos do FC Porto em futebol, assim como também de hóquei em patins e andebol. Tem também um espaço dedicado à história de um núcleo da claque, e outro ao núcleo em destaque no actual mês. Por último, conta também com uma página para a opinião de um leitor. Nesta nova revista, podem ver-se algumas fotos míticas da Superior Sul do sempre saudoso estádio das Antas.

Lá chegou a hora de entrarmos. 41000 pessoas nas bancadas, houve festa da taça de Portugal! Os adeptos de Ponte de Lima eram muitos, viviam um momento único e os portistas ajudaram. O sector visitante estava preenchido por uma mancha amarela, que alastrava até à bancada nascente. Todos os sócios do FC Porto pagaram bilhete, mesmo os detentores de lugar anual, ao contrário do que se passou o ano passado com o Sertanense. Mas há que elogiar o preço dos bilhetes, que variou entre 1 e 8 euros. Assim vale a pena e o resultado estava à vista de todos.

Ambos os sectores dos Ultras do Porto estavam muito bem compostos. O material de sempre na bancada, e muito “fair-play” e animação ao longo de todo o jogo. O apoio foi muito bem, com cânticos à equipa, aos jogadores menos utilizados que tiveram oportunidade de se mostrar, e ao nosso grande presidente, obviamente. Bons momentos na Curva. Vencemos naturalmente e o destaque foi já no final do jogo, primeiro com as palmas dos portistas ao golo de honra do Limianos, e depois com os Super Dragões a cantar “Limianos allez”, para gáudio dos visitantes.

Mal acabou o jogo seguimos imediatamente para o pavilhão, pois estava a principiar o basquetebol, FC Porto – espanhóis de Guimarães. Não posso aceitar que com 41000 pessoas no estádio, não chegassem a estar 1000 no pavilhão. Havia 40000 pessoas com jantares de aniversário nesse dia? Bem, passemos à frente. Os de costume lá estavam, e o nosso Porto entrou a ganhar no campeonato que é o mais importante, depois do primeiro troféu da época no fim-de-semana anterior.

Entrei em casa, nove horas depois de ter saído. O Sábado tinha sido perfeito e mal sabia eu o grande Domingo que me esperava.

Pois bem, segui o mesmo ritual, à tarde fui para o Dragão, onde às 17h o FC Porto jogou um clássico do andebol nacional frente aos lagartos de Lisboa. Acabado de chegar recebi a notícia de que alguns calimeros já tinham entrado no pavilhão, e com material. Vinham organizados portanto, ainda melhor, para ajudar à festa. Dos adeptos leoninos, marcou presença o núcleo da Invicta da Torcida Verde, e o Directivo núcleo Norte. Também estiverem presentes alguns adeptos, ditos normais. O Dragão Caixa contou com uma boa assistência, embora esperasse mais, pois tinha todas as condições para encher. Mesmo assim, deu para se apoiar a equipa ao longo de todo o jogo.

Um jogo que foi verdadeiramente de loucos, muito emocionante. Estivemos a perder por 2-8 mas todos juntos, equipa e adeptos, conseguimos virar o resultado ainda na primeira parte. Na segunda parte foi a confirmação da nossa superioridade. Vencemos por 32-25 e a festa foi nossa! Ouvia-se o famoso “só eu sei… porque não fico em casa”, para desespero dos sportinguistas, que no final do jogo ainda tiveram que ouvir a nossa música dedicada ao João Moutinho. Durante o jogo ainda tivemos de por na ordem algumas vezes o Paulo Faria, que no dia seguinte foi despedido do cargo.

No Porto mandamos nós!

Concluindo, que belo fim-de-semana desportivo, venham mais! O FC Porto sabe que vai contar sempre connosco!

Como nota final da minha crónica de hoje, deixo-vos aqui um vídeo, que já vi, revi e tornei a ver, mas sabem como sou, não fico indiferente a estas coisas e fascino-me com isto. Isto são os adeptos do Besiktas a actuar em sua casa, onde jogamos hoje. O ambiente que eles criam em redor da equipa deixa qualquer um sem palavras. Em relação a isto, só vos digo que a 24 de Outubro de 2007 o conjunto turco recebeu o Liverpool e esse jogo ficou na história por ter batido o recorde mundial de ruído num jogo de futebol. De tal forma que o guarda-redes não conseguia comunicar com a defesa, por exemplo. O som produzido pelos 30000 adeptos atingiu os 132 decibéis! Sabem o que isso é? Digo-vos que um avião a descolar emite um som entre os 100 e os 120 decibéis!

De outro mundo:



Um abraço Ultra.

15 comentários:

  1. Grande Tripeiro, adeptos como tu já se fazem poucos!

    Os SD estão de parabéns pelo fairplay contra o Limianos e a massa adepta do clube de P. de Lima tb merece uma menção honrosa!

    O vídeo... bem... de arrepiar... de arrepiar! Fabuloso!

    Com que então ninguém resiste às bifanas?! Tá bem alzira! :)

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. Kartal gooooll gooolll goolll!!!

    Os amigos Carsi que me desculpem, mas vamos a Istambul outra vez para vencer e se possível por 0-1 como da ultima vez.

    Estive lá na ultima visita e infelizmente desta vez não consegui estar presente, quem um dia estiver indeciso é um local a visitar e uns adeptos que nunca mais se vão esquecer, uma forma de viver o futebol muito própria com uma identidade muito própria também.

    Da ultima vez que lá estive só se calaram 30 segundos após o golo do Harry Potter, depois foi sempre a dar-lhe, simplesmente fabuloso.

    Em relação ao fim-de-semana foi de loucos, estive presente em todas e para mim importante mesmo foi no Domingo com os Guerreiros a matar os viscondes numa demonstração de grande garra e vontade de vencer.

    Hoje lá foi mais um jogo com os mesmos de sempre e claro só boas noticias Lyon e Águas Santas a matar o milhafre.

    Querem verdade Desportiva? Então aí vai ela:

    Águas Santas 31-28 Regime Andebol
    O. Lyon 2 - 0 Regime Futebol

    É comer e calar.

    ResponderEliminar
  3. Um fim de semana em cheio! O jogo de andebol foi fantástico. Vibrei até mais não. Mas quem me dera estar naquelas bancadas ao lado destes extraordinários adeptos!

    Já ontem ficámos em primeiro lugar, isolados, no Campeonato de Andebol. Os merdas do galinheiro "encostaram" no Águas Santas... Santas águas!
    E levaram na peidola em Lyon. Embrulha...
    Um abraço, Tripeiro.

    ResponderEliminar
  4. Tripeiro, sossegadinho e controlado, mais um excelente post de portismo praticado e À flor da pele.

    Peço licença para sacar o vídeo, que é sintomático do que nos espera em Istambul, para que todos possam verificar que quando se fala no inferno do Inonu, não se está aexagerar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa goleada aos pasteis ontem...o árbitro pequenote foi uma anedota num bom jogo ofensivo da nossa parte...golos e jogadas para todos os gostos e os feitios :) até o puto marcou :) destaco também o laurentino... esteve, mais uma vez, impecável !!!

    ResponderEliminar
  6. Portuense Verdadeiro: E para quando a apresentação aqui a esta malta? Um dia destes no pavilhão...:)


    Tripeiro foi um 7 em 7:)

    Os 4 que referiste mais a vitória ONTEM do nosso andebol SOBRE o Belém, a derrota dos lamps na Maia no andebol e a vitória em futebol do Lyon:)

    ResponderEliminar
  7. Dragon Soul, como alguém por aqui diz, são bifanas "daquelas que arranham o céu da boca", mas como isso já tem direitos de autor, preferi dizer que ninguém lhes resiste :)

    Lucho tens razão, já são 7 em 7... e que hoje continue a saga desta bela semana ;)

    ResponderEliminar
  8. Vila Pouca, o ambiente é mesmo magnífico, não se está a exagerar...

    Reparem nestes:

    http://www.youtube.com/watch?v=KSbro76eX9s

    http://www.youtube.com/watch?v=Dyrug3zTxro&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=VVgnTU-yKnY&feature=related

    ResponderEliminar
  9. Tripeiro, onde é que é possível adquirir a revista dos SuperDragões?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. bombem cada vez mais fortes Super-Dragões xD

    Melhor clube de Portugal e o resto é publicidade enganosa.


    BiboPorto lolol

    ResponderEliminar
  11. óh jUNIOR, arranjaste ao menos tempo... pa dormir?

    qq dia, chegas a casa, levas com a vassoura da «patroa lá de casa»... e logo depois nós a seguir por arrasto por sermos uns «desencaminhadores» do camano, por te andarmos dar bONS vicios :D

    por razões mais que óbvias, não me foi possivel no fds passado entrar tb nesse «tour» louco, mas ainda assim, deu pa dar uma perninha no futebol e no andebol... o resto, trataram vcs do assunto... e muito bem, como sempre!

    ResponderEliminar
  12. Ganda Miúdo (permite-me tratar-te assim com todo o respeito):

    Bela odisseia, á qual falhei no hóquei, porque como sabes, fui almoçar a Ponte de Lima, para sentir a festa da taça.

    Quanto ao ambiente do Inonu, desta vez não fui, porque a época já vai longa (Paris, Genk, Funchal, Sófia, etc) e não dá para tudo, mas em Viena lá estarei.

    De qualquer forma, estive lá quando ganhamos com o golo do quaresma, e é um ambiente que qualquer um tem obrigatoriamente que saborear, nem que seja uma vez na vida.

    Um grande abraço para ti, sempre "on tour",
    Hugo MIL893

    ResponderEliminar
  13. @Lucho

    temos de combinar isso na minha próxima ida ao Caixa :-D

    abraço

    ResponderEliminar
  14. Eu também tive em todas no passado fim-de-semana.
    Mas para a mim a vitoria mais saborosa foi a de andebol no domingo,a perder 2-8,a atitude dos nossos guerreiros e a do publico(principalmente a do sector 4) foi decisiva para a reviravolta.

    Ps:E a primeira vez que tou a comentar. eu tambem sou um frequentador muito assiduo do caixa e tambem tou no sector 4,o tripeiro e o lucho devem de me conhcer de vista.Eu tambem os conheco mas como devem perceber ainda nao associei as caras aos nomes.

    ResponderEliminar
  15. Eduardo Caldeira, peço desculpa pela minha demora.

    Eu tenho revistas, estou a vendê-las.

    Contacte-me via e-mail : tripeirofcp@sapo.pt

    Abraço

    ResponderEliminar