29 outubro, 2010

Na AG, "Como trazer mais adeptos às modalidades?"

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Deixamo-vos a transcrição do documento hoje entregue em plena Assembleia Geral, fruto de um trabalho pensado e conjunto de vários adeptos Portistas e anónimos, uns frequentadores deste espaço, muitos mais até do Portal dos Dragões, que visam naturalmente e tal como o título bem sugere, "Como trazer mais adeptos às modalidades?". Com Portismo assim, o futuro está assegurado!!!

    Assembleia-Geral do Futebol Clube do Porto
    Quinta-feira, dia 28 de Outubro de 2010 às 20h30


    Enquanto sócios frequentadores assíduos do Dragão Caixa, muitos de nós com lugar anual, temos vindo a verificar o abandono a que a maioria dos adeptos votou as modalidades de pavilhão desde a sua deslocalização para municípios vizinhos, situação que infelizmente não se alterou com o regresso às Antas. Convictos de que é possível transformar o actual panorama, estimulando a família Portista para um renovado interesse nas modalidades e permitindo que as equipas do FC Porto voltem a jogar perante um pavilhão cheio de adeptos entusiastas, vimos por este meio apresentar ao clube uma série de propostas que, a nosso ver, poderão contribuir em muito para essa desejada transformação.

    1. INFORMAÇÃO SOBRE AS MODALIDADES

    A informação que o clube disponibiliza sobre as modalidades é escassa e pouco fiável. Erros e atrasos na divulgação de datas e horas dos jogos são comuns, e a informação facultada após os eventos poderia ser muito mais rápida e completa. Sugerimos:

    1.1. Maior celeridade e rigor na publicação de datas, horas, locais, resultados e outras informações.

    1.2. Disponibilização de mais informação após os jogos, como por exemplo dados estatísticos.

    1.3. Publicação de antevisões, em vídeo ou escritas, de todos os jogos.

    1.4. Acompanhamento dos jogos em directo no site oficial de uma ou mais das seguintes formas: minuto-a-minuto por escrito; relato áudio; transmissão vídeo. Neste último caso, o acesso poderia ser limitado a sócios, com introdução do número de sócio e BI, como sucede actualmente para o pagamento de quotas.

    1.5. Disponibilização da gravação dos jogos no site oficial do FC Porto, ou, no mínimo, de um resumo dos mesmos. Também neste caso poderia haver limitação do acesso a associados.

    1.6. Estabelecimento de contratos para a transmissão televisiva dos jogos das modalidades em canais de televisão por cabo, como por exemplo o Porto Canal.

    1.7. Estabelecimento de parcerias com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e outras instituições que ofereçam formação em Jornalismo ou Comunicação, de forma a que os alunos contribuam, gratuitamente, para uma melhor cobertura informativa das modalidades.

    1.8. Possibilidade de obter informação sobre as modalidades (jogos, lugares anuais, etc.) na Loja do Associado.

    2. PROMOÇÃO E VISIBILIDADE DAS MODALIDADES

    Temos notado algum esforço do clube no sentido de publicitar os jogos das modalidades no site oficial (nomeadamente através dos superflashes) e redes sociais, bem como através do animador do Estádio do Dragão em alguns casos, mas muito mais poderá ser feito. Alguns exemplos:

    2.1. Mais e melhor informação online sobre as modalidades (ver ponto 1) e maior aposta na divulgação e visibilidade dessa informação (por exemplo, maior destaque visual para as modalidades no site).

    2.2. Publicidade aos jogos das modalidades no Estádio do Dragão, através do animador e dos ecrãs gigantes – em todos os jogos, e não apenas ocasionalmente.

    2.3. Envio de newsletters sobre as modalidades.

    2.4. Contacto directo com todos os associados, por email ou correio postal, para publicitar o Dragão Caixa Seat ou transmitir informações relevantes sobre as modalidades.

    2.5. Possibilidade de obter informações e comprar bilhetes para os jogos das modalidades nas Lojas Azuis, Linha Dragão e site oficial.

    2.6. Cartazes publicitários pelas ruas do Grande Porto.

    2.7. Publicidade nas rádios locais do Porto.

    2.8. Visitas dos jogadores a escolas e outras instituições do Grande Porto, como forma de promoção da modalidade em geral e da equipa FC Porto em particular.

    3. VALORIZAÇÃO DAS MODALIDADES

    A valorização das modalidades pelos adeptos começa pela sua valorização por parte do próprio clube. Nesse sentido, as nossas ideias são:

    3.1. Inclusão do Dragão Caixa nas visitas guiadas ao Estádio do Dragão.

    3.2. Decoração alusiva à história de cada modalidade do FC Porto no Dragão Caixa (por exemplo, exibindo camisolas de jogadores históricos).

    3.3. Disponibilização de ajudas de custo aos atletas das camadas jovens das modalidades.

    4. HORÁRIOS DOS JOGOS

    4.1. Marcação de jogos das modalidades em horários próximos uns dos outros e dos jogos de futebol, facultando aos adeptos a possibilidade de assistir a vários jogos numa mesma tarde/noite.

    4.2. Marcação de jogos preferencialmente para a tarde.

    5. OFERTA DE BILHETES E DESCONTOS

    A oferta de bilhetes e descontos pode ser um instrumento importante para atrair adeptos ao pavilhão, numa tentativa de cativar o seu interesse e simultaneamente criar um ambiente mais interessante nos jogos. Estas ofertas poderiam, em muitos dos casos, limitar-se a jogos de previsível menor afluência, ou mesmo a apenas alguns jogos por época.

    5.1. Entradas gratuitas para sócios menores de 14 anos (quando acompanhados por um adulto), sócios reformados e sócios portadores de deficiência.

    5.2. Oferta de bilhetes a detentores de Dragão Caixa Seat para que possam convidar um familiar ou amigo.

    5.3. Bilhetes a preço de sócio para cônjuges e filhos de sócios.

    5.4. Oferta de bilhetes por compras na Loja Azul.

    5.5. Oferta de bilhetes por sorteio entre os associados presentes no Estádio do Dragão em determinado jogo ou entre todos os associados, com aviso por carta.

    5.6. Oferta de bilhetes a ex-atletas do clube e a atletas das camadas jovens de todas as modalidades, incluindo as escolas Dragon Force.

    5.7. Oferta de bilhetes nas instituições visitadas (ver ponto 2.7), bem como a centros sociais, comunidades desfavorecidas, instituições sociais para crianças, lares de idosos, etc.

    5.8. Oferta da revista Dragões aos sócios detentores de Dragão Caixa Seat, a exemplo do que sucede com o Dragon Seat.

    6. OUTROS

    6.1. Oferta aos filhos menores de 10 anos de detentores de Dragon Seat e Dragão Caixa Seat (simultaneamente) da possibilidade de praticar gratuitamente uma modalidade à escolha nas escolas do clube.

    6.2. Maior interacção com os sócios detentores de Dragão Caixa Seat, solicitando activamente críticas e sugestões.

    7. IDEIAS PARA O FINANCIAMENTO DAS MODALIDADES

    7.1. Aumento das quotas em 1 euro, a reverter inteiramente para as modalidades. Este aumento poderia não ser definitivo (ver ponto 7.2) e/ou ser facultativo, eliminando assim o risco de desistências de associados devido ao aumento.

    7.2. Alteração, a curto prazo, da distribuição das receitas provenientes das quotas, passando 25% a reverter para o clube e 75% para a Futebol, SAD, a exemplo do que sucede nos dois principais clubes de Lisboa. Estudo de uma distribuição mais equitativa dessas receitas no futuro próximo, que poderá culminar com a cessação do aumento das quotas mencionado em 7.1.

    7.3. Aposta na atracção de novos sócios, nomeadamente diminuindo o custo de inscrição e/ou atribuindo maiores benefícios a quem se inscreve.

    7.4. Alteração da política de patrocínios, atribuindo a cada secção autonomia para angariar e gerir directamente os próprios patrocínios.

    7.5. Rentabilização do pavilhão, alugando-o para actividades extra-desportivas sempre que possível, sem que isso interfira com o normal funcionamento das modalidades e com as receitas a reverter para as mesmas. Sugerimos, nomeadamente, a utilização do amplo espaço onde está localizado o bar para exposições ou outras actividades culturais.

    Colocamo-nos desde já à disposição para quaisquer esclarecimentos (através do email ---- ou do telefone ----, do signatário ----), sublinhando a nossa total motivação para trabalhar com o clube em prol de um futuro cada vez mais próspero para todas as modalidades do nosso grande Futebol Clube do Porto.

    Os signatários,
    devidamente identificados

36 comentários:

  1. Por razões de ordem profissional, não me foi possível estar presente na Assembleia Geral.

    Ainda assim, já sei que a mesma começou com mais do mesmo...atraso injustificado de uma hora, visto que ao que sei, á hora marcada a direcção ainda não marcava presença na sala.

    Quanto ao resto, excelente contributo do "sector 4", que pelos vistos, recolheu alguma simpatia por parte do presidente. Esperemos que, pelo menos, algumas propostas possam ser implementadas.

    Para finalizar, apenas acrescentar que era bom que houvessem Assembleias Gerais mensalmente...era da forma que as nossas modalidades recebiam os seus salários com maior frequência! Ou será que foi coincidência no dia de hoje as modalidades terem recebido um mês de salários, pese embora o andebol e basket ainda manterem um mês de atraso?

    Um abraço azul

    ResponderEliminar
  2. mas que excelente iniciativa, malta! os meus parabéns pela lisura, a correcção, as boas ideias e a vontade de melhorar o nosso clube. é realmente de Portistas como vocês que precisamos!!!

    um abraço,
    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos

    Eu quero cumprimentar todos os elementos que participaram na AG.

    Uma AG só se torna rica e participativa se os sócios participarem e contribuírem com ideias para sermos cada vez mais fortes e melhores.

    Dou os parabéns, e logo já terei ocasião de falar com vocês, a quem elaborou o dossier com um conjunto de propostas concretas sobre a pouca adesão dos sócios ás modalidades.

    Eu subscrevo grande parte delas, diria mesmo quase a totalidade, tenho dúvidas quanto a algumas.
    Mas conta a iniciativa.

    Blue Boy e companhia!
    Logo falamos melhor.

    Esperemos que o vosso apelo á presença nas modalidades tenha uma resposta positiva já hoje quando ás 21h recebermos o porto-santo em hóquei. Gostava muito, mas infelizmente tenho dúvidas.

    Não estou a ver quem é o Luís, mas ao que me disseram, Pinto da Costa disse no fim que foi das melhores intervenções que gostou de ouvir desde que é presidente do nosso clube.

    Um grande abraço amigos

    ResponderEliminar
  4. Uma lufada de ar fresco, uma iniciativa a que juntei o meu nome com todo o prazer, um exemplo de ser portista. Ali, no local próprio, com objectividade, correcção e de forma construtiva, foram apresentadas propostas válidas sobre as modalidades e no futuro serão, tenho a certeza, apresentadas propostas sobre todo o universo portista.

    Parabéns à malta que teve a ideia, na pessoa do Luís Valadadares, que com serenidade e de forma esclarecida, apresentou a proposta, deu cara por ela e que mereceu total acolhimento junto do Presidente do clube.

    Como diz o Blue na abertura, com portismo assim o futuro está assegurado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caros Portistas,

    Excelente iniciativa muitos parabens. Quero aqui deixar também a minha sugestão para socios, que é na compra de um bilhete para o futebol por mais 2€(isto um exemplo vai ver o futebol +o hoquei e + o andebol), isto tem de ser sugerido no acto de compra do bilhete pelo funcionario do F.C.PORTO ao socio e se tem filho o filho ganha automaticamente um bilhete gratis.
    Campanhas para angariaçao de socios, nas Universidades, nas escolas, nas papelarias e os novos cobradores porem nas caixas do correiodos visinhos portistas (com conivência do proprio socio, informar quem sao os portistas do prédio) informação do género; o seu visinho ja é socio e você anda a dormir???, DRAGAO QUE é DRAGAO TEM O SEU CARTAO; por exemplo pode fazer-se muita, mas muita coisa...

    Abraços e parabéns

    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  6. Foi a primeira vez que estive numa assembleia geral do FC Porto e devo dizer que o grupo onde me inseri (o "tal sector 4") foi responsável por 1/3 ou mais até das pessoas que compareceram.

    Apresentamos o nosso trabalho pela voz do Luís e foi com emoção natural que ouvi depois os elogios do FC Porto "à nossa" intervenção.

    Estamos ali para servir o clube, para fazermos algo por ele, estamos pela positiva e sempre ao lado dos nossos guerreiros das modalidades que merecem tanta consideração qt a equipa de futebol.

    É um privilégio pertencer a este nobre grupo!

    ps- um bj à ENID pelo grande trabalho que lhe coube na elaboração deste dossier.

    ResponderEliminar
  7. Meus sinceros parabéns, é com Portistas como vós que ainda podemos aumentar o grande palmarés que temos!

    Continuam o vosso óptimo trabalho, e só tenho pena de não ter tempo e disponibilidade para acompanhar mais as modalidades, apesar de já ter ido ao andebol, ao hóquei em dias de jogo da bola, já tem marcado esses jogos horas antes da bola, pelo menos já o fiz uma 3 vezes.

    Pena é esse jogo de Hóquei ser a semana, outro problema de quem mora longe e o horário laboral não ajuda nada.


    Saudações DesPortistas

    ResponderEliminar
  8. CHAPEAU !!!

    Parabens pela iniciativa construtiva em prol das modalidades.

    O nosso clube precisa realmente de gente edificadora, com ideias novas, pro-activa, dinamica por forma a continuarmos a crescer a todos os niveis.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Há aqui entre nós 2 pessoas a quem eu gostaria de deixar um comentário de agradecimento, essas pessoas que falo dão-se pelo nome de Lucho que sem a sua ousadia e teimosia este dossier não teria andado para a frente e claro a Enid por tornar real essa iniciativa ouvindo tudo e todos, ninguém foi deixado de fora.

    Também agradecer ao Valadares por mais uma vez conseguir explicar e dando voz ás nossas ideias no unico sítio que conheço onde os Sócios têm voz e liberdade necessária para expor ideias e problemas.

    Foi com orgulho que faço parte desta iniciativa, é um orgulho fazer parte deste Tribunal.

    ResponderEliminar
  10. Tal como o Lucho. também foi a 1ª vez que estive presente numa AG.

    Fiquei bastante feliz pelas palavras do Presidente e por ver reconhecido o trabalho de um grupo de amigos que tentou de uma forma construtiva ajudar o clube a ser cada dia melhor.

    Estou muito orgulhoso dos meus amigos, orgulhoso de nós!

    Queria deixar aqui um agradecimento muito especial à Fernanda, ao Sérgio e ao Luís. Sem eles, a nossa "vitória" de ontem não teria sido conseguida. OBRIGADO!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. Humberto Teixeira29 outubro, 2010

    Agradeço a todos os que de maneira directa, ou indirectamente, fizeram chegar às mais altas instâncias do clube, os anseios e as preocupações de quem vive o clube as 24 horas do dia durante os 365 dias do ano.
    Como tenho o prazer enorme de os conhecer, só me resta afirmar que é com um misto de orgulho e satisfação que leio e ouço, o que se vai comentando sobre este gesto.
    Ao Sérgio, à Fernanda e ao Luís, sem menosprezo por ninguém porque TODOS, mas TODOS, foram e são importantes, um abraço de amizade e gratidão.

    ResponderEliminar
  12. parabéns a todos os que participaram na elaboração do documento e na assembleia.

    "atraso injustificado de uma hora"
    NORTE, não sei o que se passou, actualmente nem sócio sou, mas todas as assembleias gerais, sejam de clubes, empresas ou quaisquer outras instituições, por norma começam uma hora mais tarde porque à hora marcada não existe quorum para funcionamento. os estatutos costumam prever que, à falta de quorum na hora marcada, a assembleia iniciar-se-á passada uma hora com os associados que estejam presentes.

    cumps

    ResponderEliminar
  13. Eu infelizmente não pude estar presente na AG,mas fico tremendamente feliz por saber que este grupo de grandes e fieis portistas conseguiu alertar a nossa direcção para aquilo que se estava a passar.Daí o meu MUITO OBRIGADO!

    E hj lá estamos para mais uma vitória rumo ao deca, e para conhecer a malta do Tribunal pois apesar de estar em quase todos os jogos no caixa,ainda não tive opurtunidade de os conhecer pessoalmente.

    Força Grande Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Grande texto e uma iniciativa louvável !!! com portistas assim o futuro tá garantido sem dúvida !!!

    Posso deixar duas sugestões ? Acho que seria interessante a inclusão de um caixa seat para não sócios, como é o meu caso por exemplo…O mesmo poderia apenas ser válido para as fases regulares e ter duas opções: para todas as modalidades ou para uma modalidade específica. Com um preço acessível (por exemplo, 40/50€ por um caixa seat não sócio para uma modalidade) seria mais um incentivo na minha opinião…E porque não criar igualmente uma opção de sócio exclusiva às modalidades? Com uma quota mais baixa que a quota para o futebol…Talvez sejam ideias um bocado impraticáveis mas, se as acharem viáveis, podem apresentá-las na próxima AG por mim ? :-)

    abraço para todos

    ResponderEliminar
  15. Por razões de ordem temporal não costumo fazer comentários neste excelente Blogue [ o "exclusivo" vai para o Dragão até à Morte, do amigo Vila Pouca], mas sigo-o com regularidade e muito interesse.

    Quero, no entanto, deixar aqui uma palavra de apreço e solidariedade pelo vosso magnífico trabalho exponenciado agora com a proposta ontem apresentada na Assembleia Geral do FCPorto.

    Não se cansem, continuem assim.

    Um abraço e
    Viva o Futebol Clube do Porto!

    ResponderEliminar
  16. Faltou-me acrescentar ao comentário anterior o seguinte:

    é a exemplos como o vosso que chamo "espírito de grupo", que devia estender-se a muitas outras áreas da nossa vida.

    Outro abraço

    ResponderEliminar
  17. "Uma das melhores intervenções desde que sou presidente" - esta frase ficará para sempre gravada a ouro na minha memória. Porque naquela intervenção, em que o Luís esteve 5 estrelas, estava um bocadinho de todos nós.

    Tenho muito orgulho de pertencer a este grupo! Agora vamos ver se o nosso trabalho dá frutos, mas podemos desde já sentir o prazer da missão cumprida. Obrigada a todos!

    ResponderEliminar
  18. caríssimas(os),

    reforço o que já aqui foi (muito bem) comentado: só assim, com civismo, com respeito, com moderação, com apresentação de propostas exequíveis, é que poderemos progredir. e marcar a diferença (pela positiva), também.

    tenho mesmo muito orgulho em ser Portista, car@go!

    por último, uma sugestão: porque (por motivos de "força maior") já não sou associado, logo desconheço o que foi proposto, seria possível fazerem um post dedicado em exclusivo a esse pertinente assunto [como trazer mais adeptos às modalidades]? penso que poderia contribuir (de forma positiva, construtiva) para melhorarmos o nosso Clube.

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  19. Sem tempo para me virar devido a imenso trabalho que me tem impedido de comentar regularmente, verifico um trabalho notável, de gente notável, que respira portismo.
    Um grande abraço de reconhecimento para todos

    ResponderEliminar
  20. NOBIGDEAL,

    Entendo o que diz, mas a situação é esta: para se avaliar a existência ou não de quorum, é preciso lá estar, ou seja, se a direcção não marca presença na hora marcada, nem que estejam 10 mil sócios presentes, a assembleia geral não se inicia.

    Como já disse, nesta não pude estar presente. Mas nas que tenho estado, e já foram várias, esta situação acontece sempre.

    Acho que não há necessidade de tal acontecer, até porque estamos a falar de dias de semana, onde os associados têm que se esforçar para lá estar ás 20:30h.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. NORTE, desculpe a insistência :)
    a assembleia até se pode iniciar sem a presença da direcção, desde que haja quorum. quem tem que estar presente para aferir do quorum ou falta dele é o presidente da mesa da assembleia (que a declara aberta se houver quorum ou determina se aguarde uma hora no caso contrário).

    cumps :)

    ResponderEliminar
  22. já agora mais uma achega, que me desculpem os donos do blogue o excesso de comentários:

    mesmo que estivessem 10.000 associados na hora prevista, a assembleia não teria início.

    O FCPORTO tem cerca de 100.000 sócios, certo? logo, para poder iniciar-se a assembleia em primeira marcação (as tais 20.30 horas) teriam que estar presentes 50.001 sócios, o que seria inédito em qualquer clube do mundo :)

    abraço :)

    ResponderEliminar
  23. Caríssimos,

    Um forte abraço aos promotores desta iniciativa.
    Belos contributos foram dados e só espero que as palavras do presidente tenham sequência em actos.
    Confio bastante nele, noutros é que nem tanto!

    Mantenho relações de cordialidade e até amizade com alguns de vós, e é naturalmente com satisfação que vejo gente jovem como eu, a preocupar-se com o dia a dia e futuro do clube que tanto ama-mos.

    É com tristeza que vejo cada vez menos associados nas Assembleias Gerais, e ontem efectivamente foi o dito "sector 4" que deu um pouco mais de "corpo" ao momento.
    Espero que aqueles que foram pela primeira vez, dêem sequência a essas presenças, pois o clube precisa de vitalidade e associados presentes.

    O simples facto de alguém se deslocar a este tipo de reuniões, denota preocupação e espírito empreendedor.
    Depois é evidente que concordas mais com umas opiniões e intervenções do que com outras, mas em democracia é mesmo assim.

    Transmitir nesses locais as nossas opiniões, dando a cara mesmo que seja para discordar, é o caminho que entendo como correcto.
    Costumo igualmente fazê-lo, mas ontem entendi não o fazer, apesar de continuar a assistir a coisas que não me agradam nem um bocadinho. No entanto, o bom momento que vivemos e estando nas vésperas de receber a carneirada, julguei ser mais adequado remeter-me ao silêncio.

    Um abraço,
    HUGO MIL893

    ResponderEliminar
  24. fonte: jornal OJOGO, 30.10.2010

    http://www.ojogo.pt/26-303/artigo893970.asp

    FC Porto » Pinto da Costa

    Mais adeptos nas modalidades

    "Esta foi uma das melhores intervenções desde que sou presidente". A frase é de Pinto da Costa em resposta à apresentação, feita por um associado do clube na assembleia geral de quinta-feira, de uma série de propostas que visam levar mais adeptos aos jogos das modalidades do FC Porto. O documento, fruto do trabalho de um conjunto de portistas, foi igualmente entregue a Sardoeira Pinto, presidente da Assembleia Geral e, ao que parece, será estudado com atenção por parte dos responsáveis azuis e brancos.

    No primeiro ponto, é sugerida uma melhoria na informação que o clube disponibiliza sobre as modalidades; no segundo, são apresentadas propostas para promover os jogos e dar uma maior visibilidade às "amadoras"; no terceiro ponto, pede-se que as modalidades sejam mais valorizadas pelo clube; no quarto, que, sempre que possível, "os jogos sejam marcados em horários próximos uns dos outros e dos jogos de futebol, facultando aos adeptos a possibilidade de assistir a vários jogos numa mesma tarde/noite"; finalmente, são sugeridas formas de oferecer bilhetes, um instrumento considerado "importante para atrair adeptos ao pavilhão, numa tentativa de cativar o seu interesse e simultaneamente criar um ambiente mais interessante nos jogos".

    ResponderEliminar
  25. @ bLuE bOy

    MUITO OBRIGADO! pela informação, sempre pertinente.

    só para dizer que principio os meus hábitos de leitura sempre pela bluegosfera® e só depois pelo OJOGO.

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  26. ANÓNIMO,

    Não se criem guerras artificiais, e muito menos mentiras sobre a boa fé das pessoas.

    Tenho muitos anos de claque, e portanto não mistures "alhos com bogalhos".

    A claque tem o seu espaço. Este grupo de adeptos tem igualmente o seu espaço. De certeza que ninguém quer invadir o espaço de ninguém.

    Ser portista não é ir só ás modalidades, não é só ir ao futebol, não é ir só assembleias. É fazer de tudo um pouco!

    Se uns não devem querer protagonismos (e não me parece que estejam a querer) os outros devem fazer o mesmo.

    Em relação ás quotas, o que dizes é um absurdo!

    Todos temos responsabilidade de fazer mais e melhor pelo clube...não apenas alguns, da mesma forma que quando fazemos alguma coisa não devemos pensar que somos os maiores. Devemos apenas apenas pensar que cumprimos a nossa obrigação.

    Cumprimentos,
    HUGO MIL893 - Sócio 15044

    ResponderEliminar
  27. sdvaladares30 outubro, 2010

    Apenas quero responder a este último comentário anónimo.

    Protagonismo é coisa que ninguém deste grupo quer. Se há coisa que nos conhece sabe, é a nossa humildade. O único objectivo é ajudar o FC Porto.

    Quanto aos convites, todos, ou quase todos temos Dragão Caixa Seat, PAGAMOS 125 ou 135EUR.

    Quanto às claques, eu adorava ter a curva sul do Caixa cheia todos os jogos. Fosse com convites ou com o que fosse. Éramos imbatíveis em casa, não tenhas dúvidas!

    Quanto a só aparecer nas modalidades, posso dizer que 80% do grupo vai sempre ao Dragão, foi à Figueira, a Vila do Conde, a Guimarães, alguns até à Madeira foram. E logo lá estaremos em Coimbra com o único objectivo de apoiar o FC Porto.

    Abraço,

    Luís Marques

    ResponderEliminar
  28. Os meus parabéns aos meus amigos que tiveram esta ideia e e levaram a quem de direito.
    Dizer mal é fácil, mas dar ideias construtivas já é isso já não é para qualquer um...
    Um grande trabalho e pelo que li Grandes ideias ,nos os que regularmente vamos aos jogos de Pavilhão sabemos muito bem o que é um Grande ambiente ,e o que que isso pode contribuir para os melhores resultados da nossa equipa.
    Não quero falar em nomes porque podia omitir algum, mas sei que são todos de uma dedicação estrema ao F C Porto!
    Mais uma vês digo muito obrigado a quem teve esta ideia e a levou até ao fim !
    Um Grande Abraço .

    ResponderEliminar
  29. Concordo plenamente com o valadares.

    E apesar de não te conhecer pessoalmente dar-te os parabéns pela fantástica intervenção na AG.

    Quanto às medidas propostas penso que são bem pensadas e opurtunas para que as modalidades ganhem a relevância merecida dentro do FC.Porto.

    Quanto aos convites é realmente um absurdo,eu também tenho caixa seat e dragon seat como a maioria das pessoas do sector 4.

    Agora realmente é pena que a bancada sul do caixa só se encha nos jogos "mais importantes".

    E como dizes valadares eramos mesmo imbativeis!

    ResponderEliminar
  30. "1.7. Estabelecimento de parcerias com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e outras instituições que ofereçam formação em Jornalismo ou Comunicação, de forma a que os alunos contribuam, gratuitamente, para uma melhor cobertura informativa das modalidades."

    Olha nem de propósito =))
    Por acaso estou em vias de entrar para o jornal do Curso.Pelo que sei,não dão muita cobertura ao Desporto... http://jpn.icicom.up.pt/desporto/

    ResponderEliminar
  31. "Apesar de ser uma iniciativa interessante nao queiram ganhar protagonismo porque o aumento da quota custa a todos e fica a ideia de que foi uma proposta encoberta.

    Pelo que consta se voces pretendem bilhetes nao o tentem fazer a custa das claques ou evitando que estas os tenham para facilitar a voces que apenas nas modalidades é que apareçem."

    ___________

    Este comentário infeliz de um anónimo deve ser de algum elemento da claque que tem bilhetes de graça para as modalidades e vendem-nos à porta do pavilhão e depois nem nos jogos aparecem.

    Deviam ter vergonha de escrever estas coisas.

    O grupo que fez este trabalho não precisa de entradas pq têm lugar anual no estádio e pavilhão. Fazem isto por amor ao clube. Sem qq ponta de interesse ou de procura de protagonismo.

    ResponderEliminar
  32. Parabéns à Enid, Lucho e ao Luis!

    Tive o prazer de estar ao lado de todo o grupo que apresentou esta exposição.

    É um orgulho enorme poder contribuir com ideias construtivas para o nosso clube!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  33. Uma iniciativa de louvar e no seguimento de muitas que já houveram na historia do clube por diferentes grupos formados para o efeito.

    Daqui a 10 anos veremos que os Bibos portos ainda cá andam ou se não e tesao de mijo!
    E dos que cá andarem, quantos vao sobrar depois dos lideres se venderem como é habitual...

    Veremos, o fruto de muitos em proveito do cabeça!

    ResponderEliminar
  34. plano de destaque direitinho para os «pensantes» desta iniciativa... Lucho, Enid e Valadares... os outros, pelos motivos mais que óbvios, foram literalmente por arrasto.

    aguardemos agora por noticias, que é como quem diz, a ver se caiu ou não em saco roto, este manancial de ideias.

    aguardemos... pacientemente!

    ResponderEliminar
  35. @ anónimo(s):

    valendo o que vale, penso que já houve quem te procurasse esclarecer o que havia para esclarecer, em face dos juízos de intenção que lançaste, sabe-se lá com que motivos... diria até mais, com o maior respeito, aqui, no caso em assunto, se houve quem procurava o «protagonismo», terás sido tu próprio... conseguiste, parabéns!

    de seguida, não deixa de ter determinada piada, se a isso se pode chamar, o «Pelo que consta se voces pretendem bilhetes»... um dia, talvez, queiras explicar isso melhor junto de quem em larga, mas larga maioria, cumpre 3 requisitos minimos para entrar nos anfiteatros do clube: sócios com quotas em dia, detentores do Dragon Seat e detentores do Dragão Caixa Seat... e tudo a pagar, que é como quem diz, a encostar a barriga ao balcão.

    claques, borlas e afins... nunca fomos, não somos e duvido que algum que seja tenha sequer a ideia de se lançar em «claquices»... pela minha parte, opinião pessoal, o fcPORTO está mais que bem servido por 2 grupos de peso, um mais que outro, é verdade, os SD e o C95, que chegam e sobram para aquele apoio que tantos e tantos admiram, respeitam e, meu caso pessoal, fora de casa, façam favor de me dar «mundo ultra»... já em casa, admito, já passei essa fase... mas respeito e admiração total por SD e C95... chegam, sobram e bastam, ponto final parágrafo.

    Agora, se há borlas, se não há borlas, se há mais isto ou aquilo... olhem prá minha cara de preocupado!!!... quero, desejo é que eles cumpram a sua verdadeira função: apoio non-stop ao fcPorto, arrastando toda a restante mole de adeptos atrás... isso, é que é verdadeiramente imporante.

    O que mais se desejaria?!

    Já o aqui foi dito... que fizessem tb do Dragão Caixa, a sua casa «habitué»... coisa que sabemos não ser o caso, ou estarei enganado?... quem me dera que aquele sector SUL estivesse permanente cheio, já não digo lotado, já digo meio-cheio e com isso, não seriamos um 6º ou 8º jogador... seriam muito mais que isso, criando ali um verdadeiro sufoco para qualquer adversário.

    não querer perceber isto, e vir para cá com graçolas (sem graça!), calúnias, contos e ditos, consta-se que, ouvi dizer que, contaram-me que, daqui por 10 anos, daqui por 10 meses, venderem-se, fruto em proveito do cabeça (qual cabeça? se ela existe?!, existe??? nunca me foi apresentada!), etc etc etc... é ser perverso, para não dizer mais!!!

    diz um Amigo algo muito parecido com isto, e há muito que o enraizei na mente, e sei, por experiência própria que todos comungam do mesmo: "o que podes tu fazer pelo clube, em vez de esperar que o clube faça algo por ti?"

    entendeste o alcance da expressão?!

    não procures, nem inventes fantasmas onde eles puramente não existem... tás a perder o teu tempo!!!

    ResponderEliminar
  36. Iniciatia de louvar mesmo. Um grande abraço aos mentores.
    Isto sim. Fazer coisas pelo clube em vez de estarem à espera que o clube faça coisas por eles.
    Parabéns e OBRIGADO.

    ResponderEliminar