18 outubro, 2010

Comunhão de esforços

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Os mais de 40 mil espectadores que se deslocaram ao Dragão num jogo da Taça frente a uma equipa da III divisão comprovam algo que me parece evidente desde o início da época: há muito que não via tanta comunhão de esforços entre a equipa e os adeptos, isto é, os adeptos estão incondicionalmente com a equipa, e esta por sua vez, retribui-lhes com vitórias atrás de vitórias. São 12 em 13 jogos oficiais… uma Supertaça ganha, liderança isolada na Liga, liderança na Liga Europa e passagem à fase de seguinte da Taça… Seria difícil pedir melhor!

Como é óbvio, este FC Porto de AVB não é uma equipa perfeita como quase o comprovam os resultados efectuados até hoje. A equipa tem os seus problemas como o desnecessário “adormecimento” depois de ganhar vantagem, que nos custou 2 pontos em Guimarães, a menor produção de alguns jogadores fundamentais noutras alturas, como por exemplo Cristián Rodriguez ou a falta de instinto matador para golear em certos jogos que parecem totalmente ao alcance da equipa.

No entanto, este FC Porto apresenta características verdadeiramente fundamentais numa equipa que se pretende campeã: é uma equipa segura, consistente, organizada e mágica em certos momentos (cujo principal responsável é HULK!). Além disso, é uma equipa que em certos momentos consegue através da sua estonteante troca de bola em progressão (faz lembrar o famoso jogo rendilhado do grande Barcelona, a equipa que mais gosto ver jogar) arrasar completamente os adversários que defronta. Para que o FC Porto se torne numa equipa quase perfeita é necessário que estes momentos de “magia” se alonguem por mais tempo, estendendo-se ao maior tempo de jogo possível para que os adversários sejam completamente esmagados pela máquina azul e branca. Em tudo o resto, é um FC Porto muito bem “oleado”, e que me tem agradado bastante.

De futebol propriamente dito, penso que está quase tudo dito. Apenas relembrar que o processo de evolução da equipa tem de continuar de forma equilibrada, consistente e, de preferência, com vitórias, ao fim ao cabo, o principal “combustível” para o motor de qualquer equipa.

Gostava também de abordar o outro tipo de futebol, aquele não jogado dentro das 4 linhas, aquele que se move em relvados cujo tapete é tudo menos verde. Não que considere muito importante empolar situações por si só insignificantes devido aos seus patéticos protagonistas, mas para que, de forma nenhuma, se cometam os erros cometidos na época passada, e que depois redundaram em episódios claramente prejudiciais ao FC Porto. Todos perceberão que estou a falar da "ratoeira" montada ao Hulk que este, muito mal, caiu de forma infantil e prejudicial ao clube.

A mim parece-me claro que nesta altura o FC Porto está a ser alvo de vários ataques extra-futebol por parte de um certo e determinado adversário, cujo pânico derivado de um elevado investimento (o maior de sempre!) conjugado com a distancia da liderança e até derrotas europeias frente a lanternas vermelhas da liga alemã (será que as derrotas na Europa também se devem aos árbitros?) levam a que os nervos estejam à flor da pele. E já se sabe, quando os nervos estão à flor da pele a tendência normal do nosso adversário é sempre a mesma: berrar contra tudo e todos; ameaçar não ir aos jogos fora apenas porque sim; chantagear os clubes mais pequenos de modo a que, quiçá, estes lhes prestem vassalagem aquando da sua visita; ameaçar o canal televisivo detentor dos direitos desportivos talvez com a esperança de que este branqueie os maus resultados desse mesmo clube, enfim, um sem número de patetices, idiotices e alarvidades a que já estamos habituados vindo de quem vem.

É preciso que o FC Porto esteja muito atento e acima de tudo imune a todas estas estratégias de diversão da parte do nosso adversário, cujo pânico lhe tolda o raciocínio. Importante é concentrarmo-nos no jogo dentro do campo, nos problemas da equipa que urge serem resolvidos rapidamente, e na melhor estratégia que potencie as qualidades dos jogadores. O importante é a concentração máxima que temos de ter até ao fim da época, ter em conta que nada está ganho, mas continuar a acreditar no processo evolutivo da equipa, apoiando-a acima de tudo nos momentos menos bons, porque nas vitórias é muito fácil apoiar… importante é ser portista sempre, em todas as ocasiões, e independentemente dos resultados obtidos apoiar sempre a equipa!

11 comentários:

  1. Excelente! Um abraço.
    Bibó POOOOORTO!

    ResponderEliminar
  2. Com efeito, é inequívoca a confiança que os portistas depositam na equipa técnica e nos nossos jogadores, sendo necessário que ninguém soçobre ao primeiro desaire que possa, naturalmente, surgir.
    Não é uma confiança insensata, pois os resultados estão aí e o nervosismo de que o nosso principal concorrente dá indícios provam isso mesmo.

    Temos técnico, jogadores, dirigentes e a crença dos adeptos a crescer: não é preciso mais nada para vencer!

    ResponderEliminar
  3. www.espacoultra.pt.vu

    Regista-te, participa e defende as cores do Porto!

    ResponderEliminar
  4. Eu não sabia a quem perguntar isto, mas achei que alguem aqui me saberá responder, é o seguinte: Haverá problemas se eu ir ver um jogo com o cartão de socio de outra pessoa? e se essa pessoa for uma criança (visto ter eu 21 anos)? pode parecer perguntas estúpidas para quem costuma ir ao estádio, mas eu infelizmente so posso seguir o grande dragão pela tv!

    ResponderEliminar
  5. Uma grande posta! Também fiquei espantado por estarem 40 mil no dragão no sábado (embora verdade seja dita, e tem de se dar mérito, estavam a dizer que 5 mil eram de ponte de lima). Mas também no momento actual da equipa, todos os jogos valem a pena ir ver.

    @Diogo
    Já emprestei o cartão a muita gente e até já tive problemas ao entrar com o cartão doutra pessoa por ser dos antigos, mas eles não ligam a isso. Desde que tenhas cartão e bilhete, deve dar para entrar. Mas também não pagas assim tanto para seres sócio.

    ResponderEliminar
  6. Diogo, pode entrar com o cartão de outra pessoa! Se tiver lugar anual só tem de entrar, se não tem de comprar bilhete normalmente.

    Bom post, RCBC!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. O limianos trouxe ao dragao cerca de 5 MIL adeptos...

    Mas afinal quem é o Limianos a beira do grandioso e glorioso?

    Sim porque esses so vao trazer uns miseros 2500 "animais de carga" e os 100 vip´s "chulos e lideres do movimento GAY" , o que pelas minhas contas, sao!!! 2600...

    Isto sem contar que agora para eles virem a PORTOgal, tem que pagar SCUT´s, o que ja deve deixar mais alguns pelo caminho ou nem chegar a sair de marrocos, e tambem nao esquecendo o pedido do SR.Orelhas Vieira, a pedir para as "NN gay´s" e "Diabinhas da Playboy" nao se deslocarem aos jogos fora para apoiar a equipa!!

    Dito isto: FAÇAM O QUE VOS MANDAM E ABANDONEM A EQUIPA, pois para nos PORTOgueses era uma grande ALEGRIA...

    SOMOS TODOS PORTOGUESES ou BENFICogueses?

    PORTOgueses, muito bem floribela, muito bem....

    :):)

    ResponderEliminar
  8. Estádio cheio, pavilhão bem composto e vitórias em todos os jogos.

    Hóquei, Futebol, Basquetebol e Andebol foi um excelente fim-de-semana.

    Estou nas nuvens.

    ResponderEliminar
  9. E esta hein...

    http://1.bp.blogspot.com/_GP5C0yOzGSM/TLsZZcvWi0I/AAAAAAAALTc/WL3qpXZIWW8/s1600/captureb.png

    um abraço

    ResponderEliminar
  10. Bom post, RCBC! ;)

    O importante mesmo é o jogo dentro do campo e aí sim, arrasar com esses mouros!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  11. Linda a festa da Taça na Sábado.
    Os meus parabéns e um grande abraço a todos os Limianos.
    Foi a cereja no topo do bolo para um grande fim de semana de resultados para os séniores do FC Porto em várias modalidades.
    Quanto ao resto...é ganhar em campo que quando eles passam a vida a berrar e em manobras é porque se sentem impotentes para ganhar de forma limpa e justa.

    ResponderEliminar