05 outubro, 2010

Crónica dedicada a um amigo especial...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Este foi um fim de semana especial. Ganhamos todos os jogos das modalidades de pavilhão e ainda tive a oportunidade conhecer pessoalmente o maior Portista dos Açores, o meu amigo "otilious", que tem a particularidade de, tal como eu, ter um fascínio especial pelas tais "outras" modalidades.

Estivemos juntos no Porto/Valongo em hóquei que se jogou no dragão caixa depois de uma tarde em que também se aproveitou para uma visita pelo interior do estádio do dragão. Deu para perceber que se enquadrou perfeitamente no grupo dos "fanáticos" do sector 4 e criou-se uma amizade entre todos para a vida inteira. Muito amor, muita paixão pelo Porto, uma dedicação intensa e um apoio inexcedível, mesmo contra as más ondas de "pipoqueiros e amantes de cinema" que alastram assustadoramente no nosso dragãozinho. Os jogadores sabem bem de quem precisam. Sabem bem onde está a mais valia daquele pavilhão. Por isso se querem "sossego" mudem de sector, ou de clube.

Ao Otilious dedico esta crónica e sei que apesar de estar nos Açores, depois da tarde de sábado, a sua "presença" vai ser sempre uma constante no dragãozinho, o seu espírito e o seu intenso amor ao clube vão estar sempre ali no nosso sector, a sua voz ouvir-se-á à distância através das ondas do Oceano Atlântico. Um abraço!

FC Porto vence na Roménia e até já lidera o campeonato...
( 1º FC PORTO-13 pts e 5 jgs; 2º ABC de Braga-13 pts e 5 jgs; 3º A.Santas, Scp e Slb-13 pts e 5 jgs...)

  • FC Porto, 38 - Ac. São Mamede, 22

  • Energia Pandurii, 25 - FC Porto, 28
O FC Porto antecipou o jogo do campeonato para a quarta feira anterior (lá estive) e venceu tranquilamente a Ac.São Mamede por 16 golos de diferença com destaque para os 10 obtidos por Ricardo Moreira, 7 de Tiago Rocha e 5 de Filipe Mota. Bons pormenores também os demonstrados por Jorge Silva na parte final do encontro (3 belos golos). Os Dragões chegaram este fim de semana ao 1º lugar da prova devido à derrota do Sporting em Águas Santas (estão 5 equipas empatadas com 13 pontos). O próximo jogo do FCP no campeonato é só dia 13 às 21h em Águas Santas (lá estarei) porque este fim de semana há a 2ª mão da EHF.

No jogo da Roménia (1ªmão da 2ª ronda da EHF Cup) os Portistas já ganhavam ao intervalo por 15-11 tendo na 2ª parte confirmado uma excelente vitória por 3 golos de diferença. Neste encontro Wilson Davyes com 9 golos destacou-se logo seguido de Pedro Spínola com 6. A 2ª mão joga-se sábado no dragão caixa (15h-RTP2) e eu lá estarei.

FC Porto em grande nível está na fase final do troféu Pratas...

O FC Porto venceu o Guimarães (68-82) e o Penafiel (59-74) com 2 jogos onde manifestou superioridade inequívoca e onde alinhou sempre na condição de visitante, o que valoriza ainda mais estas duas excelentes prestações. Com estas 2 vitórias ganhamos o grupo e vamos estar na final four que se joga este fim de semana em Ponte de Sôr. No jogo de Guimarães destacou-se João Santos, José Costa e Stempin, todos com 16 pontos, logo seguidos de Terrell com 14. No jogo de Penafiel destacou-se Terrell com 14, logo seguido de Marçal com 13, Andrade e Stempin com 10. Na meia final o Porto joga sábado com o Barreirense às 16h (na outra meia final jogam Sampaense e Ovarense às 18h) e a final é domingo (17h). Destaco que o Barreirense eliminou o Benfica na fase de grupos muito por culpa de uma tremenda vitória do Lusitânia na Luz...

FC Porto inicia campeonato com goleada a um histórico do hóquei...
( 1º FC PORTO-3 pts e 1 jg; 2º Fisica-3 pts e 1 jg; 3º HC Braga-3 pts e 1jg...)

  • FC Porto, 9 - AD Valongo, 2

O FCPorto começou a luta pelo "deca" goleando um histórico da modalidade, um Valongo, que como sempre arrasta uma boa moldura humana ao pavilhão do nosso clube. Lá estive no apoio aos eneacampeões e o mais difícil foi mesmo o 1º golo a 8 minutos do intervalo pelo Argentino Emanuel Garcia (marcou 4 golos). Ao intervalo 3-0 e na 2ª parte um festival dado por Gil e Suissas (ambos bisaram) sobrando um golo para o capitão Filipe Santos. Na próxima ronda o FC Porto visita Tomar (sábado 18h) ainda sem Edo (2º e último jogo de castigo), e diga-se que Nelson Filipe esteve em muito bom plano nesta partida. Em Viana segundo rezam as crónicas o Benfica jogou com 7 e venceu um jogo com um golo decisivo a 4 minutos do fim em superioridade numérica e muito discutível...


Emanuel Garcia

Quatro golos e uma tarde cheia de inspiração frente a um sempre muito combativo Valongo. O Aragentino Emanuel Garcia esteve on-fire e foram dele os 3 primeiros golos da partida. Começa o campeonato em grande forma e dele espera-se muitas mais tardes e noites com esta inspiração e eficácia para que o decacampeonato de hóquei em patins seja mesmo uma realidade...

Saudações Portistas, Lucho

15 comentários:

  1. Muito obrigado por tudo o que fizeram por mim e realmente esse dia de sábado foi inesquecível e agora já posso dizer...ESTIVE COM O TRIBUNAL e sinceramente...quando regressei a "casa" (naquela altura para Lisboa) por um lado estava extremamente feliz por tudo o que se desenrolou nesse dia, mas por outro estava muito triste...uma vez que o dia passou muito rápido e a vontade era mesmo ficar por aí e ver todos os jogos no Dragão...seja no Estádio ou Pavilhão, porque o amor pelo clube é sempre o mesmo!

    Foi um prazer enorme conhecer esses "grandes malucos" pelo FC Porto e felizmente ainda existem adeptos como vós e realmente se não são vocês...aquele pavilhão não era a mesma coisa!

    Um grande abraço amigo Lucho e caso venhas aos Açores um dia destes...serás muito bem recebido, tal como qualquer elemento do tribunal e por isso agora sou eu a esperar por vocês ;)

    Mais uma vez...OBRIGADO por tudo e também pelo facto desta crónica fantástica ser dedicada a mim.


    UM GRANDE ABRAÇO!!!


    otilious



    p.s - Onde arranjaste essa foto? :P

    ResponderEliminar
  2. Um abraço ao Otilious e uma certeza: é bom saber que há mais um "maluco" nos Açores.
    Para o Lucho (o "maluco" n.º 1!), outro abraço.

    ResponderEliminar
  3. Otilious foi um prazer passar o sábado contigo.

    Quanto à ida aos Açores eu também já tinha prometido ao Jorge Silva que ai ver o nosso Porto jogar contra ele no Pico.

    Vamos lá ver como desenrola a coisa!

    Um grande abraço para ti e como é claro Lucho foi mais uma jornada de luta quiri quiri quiri qui quiri quiri quiri qui quiri quiiiiiii.

    Força FC Porto estou mortinho que comece também é o basquetebol.

    ResponderEliminar
  4. Lamentavelmente, este fim-de-semana quem destoou foi a modalidade rainha.

    Muito bem o Andebol, que parece estar de volta. O HÓquei ultrapassou com distinção a perda da Surpertaça. E o Basquetebol está com boas promessas, mas sobre a bola ao cesto, vamos aguardar...

    Quanto ao Otilious, fica para a próxima.

    Um abreaço para todos, principalmente aos ferrinhos do Dragãozinho

    ResponderEliminar
  5. São pessoas como o Otilious que fazem do FC Porto um clube diferente.

    Um grande abraço para um açoriano especial.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Lucho pelo excelente post e pela dedicatória totalmente merecida para o maior Portista dos Açores!

    Otilious, foi um grande prazer para todos nós termos tido a oportunidade de passar o último sábado contigo! Um grande abraço Amigo!

    Hóquei - excelente vitória com alguns momentos fantásticos de hóquei em patins. Emanuel Garcia em grande, mas de destacar também as exibições de Nélson Filipe, Pedro Gil (mais um golo do outro mundo) e Suíssas (a provar que pode ser um excelente reforço).

    Andebol - vitória num ambiente complicado, como é sempre o caso dos jogos disputados na Roménia. Falta a confirmação que chegará no próximo sábado.

    Basquetebol - 2 magníficas vitórias que nos qualificaram para a final-four da competição. Agora é trazer a taça para casa.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  7. É pá... Lucho, diz-me quem é o Otilious na foto... é o rapaz de camisola azul e letras brancas, que está entre o Antilamp e o Tripeiro?

    Um abraço a todos, especialmente ao Deus Otilious!

    ResponderEliminar
  8. Não amigo Rogério, é um que está mais acima com a camisola deste ano do FCP.

    Queria dizer que tive a felicidade de conhecer este grande portista, uma verdadeira enciclopédia desportiva ;) Espero que tenhas gostado da breve passagem pela cidade Invicta e que tenhas gostado de estar com a malta!!

    Um grande abraço para o Faial ;)

    ResponderEliminar
  9. em primeiro lugar, um grande abraço para o «otilius», que não conhecendo tão bem quanto outros, rapidamente me apercebi de toda a sua paixão pelo fcPorto, bem como o conhecimento «geral» de tudo o que é azul-e-branco. Os meus parabéns e um forte abraço.

    em segundo lugar, dizer que este não é será o «maior» dos Portistas dos Açores, pois incluo nesse rol, o «nosso» RCBC que é um Portista dos 7 costados... mas que concerteza, hoje em dia, mais existirão lá concerteza, porque há muito que ultrapassamos a barreira da região para nos instalarmos e solidificarmos além fronteiras, cá dentro, como lá fora.

    por fim, quanto às modalidades em si...

    no ANDEBOL, os bons ventos estão pra lavar e durar... soma e segue!

    no BASQUETEBOL, para surpresa minha, depois daquela desoladora e intragável apresentação aos adeptos, chegar, ver e vencer... com carimbo de passagem à final four do troféu pratas... boa surpresa, mto boa surpresa... a ver vamos se é para manter ou é só fogo de vista.

    no HÓQUEI, cabazada logo de entrada, esperando que a tal «arrogância» tenha ficado por Coimbra, nesta caminhada do Deca.

    ResponderEliminar
  10. Com muita pena minha, não me foi possivél assistir a nenhum dos jogos das modalidades!

    Mas os nossos meninos portaram-se muito bem!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  11. Com um fim-de-semana assim nas modalidades só foi pena o que se passou em Guimarães!

    ResponderEliminar
  12. Ok amigo Tripeiro, acho que o consegui localizar... é o rapaz que está em pé, a bater palmas e a olhar para o lado esquerdo... Hum... parece-me uma pessoa perfeitamente normal... rsrs...

    Agora a sério, e pela minha parte, foi realmente pena a sua estada no Porto não ter coincidido com uma das minhas ocasionais presenças no Dragão Caixa. Teria sido um prazer conhecê-lo pessoalmente. Ficou, no entanto, o "abraço" transmitido em meu nome pelo Sérgio, a quem desde já agradeço.

    Quanto ao jogo, um belo começo dos nossos "Campeões". Este ano a margem de erro será menor. De qualquer forma, apenas temos que nos focarmos em nós próprios e fazermos o nosso trabalhinho, aquilo que tão bem sabemos.

    Uma curiosidade... o Antas de castanho? E sem o cachecol azul-e-branco? Passa-se alguma coisa com ele?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Rogério o problema está na máquina de lavar meu amigo... na máquina de lavar.

    Mas levei as minhas ceroulas do Porto, mas infelizmente já me avisaram que não posso andar nu no pavilhão.

    Vá-se lá saber porquê!

    ResponderEliminar
  14. Pois Antas, bem que elas queriam ver-te nu pelo pavilhão, bem eu vejo como elas não te largam, nem quero imaginar como seria se assim fosse possível... Talvez na festa de comemoração do título, que dizes?

    Um abraço amigo!

    (Off-topic, data da AG do Clube, alguém tem alguma indicação?)

    ResponderEliminar
  15. Rogério é esse mesmo que identificaste à segunda:)

    Um grande dragão!

    abraço malta e até sábado (15h) no local do costume:)

    ResponderEliminar