31 outubro, 2010

Rei Varela na «piscina» de Coimbra

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

árbitros: Duarte Gomes (Lisboa); Assistentes: José Lima e Pedro Garcia; 4º Árbitro: Hélder Malheiro.

ACADÉMICA: Peiser; Pedro Costa, Berger, Orlando e Hélder Cabral; Diogo Melo e Hugo Morais; Sougou, Laionel e Diogo Valente; Miguel Fidalgo.
Substituições: Laionel por Eder (70m), Diogo Valente por Júnior Paraíba (78m) e Pedro Costa por Habib (87m).
Não utilizados: Ricardo, Amoreirinha, Bischoff e Diogo Gomes.
Treinador: Jorge Costa.

FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Hulk, Faclao e Varela.
Substituições: Fernando por Guarín (23 m), Varela por Otamendi (71 m) e Falcao por Cristian Rodríguez (81m).
Não utilizados: Beto, Rafa, Walter e Rúben Micael.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: Varela (42m).

Disciplina: cartão amarelo a João Moutinho (38m), Hélder Cabral (73m), Maicon (90m), Helton (90m), Peiser (90m).

A chuva não tem dado tréguas ao nosso país e a cidade de Coimbra não é excepção, por estes dias. Um autêntico dilúvio fez-se sentir antes e durante o jogo. Perante tamanho temporal, o “novo” relvado do estádio Cidade de Coimbra ressentiu-se. Num relvado destinado à prática de futebol, mais parecia jogar-se pólo aquático, tal a quantidade de água existente no terreno.

O FC Porto de André Villas-Boas habituado a jogar com a bola no pé, a fazer imperar a sua maior qualidade técnica dos seus jogadores viu-se impossibilitado de praticar o seu estilo de jogo, tais as condições do terreno de jogo.

Durante a primeira parte, os azuis-e-brancos foram mais eficazes, mas foi a Académica quem dispôs de mais oportunidades de golo e que melhor se adaptou às condições do campo.

Bom exemplo disso, foi, aos dez minutos, um cruzamento de Miguel Fidalgo que encontrou ao segundo poste a cabeça de Diogo Valente. A verdade é que, em boa posição, o jogador português não conseguiu cabecear com sucesso, com Helton a segurar com facilidade o esférico.

O FC Porto respondeu, ao minuto 19, por intermédio de Falcao. Hulk entrou na área e caiu, reclamando falta de um adversário. Após esse lance, a bola foi a saltitar para o meio da pequena área, onde surgiu Falcao em boa posição, mas o colombiano, perante Peiser, pontapeou na atmosfera, perdendo-se um bom lance de perigo.

Após os primeiros vinte minutos, a equipa de Coimbra perdeu então a vergonha por completo e por várias vezes alvejou a baliza de Helton. A verdade é que Diogo Melo, Laionel e Sougou não conseguiram fazer a bola chegar ao fundo das redes da baliza do FC Porto.

Contra a corrente de jogo, surgiu então o golo do FC Porto. Aos 42 minutos, Álvaro Pereira fez um longo lançamento de linha lateral junto à área da Académica, Berger cortou mal o lance e a bola encaminhou-se para a pequena área pelo ar, aí surgiu Silvestre Varela a rematar à meia-volta, num bom gesto técnico, e a fazer o primeiro golo do jogo.

Durante o primeiro tempo, André Villas-Boas contou com uma contrariedade. Fernando saiu lesionado, no entanto Guarín entrou bem no jogo e a alteração não se fez sentir.

Já no segundo tempo, o FC Porto surgiu mais personalizado, mais perigoso e apostado em justificar a vantagem alcançada na primeira parte. Contudo, apesar de se sucederem as oportunidades de golo, a eficácia evidenciada no primeiro tempo parece mesmo ter ficado no balneário.

Falcao e Hulk dispuseram de uma mão cheia de oportunidades claras de golo, mas os dois jogadores mostraram não querer nada com a baliza defendida por Peiser, esta noite.

Aos 75 minutos, Hélder Cabral tocou com a mão na bola dentro da área e o árbitro Duarte Gomes assinalou grande penalidade. João Moutinho, chamado à conversão do castigo máximo, não fez melhor que os seus colegas, e atirou ao poste, falhando a hipótese de “matar” o jogo.

A Académica continuou, ao longo da segunda parte, a lançar bolas para as costas da defensiva portista, mas Maicon e Rolando mostraram-se intransponíveis, não concedendo espaço a Sougou e Miguel Fidalgo, coisa que tinha acontecido na primeira parte. As alterações levadas a cabo pelo técnico Jorge Costa (Éder, Júnior Paraíba e Habib) acabaram por não ter o efeito desejado.

No último fôlego, a Académica dispôs de um livre perigosíssimo à entrada da área portista. Hugo Morais atirou colocado mas a bola saiu à barra, na recarga Sougou atirou por cima.

Foi com o resultado (0-1), construído no primeiro tempo, que se chegou ao fim da partida. Com esta vitória o FC Porto passa a somar 25 pontos e repõe a vantagem de sete pontos sobre o segundo classificado, o Benfica. Apesar da derrota, a Académica continua no terceiro lugar, à espera do que os restantes adversários possam fazer nesta nona jornada da primeira Liga do futebol.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: "Este jogo era extremamente difícil para ambas as equipas. Foi um jogo de espírito de sacrífico, de bolas longas e de segundas bolas. O próximo jogo não será decisivo. Quem diz que é decisivo não estudou a história do futebol. É uma oportunidade para aumentar a nossa vantagem. O Fernando terá de ser reavaliado."

Hulk: "Estou muito feliz. Graças a Deus que ninguém se lesionou neste campo. Esta exibição mostra a força do Porto. Queremos ser campeões e com a nossa união conseguimos vencer. Pensamos apenas jogo a jogo e hoje só queríamos pensar em subir mais um degrau. Agora é pensar no Besiktas e na Liga Europa."

24 comentários:

  1. Ficando muito contente com esta vitória provisória, mas tendo que ser justo, acho que o jogo nem sequer devia ter começado.

    Defendo que a 2ºparte nem se realize, o menos mau. Porque o mais justo para ambos acho que era a suspensão do jogo.

    Não há jogo praticamente, a bola está constantemente presa, e acho lamentável a atitude do árbitro.

    Destaco o tremendo esforço que os jogadores de parte a parte tão a fazer, mas para mim o jogo devia ser suspenso.

    Volto no fim!

    ResponderEliminar
  2. 2ºparte muito boa da nossa equipa!
    das melhores até agora.

    Mas mantenho a tese de que este jogo não se deveria ter jogado hoje.

    ResponderEliminar
  3. Apesar das tentativas de prejudicar o F. C. POrto, obrigando à realização do jogo naquelas condições impraticáveis, o Porto venceu em Coimbra e manteve a distância dos mouros, mostrando que, apesar do que eles querem fazer crer, o Porto é que faz pressão sobre eles, porque não perde como eles tanto queriam...
    Ridículas as afirmações do Jorge Costa e dos futebolistas da Académica, no final do jogo; mas se dos jogadores ainda se entende, porque dos que mais se mostraram lixados bem se sabe que simpatizam com a mouraria, já o Bicho mostrou que é um ingrato e esquecido do seu percurso, demonstarndo nunca mais merecer qualquer simpatia da malta do Porto.
    Grande vitória do FCP e agora venham os gayvotas para os arrumarmos de vez!!!

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Vitória mais que justificada do Porto que assim receberá um dos candidatos ao título com vantagem substancial na tabela classificativa. O que é importante !

    Quanto ao jogo : Não sei se vi um jogo de Water-Polo ou de futebol.

    Não costumo criticar arbitragens. E sei que também é fácil falar de campos batidos. Porém, eu acho que foi vergonhoso que o árbitro tivesse autorizado o jogo com um campo em tal estado que desfavoreceu do princípio até ao fim a equipa do Porto.

    E sem entrar em qualquer misticismo, como canta Jorge Ben, Deus é justo e verdadeiro !

    E ganhou a melhor equipa !

    Mas aqueles momentos finais de sofrimento não eram necessários.

    Impossível ter um juízo quanto a uma equipa de futebol que joga numa piscina. Mas acho que o Guarin foi útil no miolo.

    O Porto tem colectivo mesmo na piscina : LOL!

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Boas,
    Nem um dilúvio nos conseguiu parar, isto a prova a raça que nós temos e que estamos preparados para defrontar o besiktas para a liga europa e o benfica para a liga zon sagres.

    abraço

    Comentem sff no meu blogue:

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Confrade Porto maravilha,envio-lhe uma saudaçâo (longinqua) deste lado (di) cá do oceâno Atlântico , com a sua mesma alegria da vitória aquática obtida hoje ! O NOSSO PORTO É PARA TODO TERRENO , POR CIMA DE TODA A FOLHA ! E , PARA TODOS/as OS/as PORTISTAS , um abraçâo c/ saudades por nâo poder estar d corpo, alma e goela, agora nesse proximo encontro , dos 10 pontinhos de vantagem sobre os segundôes habituados a esperar 5 anos !
    BIBÓ NOSSO PODEROSO PORTO !

    ResponderEliminar
  7. É desumano fazer jogar naquelas condições. Também acho que o jogo não deveria ter-se realizado.

    Mas… Com sol, chuva ou neve, a nossa equipa está apta a ganhar sempre. Foi, mais uma vez, a demonstração do poder de um conjunto que, comandado por AVB, denota espírito de sacrifício e solidariedade admiráveis. Assim se faz um Campeão!

    Beluschi, Maicon e Guarin foram os que melhor se adaptaram ao relvado. Com Falcão e Moutinho, realizaram exibição a condizer com as características do jogo.

    Bravo para a fantástica claque portista! Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  8. Eu também sou da opinião que o jogo não se devia ter realizado...

    Valeu pela vitória, parabéns pelo esforço dos jogadadores, é desumano jogar num campo com aquelas condições!

    E parabéns á nossa que claque que apesar do mau tempo esteve em peso, a apoiar o nosso clube!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  9. Que grande vitória hoje do meu FCPorto,obviamente esta grande 'vitória' não incluo a exebição devido ás caracteristicas do campo/piscina,mas sim da entrega,do querer e força de vontade que demonstraram perante uma equipa também ela agerrida
    á imagem no bom sentido do seu treinador.Esta equipa está de parabéns á muito que não via assim uma equipa do Porto com esta raça.

    Não gosto de fazer este tipo de juizos mas tenho dúvidas que com JF saissemos hoje de Coimbra com os 3 pontos,parece-me que o AVB sabe como motivar os jogadores e gostei como ele segurou o meio-campo e anulou a Académica na segunda parte.

    Bibó Porto rumo ao titulo que nos pertence.

    ResponderEliminar
  10. Pelo que me constou, foi o próprio FCPorto que não se mostrou muito interessado em alterar a data deste jogo devido ao apertadissimo calendário. Se é verdade ou não... não sei.

    ResponderEliminar
  11. Vejo futebol há mais de 40 anos e nunca vi um jogo ser disputado nas condições em que foi disputado o Académica/F.C.Porto. Ou melhor, vi um, mas foi interrompido ao intervalo, o F.C.Porto/Anderlecht no ano de 1978. Que o futebol é um jogo de Inverno, é verdade, mas tem de ser disputado num terreno de jogo em condições mínimas. E hoje, no Municipal de Coimbra, o campo estava impraticável, sem as mínimas condições, parecia uma piscina, que a cada lance colocava em perigo a integridade física dos jogadores. Saiu a lotaria à equipa portista, é verdade, mas também é verdade que o estado do terreno prejudicou mais o conjunto de André Villas-Boas, mais tecnicista, com um futebol mais apoiado, mais trabalhado e que atacava mais na procura da vitória. Somos uma boa equipa de futebol, mas e hoje ficou claramente demonstrado, não somos uma boa equipa de Pólo Aquático.


    Ganhamos, era o mais importante, porque é ganhando estes jogos que se ganham campeonatos, mas mesmo tendo ganho, não posso deixar de colocar algumas perguntas: porque se realizou o jogo naquelas condições? Porque deixou Duarte Gomes que o jogo se efectuasse, com o campo num estado que não permitia que a bola rolasse, propício a choques, que poderiam resultar em lesões graves? Não terá Fernando sido vítima, das circunstâncias em que se realizou o encontro? O que esperava o juíz de Lisboa, ao permitir que o jogo se realizasse? Tenho uma teoria, mas o futebol precisa de tranquilidade, de paz e por isso não digo, o que me apetecia dizer, sobre as razões que levaram o moranguito sem açucar, a não adiar o jogo.


    Como entendo que o jogo não se devia ter realizado, não vou falar de mais nada, nem sequer da monstruosa exibição de Belluschi, nem do belíssimo golo de Varela que valeu os 3 pontos, mas não posso deixar de dizer e para terminar, que bicada de bicho não faz mossa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Bom dia,

    Foi uma vitória de garra e luta!
    Foram bravos os nossos jogadores.
    Belluschi, Varela, Moutinho, Guarin e Alvaro foram uns guerreiros!
    Pena as 4 oportunidades de golo claro falhadas na segunda parte (uma delas o penalti).
    Poderíamos ter vencido tranquilamente o jogo.
    O relvado estava impraticável, a bola não rolava, havia perigo para a integridade física dos jogadores (Fernando saiu lesionado), e o árbitro poderia e deveria invocar a Lei 5, e parar o jogo temporariamente, suspendê-lo ou interrompê-lo definitivamente por razões de interferência de acontecimentos exteriores (chuva intensa que levou ao mau estado do relvado).
    Felizmente tudo correu bem e vencemos!

    A Liga tem de repensar estas autorizações para a realização de concertos musicais, no decorrer da época desportiva.

    O central Orlando devia estar com o cérebro encharcado de água, quando afirmou «A vitória do F.C. Porto não é justa»
    Este gajo ou é burro ou mouro... e desculpem a redundância!
    O FC Porto teve 4 oportunidades de golo "cantado" na segunda parte.
    A Académica limitou-se a enviar já em tempos de descontos uma bola à barra de livre directo!

    Duarte Gomes fez uma péssima arbitragem. Na primeira parte não nos deixou jogar. Marcou faltas inexistentes contra nós, e deixou por marcar outras a nosso favor.
    Penso que o golo é mal anulado ao Falcao.
    Senão fosse o fiscal de linha teria ficado por assinar aquela grande penalidade evidente.
    Quanto à alegada grande penalidade cometida por Maicon é inexistente. Maicon tem os braços junto ao tronco, e a bola do peito ressalta ao ante-braço.

    O FC Porto foi um justo vencedor, pois lutou mais num relvado deplorável, e foi a equipa que mais procurou vencer a partida.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Bom Dia,

    Antes de maisacho que o jogo não se devia ter realizado. Foi provavelmento dos piores jogos que ja vi. Provavelmente o arbitro achou que talvez fosse uma forma de nos limitar. Para alem do golo anulado e por ai fora.
    Do jogo em si extraio mais uma vez a vontade de ganhar a raça e a entrega de todos, porque jogo jogado não houve.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Curioso que o melhor em campo ,pelo menos para mim, foi Belluschi. Pareceu adaptar-se melhor do que qualquer outro jogador ao relvado. O picar da bola mal a recebia é sinal que este rapaz já jogou em alguns batatais.

    Só não gostei de mais uma troca no marcador do penalti. Quase nos custou 2 pontos. Isso e a desinspiração do Falcao.

    De resto foram todos bravos, é uma equipa à Porto carago!

    ResponderEliminar
  15. caríssimos,

    acho que no jogo de ontem só faltaram as barbatanas ;)

    @ miguel_canadá

    não senhor! os dirigentes do FC Porto tentaram, isso sim, que o jogo não se realizasse. foi a irredutibilidade do sr. de amarelo (uma cor a condizer o sorriso de alguns milhões que eu cá sei) que fez com que a partida se desenrolasse naquelas condições. enfim, mais um que adorou meter água na noite de ontem ;)

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  16. Não se verificaram os pressupostos da anulação do jogo ou da sua suspensão, pelo a sua realização está correcta.

    Os riscos para os jogadores poderem contrair lesões é comparável ao dos pescadores quando enfrentam intempéries ou aos condutores de viaturas em condições de mau tempo.

    O futebol que se pratica nestas condições também tem beleza e nada perde em emotividade e espectacularidade.

    Foi admirável o comportamento dos jogadores ontem à noite em Coimbra, com a vitória insofismável da melhor equipa, cuja exibição não foi compensada com maior pecúlio no resultado.

    Maicon, Bellushi, A. Pereira, João Messinho, Sapunaru, têm direito a algum destaque em relação a Hulk, Falcao, Rolando, Helton, Guarin, Fernando, Otamendi e Rodriguez, que também merecem ser considerados heróis.

    ResponderEliminar
  17. Inqualificável! Como é que foi possível jogar futebol, num relvado daqueles? Não havia as minimas condições, uma autêntica piscina que parecia esta noite o Estádio Cidade de Coimbra, quem queria bom futebol, infelizmente não o pode ter.

    Já para não falar na transmissão da TVI, que para além de ter começado após o inicio da partida, teve alguns cortes ao longo do jogo, a televisão e o relvado estavam bem um para o outro!

    Mais uma vitória importante por parte da nossa equipa, num terreno bastante complicado (hoje ainda mais) e com os Dragões a manterem a tradição, de não perderem em Coimbra. De realçar o fantástico apoio dos adeptos portistas, que se fizeram ouvir durante os 90 minutos, sem dúvida que foram fundamentais nesta vitória, sendo o 12º jogador.

    Devido ao estado do terreno, antevia-se um jogo bastante complicado, a bola corria mal e os jogadores não sabiam ao certo onde a bola ia cair, parar, etc... um jogo a apelar para a inteligência dos jogadores e para o seu fisíco e resistência. Numa partida que não estava a ser muito boa, ao minuto 43 surge um remate fabuloso de Varela, que coloca os Dragões em vantagem e estabelecendo o resultado final.

    Na 2ª parte, o FCPorto dispôs de várias opurtunidades para ampliar a vantagem, inclusivé teve um penalty desperdiçado por Moutinho, que enviou a bola ao ferro da baliza de Peiser. Com tanta opurtunidade falhada, já ao cair do pano, a equipa comandada por Jorge Costa podia ter causado um balde de água fria aos azuis e brancos, num livre à entrada da área, a Académica envia a bola à barra e na sequência do lance, o jogador dos 'estudantes' falha com a baliza praticamente aberta.

    3 pontos fundamentais para a conquista do título!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Num jogo que não se devia ter realizado mas que servia propósitos "obscuros" como alguma expulsão, resultado incerto, sobrecarga física para além do razoável e com um jogo a meio da semana e menos um dia de recuperação do que o inimigo, toca a andar.
    E o que é certo é que mesmo assim demos uma boa resposta e fizemos o mais importante que foi ganhar e deixar os tipos murchos, porque em caso de perda de pontos a histeria ia ser total.
    Mesmo assim, um bom golo do Aimar já está transformado em caso sério e as loas ao jogador não páram, qual motivação extra...
    Mas também é isto que nos motiva...

    ResponderEliminar
  19. O FC Porto demonstrou toda a sua força e classe, mesmo em condições adversas para a prática do futebol.

    Este jogo trouxe-me à lembrança a fantástica epopeia de Tóquio, em Dezembro de 1987. A final da Intercontinental disputada sob um manto de neve!.

    Pois bem, na neve, na água ou num belo relvado, os Dragões mostram a sua raça.

    Vitória mais que justa e até escassa face às oportunidades desperdiçadas.

    O meu destaque vai para o enorme espírito de sacrifício, de entreajuda e do querer vencer, que todos os jogadores portistas evidenciaram, demonstrando fibra de campeões.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Vitória só possível devido ao grande espírito de equipa que existe no actual FCP de Avb.

    3 pontos importantíssimos!

    ResponderEliminar
  21. Vitória à Porto! Mai nada! Agora é dizimar os nenucos em casa! Até os comemos carago!

    ResponderEliminar
  22. É verdade, é com estas vitórias que se ganham campeonatos!

    Três pontos preciosos para o nosso FC Porto, num terreno impraticavel para se jogar futebol, com um arbitro ladrão a apitar só para um lado e com os incasáveis ultras portistas nas bancadas, que lá se deslocaram e deram festival na superior sul do municipal de coimbra!

    Mais uma alegria!

    ResponderEliminar
  23. Boas,

    Grande jogo do FCPorto pelo espiríto de sacrifício demonstrado por todos os jogadores. Sorte é o que se pode dizer do facto de não termos perdido pontos neste jogo apesar do resultado ser inteiramente justo.
    Só tenho dizer que fiquei com muita pena que o Moutinho tivesse falhado o penalti, pela raça que tem mostrado merecia ter sido feliz.

    Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  24. Vitória com suor, sacrifício e aquele calafrio final com a bola na barra...

    Penso que este jogo demonstrou mais uma vez a fibra dos jogadores e do AVB, com uma raça que faltou em grande dose ao Porto do Jesualdo...Também não é de estranhar pois AVB é portista desde pequenino e certamente é fácil para ele incutir aos jogadores o que é ser Porto !

    Bibó Porto Carago :-)

    ResponderEliminar