07 outubro, 2010

Hoje não é dia de futebol

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Nem sempre concordo com o Rui Moreira. Como também, várias vezes, não concordo com muitos portistas por quem tenho respeito e consideração. Não há nada de mais natural neste mundo.

Sei, de experiência feita, que quem tem de falar de qualquer assunto publicamente, seja ele qual for, corre sempre o risco de desagradar a este ou aquele, e muitas vezes expõe-se à crítica dos seus próprios correligionários.

Claro que estou a pensar em gente que pensa pela sua própria cabeça e não de papagaios que cumprem apenas a função de ser a voz do dono.

O Rui Moreira é dos primeiros: pensa pela sua cabeça e não tem medo de dar a sua opinião.

Claro que estou a pensar no que se passou na última terça-feira no programa Trio de Ataque. Só quem não estiver atento ou cego pelas, muitas vezes fúteis, discussões futebolísticas é que pode julgar, porém, que o que se passou teve alguma coisa a ver com futebol. Longe, muito longe disso.

Quem acredita no Estado de Direito, quem acredita que há uma escala de valores, quem acredita que os fins não justificam os meios, não pode pactuar com ilegalidades, vilanias e infâmias.



Perdoem-me que fale da minha experiência pessoal. Acho que o primeiro-ministro é um mau político, penso que não tem capacidade para ser o líder do nosso país, até sou capaz de imaginar que ele é culpado em alguns processos de que foi acusado. Mas, quando vieram a lume umas escutas feitas ilegalmente e que jamais podiam ser divulgadas fui um dos primeiros a condenar a situação. Chamaram-me todos os nomes possíveis e imaginários, a pior coisa foi a de me apodarem de socretista.

Pouco me importou: há limites que não se passam, há princípios sagrados, há momentos em que as pessoas se definem.

O primeiro telefonema que recebi, depois do episódio de terça-feira, foi de um amigo benfiquista. Disse-me que tinha ficado com uma enorme admiração pelo Rui Moreira, que enquanto existirem pessoas que pactuam com atropelos à lei e aos sagrados princípios democráticos não viveremos numa sociedade justa e livre. Pois é, é de valores que falamos quando falamos destes assuntos.

O Rui Moreira não pactuou com o nojo, com a imundice, com a desonestidade.

Desculpem qualquer coisinha, mas esta semana o futebol passa para segundo plano, há coisas mais importantes.

P.S. O nosso Porto empatou em Guimarães porque não foi capaz de ganhar, porque não foi competente e porque mostrou uma atitude sobranceira. O resto é conversa para enganar tolos.

11 comentários:

  1. Pedro, completamente de acordo com tudo o que escreveu no seu post!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. de acordo, como de costume.

    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar
  3. Concordo inteiramente com a ideia do post.

    A questão fundamental é que parece que muita gente se esquece do que se passou: Pinto da Costa e o FC Porto (ao contrario de outros que nao foram investigados) foram investigados até ao mais ínfimo pormenor, foram levados a julgamento depois de várias reaberturas do processo (algumas delas através de livros de prostitutas!) e no fim foram ABSOLVIDOS! E é isto que faz confusão à cabeça de muitas pessoas… É com isto que as pessoas não se conformam, é isto que enraivece as pessoas… mas esta é a verdade nua e crua!

    No fundo o que se discute é a escolha de 2 situações: justiça feita pelo povo de acordo com as convicções pessoais de cada um ou justiça feita pelos tribunais que mal ou bem é conduzida por juízes, advogados e demais agentes da justiça pagos para o efeito.

    Para mim não há duvida de qual a melhor…

    De resto, quanto aos vários ataques de que o nosso clube tem sido alvo, apenas deixo uma mensagem à cambada de cabrões(desculpem o termo) que se entretêm em ter uma psicose obsessiva contra o FC Porto: que continuem a atacar-nos, difamar-nos ou injuriar-nos que isto só nos tornará mais fortes! Porque ataques vindos de cabroes de m**** não mexem um milímetro com a capacidade de vitória de um grande clube que se chama FCPORTO!

    O cheiro a m**** enoja-me, e à volta deste assunto já há demasiada nojeira, aproveitamento ordinario e cirurgico por parte dos nossos adversarios...Por isso, quanto mais nos atacarem, mais irão sofrer na pele e em campo as consequencias...a escolha é deles, porque parece que os 5-1 dos últimos 2 jogos não bastou!

    Continuaremos cada vez mais fortes!

    ResponderEliminar
  4. “Nem sempre concordo com o Rui Moreira”; “O Rui Moreira não pactuou com o nojo, com a imundice, com a desonestidade.”; “Quem acredita no Estado de Direito, quem acredita que há uma escala de valores, quem acredita que os fins não justificam os meios, não pode pactuar com ilegalidades, vilanias e infâmias.”

    Eu e muitos mais revemo-nos nestas palavras de Pedro Marques Lopes que tão bem expressam o sentimento, a verdade, a verticalidade.

    Nesta “república das bananas” onde se arregimentam arguidos antes de o serem, onde se julga e condena na praça pública com “sentenças” publicadas nos pasquins da ordem, onde se viola a lei para denegrir pessoas e estuprar a dignidade, ainda há coragem para enfrentar a “vilania e a infâmia”.

    Obrigado Rui Moreira, obrigado Pedro Marques Lopes.

    ResponderEliminar
  5. Contra o centralismo e tentativa de abate ao FCP:

    http://tascadepalmeira.blogspot.com/

    Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  6. Nada a acrescentar, o Pedro disse tudo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. No ano passado não se ouviu falar dos Apitos e das Escutas pois ganharam o campeonato dos túneis. Este ano, como a temporada começou mal para benfas já se divulgam novas escutas e começasse novamente a fazer justiça do povo. Ainda não vi a resolução do problema dos arbitros ameaçado no ano passado pelo adepto do slb, não interessa - isto não é coação!!

    ResponderEliminar
  8. Enquanto houver paineleiros, sem capacidade de pensar pelas próprias cabecinhas, que é o caso dos, AVP, Searas, Lopes, Cervans e o pior de todos, Gomes da Silva (isto foi ministro?) que antes dos programas passam pela casa do dono, para lerem as cabulas que vão depois zurrar na tv, está tudo dito.

    ResponderEliminar
  9. "O nosso Porto empatou em Guimarães porque não foi capaz de ganhar, porque não foi competente e porque mostrou uma atitude sobranceira. O resto é conversa para enganar tolos."
    Quase que subscrevia as tuas palavras mas não concordo que o 'resto' deva ser subestimado.

    Quase parafraseando o realizador, valha-nos os blogs que fazem o trabalho que deveria ser feito pela comunicação social e pela justiça:
    http://oantilampiao.blogspot.com/2010/10/cuidado-com-nossa-instituicao.html
    http://maisportista.blogspot.com/2010/10/mais-provas-do-roubo-de-guimaraes.html
    http://maisportista.blogspot.com/2010/10/os-caes-ladraram-e-caravana-abana-mas.html

    ResponderEliminar
  10. Não posso estar mais de acordo, consigo e... com o Rui Moreira.

    ResponderEliminar