06 outubro, 2010

Não gostei, ponto final, parágrafo [com ADENDA]

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

05/10/2010
Declaração do treinador do FC Porto


No seguimento do jogo com V. Guimarães e após a análise de imagens divulgadas esta terça-feira, o treinador do FC Porto, André Villas-Boas, decidiu fazer a seguinte declaração:

«Na sequência de uma série de imagens proporcionadas hoje pela TVI sobre o lance na grande área do Guimarães, e que originou a minha expulsão, confirma-se que não há realmente caso para grande penalidade. Nessa jogada as críticas são infundadas e injustas. No entanto, esta reapreciação não apaga uma sequência de erros, cuja referência mantenho e que devem ser analisados à 10ª jornada. Estaremos, pois, atentos ao rigor e à ponderação dados pelo presidente da Comissão de Arbitragem às faltas de Ricardo e João Alves sobre Falcao e João Moutinho, respectivamente, e à entrada violenta por trás do João Paulo sobre Falcao. Para além disto, houve dois foras-de-jogo mal assinalados, sendo que um dos quais deixava o Falcao isolado frente ao guarda-redes».

fonte: fcporto.pt



[para esclarecimento, o conteúdo deste meu post foi publicado ainda antes de ter conhecimento do comunicado no site do fcPorto... que mantenho no essencial, sem tirar uma única vírgula!]

Para que não restem desde logo dúvidas, explico desde já do que "não gostei!", até para evitar mal entendidos desnecessários. Não, não gostei nem um pouco do discurso de André Villas-Boas no final do jogo, sem que isso invalide por A+B que de facto, o «xistrema» tenha andado por Espanha do Minho na noite de 2ª feira, obviamente, estava bom de ver, com baterias apontadas para nos provocar e até quiçá, enervar qb... o que conseguiu, com nota de excelência.

Recordo ainda como se tivesse sido ontem, o roubo de catedral com que fomos presenteados na final da Supertaça em Aveiro, e ali, provamos se preciso fosse, que não há «xistrema» algum que derrote a vontade, o querer e bom futebol do fcPORTO. Se não estão recordados, deliciem-se com essas incidências.



Agora, só porque determinados clubes de ciclistas com nome de bairro, a toda a hora, aparecem a chorar em público e a fazer figuras tristes, quais virgens ofendidas, vamos nós tambem copiar esse papel?

Tanto tempo calados, e quando deveriamos ter falado de facto, com casos que entram pelos olhos adentro de qualquer um (vide o caso da Supertaça, como outros tantos que já ocorreram só nesta época), e vamos agora entrar neste espectáculo deprimente, pelos vistos, sem sentido ou razão nenhuma? Poupem-me!!!

Já o disse e volto a repetir as vezes que precisas forem. No jogo jogado, o fcPORTO merecia claramente os 3 pontos da vitória, se mesmo até com 10 jogadores encostamos os Espanhóis do Minho às cordas, com estes a defender com unhas e dentes o empate, sempre naquele jogo «à Lamas» de pontapé pá bancada, no entanto, penso, espero e desejo fortemente que estes 2 pontos perdidos ponham os nossos com a cabeça no lugar e acima de tudo, não se prestem a tristes espectáculos próprio dos «maus perdedores», ou melhor dizendo, sim, falem muito e bem, mas quando a razão nos assistir, mas nunca entrando nestes jogos de bastidores que na minha opinião, que vale o que vale, só trará instabilidade, fazendo um favor a toda a Comunicação Social que já suspirava por um tónico destes, vendo o seu «predilecto» já bem atrasado na luta pelo título.

Gosto muito de ouvir os «outros» a berrar com insistência, se possivel até, semanalmente... agora, ver os «nossos» nesse estilo, quando não o deviam fazer, esquecendo-se de falar quando o deveriam de facto fazer, não gosto, ponto final, parágrafo.

Se querem um conselho, querendo falar, e muita matéria haveria já para falar só nesta época desportiva, falem destas aqui, que são tão só, um pequenino balanço das imagens pouco divulgadas e discutidas na praça pública...



A verdade é só uma, e é com essa que temos que ir para a guerra, se preciso for até, contra tudo e contra to(l)os, pois já demonstramos e provamos o porquê deste fcPORTO estar em primeiro e imbatível, naquela toada de pressão alta, com jogo colectivo e de alta rotação... tudo o resto, são caminhos que não deveremos percorrer apenas e só nas horas da derrota (neste caso, do empate), mas sim, sempre que tal se justifique, mesmo que no final dessa partida, o tenhamos ganho por 2, 3 ou 5 a zero. De outra maneira, fica mal, muito mal... é a minha opinião, que pouco ou nada vale.

17 comentários:

  1. «Declaração do treinador do FC Porto

    No seguimento do jogo com V. Guimarães e após a análise de imagens divulgadas esta terça-feira, o treinador do FC Porto, André Villas-Boas, decidiu fazer a seguinte declaração:

    «Na sequência de uma série de imagens proporcionadas hoje pela TVI sobre o lance na grande área do Guimarães, e que originou a minha expulsão, confirma-se que não há realmente caso para grande penalidade. Nessa jogada as críticas são infundadas e injustas. No entanto, esta reapreciação não apaga uma sequência de erros, cuja referência mantenho e que devem ser analisados à 10ª jornada. Estaremos, pois, atentos ao rigor e à ponderação dados pelo presidente da Comissão de Arbitragem às faltas de Ricardo e João Alves sobre Falcao e João Moutinho, respectivamente, e à entrada violenta por trás do João Paulo sobre Falcao. Para além disto, houve dois foras-de-jogo mal assinalados, sendo que um dos quais deixava o Falcao isolado frente ao guarda-redes»
    In site do F.C.Porto

    Blue, duas coisas distintas: uma foi o adormecimento, o deixa andar, que já tinha acontecido em Sófia, voltou a acontecer ontem e não se pode repetir. Villas-Boas tem de estar consciente disso.

    Outra coisa, são as declarações e aí eu vejo apenas um um aviso, para dizer: "se todos gritam, se já se movimentam, MAI, escutas, máquinas de propaganda, comunicados, etc, então eu também vou gritar. E como vês, foi bem ouvido.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo!!!
    Tambem nao gostei, por muito que agora tenha vindo de certa forma retratar-se ainda que puxando novos casos do "xistrema", a verdade é que ate posso perceber o fim que pretendia alcançar mas o meio foi ridiculo e digamos que foi mal acessorado por quem devia ter tido a capacidade para engendrar um discurso melhor preparado.
    A arbitragem pode nao ter sido a mais feliz, mas os casos trazidos a baila sao infelizes, nao ha penalty e Fucile so merecia o vermelho, o 2º amarelo ate foi o menor dos problemas.
    Queriam chamar pra baila o "xistrema" tinha os lances de J.Paulo e J.Alves com entradas passiveis de "alaranjado", tinhas os fora de jogo tirados descabidamente, tinha a alegaçao que Rodriguez poderia ter-se isolado no lance em que é derrubado a entrada da area ja perto do final, tinha a possibilidade de alegar irregularidade no lance do golo de Faouzi, por possivel mao no controlo de bola do jogador vitoriano, tinha que reclamar de certos lances serem escalpelizados pelos media ate ao tutano quando a cor é a que se sabe, e quando o jogo é do FCP passa uma vez e num so angulo, podiam alegar a deprimencia dos comentadores que fazem os nossos jogos, e depois sao os outros que se queixam de pouca isençao de SPORTTVS e afins, tinham tanto por onde pegar. Ainda hoje se pode assistir ao que se passa nos Média, o programa trio de ataque nao mostrou um unico lance passivel de vermelho ao jogadore encarnados no jogo frente ao Braga, estou a falar da cotovelada de Maxi a ALAN ou da intençao de pontapear o jogar bracarense apos ter sofrido falta deste...isso nao passou, mas nao faltou a do SAlino em Gaitan!!!Isso sim é diferente tratamento, ou o porque de JEsus poder por as orelhas a zunir ao 4 arbitro e afins e Villas boas bastam duas palavras mal dadas e tem a bancada como destino!!!


    PS: @ RUI MOREIRA, se esteve bem ao denunicar o auto de fe de Antonio Pedro Vasconcelos durante o programa trio de ataque, ja o facto de nao ter regressado ao referido programa só ajudou a branquear parte das coisas que todos querem que passem sem serem faladas...Todos sabemos que os que defedem as nossas cores sao importante pra pelo menos saberem que estamos atentos!!!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Vila Pouca,

    o «mea culpa» de AVB só lhe fica bem... e outra coisa não seria sequer de esperar, em face do «cavalo de batalha» d'areia que ontem construiu na conferência de imprensa.

    neste aspecto, estamos completamente de acordo... completamente!

    pelo outro lado, também estamos completamente de acordo... com um senão, que parece menor, mas que de menor, para mim, não tem nada... falar sim, nem que seja para ajudar na confusão ou no berreiro, mas sempre e sempre, ganhando, empatando ou perdendo... agora, quando só nesta época, já tivemos algumas tão evidentes e claras, combatidas com total silêncio de nossa parte, para quê falar logo no primeiro meio-desaire? e da forma como foi feito? com estrebuchamentos daquele modo vindos do banco? isso, soa a quê? afinal quem está na frente? quem ainda tem 7 d'avanço? poupem-me!!!

    como tive já oportunidade de (re)escrever no post, o comunicado do fcPORTO vem reparar apenas o acessório... mas para mim, não o essencial!

    ResponderEliminar
  4. Blue: dizes que a tua opinião “pouco ou nada vale”. Vale, vale. E vale como portista que se preza de o ser. Vale como portista que intransigentemente defende o seu Clube. Toda a opinião de portistas indefectíveis é válida.

    Ontem estava a ler as primeiras reacções às declarações, a quente, de AVB e pensei: houve tantas e boas oportunidades para desancar na cambada vermelha (pasquins incluídos) e saímos a terreiro numa ocasião inoportuna. É claro que muita gente compreendeu a intenção de André (e/ou da assessoria de imprensa do FCP): carregar sobre o vendido Vítor Pereira e sobre os palhaços do choradinho. Contudo não foram sopesados os argumentos, ao ponto de ser necessário emitir um comunicado do nosso treinador. Era escusado pois na conferência de imprensa AVB teria o ensejo de esgrimir outras/só queixas (bem fundamentadas) da arbitragem do “xistrema”.

    Depois, por acaso (já que não sou seguidor dos debates televisivos a três – nada aprendo e enervo-me), ouvi o asqueroso, arrogante e pretensioso “lagartixa” Eduardo Barroso. Este que abomina André Villas-Boas (porreiro, pá! O nosso treinador não precisa das tuas baboseiras e, intelectualmente, é muito superior a ti) aproveitou para desancar nele acolitado pelo “milhafre depenado” Fernando Seara. Francisco José Viegas assistiu quase impávido e sereno… Fiquei furioso… Fiquei furioso porque cedemos “a guarda” ao bandido. Não o podemos fazer.

    O importante é isto. Sou adepto do combate constante e intransigente aos inimigos do FC Porto. Já lá vai o tempo em que, à mínima borrasca, saltava a terreiro o nosso grande Presidente e, ou partia a loiça ou punha tudo em pratos limpos. Os tempos são outros, é certo, mas o FC Porto tem de ter uma estratégia de combate alicerçada nos princípios que Pinto da Costa instituiu no Clube. Temos de estar por cima para atacar e atacar nos momentos oportunos. Não podemos fazê-lo com “a guarda” em baixo, como ontem aconteceu. O FC Porto tem de arquitectar um sistema que responda eficaz e prontamente aos torpes ataques que sofre. O clube não pode delegar essa missão em treinadores. Estes podem fazê-lo pontualmente, mas não como única voz activa e audível. Foi deprimente assistir, no ano passado, a um Jesualdo (pouco protegido) protagonizar toda a defesa às investidas dos nossos adversários. Que não se caia no mesmo erro com André Villas-Boas um treinador jovem que precisa de apoio institucional e não só. Lembremo-nos que este sistema tem sido muito criticado por bastantes e ilustres portistas. Com justeza, com pertinência.

    Em suma: a tua mensagem, Blue, é correcta. Não é nas derrotas, por serem derrotas, que devemos queixar-nos (podemos perder por culpa própria…), mas quando for realmente preciso contra-atacar, seja nas mais retumbantes vitórias, seja nas mais inócuas derrotas. “Olho por olho, dente por dente”… Permite-me evocar um exemplo a reter: em 4 de Abril de 1920, o FC Porto foi ganhar ao Benfica em Lisboa. Depois… Bem, depois, não digo mais nada… O que é certo é que Alexandre Cal, capitão portista, fez publicar uma carta de indignação pelo sucedido… E volto a não dizer senão isto: essa missiva é um paradigma da revolta que devemos manifestar sempre que nos ataquem ou ofendam a nossa dignidade. E devemos reagir fortes e com dignidade.
    Nota: como os nossos leitores sabem, a carta de que se fala aqui será publicada no próximo post da “História do FC Porto”.

    Uma última palavra a todos os amigos portistas: nós somos adeptos de um grande Clube que tem um grande Presidente, uma grande equipa de futebol, um grande treinador, uma grande estrutura desportiva, uma massa de associados e simpatizantes de valor ímpar. Não é um empate, a perda de dois pontos, que faz que deixemos de ser o que somos. Quem tem de se preocupar são os nossos adversários. FORÇA PORTO! Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. anónimo ;)

    já recebi o email e um anexo.
    penso termos mto pa conversar
    e pode haver mto interesse pa quem nós sabemos.

    amanhã respondo sem falta.
    fica atento ao teu email.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. Eh pá! Vem aí bomba! Oxalá seja das fortes e... boas.
    Fico expectante.

    ResponderEliminar
  7. Tive que ir várias vezes ver se tinhas sido tu o autor....confirma-se : não gostei!
    Até tu Brutus, já agora hás-de dizer se também gostas de ser ...e ficar calado em defesa do civismo e da boa educação...
    Dou por terminada a minha vinda neste blogue. Vale o que vale.

    ResponderEliminar
  8. A minha opinião
    http://1jornada1cronica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Estou como o Vila Pouca.

    "Outra coisa, são as declarações e aí eu vejo apenas um um aviso, para dizer: "se todos gritam, se já se movimentam, MAI, escutas, máquinas de propaganda, comunicados, etc, então eu também vou gritar. E como vês, foi bem ouvido."

    Querem guerra? vAMOS A isso.
    Se o lance q escolheu foi bom ou mau é irrelevante. A explosão deve-se a uma série de erros desse fdp.

    Dragão com chama. Mais nada.


    De resto, UNIÃO! mAIS MADA...

    ResponderEliminar
  10. Eu concordo inteiramente com o que o BlueBoy refere neste post.

    Quer queiramos, quer não, houve uma clara precipitação nas declarações de AVB acerca daquele lance do penaltie. O mais incrível é que todos nós percebemos que alguém lhe deve ter avisado de tais lances, o director de comunicação ou mesmo alguém que estivesse a ver o jogo. E o mais incrível ainda é que todos nós já percebemos que havia lances em que poderíamos nos ter queixado e não o fizemos:

    - lance do golo do Faouzi. Estou certo que se a TVI mostrasse melhor as imagens desse lance, ficariam engasgados com a conclusão final de que o golo era ilegal. E aí não vinham as capas de jornais com o desmentido de AVB.

    - várias entradas de jogadores do Vitoria, sem a respectiva punição disciplinar.

    - fora-de-jogo muito mal assinalado a Falcao, em que o colombiano se isolava perante Nilson.

    Bastava referir estas 3 situações e não havia imagens televisivas que valessem para que os jornais de hj viessem empolar o desmentido de AVB.

    Foi um claro caso de precipitação do nosso treinador, ainda para mais num jogo em que tivemos razão em vários lances. AVB acertou no conteúdo, mas errou nos exemplos dados!

    No entanto, estou certo que este empate e as devidas ilações que dele se vão retirar, nomeadamente o adormecimento da equipa em certos momentos de jogo irão permitir que não se repitam os mesmos erros e que a equipa mantenha alta rotação nos próximos jogos. Prefiro baixar o ritmo em jogos de outras competições, mas no campeonato manter um nível elevado os 90m. Porque qualidade, abundância de opções, classe e categoria não faltam ao plantel e equipa técnica.
    FORÇA FC PORTO!!

    ResponderEliminar
  11. deixo o Jorge Maia dizer- bem melhor que eu - o que acho disto:
    "André Villas-Boas é jovem e impetuoso, dois "defeitos" que costumam passar com o tempo. Se não fosse tão jovem, nem tão impetuoso, poderia ter tido a presença de espírito para dar os "parabéns" a Carlos Xistra pela sua arbitragem. Foi o que Jesus fez no Marítimo-Benfica: deu os "parabéns" a João Capela. E deu-lhos com vontade. Aliás, a vontade de dar os "parabéns" ao árbitro era tanta que não parou de esbracejar na direcção dele durante todo o jogo, não resistindo a partilhar as suas boas intenções com o quarto árbitro, que lhe foi pedindo paciência, explicando-lhe que não, não podia estar a gritar-lhe assim os "parabéns" desde a linha lateral por tudo e por nada. E no final do jogo, foi ver Jesus apressar-se na direcção de João Capela e perder uns bons três ou quatro minutos a dar-lhe efusivamente os "parabéns", no que, de resto, foi acompanhado por Carlos Martins e Rui Costa. Uma festa, com o árbitro no centro, sem reacção. O problema é que nunca se sabe quais são as festas e os "parabéns" que deixam os árbitros assim, sem reacção."

    ResponderEliminar
  12. amigo blue boy

    tem email a aguardar resposta

    cpr

    ResponderEliminar
  13. a ver
    http://oantilampiao.blogspot.com/2010/10/agressao-de-maxi-alan.html

    ResponderEliminar
  14. Caro autor deste texto,
    Estou consigo. O Vilas Boas tem de "estar por cima" e não manifestar-se por um detalhe. O clube é que devia já ter produzido um apanhado tal como você o fez aqui. Aliás pedia-lhe para mo enviar por e-mail, se puder, porque é uma arma terrível (joaquimpintodasilva@gmail.com).
    Acredito, esta luta não é apenas futebol, esta luta é por um país de verdade e em que os melhores sejam apreciados e não denegridos.
    Um abraço de Bruxelas.
    Joaquim

    ResponderEliminar
  15. Boas

    queria deixar ainda uma opinião sobre o jogo de guimarães e não fazendo de advogado do diabo:

    - Todas as resposições de bola do guimarães foram efectuadas para o lado direito da nossa defesa, onde o fucile, mesmo com o handicap da altura, ganhou todos os lances aos avançados do guimarães, com excepção no lance do golo onde foi batido de forma quase infantil.

    - O avançado do vitória, ganha bem a posição mas controla a bola com as mãos, como se pode ver em: http://www.youtube.com/watch?v=VcNwcMDPgIY&feature=player_embedded

    - AVB teve mal na primeira substituição. Rodriguez está claramente ainda em fora de forma (parece pesado), como se viu frente as CSKA. e não seria a melhor alternativa a Varela, que também estava a passar ao lado do jogo. O ideal na altura, como AVB fez noutras situações, seria fazer entrar Souza de forma a melhor controlar o jogo.

    - Mal AVB nas declarações pós jogo, mas pareceu-em mal aconselhado pelo Cerqueira. Este até à data apenas aparecia a abrir portas ao PC e a ligar microfones. Até que ponto a relação entre AVB e Cerqueira não saiu de forma irremediavelmente prejudicada?

    - O lance do penalty o Edgar também está claramente a agarrar Fucile e o xistra só tem a visão de frente do lance, por isso, não marcou penalty porque não viu. Mas a dualidade de critérios nos amarelos foi gritante (ver as entradas por trás sobre o Falcão e algumas entradas na seguda parte ao Hulk)

    . Estes dois pontos perdidos até poderão ser benéficos de forma à estrutura cerrar mais fileiras, que o ano não vai ser fácil. O JJ já anunciou que tem as pastilhas para a segunda volta. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  16. Um forte aplauso para Dr. Rui Moreira, tomou a atitude certa, só peca por tardia.

    ResponderEliminar
  17. Absolutamente de acordo, bLue.

    Abraço

    ResponderEliminar