12 outubro, 2010

Primeira festa nas modalidades de pavilhão 2010/11

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A remodelação operada na equipa dirigente do basquetebol do FC Porto com a nomeação de Júlio Matos para vice-presidente do FC Porto e responsável máximo da modalidade teve este domingo um 1º motivo para celebração. O FC Porto venceu o 1º troféu oficial da época, Torneio António Pratas, e parte agora para a luta pelo título Nacional 7 anos depois… Matos não mexeu na equipa técnica (e fez bem), composta por Moncho, João Tiago e Diogo Gomes, contratou 2 Portugueses de valor inquestionável, Miguel Miranda e João Santos, manteve os melhores da última época (Andrade, Marçal, Stempin e Terrell…) e contratou Ogirri que, ou muito me engano, ou não ficará por cá muito tempo, embora o facto da sua recente lesão o possa ainda estar a limitar.

Se queremos realmente destronar o Benfica (possui na prática 4 estrangeiros pois Heshimu Evans “virou” Português) temos que ter um 3º estrangeiro (base) de valor acima da média e este poderá não ser essa peça fulcral que tanto necessitamos (o base veterano José Costa foi também uma boa jogada de Matos, mas não chega).

Na época passada a boa equipa que tínhamos (e Hunt era bem melhor que Ogirri, segundo me dizem, porque não vi ainda nenhum jogo desta época) chegou para vencermos a taça da liga e a taça de Portugal mas faltou ainda um “passo mais” para o título Nacional. Esta época começou bem mas cuidado com essa última cartada… esta foi a 1ª conquista das modalidades de pavilhão 2010/11 depois de no futebol profissional já termos ganho a supertaça Nacional (vitória por 2-0 em Aveiro diante do Benfica).

Que seja a 1ª de muitas conquistas, qualquer que seja a modalidade e o escalão, é o meu (nosso) desejo!



ANDEBOL

FC Porto segue na Taça EHF e visita amanhã o Águas Santas...
( 1º Benfica-16 pts e 6 jgs; 2º ABC de Braga-16 pts e 6 jgs; 4º FC PORTO-13 pts e 5 jgs...)

  • FC Porto, 28 - Energia Pandurii, 19
O FC Porto venceu os Romenos do Pandurii por 9 golos de diferença numa 2ª mão em que foram notórios os diferentes níveis de classe entre as duas formações. Os Dragões ao intervalo já venciam por 13-8 e na 2ª metade deu para rodar todo o plantel (onde pára Augusto Pedro?) com bons pormenores de Jorge Silva, Gilberto e Miguel Marinho. O melhor marcador foi Ricardo Moreira com 5 golos, logo seguido de Mota, Gilberto e Dario, todos com 4 e Tiago com 3. Lá estive no meio dos quase 800 espectadores presentes e conto estar amanhã (21h) no fecho da jornada 6 do campeonato em Águas Santas onde o FC Porto vai tentar apanhar ABC e Benfica no 1º posto. Nesta ronda o Sporting voltou a perder, de forma surpreendente em casa diante do Madeira. Relembro que no domingo (17h RTP2) o FC Porto recebe o Sporting e eu lá estarei... Por último, de referir que hoje pelas 10 horas o FC Porto já sabe o adversário (que será bem complicado-Dunaferr da Hungria) para os 16 avos de final da taça EHF.



BASQUETEBOL

FC Porto vence 1º troféu oficial da temporada do basquetebol...
("Final four" do troféu António Pratas/LPB disputou-se este fim de semana em Ponte de Sôr)

  • FC Porto, 89 - Barreirense, 64

  • FC Porto, 68 - Ovarense, 59
O FC Porto tinha eliminado em 2 jogos fora de casa Guimarães e Penafiel e disputou com o Barreirense (vencedor do grupo onde estava o Benfica) o acesso à final em Ponte de Sôr, palco desta final four. No jogo de sábado os Dragões dominaram claramente e triunfaram sem contestação com grandes exibições de Stempin (19 pontos) e Miguel Miranda (14) numa partida onde o seu base Sean Ogirri marcou 10 pontos.

No domingo a Ovarense deu grande réplica na final desta 1ª competição da temporada e ao intervalo o Porto só ganhava por 2 pontos (34-32). No 3º período os Dragões que dominaram a luta das tabelas acabaram por se destacar mais um pouco (53-46) e confirmaram no período final uma vitória justa que foi quase totalmente "abafada" pela imprensa Nacional. Parabéns aos pupilos de Moncho Lopez sendo de destacar nesta final Julian Terrell com 15 pontos seguido de Carlos Andrade e Stempin com 13 cada. O FC Porto venceu a 1ª de 6 provas que pretende vencer nesta temporada 2010/11 e sucedeu ao Guimarães na lista de vencedores desta prova de abertura da época desportiva. Sábado pelas 21h começa o campeonato com o FC Porto a receber no dragão caixa o V.Guimarães, jogo que começa logo a seguir ao nosso jogo de futebol na taça.



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto ganha em Tomar e segue na frente do campeonato...
( 1º FC PORTO-6 pts e 2 jgs; 2º Limianos-6 pts e 2 jgs; 3º Benfica-6 pts e 2jgs...)

  • Sp.Tomar, 2 - FC Porto, 4
O FC Porto conseguiu em Tomar a 2ª vitória no campeonato batendo a formação local de forma justa mas sempre com boa réplica por parte dos verde-brancos. Pedro Moreira e Reinaldo Ventura deram a vantagem de 2-0 ao intervalo para os dragões, que na segunda parte aos 11 e 12 minutos acabaram com o jogo com golos de Filipe Santos e Pedro Gil (0-4). Na parte final os árbitros que só viam faltas contra os Dragões fartaram-se marcar livres directos obrigando o FCP a jogar com menos 2 jogadores durante uns segundos. O Tomar reduziu mas não havia tempo para mais. Na próxima jornada o FC Porto recebe o Cascais pelas 15 horas de sábado no dragão caixa (às 19h há jogo da taça de Portugal com o Limianos em futebol no estádio do dragão e depois às 21h há basquetebol de novo no pavilhão azul e branco).



DRAGÃO D'OIRO

Gregory Stempin

Duas belas exibições de Stempin nesta final four fazem com que justifique esta nomeação. Julian Terrell esteve enorme na final com 15 pontos e 12 ressaltos (no dia anterior esteve discreto) mas Stempin brilhou em ambos os jogos com 19 pontos e 8 ressaltos na semi-final e 13 pontos e 5 ressaltos na final. Com um Stempin assim, todos os nossos sonhos se justificam...



Saudações Portistas, Lucho.

22 comentários:

  1. Pois é Lucho, quando o Porto ganha a "nossa" CS dá apenas em rodapé.

    No entanto, como adepto do basquete em particular, gostei muito desta vitória até porque os gayvotas já estavam cheios de peito. Eles fizeram um investimento enorme este ano e, por isso, se queremos ser campeões, temos de ter uma equipa forte e coesa e acertar nos americanos.

    O hóquei, depois do desastre da supertaça, voltou a encarreirar e voltou a o seu costume: as vitórias. Acredito que vamos ganhar o Deca mas acho que este ano vai ser bem difícil até porque os gayvotas parece que encontraram não 1 mas 3 ou 4 poços de petróleo tal é o investimento feito nas modalidades de pavilhão.

    Quanto ao andebol, gostei bastante, em especial dos miúdos na 2ª parte pois mostraram enorme qualidade. Apenas um senão que me me tem parecido existir nesta equipa: a falta de um bom rematador de 1ª linha que faz com que a equipa sinta dificuldades contra defesas 6X0 tal como aconteceu na eliminatória da champions e voltou a acontecer em alguns períodos do jogo de sábado e igual no jogo com o ABC.
    Apesar de tudo, acredito que Obradovic tem nos miúdos jogadores para resolver esse problema.

    ResponderEliminar
  2. Este ano, tenho muita esperança na equipa de basquete.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. No ANDEBOL e HÓQUEI, vitórias naturais com superioridade inequívoca. Continuam sem dinheiro mas com honra!

    Importante a passagem do andebol á ronda seguinte, numa demonstração de capacidade e força, deixando boas indicações para a necessária vitória já na quarta-feira em Águas Santas.

    Os eneacampeões, deram mais um passo rumo ao deca, vencendo em Tomar perante uma dupla de arbitragem com um dos elementos a ser "persona non grata" há já muito tempo. É necessário muito apoio fora de casa, pois é lá que nos vão tentar encalhar a revalidação do título.

    Guardando mais espaço para o BASKET. onde me congratulo desde já com a vitória alcançada.
    Espero que o Júlio Matos seja melhor dirigente do que treinador, pois nessa vertente estamos conversados. Como portista que sei que é, desejo-lhe felicidades nesta nova aventura que teve um início muito positivo.

    Deixar sair Jeremy Hunt não me deixou satisfeito. A saída de Paulo Cunha cheirou a ingratidão. A ausência de opções a João Figueiredo pareceu pura burrice. A contratação de José Costa (grande profissional e jogador) parece "um meter a cabeça na areia", tendo ele 36 anos.
    É óbvio que o nosso problema está no base e em mais uma solução para o jogo interior.

    Queremos ganhar o campeonato? Então ataquemos devidamente as lacunas do plantel, não estando apenas preocupados em espetar alfinetadas nos opositores vermelhos, pagando-as a peso de ouro, quando falta dinheiros noutras modalidades.

    Moncho Lopez tem a minha confiança, tal como toda a equipa técnica.
    Espero que a secção esqueça o "fato e gravata" substituindo-o pelo "fato de macaco".

    ResponderEliminar
  4. O F.C.Porto é um clube sério e que honra os seus compromissos. Pode, circunstancialmente, fruto da conjuntura, ter dificuldades, mas não fica a dever nada a ninguém.

    Andebol, bela vitória, deu para rodar e ganhar tranquilamente. Lucho, não estarás a ser muito optimista quando dizes que estavam 800 pessoas?
    Esperemos que o sorteio seja simpático.

    Hóquei, continua a ganhar e mesmo com mais dificuldades, acredito que o 10º vai ser uma realidade.

    Basqutebol, espero que seja esta época. Um clube com os pergaminhos que o F.C.Porto tem na modalidade, não pode estar tantos anos sem ser campeão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Vila Pouca:

    Segundo os números oficiais fornecidos pelo FCP estavam no Caixa no andebol 788 espectadores.

    ResponderEliminar
  6. Depois da 1ª alegria no basket, que é a modalidade que mais aprecio, espero que a conquista do campeonato seja uma realidade embora como já foi aqui referido, o plantel apresente aparentes lacunas...

    No andebol o resultado final foi revelador das diferenças entre as equipas, mas a 1ª parte foi um bocado esquisita durantes largos minutos com constantes falhanços incriveis de um lado e do outro...

    Off topic:
    Alguém me pode dizer onde fica o pavilhão do águas santas ?

    Abraço

    http://saboraporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Pavilhão Municipal de Águas Santas

    Fica na Rua Ferreira de Castro (perto do cruzamento do alto da Maia) que se situa entre águas santas e ermesinde).


    http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=Rua+Ferreira+de+Castro+84,+Maia&sll=41.20709,-8.56048&sspn=0.037646,0.090551&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Ferreira+de+Castro+84,+Maia&t=h&z=16&iwloc=A

    ResponderEliminar
  8. Dunaferr SE VS FC Porto/Vitalis

    Vamos jogar com os Hungaros e temos q vingar aquela eliminatória de 2001/02 que perdemos por golos fora...

    Dunaferr SE vs F.C. do Porto 25 : 15
    F.C. do Porto vs Dunaferr SE 29 : 19

    ResponderEliminar
  9. @Lucho

    Obrigado pela info sobre o pavilhão!

    Contra os húngaros é pra ganhar mas não vai ser fácil...

    Como nota de curiosidade, acrescento ao que referiste que em 2006/2007 eliminaram o Madeira SAD(31-24 na hungria e derrota 30-27 na madeira)...

    abraço

    ResponderEliminar
  10. Equipa da Semana: Basket/FC Porto

    Coleccionar troféus enquanto o título não chega


    O treinador do FC Porto, Moncho López, não esconde que o título é o principal objectivo da equipa que orienta, no entanto, as vitórias como aquela que conseguiu no passado fim-de-semana, no Troféu António Pratas, servem para manter a ambição do grupo e, ao mesmo tempo, cumprir a filosofia do clube que passa por "entrar para ganhar em todas as competições onde se insere".

    "Apresentamos um basquetebol bonito de se ver, mesmo sabendo que no início da época não é fácil manter regular a qualidade de jogo", explicou a O JOGO Moncho López a propósito da vitória portista em Ponte de Sôr. Aliás, o técnico recorda que "na época passada, o FC Porto também venceu todos os jogos até à final, tendo apenas perdido para o Guimarães e, depois disso, jogou todas as finais possíveis e foram quatro". O treinador lamenta é que "os adeptos do FC Porto não tenham podido ver estes jogos".

    Com novos jogadores, López, prefere destacar os mais jovens como "o Pedro Catarino e o Diogo Correia que se mostraram importantes nos minutos que jogaram". Sobre os restantes, o espanhol gostou do que viu, tanto dos reforços portugueses como dos estrangeiros, e "mesmo o base Sean Ogirri que vinha de uma lesão, mostrou estar preparado".

    Questionado sobre a qualidade do plantel, comparativamente ao do ano transacto, para tentar travar a hegemonia benfiquista, Moncho López mostra-se... diplomático: "O FC Porto tem sempre um bom plantel, o da época passada também era bom e só no final é que poderemos aferir se funcionaram bem ou não, mas uma coisa é certa, temos um grupo com boa auto-estima, motivado e consciente de que precisamos de continuar a trabalhar muito", sustentou o treinador dos dragões.

    O campeonato da Liga arranca já no próximo fim-de-semana, com os azuis e brancos a receberem, pelas 21 horas, o Guimarães. "O FC Porto está pronto para mais esta prova como, aliás, é a sua obrigação", concluiu Moncho López.


    Ganhar uma prova sem jogar em casa
    O FC Porto ganhou o Troféu António Pratas sem ter realizado qualquer jogo no Dragão Caixa, numa final à qual assistiram pouco mais de 50 pessoas. O JOGO tentou saber, junto de Moncho López, se o modelo competitivo em Espanha, para este tipo de provas é semelhante: "Em Espanha, provas destas, tipo Taça do Rey, são jogadas numa cidade onde há basquetebol e organizadas por um dos clubes envolvidos. Uma prova com jogos casa-fora é sempre melhor, sobretudo, para os adeptos dos clubes envolvidos", disse o treinador portista.


    NÚMEROS
    3
    Troféus conquistados por Moncho López. Taça de Portugal, Troféu Hugo dos Santos e Troféu António Pratas

    6
    Épocas sem o FC Porto conquistar o título nacional

    17
    Meses de Moncho López ao serviço do FC Porto

    (ojogo.pt)

    ResponderEliminar
  11. ____________

    Carlos Andrade: «Estamos conscientes que vamos crescer»

    jogador confia num fc porto mais forte

    Carlos Andrade foi, juntamente com Julian Terrell, dos jogadores mais influentes no triunfo do FC Porto sobre a Ovarense e na consequente conquista do Troféu António Pratas, prova que abriu a nova temporada. O internacional português, de 32 anos, foi o autor de um duplo-duplo (13 pontos e 10 ressaltos), na vitória portista por 68-59.

    “É sempre bom começar a época a vencer. É importante, principalmente por ser o primeiro objetivo da temporada”, começou por nos dizer, ontem, Carlos Andrade.

    Contudo, o experiente extremo da equipa liderada por Moncho López, acredita que a equipa vai ainda evoluir. “Estamos conscientes que vamos crescer e melhorar ainda mais e que alcançaremos, esta época, outras vitórias”, salientou.

    Elogio a Diogo Correia

    Carlos Andrade considera que os reforços desta época permitiram criar uma equipa do FC Porto que constitui um misto de experiência e juventude. “A integração dos novos jogadores está a decorrer de forma perfeita. Atletas com a experiência e qualidade de Miguel Miranda, João Santos e José Costa, apesar de terem vindo este ano para o FC Porto, acabam por ser fundamentais na ajuda aos jogadores mais novos, dos quais destaco o Diogo Correia, jogador que está a surpreender toda a gente. É um jovem humilde e trabalhador e só espero que se mantenha assim, pois é um jogador de muito futuro”, vaticinou, convicto, o extremo internacional português.

    (rascord)

    ResponderEliminar
  12. Belo começo da nossa equipa de basquetebol! Acredito que seja este ano, assim o espero!

    Hóquei e Andebol, normal!

    Amanhã lá estarei no pavilhão do Águas Santas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Que tenha sido a primeira festa de muitas, é o que todos nós desejamos para as nossas secções de andebol, hóquei e basquetebol ao longo desta época.

    Basquetebol - excelente início de temporada com uma vitória que promete. Continuamos a precisar de um base, se esse reforço for de qualidade podemos bater-nos de igual para igual com os vermelhuscos.

    Andebol - confirmamos a vitória que tínhamos alcançado na Roménia. Nota-se que a equipa está a crescer, isto depois da natural quebra psicológica após a elminação da Champions.

    Hóquei - mais uma vitória no caminho para o DECA.

    Um grande abraço!

    PS: Amanhã, todos ao pavilhão do Águas Santas!

    ResponderEliminar
  14. Primeiro destaque como é claro para o primeiro troféu da temporada pelo nosso basquetebol.

    Moncho já provou que a Eliminar é Rei e já conta com 3 Troféus.

    Além de excelentes indicações que o Basquetebol está a dar com uma equipa mais "magra" que a anterior, dá outro ânimo aos jogadores no arranque que aí se adivinha.

    Por isso estão de parabéns, sábado lá estarei mais um vez para o inicio da luta.

    Depois o nosso Andebol, ganhar fora dá outro ânimo e outro fôlego, jogamos mais descontraídos e já se nota algum trabalho nos recém chegados, é uma equipa que eu deposito muita confiança aliás quase cega mas não sou o único conto com o meu companheiro de bancada Lucho.

    Quarta-feira na Maia lá estarei para apoiar o nosso clube num jogo que se adivinha difícil, contra uma adversário que se reforçou bem e com muita experiência, só espera que com estes condimentos todos não se lembrem de uma dupla de arbitragem autista para estragar aquilo que será sem dúvida um grande jogo.

    Por fim a minha modalidade o Hóquei, pouco se sabia do recém-promovido Tomar, não consegui estar presente infelizmente mas tive observadores de luxo, amigos que sempre que o FC Porto joga para aqueles lados lá vão eles ver os jogos.

    Arbitragem foi exemplar, a 2 minutos do fim a equipa da casa contava com apenas 2 faltas de equipa enquanto o FC Porto já coleccionava a 10ª, e quando faltava 1:43 segundos lá houve expulsão para Emanuel e azul para o Reinaldo é assim que se inclinam pavilhões é contra isto que jogamos nestes últimos 10 anos no hóquei porque haveria de ser diferente agora, vamos combater esta arbitragem, vamos apoiar onde for preciso a nossa equipa que esta consegue levar avante o lema "contra tudo e contra todos".

    Referência ao golo do Pedro Gil que pelo que me contaram é um hino ao hóquei patins e claro o Nelson que tem estado muito bem.

    Sábado lá estarei contra o Cascais para receber o parolo do Carlitos é escusado dizer mas "vais sofrer cão.."

    Lucho aquele abraço e malta vamos todos ter um sábado de sonho.

    15h Hóquei, 17h Futebol e 19h Basquetebol que luxo.

    ResponderEliminar
  15. ANTAS:

    hoquei 15h

    futebol 19h

    basket 21h

    ResponderEliminar
  16. Meu amigo obrigado, sendo assim vou ás bifanas lá abaixo no intervalo entre o Futebol e o Basquetebol, agora só falta decidir quem se vai chegar à frente!

    ResponderEliminar
  17. Não quero ser chato mas o que andas a fumar hj?:)

    Vais ter intervalo sim mas entre o hoquei e o futebol...

    São mts jogos para um gajo com a tua idade:) confundes tudo:)

    Entre o futebol e o basket é sempre a correr:)

    ResponderEliminar
  18. É o que faz andar a ler as coisas à pressa, estou nas finanças a tratar de uns problemas dos meus clientes, e até fico meio "abananado" com que estou a ver que já nem consigo raciocinar.

    ResponderEliminar
  19. Mas mesmo assim lembro do Dragão 66 e o Blue boy prometerem umas bifanas e uns finos à uns tempos atrás.

    Caso eles não cumpram a promessa espero como é claro pelo meu amigo Tripeiro e o Norte façam as honras da casa. :)

    ResponderEliminar
  20. VALE A PENA LER

    http://cinemadafebre.blogspot.com/2010/09/luis-filipe-orelhas-vieira-o-penhorado.html

    ResponderEliminar
  21. Bom trabalho do Lucho, como já é habitual!

    Parabéns á nossa equipa de Basquet, pela vitória do 1º troféu!

    Parabéns também á nossa equipa de Andebol, pela passagem á próxima eliminatória da taça EHF!

    A nossa equipa de Hóquei cumpriu, ganhando o 1º jogo do campeonato! :)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  22. no bASQUETEBOL, admito, uma nice, super nice surprise... não estava mesmo a contar com esta, carago!!... terão sido os mesmos que vi no jogo de apresentação? não eram eles, ou fui eu e muitos que na altura, vimos mal?... bem, então se é assim, aguardemos com natural esperança e expectativas redobradas.

    no aNDEBOL, passagem mais que natural à próxima ronda europeia, era o que mais havia de faltar... mas parece-me, acho, cheira-me que aquela eliminação na praia aquando do play-off da liga dos Campeões, ainda está na mente de muitos ou alguns... mas temos ali valor e potencial mais que comprovado pa ir em busca do TRI... vambora!!!

    por fim, o hÒQUEI, não vi desta vez, a não ser o tal nada famoso de COimbra... mas é impressão minha, ou aquilo tá assim pró perro??? os de Tomar são assim tão bons ou aquilo está esta época a demorar um pouco mais a entrar nos eixos? aiiiii, vambora pessoal, toca a acordar carago... o DECA, está já ali!!!

    ResponderEliminar