19 outubro, 2010

Uma equipa de guerreiros e as lágrimas do Dario…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Quando a meio da 1ª parte a nossa equipa de andebol perdia em casa com o Sporting por 2-8, Obradovic pediu um “time-out” e a equipa renasceu. Laurentino começou a brilhar e a nossa defesa ganhou uma chama até aí muito apagada. No ataque planeado ou em contra-ataques a recuperação foi-se efectivando e ao intervalo já ganhávamos por 13-12. De facto, esta nossa equipa de andebol vale pelo seu colectivo e tem na união de esforços entre todos a sua mais valia. A sinergia que existe entre os adeptos e a equipa também se tem revelado decisiva em muitos momentos de determinados jogos.

Assim foi na quarta feira em Águas Santas e este domingo no Dragão Caixa com o público (o do costume) a demonstrar uma fé inabalável na recuperação do resultado. No final do clássico ao cumprimentar e abraçar os jogadores houve um que olhou para mim com os olhos rasos de água, Dario Andrade, de seu nome. A época não lhe tem corrido bem, ele sabe disso, mas com a nossa ajuda vai superar este momento e vai voltar a ser, o Dario do costume, afinal o melhor ponta esquerda Nacional.



ANDEBOL

FC Porto vence Águas Santas e Sporting e já comanda o campeonato...
( 1º Benfica-19 pts e 7 jgs; 2º FC PORTO-19 pts e 7 jgs; 3º ABC Braga-17 pts e 7 jgs...)

  • Águas Santas, 27 - FC Porto, 31

  • FC Porto, 32 - Sporting CP, 25
Em Águas Santas o FC Porto encontrou um adversário galvanizado pela recente vitória diante do Sporting. O “tribunal” esteve em peso apoiando os Dragões do princípio ao fim num encontro muito disputado com os locais a encostarem no marcador a 9 minutos do fim (1 golo de diferença). Nessa fase o jogo ganhou emoção e uma defesa de Laurentino num livre de 7 metros acabou por permitir ao FC Porto um dilatar da vantagem com golos de Moreira, Spínola e Gilberto para gáudio da massa adepta azul e branca (também lá estive). Neste jogo o melhor marcador do Porto foi Wilson Davyes com 6 golos, seguido de Spínola, Gilberto e Mota (5), Moreira e Tiago (4) e Inácio (2). A equipa sentiu a importância deste jogo e saudou-nos com um entusiasmo que contagia até o público adversário.

No Dragão Caixa o FC Porto começou mal o jogo (2-8) mas foi recuperando aos poucos com Laurentino a brilhar (tal como o redes contrário) e com a nossa defesa a demonstrar maior coesão na parte final da 1ª metade. Chegamos ao intervalo já a ganhar (13-12). O Sporting foi sempre um opositor forte mas na 2ª parte não teve argumentos para ultrapassar a boa defesa azul e branca nem para contrariar o nosso ataque onde Ricardo Moreira, Nuno Grilo (substituiu o desinspirado Dario) e, principalmente, Filipe Mota se mostraram absolutamente endiabrados. O placard foi engrossando e o público extasiado “voava” com a equipa. Foi um final de tarde fantástico (lá estive) num jogo que acaba sempre por galvanizar o vencedor. Com esta vitória o FC Porto fica no comando do campeonato tendo somente a companhia do Benfica pois o Abc de Braga derrapou no Funchal. No clássico do Dragão estiveram mais de 1500 espectadores com Filipe Mota a ser o melhor marcador do Porto com 9 golos, seguido de Moreira (6), Grilo (5), Gilberto e Wilson (3), Spínola e Tiago (2) e Jorge Silva e Inácio Carmo (1). Laurentino esteve também em grande plano defendendo 18 dos 43 remates (42% de eficácia). Uma nota final para o aniversariante Tiago Rocha que teve direito ao cântico de parabéns por parte do tribunal…

Amanhã, quarta-feira, há mais andebol no dragão caixa (19h30) com o FC Porto a receber o Belenenses (lá estarei) sendo que a jornada seguinte a esta é apenas no dia 7 de Novembro na Luz. Dia 20 de Novembro temos a deslocação à Hungria para a 1ª mão dos 16 avos de final da taça EHF, onde vamos encontrar o Dunaferr que nos eliminou nos quartos de final da taça das taças de 2002 por desempate dos golos obtidos fora de casa.



BASQUETEBOL

FC Porto começa campeonato com vitória importante em casa...
(1º Benfica-2 pts e 1 jg; 2º Ac.Coimbra-2 pts e 1 jg; 3º FC PORTO-2 pts e 1 jg...)

  • FC Porto, 70 - Guimarães, 59
Começou o campeonato de basquetebol e lá estive eu no dragão caixa (901 espectadores depois de minutos antes no futebol terem estado 41 mil espectadores) a assistir à nossa estreia diante do V.Guimarães treinado pelo ex-capitão do FCP Fernando Sá. O FC Porto defendeu sempre muito bem mas no ataque abusou um pouco dos lançamentos triplos (palavras de Moncho) e por isso acabou por nunca fugir em termos decisivos ao adversário que só se rendeu no último período. Stempin com 17 pontos foi o melhor pontuador mas o MVP foi Terrell com 14 pontos e 12 ressaltos numa partida onde, entre outros, José Costa apontou 10 pontos, Ogirri (9) e João Soares (8). O FC Porto viaja sábado aos Açores para defrontar o Lusitânia, jogo que se inicia às 21h30, hora do Continente. Nesta 1ª jornada a Ovarense teve o 1º dissabor ao perder no Ginásio Figueirense, por isso muito cuidado na abordagem a este jogo nos Açores...



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto ganha à tangente e fica um aviso para o futuro...
( 1º FC PORTO-9 pts e 3 jgs; 2º Benfica-9 pts e 3 jgs; 3º Oliveirense-9 pts e 3jgs...)

  • FC Porto, 6 - Cascais, 5
Vitória justa do FC Porto diante do recém-promovido Cascais numa partida com 688 espectadores. Ao intervalo o FC Porto vencia por 5-2 e com o golaço de Pedro Gil no inicio da 2ª metade tudo parecia resolvido mas a equipa descansou em demasia acusando alguma desconcentração que deve evitar no futuro para não acabar por chorar pontos perdidos de forma inglória. Franklim avisou que não se podem sofrer 5 golos de uma equipa deste nível, por isso alerta máximo aos eneacampeões até porque o adversário mais directo tem sido levado ao colo por arbitragens habilidosas. Neste jogo Pedro Moreira com 3 golos foi o mais eficaz, com os outros golos a serem de Filipe Santos, Reinaldo Ventura e Pedro Gil. No próximo sábado há deslocação a Vale de Cambra (18h).



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

FILIPE MOTA (ANDEBOL)

Podia ter escolhido Pedro Moreira do hóquei (3 golos) ou Julian Terrell do basket (Mvp com 14 pontos e 12 ressaltos) mas hesitei apenas entre dois andebolistas, Hugo Laurentino (guarda redes com 18 defesas fantásticas diante do Sporting e uma exibição razoável também na quarta feira) e Filipe Mota (5 golos na Maia e 9 ao Sporting). Escolho Filipe Mota porque foi fundamental na segunda parte de sonho do FC Porto com as suas penetrações que deixaram Paulo Faria completamente de rastos… 9 golos a Hugo Figueira não é para todos!!!



Saudações Portistas,
Lucho.

20 comentários:

  1. Excelente fim de semana desportivo, com vitórias em toda a linha.

    No ANDEBOL, na quarta-feira em Águas Santas, alcançamos uma importante vitória frente a uma equipa que tinha a mesma pontuação que nós, perante uma arbitragem que chegou a roçar o ridículo.
    Já no domingo, após um mau início, chegou toda a demonstração de querer, vontade, coesão e espírito de conquista que caracteriza esta equipa.

    No BASKET, foi um jogo típico de início de época. Não muito bem jogado, com muitos lançamentos falhados. Salvou-se a vitória indiscutível, mas esperam-se melhorias.

    No HÓQUEI, mais uma vitória, que é o mais importante. Ainda assim, quem analisa o resultado, percebe que nem tudo está bem. Demasiados golos sofridos! Esta equipa está a precisar de se galvanizar, e o apoio de todos é absolutamente fundamental.

    DUAS NOTAS FINAIS:

    - Filipe Mota, o muito justamente eleito Dragão de Ouro da Semana, FINALMENTE foi convocado para a selecção. Aliás, a convocatória é dominada pelos nossos jogadores, com 8 eleitos.

    - Será FINALMENTE esta semana que, após alguns sinais de melhoria, vão regularizar a situação salarial aos atletas que tão dignamente continuam a envergar as nossas cores???
    Este que tem sido um tema que não me canso de denunciar, e que espero muito em breve, poder congratular-me (apesar de não fazerem mais do que a sua obrigação) com o seu fim.

    ResponderEliminar
  2. Fds de xeque-mate total... já iniciado a meio da semana transacta.

    no aNDEBOL, se em Águas Santas, foi preciso muita fibra de «campeão» para levar de vencida a aguerrida equipa da casa, que vendeu cara, mta cara a derrota (não esquecer as expulsões de Inácio Carmo, Filipe Mota... e uma arbitragem de putos!), já neste caseiro com a lagartada, iniciamos o jogo quase no KO técnico, onde parecia que nada saia certo, até que, surgiu o «clic» necessário, e vamos a eles que nem Dragões... magistralmente comandados por um Filipe Mota que estava super endiabrado, marcando de todas as maneiras e feitios, muito bem acompanhado lá atrás, pelo já nada de estranhar, super Laurentino. Dúvidas?! Não há!!!

    no bASQUETEBOL, dizem-me que foi um bom jogo, mesmo assim, com muitos erros de nossa parte, tenho ganho, ao que me disseram, repito, porque erramos menos que o adversário... duas notas: não me foi possivel presenciar este por motivos mais que justificados, mas ver «meia-dúzia» de gatos pingados no pavilhão, logo após terem estado 41.000 a assistir ao futebol, se calhar, diz tudo do que os adeptos do fcPORTO querem para as modalidades... depois, tive pena de não poder ter «revisto» os "nossos" Paulo Cunha e o Bessinha.

    por fim, no hÒQUEI, ganhamos é verdade, mas estamos a dar abébias demais na nossa defesa, ou será impressão minha?! O apoio será sempre inequivoco, mas vamos lá rapaziada, animo, cabeça levantada e bora a eles que nem Dragões... sempre convosco, e não se esqueçam da promessa que nos fizeram... o DECA não poderá ser apenas um sonho, mas sim uma (bonita) REALIDADE. Está já ali ao virar da esquina.

    só mesmo prácabar, sinceramente, ao fim de todo este tempo, acho que nunca concordei tanto com o eleito Dragão de Ouro... esta semana, se não fosse o Mota, tabas quilhado comigo, carago!!! Ganda, mas Ganda Mota na tarde do último domingo!!!

    ResponderEliminar
  3. Mais um fim-de-semana em pleno.
    Natural a vitória do Basquetebol, sofrida a do Hóquei, notável a do Andebol.

    Duas referências, uma para o Mota, que o Lucho destaca com todo o propósito, como destaque da semana e outra para Obradovic. Pedir um desconto de tempo e dar a volta completa ao texto, é obra de um grande treinador... Que ainda por cima, nunca se esquece de ter uma palavra para os adeptos.

    Assim, ao Mota, junto o Obradovic.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca:

    Estamos em total sintonia:)
    Obradovic é um senhor, carago!

    PS- Domingo levaste falta:)

    ResponderEliminar
  5. Só mais uma nota, OU MELHOR DUAS:

    1) Filipe Mota finalmente convocado para a selecção, ele e mais 7 dragões, moreira, dario, tiago, inácio, grilo, tino e wilson. Será um PORTOGAL...


    2) Paulo Faria (treiandor de andebol do scp) foi despedido após a derrota com o FC Porto. O homem sempre que vinha ao Porto prometia acabar com a má sorte leonina sempre que visitava o FC Porto, de facto há mais de duas décadas que eles não ganham cá... Mas Faria nunca conseguiu e saiu agora vergado por 3 derrotas seguidas...3 seguidas não é para todos:) LOL

    ResponderEliminar
  6. Tudo mais que dito, e bem dito, sobre um fim de semana em grande para o nosso clube. Assim possa continuar já na 5ª feira.
    Grande jogo de andebol a que tive o prazer de assistir no Domingo com uma grande victória num jogo intenso. Excelente a análise do caro lucho apenas com uma ligeira discordância que já tive a oportunidade de lhe explanar noutras paragens: para mim o MVP foi o Laurentino. Mas, no entanto, mais que merecida a nomeação do Mota que fez, de facto, uma 2ª parte monstruosa.
    O que é de relevar é que foi de facto uma victória da equipa. Dá gosto vê-los totalmente recuperados da eliminação da Champions. A excepção é, realmente, o Dario mas ele é um excelente jogador, tem um excelente treinador e com a ajuda de todos, nós também claro, vai ultrapassar esta fase menos positiva.

    ResponderEliminar
  7. mac:

    é com satisfação que vejo que descobriste este espaço:) dp de já nos conhecermos do fórum e do dragão caixa:)



    um grande abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro lucho já o tinha descoberto á algum tempo mas como as modalidades ocupam uma fatia cada vez maior da minha paixão pelo nosso clube, e como também gosto muito de lêr tudo o que tu escreves sobre essas modalidades, não resisti a dar o meu "bitaite".
    Quarta-feira não irei poder estar presente por isso apoia por mim também.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Selecção de andebol repleta de Dragões no ataque ao Europeu

    Hugo Laurentino, Wilson Davyes, Inácio Carmo, Nuno Grilo, Filipe Mota, Dario Andrade, Tiago Rocha e Ricardo Moreira. São oito os jogadores do FC Porto Vitalis que estão convocados para representar Portugal nos próximos dois jogos de qualificação para o Europeu de 2012, a realizar-se na Sérvia.

    Os Dragões são a equipa que mais atletas cede à Selecção, com destaque para os regressos dos capitães Ricardo Moreira e Filipe Mota, melhores marcadores dos azuis e brancos no triunfo no clássico de ontem [domingo], frente ao Sporting, com seis e nove golos, respectivamente.

    Portugal integra o Grupo 3, composto ainda por Eslovénia, Polónia e Ucrânia.

    Calendário de jogos da Selecção:

    Quarta-feira, 27 de Outubro de 2010
    Eslovénia-Portugal (1.ª jornada do Grupo 3), em Celje (20h15 locais – 19h15 em Portugal)

    Domingo, 31 de Outubro de 2010
    Portugal-Polónia (2.ª jornada do Grupo 3), em Portimão (17h00)

    ResponderEliminar
  10. Uma pessoa pode não ter assistido a todos os jogos (foi o meu caso pois só estive em Águas Santas e vi a gravação do jogo de andebol com o sporting), mas quando chega a 3ª feira lê os posts do Senhor Andebol e fica completamente actualizado. :)

    Andebol - 2 vitórias importantíssimas! A recuperação efectuada após o time-out de Obradovic no jogo com o sporting á absolutamente fantástica! Só uma grande equipa o conseguiria. Parabéns a toda a secção e aos adeptos que estiveram no Dragão Caixa, o vosso apoio foi brutal!

    Hóquei - vitória tangencial com o Cascais. Esperava um resultado mais avolumado, mas o importante é ir ganhando.

    Basquetebol - excelente início de campeonato com uma vitória frente a uma boa equipa. Tenho pena de não ter estado presente no dia do regresso de Paulo Cunha e André Bessa ao nosso pavilhão...

    Lucho, parabéns pelo teu post e obrigado pelas sms's que foste enviando ao longo do fim de semana! :)

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. Grande fim-de-semana, estive nos jogos das 4 modalidades, vencemos em tudo. Brutal!

    Essa reviravolta do andebol é o meu destaque.

    Abraço Lucho

    ResponderEliminar
  12. Estas duas vitórias da nossa equipa de Andebol até parecem fáceis ! mas não foram, na quarta lá fomos todos a um pavilhão onde se respira andebol ,Aguas Santas. uma equipa muito aguerrida muito batalhadora e ajudada por dois tipos de apito ....mas os nosso guerreiros nunca baixaram os braços sempre com o nosso apoio, todo jogo a cantar a incentivar os nosso atletas...e sempre ganhamos. mas não foi fácil !
    No domingo mais um grande jogo, desta vez com um dos candidatos ao titulo uma equipa que investiu MUITO dinheiro que (tem) tinha um treinador todo peneirento que julgava que com rios de dinheiro que ganhava jogos.....pois é mas no Andebol não é assim.
    Começamos o jogo muito mal, parecia que tudo corria mal mas o nosso Treinador pede desconto de tempo e tudo melhorou o Hugo Laurentino começou a fazer do que sabe melhor....mais um grande jogo do Tino a equipa fez mais um grande jogo, e sempre com o apoio do publico presente que não se cansou de puxar pela equipa

    Estes rapazes merecem tudo de nos !
    ps. Filipe Mota finalmente convocado para a selecção :)

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  13. Jogo fantástico, o do andebol. E temos um treinador de grande categoria e uma equipa sublime.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. mac, sê bem-vindo a este espaço :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. O pleno nas modalidades! Assim é bonito de se ver!

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Final de semana em grande, 4 merecidas vitórias! ;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  17. Boas !

    Chegado à pouco do caixa onde goleamos os pasteis...o árbitro pequenote foi uma anedota num bom jogo ofensivo da nossa parte...golos e jogadas para todos os gostos e os feitios :) até o puto marcou :) destaco também o laurentino... esteve, mais uma vez, impecável !!! Tive pena de não ter estado no domingo mas fica o registo da exibição de garra e a chicotada que provocamos no sporting...

    Sábado vi o basket e gostei...para primeiro jogo foi aceitável mas para sermos campeões temos que melhorar um pouco mais...mas tenho mais fezada no título do k tinha por esta altura na época passada...espero estar certo !!!

    abraço

    ResponderEliminar
  18. Caro Portuense Verdadeiro:

    E para quando a sua apresentação à malta aqui deste espaço?

    Já vi que é um habitual frequentador do Caixa, por isso, estamos no mesmo local imensas vezes.

    abraço

    ResponderEliminar
  19. O FCP já é líder isolado no andebol pois além da goleada ao belém (37-24) ainda beneficiou da escorregadela do slb em Águas Santas (31-28).

    1º FC PORTO-22
    2º slbenfika-20

    ResponderEliminar