15 março, 2012

A falsa questão

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O tema desta semana, um pouco por todo o lado, é a Assembleia Geral da Liga de Clubes que se realizou na passada segunda-feira, na Alfândega do Porto. Uma AG que certamente não seria tão falada se nela não tivesse sido aprovada, por maioria, uma ilegalidade. Aquilo sobre que vos escrevo aqui semanalmente, nada tem a ver, directamente, com o assunto debatido nos últimos dias, mas indirectamente está relacionado. Ou devia estar. Uma nota prévia: sempre fui contra o encurtamento de dezoito para dezasseis equipas! Gosto muito futebol e quantos mais jogos melhor. Desde pequeno que vi trinta e quatro jornadas a serem disputadas, desde há uns anos para cá é que decidiram passar a trinta. Agora para preencher o calendário e para não estarmos demasiado tempo sem ver a bola rolar (já basta quase um mês no Natal e Ano Novo!) temos a histórica taça da Liga, essa competição com dezenas de anos.

No entanto, se querem mais gente nos estádios (será que querem?!?), por exemplo, não é pelo campeonato nacional passar a ter dezoito clubes, outra vez, que o vão conseguir. Ouço falar de milhares, de milhões e de milhares de milhões, ouço opiniões de tudo e todos sobre o suposto alargamento e verdadeiramente só não ouço aquilo que quero.

De que vale aos clubes passarem a ter mais duas jornadas em casa e mais duas fora, se os dias, os horários e o preço dos bilhetes continuarem a ser os mesmos?

Não ouço ninguém dizer que o FC Porto – Gil Vicente, logo na segunda jornada, ainda em Agosto, foi numa sexta-feira.

Não ouço ninguém dizer, que o FC Porto – Vit. Setúbal, o FC Porto – lampiões e o FC Porto – Paços foram também numa sexta-feira.

Não ouço ninguém dizer que já jogámos quatro(!!) vezes em casa numa sexta-feira.

Não ouço ninguém dizer que, no dia 6 de Setembro, o FC Porto jogou na Marinha Grande para o campeonato, e onde quem lá esteve a apoiar, fez 400km’s, numa terça-feira!!

Não ouço ninguém dizer que o jogo no salão de festas foi mais uma vez à sexta-feira (600km’s)!!

Em 22 jornadas já tivemos 6 jogos em dias de semana. Não ouço também ninguém dizer que os ultras do FC Porto foram assaltados às portas dos estádios José Arcanjo, em Olhão, na Marinha Grande, no D. Afonso Henriques, em Guimarães, e no estádio cidade de Barcelos, onde pagámos 12,5 euros, 15 euros e 20 euros, respectivamente!!

E desses seis jogos a dias de semana, à que acrescentar os que são ao fim-de-semana a horas impróprias. De que vale o FC Porto deslocar-se a Olhão ao Sábado… se o jogo é às 20h15 e se chega à Invicta às 6h da manhã de Domingo?? Alvalade foi a mesma coisa. A Setúbal cheguei a casa depois da 1h da manhã e no dia a seguir era segunda-feira.

Isto é que nós, enquanto adeptos que queremos sempre marcar presença, pensamos. Ainda ontem anteontem soube que o jogo em Paços de Ferreira no dia 23/3 será… Domingo à noite! 16h? 17h? 18h? Por que não?

Disto não falam eles! Vêm-me é falar em números de clubes em vez de se preocuparem com aqueles que sustentam o futebol português. Prioridades completamente invertidas.

Depois de mais uma vez termos apagado as luzes na mouraria, empatámos 1-1 em casa diante da Briosa, o carrasco desta temporada. A inconstância da equipa mais uma vez a vir ao de cima. Embora com menos pontos de avanço, continuamos em primeiro lugar e só dependemos de nós para revalidar o título, portanto vamos a isso!

Um Sábado em cheio dedicado ao FCP. Um dia diferente para muitos, um dia absolutamente normal para nós. Saída depois de almoço para o Dragão Caixa onde apoiámos o hóquei em patins e o basquetebol durante a tarde, e ajudamos a vencerem os seus jogos. À noite foi a vez do futebol. No estádio do Dragão, depois da vitória sobre o ódio de estimação e o regresso isolado à liderança, compareceram no estádio mais de 36 mil espectadores. Uma bela casa numa época intermitente. Curva Sul repleta, Curva Norte bem composta. No sector visitante esteve a Mancha Negra… sem faixa.

Bom espectáculo nas bancadas onde a nota positiva deste jogo vai para o Colectivo. Em grande este grupo ultra, sempre muito unido e com cânticos continuados ao longo dos noventa minutos. Os Super Dragões com altos e baixos, sendo perfeitamente detectável quem são os grupos/núcleos que ali fazem a diferença… e depois quem vai atrás. A Mancha Negra, estranhamente sem faixa, como já mencionei, também esteve em bom nível, particularmente depois do golo, e nos minutos finais do encontro.

Oito jogos, apoiar o FC Porto até final, rumo ao BI! Em qualquer lado, em qualquer estádio…

El próximo sábado ... TODOS A LA CORUÑA!!

Um abraço ultra.

2 comentários:

  1. A gente encontra-se na Corunha;)

    Abraço e parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  2. Tiago Oliveira15 março, 2012

    Os horários dos jogos da liga são um problema sem vista de resolução num futuro próximo, pois não me acredito que com esta medida de adicionar mais equipas à liga, o campeonato vai ter uma subida na média de espectadores por cada jogo... O problema são as receitas televisivas e essas só são altas nos horários que lhes convém.
    Boa análise tripeiro! Gostei de ver a mancha negra que não esteve em grande número, mas teve com muita força a torcer pela sua equipa!

    ResponderEliminar