17 março, 2012

Salvou-se os 3 pontos e pouco mais...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

CD Nacional 0-2 FC Porto

Liga 2011/12, 23.ª jornada
16 de Março de 2012
Estádio da Madeira, no Funchal


Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Assistentes: José Cardinal e Luís Marcelino.
Quarto árbitro: Fernando Lopes.

NACIONAL: Vladan; João Aurélio, Danielson (cap.), Neto e Marçal; Moreno, Pecnik e Diego Barcellos; Candeias, Rondón e Mateus.
Substituições: Pecnik por Mihelic (50m), Diego Barcellos por Keita (81m) e Marçal por Stojanovic (89m).
Não utilizados: Igor, Juliano, Márcio Madeira e Elizeu.
Treinador: Pedro Caixinha.

FC PORTO: Helton; Maicon, Rolando (cap.), Otamendi e Alvaro; Defour, João Moutinho e Lucho; James, Janko e Cristian Rodríguez.
Substituições: Otamendi por Mangala (78m), Cristian Rodríguez por Alex Sandro (78m) e Lucho por Kléber (88m).
Não utilizados: Bracali, Sapunaru, Iturbe e Mikel.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores: Janko (21m) e Alex Sandro (90m+4).

Cartões amarelos: Maicon (25m), Marçal (42m), Otamendi (48m), Diego Barcellos (60m), Mihelic (65m), Alvaro (73m) e Alex Sandro (78m).

O FC Porto ultrapassou esta noite o Nacional, numa das deslocações mais complicadas que tinha no calendário até ao fim da Liga. A vitória por 2-0 permite aos Dragões ganhar novo fôlego depois do decepcionante empate caseiro com a Académica na jornada anterior.

Os alvinegros criaram enormes dificuldades ao FC Porto e foi preciso Helton brilhar em diversas ocasiões para os Dragões saírem do jogo com um triunfo.

O FC Porto terá sido surpreendido pela entrada forte do anfitrião, que aos 3’ podia ter inaugurado o marcador, por Pecnik, e rapidamente conquistou vários cantos que empurrou o campeão para a sua defesa.

Sem eficácia alvinegra, o FC Porto despertou e começou a pressionar. Da pressão azul e branca nasceria o feliz golo de Janko, aos 21’; Álvaro Pereira pressionou e interceptou o alívio da defesa madeirense, deixando a bola no caminho do austríaco, que só precisou de encostar para o 1-0.

O golo contra perturbou um pouco a equipa da casa, mas rapidamente esta se recompôs e voltou a ameaçar a baliza de Helton, com Candeias, Mateus e Rondón a mostrarem a sua qualidade. Pelo lado do FC Porto, apenas James e Cristian Rodriguez criavam desequilíbrios, com Rolando a ameaçar o segundo golo portista na sequência de um livre.

Após o intervalo, o Nacional não conseguiu imprimir a mesma acutilância. A organização e segurança do FC Porto chegava para suster as iniciativas madeirenses e Vítor Pereira via a sua equipa gerir a vantagem com sobriedade, mas sem grande brilho.

Só nos últimos vinte minutos é que o Nacional voltou a criar perigo e com ocasiões desperdiçadas de forma consecutiva. Na baliza do FC Porto estava um muro intransponível chamado Helton.

O FC Porto acabou por “matar o jogo” frente ao Nacional já nos descontos, com um golo de Alex Sandro, numa finalização com classe. Os Dragões mantêm-se na liderança, que é o que mais importa.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

"Não estávamos à espera de uma vitória fácil. Estávamos à espera de sofrimento. A primeira parte foi bom jogo da nossa parte, podíamos ter feito segundo golo, o que teria tranquilizado a equipa. Na segunda parte, quando as coisas não estavam a sair bem houve entreajuda.

Os meus jogadores foram grandes. Parabéns aos meus jogadores e parabéns aos jogadores do Nacional, que jogaram o jogo pelo jogo. A equipa como um todo deu uma boa resposta.

O FC Porto vai trabalhar em todos os jogos, umas vezes jogando bem, outras nem tanto, mas sempre unidos. Queremos muito o título e vamos trabalhar por merecê-lo".

Maicon

"Conquistámos o nosso objectivo e mantemo-nos na liderança. O grupo esteve unido, o Nacional tem boa equipa e conseguimos uma boa vitória.

Temos mais sete jogos importantes e temos de conquistar mais sete vitórias.

Todos sabem que eu sou central de raiz, mas estou à disposição onde for necessário, o mais importante é ajudar a equipa".



RESUMO DO JOGO

16 comentários:

  1. great blog of FC Porto i am big fan of that blog

    ResponderEliminar
  2. Que mal estamos a jogar...!!!
    O que raio se anda a passar no nosso clube???!!!

    Já faz algum tempo que não comento aqui no blog mas...hoje não me contive! O saco tá cheio!!! A abarrotar! Faltam 8 jornadas para acabar a liga e esta equipa continua à deriva!!! E em primeiro lugar!!!!

    Isto é surreal!!!
    Só quero q isto acabe depressa e comece a próxima época...
    Tou a ficar desesperado...quero ver o meu Porto jogar bem e...NADA!

    Dasssseeeeee

    Pedro Pinto

    PS-O q vale é q tou a ver agora a fertiberia! Q SAUDADES!!!

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite

    Como é possível esta equipa não querer ser campeã ? como é possível jogar sem chama alguma, sem luta.
    Aproveitamos a vitória e continuamos com este nó cego na garganta a cada jornada que passa.
    faltam 7 coisas destas
    Como é possível

    ResponderEliminar
  4. A ultima frase diz tudo. O que importa mesmo é ganhar e manter a liderança. Deixo a nota artística para depois...
    Vamo que vamo
    Um abraço
    Etuks!

    ResponderEliminar
  5. Acho que a equipa não pode ser acusada de falta de luta e de não ter feito tudo para ganhar. Houve atitude,combatividade, mas nem sempre bom futebol é certo.
    A falta de Danilo e Varela tem sido muito importante. Com Danilo a ala direita estava a ganhar força e profundidade além de permitir a passagem de Maicon para o centro da defesa,. A subida de rendimento de Varela estava a ser também importante para o equilíbrio da equipa. Varela é o jogador do plantel que melhor combina com Álvaro e um dos poucos que sabe segurar a bola.
    Se juntarmos a tudo isto a lesão de Fernando, Djalma e o castigo de Hulk tudo se tornou mais difícil num plantel que ficou demasiado curto com as saídas de Fucille, Souza, Guarin e Belluchi, algumas mal explicadas.
    Concluindo, se ganhámos com todos estes condicionalismos, acredito que com o regresso de alguns dos jogadores referidos e com a humildade e espírito de sacrifício que hoje foi patente, com alguns jogadores a acabarem o jogo completamente exaustos, o título está perfeitamente ao nosso alcance.
    O discurso derrotista de alguns não ajuda nada. Mas, acreditem vamos conseguir.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o título. Helton foi um gigante, Moutinho enorme de trabalho, Alex Sandro uma promessa que nos alegrou. Razoável e 1.ª parte, sofrível a 2.ª. Desta vez não houve “xistrema”.

    Temos mais 7 finais pela frente, temos que acreditar mas, com a equipa a jogar assim, vai ser (muito) difícil. Já não lembro de uma equipa do FC Porto a jogar tão mal, sem estratégia, sem definição de jogo, sem conteúdo futebolístico, lenta, abúlica, sem alma, sem sabor, com cada um entregue a si próprio ou todos ao molho, equipa com uma incapacidade assustadora de potenciar a qualidade dos seus jogadores. Como é possível sabendo-se que a “espinha dorsal” é a mesma de ano passado?! Isto é um pesadelo e só desejava que a época… acabasse já.

    Abraço.
    Bibó PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Foi muito melhor o resultado que a exibição...E muito importante nesta fase da época!

    Até acho que na 1ª parte o FC Porto esteve aceitável...Alguma capacidade de pressão (algo que no ultimo jogo no Dragão pura e simplesmente não existiu), e várias oportunidades de golo... Rapidamente, lembro-me de perdidas de Rolando e Rodriguez na cara do golo...

    Na 2ª parte até entramos bem...e criamos a 1ª ocasião por Janko... Mas depois perdemos completamente o meio-campo...O Nacional apertou e Helton por 2 ou 3 vezes evitou o golo insular...É bom que se diga que os GR também estão la para isso, para defender.... em 95% dos jogos no Dragão o Helton praticamente não tem que sujar as luvas, hoje defendeu 2 ou 3 e safou-nos de boa...Merece nota de elogio!

    Moutinho e Janko também estiveram bem, pela função que desempenharam de forma competente fazendo que lhes era pedido...

    Eu não direi que esta época é um pesadelo...Mas digo que esta época é muito estranha...Um FC Porto muito intermitente, alternando até bons momentos, mas em muitos jogos com exibições frouxas, fracas e medíocres... O mais esquisito é que olhamos para a classificação e não vemos ninguém acima de nós... Há 7 jogos pela frente e é possível chegarmos lá...Se bem que em Braga por exemplo a jogar assim não ganhamos...

    Pode ser que esta vitoria melhore os índices psicológicos para o jogo de 3ªF no galinheiro...A ver vamos...

    ResponderEliminar
  8. É preciso não esquecer também a falta de 3 jogadores titulares e que dariam muito jeito hoje... Hulk, Fernando e Danilo... Para não falar de alternativas como Varela e Djalma... Com toda esta malta disponível também poderíamos fazer um pouco melhor que fizemos... Mas ora aí está...até nas lesões temos tido um azar tremendo que outros não têm tido...

    ResponderEliminar
  9. Foi uma exibição descolorida, apagada, desconexa, desorganizada, trapalhona, enfim, impregnada de todos os defeitos que vem sendo a imagem de marca desta época. Uma vitória lisonjeira que vai garantindo a liderança, mas que esteve a milhas de convencer.
    Esta equipa portista joga cada vez menos e começa a ser penoso ver jogadores de tão grande qualidade com comportamentos tão vulgares.

    Tivemos a estrelinha dos campeões e Helton em grande. A sorte não dura para sempre. As nuvens negras da desgraça pairam cada vez com mais intensidade. Adivinha-se a derrocada a todo o momento, nos jogos complicados que ainda faltam.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Fala-se aqui de lesões, plantel curto, equipa cansada...eu pergunto...será que o Iturbe é ASSIM tão mau??? Que nem sequer merece UMA oportunidade? Ele que deve estar fresquíssimo e com fome de bola???
    Sinceramente é TUDO demasiado estranho, esta época!!! TEM q se estar a passar algo no nosso clube...ISTO não é normal!!! Se ganharmos(???) o campeonato, acho q vou continuar com um tremendo nó na garganta! A ÚNICA satisfação é q não vai prós mouros....Q acabe depressa!

    Pedro Pinto

    PS- Oxalá corra bem na Corunha, estou ansioso! No andebol, vou lá ver mas julgo q seja tranquilo, apesar do Águas ter uma excelente equipa!

    ResponderEliminar
  11. Devido á hora só me foi possivel ver a 2ª parte do jogo. Foi deprimente demais! Nem no tempo em que nos borravamos todos a atravessar a ponte D. Luís jogavamos assim tão mal!
    É caso para dizer. obrigado Mateus por seres inepto!!!!!

    ResponderEliminar
  12. BASQUETEBOL: FCP 66 - SLB 62!
    Isto é basquete de GRANDE QUALIDADE! QUE VITÓRIA! FANTÁSTICO! BIBÓ PORTO!

    Estamos na Final da Taça de Portugal. Parabéns, FC Porto!

    ResponderEliminar
  13. caríssimas(os)

    concordo com o teor do post.
    penso que tudo está escrito quando o Helton foi um autêntico guardião que permitiu a conquista de (mais) três preciosos pontos, rumo ao objectiv final: a revalidação do título.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  14. Tentarei dizer em termos futebolísticos aquilo que o FC Porto espera até o final deste campeonato : Deus nos ajude e proteja....

    ResponderEliminar
  15. Liceo 2- 3 FC Porto

    Teve quase...sofremos o 2º golo a 8!!! segundos do fim...mas ainda acredito!

    O andebol está renhido mas,,,vamos ganhar!

    VAMOS PORTOOOO!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  16. Peço desculpa mas o meu comentário seguiu incompleto e só agora reparei.
    Apesar de jogarmos porcamente mal e dos outros jogarem maravilhosamente bem, apesar de sofrermos a cada passe e dos outros darem nota artistica a cada jogada, sinto que este campeonato é nosso!
    Se vencermos em Braga juro que raparei TODOS os pelos do meu corpo se não formos campeões, carago!!!!!

    ResponderEliminar