22 março, 2012

Prioridade? Prioridade é a árvore sem v

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Vamos lá ver se a gente se entende, não há taças de segunda nem de primeira, não há cá prioridades nem meias prioridades. Quando o Porto entra em campo é para ganhar, seja a taça dos cantoneiros de Almoçageme ou a Liga dos Campeões. Não há coisa que me faça eriçar mais os pêlos do meu redondo rabo que a converseta de taças maiores ou mais pequenas, de objectivos disto ou daquilo. Quero lá saber se entra o António ou o Francisco, quem entra em campo não são nomes são as camisolas, aquelas azuis e brancas com o mais sagrado estandarte ao peito. E quem as veste entra para as deixar a pingar de suor e de sangue, se preciso for. Não admito, não admito mesmo, que se diga que uma competição é secundária, mesmo que isso seja estratégia de comunicação ou tenha um objectivo qualquer. Podemos perder, é futebol, mas encolher os ombros e logo se vê não. Mil vezes não.

Como dizia o outro, vocês sabem do que estou a falar. Não posso conceber esse tipo de discurso vergonhoso, mas vamos imaginar que me dava um ataque de moleza, que uma bruxa me rogasse uma praga e eu acordasse com uma costela adepta do Oriental ou do Forno de Algodres FC, desse um suspirinho e pensasse cá para os meus botões “eh pá, estamos na Liga dos Campeões, temos a meia final da taça de Portugal, o campeonato está difícil, os jogadores vão para a selecção, que se lixe a Taça da Liga”. Bom, nesse caso não deixava entrar em campo. Mas, estando mesmo transviado dos carrapetos admitia mesmo perder um jogo. Pronto, todos temos uma fraqueza. Agora, não estar em mais nenhuma competição que não seja o campeonato, ver a patética figura que a nossa equipa fez com a Académica e depois dizer que um jogo não é importante é gozar com a nossa cara.

Não há bela sem senão, porém. Já mandei fazer a T-shirt comemorativa da vitória neste campeonato. Seria impensável passar a vergonha de sair de todas as competições nesta altura da época para nos focarmos na “prioridade” e depois não a conseguir. É que não faltava mesmo mais nada.

14 comentários:

  1. Espera aí, vamos ver se entendo, mas o F.C.Porto não jogou para ganhar?

    Depois, confundir a Taça SLB, com, por exemplo, a Champions, Liga Europa ou até a Taça de Portugal, é para rir. Alguém de boa-fé, acha que se em vez da Taça SLB fosse um jogo de outra competição, o discurso seria o mesmo? Não tem sido sempre este o discurso na Taça SLB?

    É pena que na época passada quando ficamos fora desta Taça e em Barcelos, apresentamos uma equipa de suplentes, quando ainda tinhamos hipóteses matemáticas, não ficasses tão revoltado.
    Mas dá um jeito do carago bater no elo mais fraco...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Saudações portistas,

    Concordo plenamente com o que aqui está escrito, sou exactamente da mesma opinião. O Porto quando entra em campo é para ganhar, seja qual for o campo, seja quem for que jogue, seja qual for a competição. E então com essa equipa lá de baixo nem ao berlinde quero perder.

    Do adjunto já não espero muita coisa, nunca demonstrou capacidade para liderar a equipa e sempre fez declarações lamentáveis. Agora a Direcção acompanhar nesta macacada é que não me parece nada bem, é preferivel meter a viola ao saco e não dizer nada.

    Gostaria de salientar a boa exibição de Sapunaru, que dá uma profundidade à ala direita que Maicon (que é central, alguém diga ao adjunto por favor) nunca conseguirá dar. Mais uma prova que os problemas que a equipa tem, foi o adjunto que os criou. A falta de médios é outra, espero que não seja compremetedor.

    Não acredito noutra situação que não seja sermos Campeões, mas que despeçam o adjunto no dia seguinte e se contrate um treinador para a próxima época.

    ResponderEliminar
  3. É prioridade ganhar em paços?
    Espero que sim. Não vai ser fácil.

    ResponderEliminar
  4. Há dois aspectos que me parecem evidentes…

    1º: A Taça da liga é, assumidamente desde a sua criação, a 4ª prioridade em termos de competições nacionais… A seguir a campeonato, taça de Portugal e até supertaça (uma competição histórica que reúne os vencedores da época anterior) é que vem a taça da liga…Mas isto aplica-se a todos os clubes, não só ao FC Porto… É ridículo pensar o contrário… Aliás o ano passado o rapaz oxigenado que agora está em Madrid, disse aquando da vitória nesta competição o seguinte: “não era esta que queríamos ganhar!”….Pudera, depois de levar no lombo tantas humilhações do FC Porto, não era mesmo a taça da liga que eles desejavam…

    2º: Dados os muitos objectivos perdidos este ano não era positivo perdermos mais um, logo em casa do nosso maior inimigo… Sinceramente também fiquei com a sensação que houve uma certa descompressão em alguns momentos, e mesmo da parte do treinador… Mantenho a minha opinião que não era impossível a 4ª humilhação consecutiva daqueles arrogantes encornados… Eles ficariam com a cabeça em caldo e isto até poderia ser bom para o campeonato e para uma possível desorientação…é que sofrer 4 derrotas consecutivas em casa do FC Porto seria ainda mais humilhante para aqueles porcos… Por isso é que continuo a achar que Maicon deveria ter jogado, que Lucho não devia ter saído tão cedo, que Janko devia ter jogado de início e que se calhar o Helton deveria também ter jogado… De 3ª a domingo vão 5 dias de distância… Jogadores que ganham milhares e milhares de € por mês não conseguem descansar 5 dias?!?! Não brinquem comigo…

    ResponderEliminar
  5. Silva Pereira22 março, 2012

    E já agora em vez do àlvaro Pereira devia ter entrado o James.

    ResponderEliminar
  6. Distingo duas vertentes da questão:

    1) Antes do jogo, se o intuito era tirar pressão aos jogadores dizendo-se que a Taça da Liga não era uma competição prioritária, tudo bem, aceito;

    2) Antes e depois do jogo falando-se do mesmo modo para justificar uma derrota, não aceito. Isso não é a filosofia do FC Porto. Sempre ouvimos dizer que a equipa “entra sempre para ganhar”. Agora já não é assim?!!! Por quê? E as outras que foram ao ar – Taça de Portugal, Liga dos Campeões, Liga Europa, também não eram competições prioritárias?!! Por que será assim, agora? Querem justificar os desaires, a incompetência, querem tapar-nos o sol com uma peneira…

    Abraço. BIbÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Estou de acordo com a vossa opinião, o Porto deve ou deverá entrar em quaisquer competição pata ganhar,seja desde o jogo da sameira (carica) ao berlinde, nos sócios e adeptos assim o exigimos.
    Lamentável o discurso do Sr Pinto da Costa, no final do jogo, Como disse, há uns tempos atrás, está na hora de mudança, e nós sócios e adeptos deste maravilhoso Clube, temos que ser os os primeiros a exigir essa mudança.
    Somos Porto

    ResponderEliminar
  8. Acho um pouco de piada aos desejos de que Pinto da Costa saia já do clube...

    Direi mesmo que é o expoente máximo do humor, em toda a sua plenitude…

    No fundo, o desejo que Pinto da Costa saia do clube é partilhado por 6 milhões de portugueses há muitos anos... Milhões de portugueses adeptos de um clube cujo canal televisivo tem comentadores que desejam a morte do nosso presidente através de um ódio doentio...

    O que precisaríamos agora era mesmo que Pinto da Costa saísse do clube, deixando aberto caminho a alguém que com certeza faria muito melhor que Pinto da Costa (devem haver dezenas de portistas capazes de o fazer)... Aliás, viu-se bem nos últimos 10 anos o péssimo trabalho feito e a grande necessidade de mudança no nosso clube: 2 taças UEFA, 1 Liga dos Campeões, 7 campeonatos, etc, etc... Mau demais para ser verdade…
    Criticar? Sim, também o faço e as vezes com grande vivacidade… Agora entrar na loucura completa pedindo vassourada em tudo e todos, acho imensa piada… É como eu digo, o que mais temo não é perder um campeonato, mas sim perder o rumo e que o FC Porto se aproxime dos clubes da 2ª circular…
    Mas cada tem a sua opinião…

    ResponderEliminar
  9. O BiBo-PoRtO aceita comentários, anónimos, a pedir vassouradas, que já vão no Presidente?

    Ok, fica registado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. silva Pereira22 março, 2012

    Completamente de acordo com RCBC. Esta ideia peregrina de mudar o PRESIDENTE, é sonho dos adeptos dos clubes da capital (se são 6 M deve ser contando com os abutres e galináceos que por aí andam).
    É evidente que ninguém é infalível mas o JNPC o presidente mais galardoado de sempre e do mundo também erra, mas sempre nos habituou a corrigir rapidamente. Eu tenho memória (tenho 57 anos) e sei o que era antes do JNPC eram só vitórias morais e não só no futebol, não se esqueçam. O nosso FCP vence mesmo contra a vontade do poder incluindo o presidente da câmara (comparem com as forças da capital).

    ResponderEliminar
  11. Pinto da Costa é o Porto, Pinto da Costa é intocável, Pinto da Costa é eterno...
    Nem sequer falo em erros, porque se ele alguma vez errou (???) foi uma em... 100.000.

    ResponderEliminar
  12. Caro Silva Pereira,
    Acredite que não foi apenas neste blog que já vi escrito o desejo de alguns portistas em que Pinto da Costa saia…
    É uma ideia que para alem de peregrina, é parva… E que denota o desvario em que se encontram muitos adeptos…
    O futebol não é uma questão de vida ou morte…é um desporto onde se perde e ganha… E temos de ser suficientemente civilizados para admitir a hipótese do FC Porto não revalidar o título porque essa é uma hipótese real…
    Até lá, pela minha parte vou apoiar incondicionalmente, e sofrer… Enquanto outros estarão apoquentados com o facto de VP ser o treinador, se o Hulk sai ou não sai para o ano ou se o Rolando está triste ou contente… São opções… eu não enveredo por essa… Agora ver anormalidades escritas como essa da saída de Pinto da Costa passo-me…. São mesmo isso, anormalidades…

    ResponderEliminar
  13. Permitam-me que me afaste do tema.
    Que dizer das ausências por castigo de André Pinto, Caué e Wilson Eduardo, a "espinha dorsal do Olhanense" no jogo de amanhã?

    ResponderEliminar
  14. Ao ler os comentários, sobre o que escrevi (está na hora de mudança), verifiquei que os Srs ficaram melindrados, não querendo com isso tirar quaisquer mérito ao Sr. Pinto da Costa, não sou ingrato, cego ou pouco inteligente, foi só a minha opinião.
    Para esclarecimento dos Srs Comentaristas, vos informo o seguinte:
    -Sou tripeiro (cresci na Rua da Boavista, já fui andrade,morcão e agora sou dragão. tudo misturado é= F.C.Porto e já lá vão 61 anos. E mais,não sou só portista do futebol, sou em tudo que represente o emblema deste Clube, e me entristece quando existe uma derrota, seja em que modalidade for.
    Saudações portistas

    ResponderEliminar