28 maio, 2012

O nosso nascimento e o FC Porto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


No jantar convívio, comemorativo dos 6 anos do “Bibó Porto, carago!, aconteceu este gracejo para com todos os colaboradores e ilustres convidados. Compreensivelmente, isto parece ter sido uma seca… De facto, nestes eventos, as pessoas querem mais folia e menos palavras de circunstância. Têm razão. O propósito (do bLuE bOy e meu) não conseguido, pode ser que seja atingido aqui, com o escrito, mais do que quando… falado (lido).

Caros Amigos: antes de mais quero transmitir um abraço, a todos, do nosso amigo Armando Pinto que não pode estar presente. SOMOS PORTO, todos SOMOS PORTO. Como afirmação desta verdade e para fazer de todos nós MAIS PORTO, permitam-me que relacione a DATA DE NASCIMENTO (dia e mês) de cada um dos colaboradores do blogue (presentes ou não aqui), com ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA do nosso Clube. Então aí vai:

RCBC (28Jan): Em 28 de Janeiro de 1976, acicatado por um grupo de amigos portistas, descontentes com o estado de coisas no clube, Pinto da Costa, depois de longo silêncio, atira a frase: "LARGOS DIAS TÊM CEM ANOS".

Pedro Porto (31Jan): 31 Jan.1971, Lemos marcou, nas Antas, os 4 golos da vitória do FC Porto sobre o 4LB.

Antas (20Mar): 20 Mar.1999, FCP 1 – Braga 0, num jogo em que se estreou o mágico Deco.

Mafaldinha (01Abr): Em 1 Abr.1969 nasceu no Porto, Nuno Fernandes, brilhante atleta portista do Salto com Vara.

Pedro Cardona (15Abr): 15 Abr.2008, meias-finais da Taça de Portugal (V. Setúbal 0 – FCP 3), no Bonfim, o FC Porto esteve quase perfeito. Bom ritmo, Bosingwa em grande, Lucho imperial, Lisandro em permanente rotação.

Pedro Teles (23Abr): 23 Abrr.1982, Jorge Nuno Pinto da Costa tomou posse como Presidente eleito do FCP.

Escrevinhador (21Mai): 21 Mai.2003, em Sevilha o FC Porto conquistou a Taça UEFA ganhando ao Celtic, por 3-2.

PMLopes (22Mai): Em 22 Mai.1938 o FCP derrotou o Leixões, em Matosinhos, por 8-1, em jogo a contar para o Campeonato de Portugal (António Santos 4, Costuras 2, Pinga e Carlos Pereira).

Norte (26Mai): 26 Mai.2004, segundo título de Campeão Europeu para o FC Porto com uma vitória na final em Gelsenkirchen, por 3-0, diante do Mónaco.

Enid (08Jun): 8 Jun.1912, Joaquim Pereira da Silva, assume a presidência do FC Porto. Viria a estar intimamente ligado à construção do Campo da Constituição.

Tripeiro (11Jun): 11 Jun.1978: Apoteose, festa! 4-0 ao Braga, nas Antas, e enfim, o título! 19 anos ficaram para trás…

Zinho (25Jun): Eh pá, obrigaste-me a uma pesquisa aturada… Mas sabes, em data de defeso é difícil! O melhor que te arranjei foi… no 26 de Junho … …de 2004: ganhando 7-4 ao Hóquei de Barcelos, em Fânzeres, o FC Porto sagrou-se TRICAMPEÃO NACIONAL de Hóquei em Patins.

Os portugueses – aliás, “os mouros” ……….. – costumam dizer que “de Espanha, nem bom vento, nem bom casamento”. Mas, nem vamos falar de ventos ou noivas espanholas. Temos bem perto de nós a Galiza, a nossa amiga Galiza – aliás era com a Galiza que devíamos estar, não com os mouros de lá de baixo que só sabem espoliar-nos… Os mouros, os infiéis, são nossos contrários, os Galegos são nossos irmãos. Da Galiza, “VÊM BONS VENTOS E BONS CASAMENTOS e… EXCEPCIONAIS PESSOAS” … Na Galiza, em 10 Jul.1969, nasceu, para ser UM GRANDE HOMEM, UM ENORME GALEGO, UM BRILHANTE TREINADOR, UM FANTÁSTICO PORTISTA, o senhor Ramon López Suárez, o nosso MONCHO LÓPEZ. (--- APLAUSOS ---) Muito, muito, muito obrigados por tudo, amigo MONCHO! Queremos que esteja connosco para todo o sempre!

Farpas (19Jul): 19 Jul.1937 foi aprovado em Assembleia-geral o primeiro empréstimo obrigacionista da história do FC Porto, com os olhos postos na construção do Estádio das Antas.

Rui Saraiva (5Ago): 5 Ago.2002, inauguração do Centro de Treinos "Porto-Gaia".

6 de Agosto, uma data histórica… … …; em 6 de Agosto… … … em 6 de Agosto de 1937 nasceu um grande Homem, um grande PORTISTA! O Sr. ANTÓNIO LOURENÇO!!! (--- APLAUSOS ---) Obrigados GRANDE AMIGO, obrigados por tudo, Sr. Lourenço.

DragonSoul (8Ago): 8 Ago.1998, Supertaça 1997-98, 1.ª mão, FC Porto 1 – Sp.Braga 0; marcou Zahovic.

O Oculto (30Set): Em 30 Set.1909 nasceu, no Funchal, o grande Artur de Sousa "Pinga", o maior jogador português de todos os tempos.

Dragão Azul Forte (13Out): Em cerimónia de 13 Out.2011, foram entregues os “Dragões de Ouro” a Ilídio Pinto (Dirigente) e, postumamente, a Pôncio Monteiro.

5 de Novembro, outra data história … …; há alguns eventos que podiam ser referidos; mas um sobreleva todos os outros…; 5 de Nov de 1974 … … …; nasceu outro grande Portista, nasceu o nosso Presidente! BIBÓ PAULO! (--- APLAUSOS ---) Obrigado, obrigados por tudo, Amigo.

Lucho (10Nov): tu és uma escora constante no Dragão Caixa, mas… em 10 Nov.2002, iniciou-se o escoramento da bancada superior do Estádio do Dragão.

Estilhaço (20Nov): 20 Nov.1999, mais uma vitória em casa, frente ao benfas (2-0) – golos de Capucho e Jardel.

João Rocha (12Dez): 12 Dez.2008, Lisandro López recebeu o prémio de jogador do ano do CNID (Clube Nacional de Imprensa Desportiva).

Bruno Rocha (29Dez): A Taça designada do "Clube União do Norte", foi a primeira conquistada pelo FC Porto a ingressar na Sede do clube. Os jogadores vencedores do troféu foram homenageados com um diploma no dia 29 de Dezembro de 1913.

Porto, 25-05-2012

12 comentários:

  1. O meu agradecimento por ter transmitido o que pedi, com sinceridade. E, já agora, lendo isto, achei uma boa ideia essa e bem trabalhosa, pela pesquisa que teve. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Foi um prazer ter-te conhecido amigo Fernando.
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Foi um extraordinário e salutar convívio. E gratificante ter a oportunidade de, finalmente, conhecer alguns dos colegas colaboradores com quem ainda não tinha estado. Pena não ter dialogado com todos como gostaria. Mas as mesas de refeição longas, compridas, “separam” um pouco.

    Gostei também de conhecer outros portistas ilustres como Isabel Costa, Susana Laranjeira, Carla Alves, Fernando Delindro, Jorge Aragão, Rogério Almeida. E o Sr. António Lourenço; e o nosso GRANDE Moncho López.

    Muito obrigado a todos por me terem proporcionado momentos de grande fervor portista. E desculpem pela “seca” de “O nosso nascimento e o FC Porto”…

    Abraço. BIBÓ PORTO, carago!

    ResponderEliminar
  4. Amigo, um prazer também tê-lo conhecido pessoalmente. Pena não ter sido possível um diálogo mais profícuo entre todos os presentes. Foi o nosso caso. São as "contingências" próprias de ocasiões como esta. Esperemos, no entanto, por outras oportunidades no futuro. Mas o que realmente importa foi o excelente convívio e o fervor portista presente em cada um de nós.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Melhor do que estes convívios?
    Não há.
    Sublime, espectáculo, camaradagem e bom ambiente.
    A repetir no futuro. Sempre que puder, irei.
    O próximo? No Natal? :)
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  6. Mais um excelente convívio,em ambiente de entusiasmo clubístico e de amizade entre os presentes...
    Como já referi ao Fernando,que tive o prazer de conhecer pessoalmente, achei brilhante a ideia que teve de relacionar o nascimento da rapaziada do Blog e dos ilustres convidados, com factos ligados ao FCP.
    Venham mais encontros destes...

    ResponderEliminar
  7. Quem dera ter estado presente! Vieste muito contente por conheceres muitas das pessoas que admiras e de que me falaste com muito carinho. Orgulho-me de ti por dares valor às pessoas. Tens um coração enorme e fico também muito contente por haver pessoas que reconhecem isso. És o meu orgulho! Deixa-me brincar um bocadinho: já não tens idade para mudar; ainda bem… não poderes mudar… Hás-de ter muitos e muitos anos para continuares a ser o que és. Obrigada Paizão, obrigada Portista! Obrigada por tudo, carago…!

    Quero enviar saudações portistas e cumprimentos a todos os colaboradores do blogue e aos insignes convidados presentes na festa: António Lourenço e Moncho López.

    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  8. Carago e onde foi parar o meu comentário que fiz ontem???!!!! :)

    ResponderEliminar
  9. pois,eu ontem tambem fiz um comentario e não aparece..lol...
    mais uma vez queria dizer que foi um enorme prazer ter estado junto a si a ouvir a suas fabulosas historias e pesquisas sobre o nosso clube durante o jantar.
    grande abraço

    ResponderEliminar
  10. Eu por acaso estava curiosa para ver o que ias desencantar no meu aniversário, pois normalmente é depois do final da época desportiva... Mas a tomada de posse do Presidente que arranca com a construção da Constituição não é coisa pouca :)))

    Obrigada caro Dragão Azul Forte, foi um belo momento numa grande noite!

    ResponderEliminar
  11. aMIGO Fernando Moreira,

    tal como já tinha "escrito", esta, foi mais uma das tuas brilhantes ideias... eu curti largo essa interligação que foi muito bem feita... acredito tb que todos os outros curtiram largo esse momento, mas prontos, por aquela altura, o "Tôino da Carreira" já dava show fatela qb naquelas cantarolias "à Porto" e prontos, perdeu-se um pouco do estrelato desse momento, mas não desanimes nunca, porque o não tentar, será sempre pior que o tentar.

    pARABÉNS... eu curti... e tb todos os outros, podes apostar!!!

    ps - é verdade que o Sr. Lourenço ficou-te muito agradecido pela singela homenagem... mas não será exagero dizer que a determinada altura, vi o "Senhor" Moncho López ficar muito emocionado pelo momento que lhe proporcionaste que acredito, em muita boa conta o colheu.

    ResponderEliminar
  12. Foi a primeira vez que tive o prazer de participar neste agradável convívio com esta grande família Portista. A todos muito obrigado pela forma gentil com que me acolheram. No próximo lá estarei.

    ResponderEliminar