11 maio, 2012

Somos Dragões, somos Campeões!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Muita emoção e muita festa desde a minha última crónica. Num ano algo atribulado, a conquista do campeonato foi mais do que merecida pelo FC Porto. Os dois últimos fins-de-semana foram de euforia e o que agora principia vai continuar a ser!

Sábado dia 28 de Abril jogo do título em andebol, em Águas Santas. À semelhança do ano passado rumámos em grande número aquele pavilhão e demos um autêntico “show”. Exactamente no mesmo local voltámos a festejar um campeonato: este é o nosso destino! Num fim-de-semana em que o futebol jogava na Madeira, contámos ainda com a presença de alguns elementos, tanto do Colectivo como dos Super Dragões, na bancada que nos foi destinada. Bem mais gente do que no último ano, ocupámos como habitualmente um canto da bancada central e interventivos o jogo todo não parámos de apoiar a equipa. Foi o melhor jogo esta temporada, num pavilhão, em termos de apoio, tirando os jogos com os encornados.

Um poder vocal impressionante abafou os poucos maiatos que se tentavam fazer ouvir. Bandeiras, estandartes e até material pirotécnico houve no sector ultra, já muito próximo do final. Foram 60 minutos verdadeiramente “non-stop”, onde só se ouviram os incansáveis ultras do FCP. Pena tenho que não seja sempre assim…

Diz quem viu na TV que ficou com a mesma sensação. Não houve mais de um ou dois minutos em que estivéssemos calados, os cânticos saiam naturalmente e até deu para recordar alguns antigos. Grande espírito na bancada, não só onde estiveram os ultras mas também os restantes adeptos do FC Porto que nos acompanharam nos incentivos. “Nós só queremos o Porto campeão!!” foi estrondoso e até o locutor da RTP2 o referiu.

No final a polícia (que até aí estava sossegadinha) rapidamente se meteu à nossa frente para evitar a invasão! Os Tetracampeões aproximaram-se e quando chegaram a nossa beira, no meio de toda aquela confusão, demos por nós todos já lá dentro. Memorável o que se passou a seguir, com todos a cantar, jogadores e adeptos em uníssono, no centro do campo! Foram vividos ali cerca de 20 minutos inesquecíveis, com “Mágico Porto”, “Apaguem as luzes”, “É o Tetra!”, “Pinto da Costa allez…”, entre outros cânticos. Os jornalistas fotografavam tudo e a polícia já só estava preocupada que não entrassem todos pelo balneário dentro.

Grande Sábado que culminou com a nossa vitória nos Barreiros, em futebol. O “jogo-chave” estava ultrapassado e estávamos a apenas dois pontos do título. Como não dá para tudo, este falhei mas aqui vai o meu muito obrigado a quem lá foi apoiá-los e representar-nos.

Domingo ao final da tarde, por volta das 21h05… BICAMPEÕES!!! Alegria no coração, lágrima no olho e o Porto sai à rua! O segundo classificado acabara de empatar em Vila do Conde e depois do ano passado sermos campeões sem luz este ano brindam-nos com campeões no sofá!! A festa é muita, o champanhe abre-se e caminha-se para a Alameda do Dragão. Enfim, estávamos com a nossa malta. Aqueles com quem lutámos lado a lado desde Agosto para que aquele momento fosse possível. O XXVI começou aí a ser festejado, primeiro apenas pelos milhares e milhares de adeptos e mais tarde já com a presença dos jogadores, que estiveram na varando do estádio do Dragão.

Na semana passada clássico com o Campo Grande. Estádio a rebentar pelas costuras – mais de 50.000! – e tudo pronto para o último jogo em casa do campeonato, a entrega da taça e consagração do bicampeão! Antes do futebol, o andebol goleou o ABC e foi aplaudido por centenas de adeptos que agradeceram o título conquistado em Águas Santas. Boa presença das nossas claques. Durante a tarde toda e até à hora do futebol a cerveja não parou de rolar e os primeiros cânticos iam saindo no nosso cantinho de concentração.

Entrei para a Curva Sul e já o estádio estava muito bem composto. O ambiente à entrada das equipas à qualquer cosia de indescritível! Uma coreografia em que todo o estádio participou, com destaque normal para os sectores dos Super Dragões e do Colectivo. Cartolinas azuis e brancas cobriram o estádio. Na Sul, uma faixa gigante “Este é o nosso destino, Bicampeão nacional” por cima de três panos que cobriam a bancada. De lado dois Dragões, no centro o emblema do BICAMPEÃO!

Na Norte, C95 fenomenal como já lhes é característico. Uma faixa gigante também, em cima, onde se lia “Por um clube, por um grupo, por uma cidade!”, um pano que tapou a bancada Norte toda, com o símbolo do clube e a data da fundação 1893 e que depois foi substituído por várias fotografias de diferentes pontos da cidade Invicta e juntamente com a frase “Orgulho em ser Tripeiro”. A isto tudo, junta-se a voz de todos os portistas! Grande momento no estádio do Dragão, de me deixar arrepiado.

No sector visitante estiveram no máximo 1000 lagartos. Mais alguns do que no ano passado, mas mesmo assim nada de extraordinário, como tem sido norma nos últimos anos. Estiveram presentes a JuveLeo, o Directivo Ultras XXI, a Torcida Verde e a Brigada Ultras Sporting(?!). Ouvi-os antes do jogo começar, no aquecimento, porque durante os noventa minutos só deu ultras FCP.

Grande apoio de parte a parte, uma autêntica festa nas curvas portistas. Junto daqueles com quem sofri, com quem apoiei, com quem viajei, com quem respirei FCP durante toda a época, festejámos todos o bicampeonato. Tanto durante o jogo como no final, quando os jogadores estavam a ser chamados um a um, parei por momentos para pensar, e com os olhos a lacrimejar recordava-me do que lutei para estar a viver aquilo. Foram 26 presenças em 29 jogos, muito dinheiro gasto, muito sacrifício mas vale sempre a pena fazê-lo! Um modo de vida!

Os jogadores ouviam os seus cânticos à medida que eram chamados ao palco. Apagaram as luzes novamente! Uma festa à medida, coroado com fogo de artifício no final. Os jogadores deram volta ao relvado com a taça e desengane-se quem pensa que isto já acabou. Amanhã à noite, depois do regresso de Vila do Conde, todos os caminhos vão dar à baixa portuense, onde os jogadores e equipa técnica vão passar num autocarro descapotável. Festejar no Dragão é muito bonito mas nada como festejar na Avenida dos Aliados, o meu local preferido, pois foi lá que aprendi a fazê-lo desde criança.

Sábado em cheio, começa com as galinhas em basquetebol, segue tudo para Vila do Conde e acaba nos Aliados. Domingo hóquei com o Física e novamente o basquetebol.

Mentalitá!

Um abraço ultra.

4 comentários:

  1. Boas

    Os gajos que tinham um bandeira a dizer "Mafia Azul" (?) no Andebol e que acenderam uma tocha no pavilhão são algum grupo dos Super?

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Amigo, parabéns pelo que escreves.

    Muito Porto dentro de ti;)

    ResponderEliminar
  3. Tripeiro um Verdadeiro Ultra.
    Abraço Campeão.

    ResponderEliminar
  4. Sim, somos um nucleo dos SuperDragões, porque?

    ResponderEliminar