28 agosto, 2014

FORMAÇÃO Vs. CAMPEÃO (Parte II).

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

@ artigo inicial aqui neste link: FORMAÇÃO Vs. CAMPEÃO (Parte I).

Caros Portistas, continuando o que tema que iniciei no texto anterior, volto a escrever sobre o Futebol de Formação do Futebol Clube do Porto. Um dos grandes temas de discussão quando se fala de formação é o famoso Projecto Visão 611. Lançado em 2006, este projecto tinha como face mais visível a integração no plantel da equipa A de dois jogadores oriundos da formação. Em meu entender, este foi o grande erro do 611: esperar resultados imediatos.

Contudo, o Projecto Visão 611 alterou a metodologia de treino (modelo de jogo transversal a todas os escalões, treino individual dos Potenciais Jogadores de Elite – PJE –, etc.) para que a formação possa dar resultados no futuro. O Visão 611 não terminou, pois continua a ser a base de trabalho do nosso clube.

De facto, avaliar os resultados da formação não é tarefa fácil. Uns preferem fazê-lo pelos títulos, outros pelo número de internacionais, outros pelo número de jogadores formados no clube que entram no plantel da equipa A, etc. O FC Porto teve 5 jogadores dos seus quadros na final do Campeonato Europeu sub-19, há menos de um mês. A actuar em clubes da Primeira Liga há 28 jogadores provenientes da nossa formação, contra dos de Carnide 21 e 16 dos viscondes. A Equipa B do FC Porto foi vice-campeã da Segunda Liga com 8/9 jogadores da formação no 11 habitual. São alguns dados que nos permitem emitir uma opinião sobre a nossa formação, que nos permitem pensar o que estará a falhar para que a equipa A não seja abastecida mais regularmente por jogadores provenientes dos nossos escalões jovens.

Rúben Neves está a jogar pela equipa A com apenas 17 anos, saltando dos Juvenis para o plantel principal. Só é surpresa para quem não o conhecia, pois o Rúben Neves era apontado como o modelo de 6 que o FC Porto pretende e como o principal “diamante” da nossa formação há já algum tempo. Formar jogadores não é uma ciência exacta, isto é, não se pode garantir que, trabalhando de forma perfeita, 3 em cada 20 vão ser jogadores de qualidade. Em 20, pode haver 3, 6, 9 ou... nenhum jogador com capacidade para entrar na equipa do FC Porto. É arriscado avaliar a qualidade da formação pelo número de atletas que entram directamente no plantel principal, pois temos exigências diferentes de outros clubes rivais.

Alguém falaria com orgulho da formação se ela nos desse jogadores que perdessem uma eliminatória da Champions por 12-1 como aconteceu com um dos nossos rivais?

A meu ver, a grande lacuna está na falta de aposta nos jogadores da formação e não na qualidade da mesma. Considero que a formação do FC Porto trabalha muito bem, é capaz de formar jogadores com capacidade para brilhar em ligas como a francesa, turca ou alemã mas por alguma razão esse talento não está a ser aproveitado no clube. Como já referi, compreendo que o grau de exigência de um clube como o nosso é enorme, mas só com uma base de jogadores formados no Porto se consegue manter a identidade que tanto nos orgulha.

Não podemos pedir juras de amor eterno se prometemos a um jogador (e promovemos nos seus países) que sairá daqui passado dois ou três anos para um clube com outro poderio financeiro. Não podemos pedir a nossa raça de Dragão a alguém que não conhece a cultura do clube. Actualmente, esta mística é passada por elementos da estrutura, mas falta a presença no balneário de um Jorge Costa, João Pinto, Paulinho ou Baía.

Para terminar este texto, deixando mais uma questão para um futuro texto sobre a formação, pergunto se receber um jogador com 18/19 e fazer um jogador de classe mundial não é também formar um atleta.

Com isto, gostava que quem lê pudesse reflectir um pouco sobre a nossa formação e, já agora, dar a sua opinião, pois só assim todos crescemos, partilhando e ouvindo opiniões, experiência, conhecimento.

Meus caros, estamos na fase de grupos da UEFA Champions League. O primeiro objectivo da época está cumprido. Vamos encher, mais uma vez, o Dragão a apoiar o clube do primeiro ao último minuto contra o Moreirense.

Para terminar, lembrem-se que o Futebol Clube do Porto é maior que qualquer jogador, qualquer treinador, qualquer MERDA DE ASSOBIADOR! Viva o Futebol Clube do Porto!!!

1 comentário:

  1. Avaliar a qualidade da formação é relativamente simples e tem sido feito por uma entidade independente. O critério utilizado é a quantidade de jogadores da formação que jogam nas principais divisões europeias:

    Dados referentes a 2013:
    Sporting 52 jogadores
    Porto 37
    Benfica 32

    Tem aqui a informação original: http://www.football-observatory.com/IMG/pdf/ds2014_abstract-2.pdf

    Quando sair o novo estudo será possível constatar quem tem estado a trabalhar de forma mais eficiente.

    ResponderEliminar