04 agosto, 2014

COM PONTA DE LANÇA, É OUTRA MÚSICA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Everton-FC Porto, 1-1

Jogo preparação
Domingo, 03 Agosto 2014 - 16:00
Estádio: Goodison Park, Liverpool
Assistência: -


Árbitro: Chris Foy (Inglaterra)
Assistentes: Simon Bennett e Andrew Garrett
4º Árbitro: Peter Bankes

EVERTON: Tim Howard, Baines, Alcaraz, Jagielka, Hibbert, Barry, Barkley, Pienaar, McGeady, Naismith, Osman.
Suplentes: Robles (19' Tim Howard), Distin (46' Alcaraz), McCarthy (46' Pienaar), Besic (46' Barkley), Stones (54' Jagielka), Tyias Browning (54' Baines), Matthew Kennedy, Lundstram, Shane Duffy, McAleny (86' Osman), Hope (85' McGeady), Long (85' Naismith).
Treinador: Roberto Martínez.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Rúben Neves, Evandro, Herrera, Quaresma, Adrián López, Óliver Torres.
Suplentes: Ricardo Nunes, Andrés Fernández, Casemiro (54' Rúben Neves), Brahimi (46' Óliver Torres), Jackson Martínez (46' Quaresma), Quintero (54' Evandro), Tello (54' Adrián López), Diego Reyes (76' Maicon), José Ángel (76' Alex Sandro), Sami, Carlos Eduardo (75' Herrera), Ricardo, Kelvin, Defour, Igor Lichnovsky, Opare (87' Danilo).
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Naismith (42'), Jackson Martínez (57').
Disciplina: -.

Jackson estreou-se nesta época como se despediu da última, a marcar. O colombiano deu o melhor destino a um belo lance colectivo que permitiu ao FC Porto empatar (1-1) no terreno do Everton, no primeiro jogo em casa dos ingleses na temporada, que serviu ainda para homenagear Leon Osman (336 jogos e 52 golos ao serviço pela equipa de Liverpool). Os Dragões mostraram que estão a construir aos poucos um verdadeiro colectivo, ao qual ainda faltam automatismos e uma referência na área (Jackson só regressou aos treinos na terça-feira) para carburar de forma eficaz.

Frente a frente estavam dois estilos de jogo: o FC Porto trocou sempre melhor a bola e durante mais tempo, enquanto o futebol do Everton é mais directo. A primeira parte praticamente não teve oportunidades de golo, com os Dragões a mudar constantemente o flanco de criculação de bola e a parecerem sempre mais intensos do que o adversário, que joga naquela que será a mais intensa das ligas mundiais.

O bloco do FC Porto mostrou-se muito compacto, mas faltou alguma profundidade no último terço, o que não deixa de ser natural neste momento da época. O Everton, quinto classificado da última Liga inglesa, aproveitou a única oportunidade digna desse nome no primeiro tempo: McGeady interceptou um passe do guarda-redes Fabiano e serviu Naismith, que não falhou, em situação privilegiada. O resultado mais correcto ao intervalo seria indiscutivelmente um empate.

Na segunda parte, entraram em campo Brahimi e Jackson Martínez, sendo que este último veio trazer ao FC Porto uma presença muito mais efectiva na área adversária. Os azuis e brancos passaram a jogar bem mais próximo da baliza do Everton e, após uma prolongada troca de bola, Jackson tirou um adversário da frente e finalizou com classe. Os Dragões atravessavam o seu melhor período do encontro e encostavam o adversário às cordas. O segundo golo esteve próximo, mas acabou por não surgir.

Com o passar dos minutos e das substituições, a partida - que teve um ritmo surpreendentemente alto tendo em conta que se tratou de um particular - foi-se descaracterizando, apesar de Tello, Brahimi e Quintero terem mostrado belos pormenores técnicos. Fabiano evitou o segundo golo do Everton após remate de Browning, aos 82 minutos, mas ainda foram Casemiro (com um remate de muito longe que "queimou" as luvas de Robles) e Jackson (cabeceamento à figura) a criar os últimos lances de perigo.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: "Demos um passo em frente com tranquilidade"

​​Depois do empate em Goodison Park, com o Everton (1-1), em mais um jogo da pré-temporada portista, o treinador Julen Lopetegui disse estar contente com o jogo, realçando que os Dragões mostraram “personalidade”. Jackson Martínez também se mostrou feliz por se estrear nesta pré-temporada, destacando ter encontrado “muito compromisso de corpo técnico e jogadores para formar uma boa equipa”.

“Mostrámos personalidade, mas temos de melhorar em alguns aspectos. São sempre jogos complicados: um campo difícil, um jogo duro e creio que demos um passo em frente com tranquilidade”, declarou Lopetegui. O espanhol destacou “a primeira parte muito boa”, principalmente em termos tácticos: “A todo o momento procurámos a bola e encurtar o espaço de jogo, que é uma coisa difícil de fazer com uma equipa como o Everton. Na segunda parte também vimos coisas positivas. A equipa partiu-se muito mais, mas houve coisas boas”.

O técnico recusou-se a destacar exibições particulares, pois “a equipa é que é importante e as individualidades têm de trabalhar para a equipa”, bem como eventuais reforços: “Os meus jogadores são os que estão no balneário. Temos de continuar a trabalhar e não há muito mais a dizer”.

O FC Porto parte agora para a última semana de pré-temporada, faltando o encontro com o West Bromwich Albion (sábado, 16h00), e Lopetegui encara este período como o mais importante para consolidar o trabalho feito: “Temos de afinar coisas físicas e tácticas e trabalhar muito. Ainda há mais um jogo e creio que esta semana é muito importante, para treinar e preparar o início da competição”.

Jackson Martínez: “Foi um bom teste”

O avançado Jackson Martínez, que regressou aos treinos na terça-feira, após a participação no Mundial 2014, estava satisfeito com o seu primeiro jogo de pré-época e sublinhou que ainda há muito para "corrigir": "Estamos a criar um bom grupo e a realizar um trabalho excelente para poder corresponder nas competições. Foi um bom teste e creio que fizemos um bom jogo”.

O colombiano disse ter-se sentido “bem” e encontrado “muito compromisso de corpo técnico e jogadores”: “Para formar uma boa equipa é preciso tempo. Espero que o corpo técnico consiga criar um bom grupo”. Jackson comentou ainda a renovação de contrato que o liga ao FC Porto até 2017, oficializada no sábado: “Sinto-me bem no Porto e manifestei isso mesmo ao presidente. Sinto-me acarinhado pelos adeptos, gosto da cidade e esta é uma equipa de que aprendi a gostar. Vou dar tudo de mim para os companheiros e para o clube”.



RESUMO DO JOGO



1 comentário:

  1. Existem muitas e boas novidades no plantel, mas também algumas lacunas gritantes, como por exemplo no lugar de defesas centrais. Temos Maicon e Martins Indi -gostei-, Reyes não dá segurança -é muito verdinho-, portanto na minha perspectiva, há necessidade de um outro central com qualidade comprovada.
    -Fabiano é bom dentro dos postes, melhor dizendo, debaixo deles, mas com a bola nos pés é um buraco de todo o tamanho, coisa assim nem o Abdoulaye fez...Só o Reyes.
    O lugar de defesa-esquerdo ficou hoje demonstrado só poderá ser ocupado por Alex Sandro, Ángel é -aparentemente-, mesmo "mui ángelito"...
    No meio-campo muita diversidade, com notoriedade para Óliver Torres -muito dinâmico e com um domínio de bola e leitura de jogo formidáveis-, Brahimi mais lento mas muito seguro e com ampla movimentação e visão, Casemiro a prometer dimensionar-se melhor, mas algo lento, Rúben Neves -muito simples e inteligente na escolha das suas soluções-, Herrera a aliar o bom com o péssimo -continua a ter umas "brancas" comprometedoras de vez em quando...Na frente, Tello com boas intervenções mas ainda sem consequências, enquanto o mais apagado -Adrián- é por coincidência(?) o mais caro do rol de todas as contratações...
    Uma outra crítica: -Alguns dos jogadores, especialmente os brasileiros, têm tendência para complicar o fácil e óbvio.Se devem passar param, se deveiam parar passam, para o adversário...Mais lá na ponta do vértice, Jackson é nítidamente pouco e alterna lembrando-nos da sua classe natural, com coisas do género de chutar contra si próprio!
    Mas tenho bons pressentimentos, há abundância, o Treinador parece -eu não disse nada- ser competente e ou atento, e por outro lado, lá para baixo, as coisas estão muito más...

    ResponderEliminar