10 agosto, 2014

FECHAR PRÉ-ÉPOCA AO RITMO DE CHA CHA CHA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

West Bromwich-FC Porto, 1-3

Jogo preparação
Sábado, 9 Agosto 2014 - 16:00
Estádio: The Hawthorns, West Bromwich
Assistência: 8.670


Árbitro: Neil Swarbrick (Inglaterra).
Assistentes: Eddie Smart e Marc Perry.
4º Árbitro: -

WEST BROMWICH: Foster, Wisdom, Olsson, Dawson, Pocognoli, Dorrans, Gardner, Mulumbu, Baird, Berahino, Brunt.
Suplentes: Myhill, Yacob (85' Pocognoli), Anichebe (61' Mulumbu), O'Neil, Sessegnon (61' Brunt), Garmston, Roofe, Nabi.
Treinador: Alan Irvine.

FC PORTO: Andrés Fernández, Danilo, Maicon, Diego Reyes, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Óliver Torres, Tello, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Fabiano, Ricardo Nunes, Quaresma (46' Tello), Quintero (68' Brahimi), José Ángel (85' Alex Sandro), Evandro (79' Danilo), Adrián López (46' Óliver Torres), Sami (85' Herrera), Carlos Eduardo, Ricardo (65' Jackson Martínez), Kelvin, Defour, Rúben Neves (46' Casemiro), Igor Lichnovsky.
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Casemiro (22'), Olson (40'), Jackson Martínez (51' e 54').
Disciplina: -.

O FC Porto venceu o West Bromwich Albion por 3-1, no derradeiro encontro de preparação, antes dos jogos oficiais. No segundo jogo do estágio em Inglaterra, os azuis-e-brancos apresentaram um futebol mais perto do que se exige de uma equipa com os seus pergaminhos. Casemiro na 1.ª parte e Jackson (dois golos) na segunda, apontaram os golos dos "dragões" fente ao 17.º colocado da Liga Inglesa na época 2013/2014.

Julen Lopetegui esterou o guarda-redes Fernandéz na baliza, ele que foi contratado ao Osasuna. A equipa que subiu ao relvado do The Hawthorns está mais perto do onze titular que pretende o treinador. Reyes jogou no lugar de Martins Indi que está lesionado (deverá ser o titular), Danilo e Alex Sandro serão os laterais, Casemiro deverá ser o médio mais recuado, Herrera e Óliver mais a frente, no apoio a Tello, Brahimi e Jackson, os homens da frente. As dúvidas serão numa das alas do ataque, onde Quaresma e o argelino deverão lutar pela titularidade. Na baliza a aposta deverá ser em Fabiano.

Como se previa, o FC Porto fez valer o seu favoritismo e superioridade para tomar conta do jogo, empurrando o WBA para o seu último terço do terreno. Com um futebol de posse e circulação rápida da bola, variação de jogo e movimentações contantes dos homens que apoiam o avançado, os jogadores de Lopetegui iam ameaçando o golo.

Jackson, que hoje foi capitão de equipa, disparou para fora aos 2 minutos após bom trabalho de pés na área. O golo, após várias ameaças, apareceu aos 22 minutos, num desvio de Casemiro na pequena área após canto de Tello. Golo fácil do brasileiro na sua estreia a titular.

O West Bromwich Albion apenas criou perigo em dois lances nascidos de passes errados de Herrera e Alex Sandro. No último, só não deu golo porque Andrés Fernández fez uma grande defesa. Mas perto do intervalo surgiu o golo do WBA por Olsson, num desvio de cabeça na pequena área após canto. Destaque para a passividade da defesa que não atacou a bola.

No FC Porto Lopetegui corrigiu os posicionamentos de alguns jogadores, lançou Quaresma, Rúben Neves e Adrián López para os lugares de Casemiro, Tello e Óliver Torres. Pediu Brahimi que fosse mais rápido a soltar a bola, ele que estava a correr muito com o esférico nos pés. Foi dos que mais deu nas vistas mas quando simplificou os processos, os resultados foram outros.

Aos 50 Quaresma tirou um bom centro na direita que encontrou a cabeça de Jackson na área. A ligação ao golo estava restabelecida, com o colombiano a não perdoar. E o Cha Cha Cha voltou a mostrar veia goleadora quatro minutos depois, concluindo com um remate de primeira uma grande jogada coletiva dos "dragões". O cruzamento foi de Alex Sandro.

Dominando como quis, o FC Porto ameaçou mais vezes a baliza de Foster que negou o golo a Quaresma aos 64 e 74 minutos. Antes Olsson tinha negado o golo a Alex Sandro.

O West Bromwich Albion pouco ou nada fez para incomodar Fernández. Ainda houve tempo para as entradas de Evandro e Ricardo (jogou na lateral direita), Sami, Quintero e José Angel.

Dos novos reforços do FC Porto, destaque para Brahimi que brilhou tanto nas alas como no meio. É um jogador com grande qualidade técnica mas que tem de soltar mais vezes a bola. Tello aparece e desaparece do jogo com muita frequência, Óliver mostrou bons pormenores. Casemiro não complicou e até marcou, Evandro esteve perto do golo na parte final do encontro. Já Adrián López, nem se deu por ele em campo na posição de avançado, mostrando mais uma vez que não se sente confortável a jogar ai.

Em sete jogos na pré-época, a equipa de Lopetegui empatou dois e venceu cinco.

O primeiro jogo oficial dos "dragões" está marcado para a próxima sexta-feira no Dragão frente ao Marítimo, em jogo de abertura da Liga 2014/2015.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Temos de continuar a trabalhar e a crescer”

​Após a vitória deste sábado no The Hawthorns, com o West Bromwich Albion, por 3-1, Julen Lopetegui realçou que há ainda “muito trabalho pela frente” e que o FC Porto tem de “melhorar muito mais” para iniciar a a época da melhor forma. Brahimi, por seu lado, disse que a vitória alcançada foi muito importante para aumentar a “confiança” dos jogadores.

O treinador espanhol viu muitas “coisas positivas” no encontro deste sábado, mas não se ilude: “Temos muito trabalho pela frente e temos de melhorar muito mais. A competição está aí a chegar e agora vamos continuar a trabalhar e a crescer. Somos uma equipa completamente nova e creio que temos muitos jogadores de qualidade; quanto mais rápido a equipa se entrosar, melhor é. Tirando um pequeno momento da primeira parte, jogámos bem. Vem aí a competição e temos de continuar a acreditar”.

Lopetegui recusou falar de favoritismos na hora de abordar a próxima época: “Temos de trabalhar muito para formar uma equipa. São todos bons jogadores e queremos fazer muitas coisas boas, mas temos de acreditar e pensar como uma equipa. Sem equipa, não há nada”. Em relação ao sorteio da Champions League, o espanhol foi breve: “Temos muita esperança. Vamos enfrentar a melhor das cinco equipas que nos podia calhar, é uma equipa que ficou muito perto do Mónaco na época passada e temos o máximo respeito por eles. Temos muita esperança em chegar à Champions League e serão dois jogos para disputar e dar o máximo”.

Quando questionado sobre a qualidade do plantel à disposição, o técnico foi taxativo: “Uma equipa como o FC Porto tem de ter várias soluções para uma mesma posição. Estamos satisfeitos com os jogadores que temos aqui e no momento do primeiro jogo logo saberemos quem utilizaremos”. No final, uma palavra de apreço nestas primeiras semanas de Dragão ao peito: “Desde os adeptos que nos têm seguido até ao que encontrei dentro do clube, tudo tem sido fantástico”.

Brahimi: “Queríamos ganhar e foi bom vencer por 3-1”

O internacional argelino Brahimi também prestou declarações no final do encontro: “Era um jogo muito importante, porque era o último antes de começar a Liga portuguesa. Queríamos ganhar este jogo e foi bom vencer por 3-1. Foi muito importante para nós e para a nossa confiança e temos de continuar a trabalhar para chegar à Liga da melhor maneira”.

Brahimi admitiu estar agora a "lutar por um lugar" no "onze" inicial: “Estou muito contente por estar aqui no clube. É um plantel muito bom, com bons jogadores, e tenho que trabalhar para ganhar o meu espaço. Tenho de agradecer também ao Granada pela oportunidade”.

O argelino ainda abordou o play-off da Champions, mas sublinhou que o pensamento da equipa tem de estar na estreia na Liga portuguesa, esta sexta-feira: “Sabemos que é uma boa equipa e que serão dois jogos muito complicados, mas antes temos o jogo contra o Marítimo e ainda faltam seis, sete dias para trabalhar”.



RESUMO DO JOGO

5 comentários:

  1. 1-2, Jackson Martinez (50min)

    ResponderEliminar
  2. 1-3, Jackson Martinez (53min)

    ResponderEliminar
  3. O resultado pouco interessa… O que interessa é a preparação da equipa para os compromissos da época que vai começar. Mas gostei muito do que vi – não segui o jogo completo (em férias… continuo a trabalhar…) – e no que vi (primeiro tempo e parte do segundo), deu para entender que o FC Porto está a erigir uma grande e poderosa equipa!
    O jogo é construído com cuidados – a equipa não sai para o ataque de qualquer modo, atabalhoadamente. Há rigor, disciplina! Nota-se solidariedade entre os jogadores – há entreajuda, equilíbrio em todo o campo! Os extremos estão “bem abertos” – a eficácia na vanguarda passa muito pelos alas.
    Não faço destaques, não realço individualidades. Mas não posso deixar passar uma evidência: com Brahimi (excelente jogador!) no meio campo, a “música” é outra!
    Casemiro marcou, Jackson bisou. Belos golos do colombiano que precisa de… concorrência. Outro ponta-de-lança (Jiménez?), um central (Marcano?) e um substituto para Fernando (Clasie?) seriam a cereja no topo do bolo… de Lopetegui.

    ResponderEliminar