14 agosto, 2014

INVESTIMENTO \ COMPRAS \ VENDAS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Ouço com uma frequência tremenda que o FC Porto está este ano a jogar as cartas todas, a arriscar para o tudo ou nada, a fazer um investimento louco e sem precedentes. Ouço-o dos mais diversos quadrantes, inclusivamente de portistas. Ora, como uma mentira dita muitas vezes pode passar a ser verdade, convém decompor esta mentira.

Ao dia de hoje, o clube gastou rigorosamente o mesmo valor que em idêntico período no ano transacto. Há dúvidas? Em 2013-2014 compramos: Quintero (5 milhões), Reyes (7 milhões), Herrera (8 milhões), Ghillas (3,8 milhões), Ricardo e Tiago Rodrigues (1 milhão cada um), o que totaliza 25,8 milhões.
Este ano compramos: Indi (7,7 milhões), Adrian (11 milhões), Tello (2 milhões – empréstimo), Brahimi (1,5 milhões = 6,5 – 5), Andrés Fernandez (1,6 milhões), Marcano (2 milhões), o que totaliza 25,8 milhões.
Assim sendo, julgo que de dinheiro gasto estamos falados, e mais abaixo já me pronuncio sobre eventuais futuros gastos.

Quanto a vendas, no ano passado, e mesmo dando de borla o que tivemos que dar ao Sporting por via da transferência de João Moutinho, e tendo em conta pequenos encaixes que existiram, recebemos 70 milhões.
No defeso em curso, vamos em 62,2 milhões, a saber: Mangala (30,5), Iturbe (7,5 dos 15), Fernando (15), Defour (6), Castro (2) e James Rodriguez (1,2). Ou seja, estamos a 7,8 milhões de fazer o mesmo encaixe que na época passada. Alguém duvida que no conjunto de Varela e Rolando conseguiremos esse encaixe?

Estamos portanto perante um cenário em que conseguiremos manter as contas dentro do mesmo equilíbrio, situação que parece causar comichão a muita gente, em altura de vacas esqueléticas noutras paragens. Ora, como assim é, há que recorrer a outras ideias falaciosas, pelo que me falta aqui falar de algumas nuances.
Vir-se dizer que a venda de Mangala vai directamente para o BES por via de um empréstimo que havia sido concedido, e fazê-lo de forma depreciativa, é hilariante! Então pagar o que se deve é um problema? Se devíamos 30 milhões e deixamos de dever, não é passivo que é reduzido??
Fala-se ainda de eventuais compras que possam vir a desequilibrar estas contas. Meus caros, sejamos claros: parece-me óbvio que só compraremos mais jogadores após a qualificação para a Champions estar garantida. Se assim for, e se gastarmos mais 10 milhões em reforços, esse valor tem que ser compreendido como um investimento com vista a alcançar os oitavos de final, pois tal acontecendo, esses 10 milhões são automaticamente recuperados, ao contrário do ocorrido na época passada.
Ao mesmo tempo, especula-se sobre a questão dos empréstimos... mais uma vez, preso por ter cão, preso por não ter!
Alguém se lembra deste tipo de preocupações e\ou especulações sobre Siqueira, quando este foi emprestado, sem opção de compra, ao 5lb na época passada? Pelo contrário, foi um jogador amplamente elogiado, e que agora é apontado como uma grande perda pela comunicação social histérica... então o que seria de esperar de alguém que veio emprestado sem opção de compra? Quer dizer, Oliver é um negócio estranho por ter vindo como Siqueira... Tello e Casemiro que até têm opção de compra, é que são casos difíceis de entender! Fantástica esta dicotomia de interpretação.

Significa isto portanto, que não fizemos como alguns que, julgando-se capazes de vencer a Champions (lol, lol, lol!!!) não venderam no ano passado qualquer jogador, e este ano é um vê que te avias, pois o desespero e a necessidade são muitas!

Meus amigos, eles andam desesperados... até sexta!

4 comentários:

  1. Para algumas cabecinhas, este ano invertemos completamente a nossa política de contratações, arriscando tudo e pondo em causa a sustentabilidade do clube…

    É óbvio que basta fazer as contas, as que fiz no post de há uns dias atrás não diferem muito das apresentadas neste post, para perceber que o investimento este ano é similar ao realizado o ano passado e noutros anos, bem como o encaixe que foi feito…
    É a tal história da mentira mil vezes repetida que se torna verdade. Valha-nos que alguém faça continhas simples de somar e subtrair.

    PS: Tipo, só assim numa loucura ou num ato de coragem heroica, que tal se algum dos meios de comunicação oficial do clube (site, tv ou revista) expusesse as contas que aqui já foram feitas varias vezes neste blog como forma de contrariar a mentira que os pasquins lisboetas andam a divulgar?

    ResponderEliminar
  2. Com estas contas cor de rosa que são expostas aqui. Não entendo como é possível,quase todos os anos o clube apresentar saldos negativos.

    Com os melhores cumprimentos,

    Paulo Magalhães

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo Portista Paulo Magalhães,

    Vejo que não lê com muita frequência as minhas crónicas, pois de outra forma saberia que nem de perto nem de longe sou um defensor de muitos actos de gestão protagonizados pela SAD.
    No entanto, a boa fé de quem ama o seu clube desinteressadamente, não teme em o criticar quando tal entende, da mesma forma que defendê-lo e defender aqueles que o gerem, não deve ser entendido como um acto de "seguidismo".

    Assim sendo, se vê aqui traçado um cenário cor de rosa, é porque foi a alguma loja do nosso clube e ainda vem ofuscado com algum equipamento do clube.

    Aqui refiro-me única e exclusivamente ao saldo entre compras e vendas, e respectivo avaliação externa que é feita. Não falo rigorosamente de mais nada. E se nesse saldo entre compras e vendas, algum portista entrar na crítica fácil e for pelo mesmo caminho dos outros, então são os mesmos que quando se investe menos se diz que "assim não vamos lá" e que "só compramos porcaria".

    De qualquer forma, convido-o a estar presente na próxima Assembleia Geral do clube a expor o seu ponto de vista e a propor soluções para se fazer melhor...estarei na primeira fila a aplaudi-lo, mesmo que possa vir a discordar de alguma das suas ideias.

    Um grande abraço portista!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    Peço-lhe desculpa pela forma precipitada com que interpretei o seu comentário.Foi a primeira vez que vi este blog e o primeiro pensamento que me veio à cabeça, é que o Sr. era mais um portista que só via méritos na politica de compra e venda de jogadores, com saldos no final do ano permanentemente negativos.

    Um abraço também para si.

    Paulo Magalhães

    ResponderEliminar