07 agosto, 2014

LIGA CAMPEÕES 2014/2015: AS CONTAS DO FC PORTO PARA INSCRIÇÃO DE JOGADORES.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


A Liga dos Campeões está à porta para as equipas portuguesas. O FC Porto será a primeira formação lusa a competir na principal prova de clubes da UEFA, uma vez que terá que disputar o play-off de acesso à fase de grupos.

Nesta altura ainda há movimentações no plantel da equipa e tal está sujeito a acontecer até ao final do mês de agosto, altura em que o mercado de transferência encerra em Portugal. Por isso, apresentamos os critérios a que o FC Porto tem que obedecer e as contas que tem que fazer aos jogadores para ter a lista de atletas apresentadas à UEFA aprovada.

Assim, na inscrição para a Liga dos Campeões, os clubes têm direito a apresentar duas listas à UEFA, a lista A, composta no máximo por 25 jogadores, e a lista B, que pode ter um número ilimitado de futebolistas.

Em relação à lista A, dos 25 jogadores que um clube pode inscrever, dois têm que ser obrigatoriamente guarda-redes. Além disso, das 25 vagas, 17 poderão ser ocupadas por jogadores «livres», o que significa que não têm que obedecer a qualquer tipo de regra em específico. Desta forma, sobram oito lugares que podem ser ocupados por jogadores formados no clube ou no país.

Refira-se que jogadores formados no clube são aqueles que entre os 15 e os 21 anos estiveram três épocas completas ou mais no clube (temporadas na formação incluídas), ou somaram um total de 36 meses no mesmo emblema, não tendo estes que ser obrigatoriamente consecutivos. Diga-se ainda que o clube pode inscrever na lista para a Liga dos Campeões entre um a oito futebolistas que obedeçam a estes critérios.

Por sua vez, entende-se por jogadores formados no país aqueles que entre os 15 e os 21 anos cumpriram três épocas completas ou mais num clube do país em que atuam (temporadasna formação incluídas), ou que durante o mesmo período de idades tenham estado 36 meses completos no mesmo país. De referir que um clube pode inscrever na lista para a Liga dos Campeões entre um a quatro futebolistas que obedeçam a estes critérios.

Já a lista B não tem um limite máximo de jogadores, que terão que cumprir o critério de terem que ter uma idade compreendida entre os 15 e os 21 anos e terem estado dois anos consecutivos no clube que representam. A exceção é os jogadores com 16 anos, os quais a UEFA permite que sejam inscritos se estiverem no clube desde os 14 anos, de modo a que cumpram o critério de estarem há dois anos no clube.

PLANTEL (PROVISÓRIO) DA EQUIPA PRINCIPAL DO FC PORTO
  • 21 Jogadores sem restrição (máximo de 17): Helton, Fabiano, Andrés Fernández, Danilo, Bruno Martins Indi, Maicon, Diego Reyes, José Ángel, Alex Sandro, Daniel Opare, Casemiro, Brahimi, Juan Quintero, Evandro, Héctor Herrera, Carlos Eduardo, Óliver Torres, Steven Defour, Jackson Martínez, Cristian Tello, Adrián López;

  • 0 Jogadores formados no clube (máximo de 8): -

  • 4 Jogadores formados no país (máximo de 4): Ricardo, Ricardo Quaresma, Sami, Ricardo Pereira;

  • Jogadores que podem entrar na lista B: Kadú, Víctor García, Rúben Neves, Kelvin, além de outros da equipa B ou da formação que preencham os requisitos.
Neste momento, o plantel orientado por Julen Lopetegui conta com 21 jogadores que apenas poderiam ser inscritos como atletas sem restrições na Liga dos Campeões, razão pela qual o treinador espanhol terá que optar por quatro exclusões para ficar com os 17 permitidos pela UEFA.

Helton, lesionado, e Steven Defour, que deverá sair para poder jogar com regularidade, são dois dos jogadores por que Lopetegui poderia optar por excluir das competições europeias. Ainda assim, ficariam a sobrar mais duas saídas, sendo que neste momento Carlos Eduardo e Evandro, jogadores pouco utilizados pelo treinador, são aqueles que se arriscam a ficar de fora. De referir, porém, que uma eventual nova contratação do FC Porto, obrigaria sempre a uma mexida nos 17 jogadores sem restrições.

Escolhidos os quatro «dispensados» da Liga dos Campeões, o FC Porto ficaria com os 17 permitidos nos jogadores sem restrições e inscreveria mais quatro relativos aos formados no país (Ricardo, Ricardo Quaresma, Sami e Ricardo Pereira), uma vez que não há nenhum futebolista no plantel que cumpra as regras para ser inscrito como formado no clube. Isto acontece porque jogadores como Rúben Neves e Kelvin podem integrar a lista B.

fonte: zerozero.pt

2 comentários:

  1. Como ainda vamos contratar o Jordy Clasie e o Raul Jimenez, terão de ficar de fora também o José Angél (Opare e Indi podem fazer o seu papel) e o Fabiano (Andrés titular e Ricardo como suplente).

    ResponderEliminar
  2. Fabiano de fora? Na minha opinião é claro que não. Para mim vai ser titular!

    ResponderEliminar