31 agosto, 2014

QUE TIPO DE ADEPTOS TEMOS?.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Depois de 3 textos anteriores sob o manto da estratégia desde a análise da situação actual até à elaboração de uma estratégia onde se possa diminuir o deficit estrutural leia-se antes das transacções de passes de atletas hoje trago um texto mais leve mas com um tema muito pertinente os adeptos. Espero no fim deste texto responder a algumas questões como sejam que tipos de adeptos temos no Estádio do Dragão? Que comportamentos podemos esperar dos diversos tipos de adeptos? Qual o tipo de adeptos ideal?

Ao analisarmos os jogos do ponto de vista das bancadas todos ficamos com a certeza que são diversos os tipos de adeptos que “habitam” as nossas bancadas.

Se começarmos por olhar para a nossa principal claque ou os sectores que ela integra temos claramente 2 tipos de adeptos, os verdadeiros e os da moda. Os verdadeiros ou ultras ou supporters ou outro nome que se lhes queira dar são aqueles adeptos que estão presentes nos bons e nos maus momentos que apoiam a equipa 90 minutos com intensidade e com vontade independentemente do dia a que se realize o jogo fazendo para isso muitos sacrifícios. Destes adeptos podemos esperar que vivam o clube a 120% fazendo todos os sacrifícios e nunca virando a cara ao apoio ao clube. Coabitando o mesmo espaço destes adeptos temos os ultras da moda que são aqueles para quem é mais importante ter um adereço da claque, ser visto pelos amigos mas se o clube começar a jogar mal deixam de aparecer. Destes adeptos podemos esperar algum apoio mas acima de tudo muitas fotos nas redes sociais e a vontade de serem vistos. No entanto não são adeptos de assobio fácil, ou seja, não são um foco de preocupação quanto à desestabilização para a equipa.

Na superior Norte temos uma outra claque composta por adeptos como o 1º grupo que integra a principal claque. São incansáveis no apoio ao clube e com uma mentalidade fantástica.

No restante espaço das 2 bancadas superiores temos adeptos com mentalidade FC Porto incansáveis no apoio mas mais moderados que as claques. São adeptos com muitos jogos de FC Porto, na maioria, e também não devemos considera-los como propícios ao assobio e a desestabilizarem a equipa.

Passando para as bancadas centrais temos 3 tipos de adeptos.

Por um lado, adeptos verdadeiros com muitos anos de FC Porto, muitos jogos “nas pernas” e muita mentalidade. Não viram a cara ao apoio e muitas vezes são olhados de lado por outros “habitantes” dessas bancadas.

Coabitando com estes adeptos estão os que consideram o futebol uma moda e que vão para o estádio como se fossem para a ópera, não gostam de barulho, são incapazes de proferir um grito de incentivo ao clube e quando alguém nas redondezas o faz ou protesta com o adversário ou com o árbitro é logo olhado de lado. Estes adeptos sentem-se no “direito” de comer pipocas, e de assobiar a equipa se esta falha 2 ou 3 passes ou se não resolve o jogo cedo ou se não faz um conjunto de golos bonitos.

Finalmente temos um tipo de adeptos, que não tem lugar definido no estádio aparecendo antes em todo ele, e ainda mais estranho que os anteriores. Para estes é mais importante a prestação do atleta A, B ou C do que o clube. São adeptos que quando o seu “minino” querido não entra são capazes de assobiar o treinador e as suas opções como se viu na passada terça-feira. Este tipo de adeptos era positivo que deixasse de frequentar o nosso anfiteatro ou então que moderassem o seu comportamento porque temos um objectivo e uma missão principais para este ano que é o RESGATE do TÍTULO NACIONAL e sem estarmos todos a remar para o mesmo lado será muito mais complicado. Os adeptos que consideram o futebol uma moda se forem predispostos a não olhar de lado quem realmente sofre com a equipa e que está lá para apoiar e abdicarem dos seus assobios só porque pagaram bilhete e querem “ver ópera” podemos aceitá-los no nosso meio. Se por outro lado não conseguirem moderar os seus comportamentos negativos ao rendimento da equipa também lhes deixo o apelo que não compareçam porque tal como os adeptos anteriores são NEFASTOS à prestação da equipa e à prossecução dos nossos objectivos.

Para finalizar o apelo a todos os que vão ao Dragão vão com o simples propósito de apoiar a equipa e todos juntos lutarmos pelos mesmos objectivos e minimizem todos os comportamentos nefastos à performance da equipa.

Até breve,
Fernando Delindro

2 comentários:

  1. Queria deixar dois pontos da minha opinião :

    Primeiro, o critico ao ponto: vejo que neste blog existe muito "eu sou mais adepto do que tu..".
    Penso que isso não é positivo, é como dizer "eu amo mais a minha mulher do que tu a tua", ou "eu amo mais os meus filhos do que tu os teus".

    Penso que posso dizer que todos nós somos portistas desde pequeninos e vivemos dramas e depressões, e alegrias e trememos muito em vários momentos pelo nosso porto. Deixemos do "a minha pila é maior que a tua".


    Segundo ponto e referente ao ultimo tipo de adepto referente no texto, CONCORDO 300% e adorei que tenha escrito isso. Senti uma magoa e raiva, ver o casemiro a ser substituído debaixo de assobios. A ideia de deixar um colega lesionado em campo para poder subtituir outro para entrar o quaresma ... "faz-me espécie na alma" ( nao sei se conhecem esta expressão ).

    Para mim o quaresma é um génio, um mágico, mas é também um pouco primadona. Prefiro mais trabalhadores e que façam com que a equipa seja solida... que mal perca a bola, consiga recuperar-la logo. Que os jogadores façam muitos passos, entendam-se entre si, e demonstrem, alegria, entreajuda, sincronização com o treinador, solidez a jogar.

    Ver o brahimi a fazer certos toques na bola é delicioso, mas é delicioso também ver a solidez e trabalho deste. O treinador tem feito um bom trabalho e com bons resultados ( as vezes, fazem-se bons trabalhos mas os resultados não aparecem ).

    Não me interessa se o Quaresma entra ou deixa de entrar. O treinador saberá de certeza quando deve. A equipa e o clube "aparenta" felicidade, solidez e qualidade.

    Deixem de assobiar!

    ResponderEliminar
  2. Concordo por completo com este post, e foi mais notorio e estes pontos no ultimo jogo....

    Alguns adeptos olham e muito para o " Futebol Clube jogadores " neste caso o cigano em vez de olhar paraa equipa e ver o seu rendimento sem quaresma...bom exemplo o golo de livre de brahimi se la estivesse o cigano tinha logo pegado na bola para marcar tal livre...


    PORTO É NOSSO

    ResponderEliminar