23 setembro, 2015

Manto Azul e Branco - 1983-1984 – FC Porto bem vestido na sua primeira final europeia.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Equipamento Adidas envergado pela equipa do FC Porto que disputou a final da Taça das Taças, em Basileia, Suíça, frente aos italianos da Juventus. Conjunto azul em tom forte (muito bonito!). Camisola de colarinho em “V” com gola branca, três riscas brancas ao longo da manga (na versão de manga comprida esta termina num punho debruado a branco). Emblema sobre forma oval em branco e logótipo da Adidas no lado direito. Calções com logo na perna esquerda e, tal como na camisola, com três riscas brancas nos lados. No cano das meias as mesmas três riscas brancas.

Na fotografia: em cima, da esquerda para a direita: Eurico, Lima Pereira, Eduardo Luís, Jaime Magalhães (em destaque, à direita da foto), João Pinto e Zé Beto; em baixo: Vermelhinho, Jaime Pacheco, Sousa, Fernando Gomes e Frasco. No lado direito, Jaime Magalhães em compita com Boniek.

Na entrada, os capitães Scirea e Fernando Gomes à frente das equipas da Juventus e do FC Porto.

Esta fotografia do “capitão” Fernando Gomes tem causado alguma confusão entre adeptos e nos meios ligados ao estudo dos equipamentos Portistas. Muitos julgam que se trata de uma foto de um jogo que não o de Basileia. Por causa da manga comprida! É que, conforme se pode ver, Gomes entrou em campo no jogo da final da Taça das Taças com camisola de manga curta e no segundo tempo envergou uma de manga comprida. Cada jogador levou para Basileia 2 equipamentos completos: um de manga curta, outro de manga comprida. O “bi-bota d’ouro” foi o único a utilizar ambos durante o jogo.

Equipamento alternativo Adidas envergado pelo “capitão” Fernando Gomes na segunda parte do jogo que a equipa do FC Porto disputou frente aos italianos da Juventus, em Basileia, Suíça (final da Taça das Taças). O equipamento é idêntico ao anteriormente ilustrado com as seguintes e relevantes diferenças: manga comprida que termina em punho debruado a branco; emblema do FC Porto com desenho mais definido.

Pormenores do emblema na camisola de manga curta e na de manga comprida.
(Fotos gentilmente cedidas por Pedro Cardona)


Em Basileia (re)nasceu o "Dragão" – O FC Porto perdeu a final de Basileia. No entanto fez uma grande exibição. A crítica acentuou o valor da turma portista e Pinto da Costa aproveitou para lançar a campanha do "Dragão". O Presidente logrou redescobrir a figura do dragão no emblema do clube e explicou a sua ideia: "Uns têm a águia, outros a figura do leão; nós, FC Porto, devemos tirar partido da imagem do dragão". O "Dragão" (re)nasceu, assim, em berço suíço, numa operação de marketing que haveria de se revelar muito, muito bem sucedida.

Jaime Magalhães, foi considerado um dos melhores médios direitos de sempre e conquistou tudo no FC Porto incluindo a Taça dos Campeões Europeus – faltou a Taça das Taças... Jaime Magalhães foi um produto das escolas do clube. Como alguém bem disse “tinha tanta classe como discrição”, o que talvez justifique não ter outro relevo na história do futebol português.

Sousa, representou o FC Porto durante 8 épocas e foi o primeiro jogador do Clube a marcar um golo numa final europeia, no FC Porto–Juventus, em Maio de 1984, em Basileia. Um golo apontado, após um "livre", com um pontapé forte e colocado que caracterizava a sua excelente técnica. Irrepreensível! Foi um dos grandes especialistas de lances de bola parada do futebol português.

Zé Beto, conhecido pela sua personalidade irreverente e destemida, no termo do jogo de Basileia envolveu-se em acalorada discussão com um dos árbitros assistentes e, acusado de agressão, sofreu uma suspensão de 1 ano. Valente e seguro entre os postes foi fundamental no sucesso da equipa durante várias épocas. Faleceu, com 29 anos, em violento acidente de automóvel.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos




Desde 7 Julho 2011 divulga-se “MANTO AZUL-E-BRANCO” em que, através de ilustrações exclusivas, são revelados todos os uniformes do FC Porto ao longo da sua existência. A totalidade dos post publicados fica reunida neste índice que proporciona seleção fácil e acesso célere; OU

CLIQUE no banner localizado na parte superior direita do blogue e identificado com “MANTO AZUL-E-BRANCO”; o ÍNDICE abre; CLIQUE na hiperligação que escolher e ei-lo no POST pretendido.

3 comentários:

  1. Mais um excelente trabalho! Muitos parabéns !E que lindo equipamento. Só uma nota: Realmente deve ser o Boniek, mas não está com equipamento de guarda-redes?
    Abraço a todos os portistas

    ResponderEliminar
  2. anos mais tarde o chelsea copiou este equipamento

    ResponderEliminar
  3. Com o equipamento cinzento de guarda-redes é o Tacconi, não o Boniek.

    ResponderEliminar