24 março, 2016

O "INIMIGO" BAÍA...E 2016/17.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Vítor Baía, foi e há-de ser sempre uma referência do nosso clube.
Teve um passado brilhante como atleta, com uma conduta insuspeita e um sem número de títulos conquistados.
Seguiu-se o percurso de dirigente, o qual terá terminado quando alegadamente achou que era tempo de subir na estrutura e quem manda no clube, entendeu que tal era ainda prematuro.
Ouvi-lo dizer que aspira a ser presidente do Futebol Clube do Porto é algo que nada me incomoda. Mas incomoda-me que uma referência como esta dê tantos tiros nos pés! Escolheu mal o local para falar, escolheu mal o timing para falar, desatou a enrolar-se no discurso e a cometer “gaffes” que acabam por o descredibilizar, além de surpreendentemente se auto-intitular como “a única voz discordante do clube”.
Ora, quem como eu vai a todas as Assembleias Gerais e nunca o vi em nenhuma, é óbvio que fico surpreso com estas declarações, e mais ainda quando depois de tudo isto, não marcou presença na última AG realizada há 15 dias. E não, não se especule sobre pressões e intimidações pois tudo isso é conversa para “boi dormir”. Primeiro por ser mentira, e segundo porque quem quer ser presidente de uma instituição desta dimensão não pode temer o confronto e ainda menos o contacto com os sócios, os únicos com poder para o escolher para tal função.

Mas meus caros, Vítor Baía e outros, parece terem sido promovidos à categoria de “inimigos” do clube, mas jamais o poderão ser. Este inimigo não se combate... convence-se! Nós não temos inimigos internos, podemos ter unicamente opiniões discordantes, e que saudades dos tempos em que ninguém ousava levantar a voz. Mas isso acontecia porque as pessoas estavam “convencidas” do rumo que o clube levava. Não perceber isso é não perceber nada do que é o FC Porto, é não ter percebido nada daquilo que se passou na última AG.
Para quem quis perceber, e só o pode ter feito quem esteve presente, pretende-se exigência, ambição e carácter, mas também união e coesão. É estranho que alguns não tenham estado presentes e todos os dias continuem a escrever como se soubessem tudo, e apenas continuem interessados em “atacar” o tal “inimigo” interno ao invés de atacar quem está do outro lado da barricada, quem nos destrata, quem nos maltrata, quem nos desrespeita e quem nos humilha.

Continuar a ter um Dragões Diário preocupado com Vítor Baía e as suas “gaffes” (infelizmente, quantas comete o nosso presidente??) é não ter percebido o recado.
Continuar a não falar do esquema vermelho controlador, é não ter percebido o recado.
Continuar a não falar de uma comunicação social centralista e prepotente, é não ter percebido o recado.
Continuar a não defender publicamente os adeptos é não ter percebido o recado.
Continuar preocupado com os paineleiros portistas é não ter percebido o recado.
E sobre isto apenas duas notas:
1) Porquê tantos elogios aos Super Dragões durante a última AG (seria medo daquilo que pudessem fazer ou dizer?) e depois nem uma palavra pública sobre as recentes multas de €300 que provocaram a reação da claque? Ai se isto fosse noutras paragens...!!!
2) Quando em 08-10-2015 aqui falei sobre a forma negligente com que a direção trata os portistas que marcam presença nos programas televisivos, não adivinhava que depois viesse o ataque tão veemente de Pinto da Costa. Sr. Presidente, se sempre negligenciou este meio de comunicação, se fez questão de em 13-10-2015 se demarcar definitivamente de todo e qualquer comentador, quer que depois todos digam “Amén” só porque sim?!

É que numa altura em que devíamos estar direcionados para os ataques de fora (Allô Serpa?!), para os verdadeiros inimigos do FC Porto, parece que quem manda, continua é entretido com estes jogos palacianos de luta pelo poder, de “secar” tudo à volta, de saber quem chega a quem, de saber quem chega aonde, e isso foi tudo o que os sócios disseram que estavam fartos.
Nesta altura, deveríamos era já estar a preparar 2016/17, tanto dentro como fora de campo, renovar a estrutura do futebol e do clube com gente nova, sangue novo, de portismo inquestionável, e que quisesse dar tudo pelo brasão abençoado.
Nesta altura, já deveríamos ter internamente decidido se Peseiro fica ou não, e tal não estar dependente da conquista de uma taça de Portugal.
Já deveríamos saber quem queremos manter deste plantel, quem serão as vendas a fazer, e ter os alvos bem definidos, para que fossem contratações sérias, corretas, cirúrgicas, com jogadores a fazerem pré-época.
Foi a isto que fomos habituados, foi a isto que Pinto da Costa nos habituou, é a isto que queremos voltar, é disto que temos saudades, é isto que tem faltado: rigor, planeamento, estratégia!

É nestes meses que se começa a jogar o sucesso da próxima época.
E esse sucesso, ou falta dele, julgará muito mais do que uma época desportiva. Julgará o bom senso de quem dirige e a sua inteligência. É que a AG passada foi muito clara, e só não percebeu a mensagem quem não quis... esperemos que quem tenha que perceber, não tenha ficado com dúvidas.

Um abraço.

15 comentários:


  1. ABSOLUTAMENTE de acordo. TOTAL!

    Quero MUITO MUITO MUITO acreditar q a mensagem passou e bem passada! Mas...o meu instinto diz-me q se calhar...não! Espero MESMO estar enganado e (como há uns tempos diziam os vermelhos)...desta é q vai ser!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  2. Nesta guerrilha SAD Vs Baía não vejo qualquer tipo de vantagem para qualquer um dos lados. Bem pelo contrário. Só vejo o FCP a perder. Como clube e como desgaste de dois dos seus maiores símbolos.

    Pinto da Costa tem-se esquivado ao confronto directo com Baía. O ex-Guardião é uma figura acarinhada pela massa adepta, e com a sua experiência, o Presidente sabe que perderia popularidade se fosse para a primeira linha das acusações. Contudo tem-se servido de sequazes, desde a mulher à newsletter de que nada sabe, para atacar o ex-guarda-redes, não nas ideias, mas na pessoa. Este tipo de conduta baixa, na protecção dos poleiros internos, não nos faz identificar com os princípios do FCP.

    Além de que, este dispêndio de energias com quezílias internas, afasta a atenção do que realmente importa. O inimigo está em Lisboa. É nele que deveríamos concentrar os esforços de TODOS.

    Por outro lado, sinto-me bastante desiludido com a postura de Vítor Baía. Não por tentar ser alternativa, o que seria muito benvindo, dele, ou de qualquer outro Portista com prestígio no clube, mas sim porque as intervenções do Baía tresandam a interesses corporativos do Correio da Manhã. Note-se que este jornal tem aplicado todos os esforços para ultrapassar "A Bola" como nosso inimigo nº1. E dentro desta lógica, a voz que estão a dar a Baía não tem qualquer interesse benigno para o futuro do clube. A única intenção clara, é a de dividir e fomentar facções numa guerra interna.

    Num escalão mais softcore, Baía está no fundo a repetir os passos de Carolina Salgado. Usado para dividir.

    ResponderEliminar
  3. @ meu caro e bom Amigo Norte.

    vou abrir uma excepção para comentar aqui este teu texto, coisa que há muito, muito, muito tempo deixei de o fazer... não pelo teor dos escritos dos "nossos" nobres e distintos colaboradores deste espaço, mas apenas e só, porque não quero fazer uso da palavra, por escrito, para não ser malcriado qb com gente que não me representa, retifico, com gente que há muito deixou de me representar, e há muito, muito tempo, apenas se serve do clube em vez de servir o clube!!!

    mas dizia sobre essa tal excepção... esquece, não te iludas, o pai natal não existe, nunca existiu e jamais existirá... é impossível (!!!) mudar-se o que quer que seja, quando os mesmos de "ontem" se vão manter os mesmos de "amanhã"... tá tudo inquinado, completamente inquinado, tudo amarrado a sabe-se lá o quê (mas é claro que sabemos, eu sei, tu sabes, são já muitos e muitos aqueles que sabem, está à vista de todos, entra-nos pelos olhos adentro, já não há sequer um pingo de vergonha neles todos, agora é tudo à descarada, numa desfaçatez tamanha que atingiu os píncaros do impensável), daí que, nenhum deles, repito, nenhum (!), hoje por hoje, sirva o clube (que era o minimamente exigível!), estando lá, apenas e só com um propósito, servir-se do clube, o que não parece, mas é um porMAIOR monumental.

    portanto, como vês, a AG passou-se, com várias mentiras ditas olhos nos olhos dos sócios (se uma AG não serve para se falar verdade aos sócios, afinal, para que serve aquilo?!) sem que a Dragões Diário a isso se pronunciasse, e ao contrário do que era expectável (não por mim, obviamente!), nada se alterou, com óbvia e natural tendência pelo que temos visto, para, cada vez mais, piorar... o que nos leva a uma pergunta de resposta óbvia, mas que não a vou dar aqui, porque cada um, procure a sua: afinal, de que têm medo eles?!? porque acharão eles que a ameaça vem do inimigo "interno"?!?

    resumindo e concluindo, em Abrantes, no caso, no Dragão, (vai continuar) tudo como dantes!

    um forte aBraço.

    ResponderEliminar
  4. Só para acrescentar que é com profundo pesar que hoje vejo no JN um desmentido formal do director do pasquim "A Bola" sobre o teor da intervenção do sr. J.N. Pinto da Costa na Assembleia Geral do dia 14. Lá se afirma que o convite foi feito e reiterado pela secretária do Presidente e que ambos estiveram a falar, como pode ser atestado por variadíssimos pessoas (como penso que Pedro Marques Lopes já o fez). É triste ao que o nosso Presidente chegou! A não ser que venham provar que as afirmações do director jornaleiro são falsas...
    Saudações Portistas
    Sckit

    ResponderEliminar
  5. ....não conheço mudanças profundas se as pessoas são as mesmas, quando muito encenam-se coisas....

    ResponderEliminar
  6. Caro Norte
    O seu artigo está bem escrito e retrata várias verdades.
    O comentário do Blue Boy não é um comentário. É ele mesmo, um artigo, curto mas excelente. São verdades como punhos.
    Abraço a ambos

    ResponderEliminar

  7. Pois...

    Volto a comentar, apenas e só para reiterar o comentário do bLuE bOy!

    É como...um soco!!! Daqueles q nos tira o fôlego!

    Há um ditado velhinho e muito conhecido q diz: "onde há fumo há fogo"

    Pena as labaredas não serem de vitórias...

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  8. Preparemo-nos para mais quatro anos de travessia de deserto.O Presidente está ultrapassado e agora até mente aos sócios. Está a desbaratar tudo que fez de bom e ainda vai ser lembrado como aquele que tudo deu e tudo tirou.Quando se está agarrado ao poder é no que dá.

    ResponderEliminar
  9. A idade da parvalheira chegou ao nosso Clube.

    Mais não digo porque o texto e posteriores comentários já descreve, e muito a nossa situação.

    Espero é que a nossa "idade adulta" chegue depressa, porque este momento é a última coisa que nós queremos.

    ResponderEliminar
  10. A liberdade de expressão, significa o relatar da verdade e não o especular ou inventar noticias. Mas a verdadeira liberdade de expressão é aquela que usamos seja na nossa casa ou na casa do inimigo. E neste caso Baía vendeu-se para dizer mal de quem lhe deu fama, glória e proveito!
    Baía a candidato real era uma lufada de ar fresco. Baía a armar-se em vitima de candidato é fedor a carne podre!
    Quando se é herói em CMTV, algo de errado vai nos nossos principios, acho eu!
    Mas eu que até sou ateu e não acredito nessas tretas, já ouvi dizer que até o subchefe de Cristo, um gajo chamado Pedro, na hora da verdade o renegou!!!
    Mas o que mais me noja é ver o homem que fez de nós aquilo que orgulhosamente somos, hoje esteja a ser vilipendiado, humilhado e maltratado por um punhado (ou punheta?) de puristas portistas, só porque neste mundo que é o desporto onde o perder e o ganhar andam de mãos dadas, o FC PORTO tivesse a obrigação de ser campeão 10 em 9 vezes!!!
    Criticar, insultar os jogadores quando perdemos ( e até o presidente, o Antero e o treinador) faz parte do ADN de qualquer adepto.
    Agora ser ingrato, jamais!

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente estou completamente de acordo com o post e com os comentários, o momento actual e o futuro vejo-os sem nenhuma esperança

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  12. Parece-me que nenhum sócio ou adepto é ingrato relativamente a PC. Foi e repito FOI o maior presidente de todos os tempos.Agora infelizmente já não é. Quem não vê isto é cego.O passado está no Museu.A idade tirou-lhe a capacidade de luta e agora faz aquilo que antes criticava nos outros.Que não queira ser lembrado como aquele que deixou o clube ao nível desportivo dos anos 70.Saber sair a tempo revela o inteligência.

    ResponderEliminar

  13. Há uma serie de antagonismos em muitos discursos dos Portistas, partindo da base que o clube está acima de qualquer interesse individual porque é que há um pejo tão grande para criticar Pinto da Costa? Ingratidão da parte de quem critica? Não sei o porquê, sim é verdade , fez do Porto muito do que é hoje e quando digo hoje falo do presente, se é o principal obreiro dos últimos 30 anos também tem que ser responsabilizado pelo presente. O Porto tornou-se grande mas Pinto da Costa também se fez à custa do clube, existiu um Win/ Win de ambas as partes..
    Também é muito fácil vir agora a terreiro apontar o dedo, mais dificel foi na altura das vitórias" uma boa capa tudo tapa" e os portistas foram embalados nas vitórias não vendo muito dos erros de gestão e não só que foram sendo efectuados.
    À quantos anos deixou Pinto da Costa de ser uma voz activa na defesa do Porto, deixando esse papel para treinadores?
    Todos os ciclos se fecham mais tarde ou mais cedo, sempre assim o será, no futebol e em tudo na vida.
    O clube está manietado pelos interesses de alguns, há um agarrar ao poder para poder perpetuar esses mesmos interesses se os sócios não querem ver isso então grande parte anda mesmo embalado por cantigas de amor que nem sequer existem na actualidade porque a Sad e seu Presidente refugia-se no silencio ano após ano,quando fala é para comunicar uma desresponsabilização de si mesma.
    O Porto é um feudo, não há respeito pelos sócios nem pelo DNA do clube.
    Custa admitir isso? É a realidade..
    Já era altura de sangue fresco na Sad faz já vários anos, agora é uma emergencia..

    PMartins

    ResponderEliminar
  14. O FC PORTO até pode ser um feudo. O presidente arté pode estar cansado após 30 anos de lutas contra centralismos, imprensas e outras imbecilidades próprias de um país que jamais conseguiu ser livre na sua própria essência; o pensamento.
    Quando falo em ingratidão é porque vejo muita gente a criticar maldosamente, negativamente, mas ninguém apresenta soluções.
    Vejo um enorme vazio de pseudo futuros presidentes!
    Vejo uma hipocrisia sem limites, o criticar pelas redes sociais ou por uma certa comunicação social que se orgasma toda quando o assunto é dizer mal do FC PORTO e mais concretamente do seu presidente, e esses mesmos criticos nem sequer porem os pés numa qualquer assembleia geral!
    Como é revoltante, nojento e sobretudo cobarde - sim cobarde! - os tais criticos e salvadores da pátria, dizerem que não falam ou não dão a cara por causa dos... Super Dragões!
    Tenham vergonha na cara!

    ResponderEliminar
  15. Continuo a ter muito dificuldade em entender porque há quem insista em em apoiar a continuidade do Presidente apenas por uma questão de gratidão. Vou tentar explicar-me: Os sócios devem estar gratos a Pinto da Costa pelo seu passado, mas hipotecar o futuro do clube apenas por gratidão ao passado não é caminho, o futuro do FC Porto deve ser discutido quanto antes e não pós-Pinto da Costa. Por isso debater ideias para uma liderança que venha a suceder a Pinto da Costa não é ingratidão mas sim mostrar interesse ( e preocupação ) por aquilo que amamos : o nosso Porto.Já agora para rematar, os associados devem mostrar gratidão a Pinto da Costa, ok, cem por cento de acordo mas Pinto da Costa deveria mostrar igual gratidão pelos associados do Clube, afinal a vida "desafogada" que o CLUBE lhe proporcionou foi graças aos associados que o apoiaram para Presidente. Pinto da Costa ganhou e ganha no Clube aquilo que nunca ganhou antes na sua actividade profissional, ou seja não veio perder dinheiro para exercer o cargo de Presidente, antes pelo contrário, daí que é oportuno dizer que Pinto da Costa também deve não só estar grato aos associados mas igualmente demonstrá-lo e infelizmente não é mentindo aos associados, como, por exemplo,na AG a propósito do convite ao Serpa, que se demonstra gratidão. Concluindo, o futuro do Clube ( e a sua liderança ) deveria merecer desde já um amplo debate com elevação e sem que isso seja seja visto como manifestação de ingratidão ou desconsideração. As minhas melhores saudações portistas e votos de uma Feliz Páscoa. Jorge Monteiro.

    ResponderEliminar