18 março, 2016

O QUE AINDA HÁ PARA GANHAR?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Num momento como o actual, tudo acaba por parecer sombrio e pouco aliciante, vivendo-se um clima de “fim de festa” que é completamente a antítese de tudo o que desejamos e sonhamos quando pensamos no FC Porto e no que o Clube representa para nós.

Chegados a meados de Março, o futebol arrasta-se por um desesperante 3º lugar que, atendendo ao futebol apresentado nos últimos encontros, parece inevitável. A Europa, depois da 4ª jornada da fase de grupos da Champions, deixou de ser um objectivo possível, com 4 derrotas em outros tantos jogos que nos trouxeram 2 eliminações. Resta-nos a Taça de Portugal, noutras alturas considerada a salvação da época (e noutros tempos ainda mais distantes, um autêntico sucesso), mas que actualmente acaba por saber a pouco.

Ficamos assim com a questão: O QUE FAZER COM O QUE FALTA DA TEMPORADA?

Muito provavelmente não teremos grandes façanhas até ao final. O grande objectivo deveria ser ganhar todos os jogos até ao final, o que pressuporia vencer um troféu e provavelmente assegurar o 2º lugar, bem como ganhar elan para a nova temporada. Mesmo parecendo difícil que tal aconteça, razões desportivas e financeiras deveriam fazer deste objectivo um desígnio importante para a equipa e para todos nós, mesmo que à partida não deva garantir algo passível de grandes festejos, uma vez que o 1º lugar está à distância de um descalabro vermelho altamente improvável.

Por outro lado, se há coisa que segunda-feira a Assembleia Geral mostrou é que o FC Porto e os Portistas estão vivos e que, mesmo com a saúde debilitada, podemos estar sempre a tempo de nos reerguermos. Para que tal aconteça, é necessário que estes 2 meses sejam cumpridos com outra vontade, com outro espírito e com outra atitude dentro e fora de campo, que sejam um sinal que os tempos possam ser de inflexão e de regresso a um passado ainda não tão longínquo quanto isso.

Se esta é a “receita” para o futebol, temos também de abrir o foco para outras latitudes, porque o FC Porto não é (nem nunca foi) apenas e só um grande clube de futebol.

O Andebol sofreu um duro revés, mas está na luta pela revalidação de mais um título, estando ainda em aberto a conquista de uma inédita dobradinha.

No Basquetebol temos tido um percurso ascendente, capaz de nos fazer sonhar com algo mais do que apenas pregar uns sustos ao super favorito rival. Com a confiança que as vitórias trazem e com a chegada de um reforço que promete, pode ser que os pupilos de Moncho Lopez possam trazer mais qualquer coisa que se possa juntar à Taça Hugo dos Santos.

Já no Hóquei em Patins, as contas do campeonato estão praticamente encerradas. No entanto a Taça de Portugal e a sempre desejada Liga Europeia estão em aberto, sendo certo que se a formação vermelha se sagrou há 3 anos campeã europeia contra todos os prognósticos também nós poderemos almejar a fazer uma surpresa.

Ainda como objectivos do FC Porto, podemos elencar as provas do regressado Ciclismo, a Natação ainda a sonhar com mínimos olímpicos ou o Bilhar e as suas provas por equipas, sendo que este resumo peca por escasso uma vez que temos ainda outras modalidades que lutam diariamente por dignificar as nossas cores.

Sendo certo que o momento não é sedutor, não podemos no entanto deixar o Clube entrar num estado de resignação geral, permitindo que a paixão esmoreça à boleia da tristeza que temos por não sermos recompensados com a enxurrada de alegrias de outras temporadas.

O tempo actual é sem dúvida de maior sofrimento, de uma constante luta para continuar a acreditar e a sofrer diariamente com as nossas cores, mas nunca nos podemos esquecer que o futuro constrói-se no presente… E que é nestes momentos que nós, Sócios e Adeptos, temos verdadeiramente de mostrar a nossa mística, resistir e lutar com todo o nosso Amor por um futuro Azul e Branco, em todos os palcos onde formos chamados à acção!

4 comentários:

  1. Com esta sad castanha, que se está literalmente a borrifar para o sucesso, DO MEU, DO TEU, DO NOSSO FCPORTO, nem José P. , nem Guardiola, nem Mourinho e com o devido respeito, nem o MESTRE PEDROTO vencerão coisa alguma pelo AZUL E BRANCO.
    Estou pessimista e receio que tenhamos de definhar mais 4 anos para aparecerem alternativas a PC.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  2. Este ano é mais um para esquecer.O problema não é perder o problema é o modo como se perde. Os Srs comissionistas da Sad deviam pagar pelos prejuízos causados pela formação de um plantel ao nível da segunda divisão. O problema por isso não é da (falta) equipa,o problema é de quem dirige e esses querem lá saber do nosso sofrimento ao fim de semana....o fim do mês para eles é sempre uma Vitória.

    ResponderEliminar
  3. Mais importante de tudo é sermos o Clube unido com somos conhecidos |apesar de haver quem esteja sempre a criticar|.

    É estando junto do Clube que o voltaremos a reergue-lo para novas aventuras.

    Pelo Clube.
    Pelo Futebol Clube do Porto.

    ResponderEliminar
  4. Para isto voltar a ter rumo, terá de se começar a preparar um novo "Verão Quente", e mais não digo..

    ResponderEliminar