26 março, 2016

UM PRESIDENTE DE PAZ.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Há uns anos, no final de uma conferência sobre a bluegosfera, co-organizada pelo BiBó PoRtO carago!!, acabamos o dia a beber uns finos, numa tarde de Espinho, à volta de uma mesa, onde havia uns amendoins e uns tremoços. Lembro-me de alguém ter dito que se o FC Porto mudasse, isto é, se deixasse de ser um clube de resistência, bairrista, anti-centralismo, pró- Norte e pró-cidade do Porto, desaparecia ou perdia a relevância que hoje (ainda) tem no panorama futebolístico português. No Norte, em especial na Invicta, um clube só sobreviveria com este sucesso – não apenas nacional, mas também europeu e mundial – se continuasse a fomentar estas ideias e esta cultura de resistência.

Aquelas palavras deixaram-me a pensar. Interiorizei isso: quando o FC Porto passasse a ser um clube dito “nacional” (seja lá o que isso significar), um clube simpático, um clube de salamaleques e protocolos, um clube de “bons rapazes”, desapareceria enquanto agremiação vencedora e portadora de mística. Passando a ser um clube normal, igual aos outros, sem nada que o diferencie dos demais, o FC Porto não se torna apenas mais um grande do futebol português. Ele passa a ser, a meu ver, menos um, quase irrelevante, sem peso, sem poder, sem influência, posto que o centralismo lisboeta é implacável com o resto do País desde tempos imemoriais. Por isso, das duas uma: ou se resiste e se cria uma cultura de resistência à velha maneira de Asterix e Obelix; ou se capitula.

Esta conversa veio-me à memória quando li e ouvi a recente questão da presença de um tal Serpa na Gala dos Dragões de Ouro. O Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, garantiu em Assembleia Geral perante os sócios presentes, que não sabia quem tinha convidado a referida figura.

Com esta “explicação”, o Presidente mais não fez que oferecer de mão beijada um presente aos seus detractores. Serpa não se fez rogado e tratou de, na presença de outro portista – Pedro Marques Lopes – colocar tudo em pratos limpos, envergonhando os sócios do FC Porto e contradizendo as palavras do Presidente. Disse mesmo, alto e bom som, que nos últimos tempos tem notado uma tentativa de aproximação do Presidente e do FC Porto enquanto emblema institucional ao jornal A Bola. Serpa disse isto com todas as letras, não por ficar contente com essa aproximação, mas por claramente saber que essa aproximação irrita e causa urticária à grande maioria dos portistas. E, ao fazer essa revelação, sabe que cava um fosso ainda maior entre os adeptos e a SAD portista. Aí tem, Sr. Presidente.

Além disso, não deixa de ser curioso analisar este convite feito a Serpa, pelo próprio Presidente, para os Dragões de Ouro, uma gala que cada vez é menos uma festa do portismo, mas mais uma feira de vaidades. Nos últimos anos, aliás, é notório que o Presidente tem tentado tornar-se mais próximo de figuras com quem antes guerreou ou manteve relações, no mínimo azedas. Serpa e A Bola são apenas mais um exemplo dessa subtil mudança da Direcção portista.

Onde antes se fez a guerra, cultiva-se agora a paz. Elogiam-se rivais nas páginas de órgãos de comunicação oficiais do clube, promove-se uma cultura de bem receber no nosso estádio, dirigem-se convites vários às mais variadas hostes e facções, organizam-se faustosas galas, etc. Em suma: o FC Porto tem vindo a assumir cada vez mais uma faceta institucional, “certinha”, simpática, educada, polida, morna, suave.

Um clube de paz e não de guerra. À imagem do seu Presidente. Nos últimos anos, se atentarmos bem, o nosso Presidente tem vindo a percorrer uma trajectória no sentido de fazer as pazes com aqueles com quem estava desamigado ou afastado. São vários os casos. Parece querer deixar, no ocaso da sua Presidência (cada vez mais claro isso…), uma imagem consensual, pacificadora, simpática e polida. Adquirir uma imagem nacional, plena, não tão ligada à guerra que travou nos anos 80 e 90 em prol do seu clube. O Presidente mudou muito, isso é claro. Não quer dizer que para melhor ou pior. É normal que, nesta fase e neste último mandato, o Presidente não queira deixar inimigos ou rivais. Pena que isso não se compadeça com os objectivos do FC Porto. Pena que, também a Sul, ninguém lhe vá dar mais valor por isso.

O FC Porto não precisa de paz. Em paz, o FC Porto morre ou desaparece como clube ganhador. O FC Porto precisa de desenterrar de novo o machado de guerra e partir com o seu exército para a luta. Infelizmente, duvida-se que este Presidente possa ou queira ainda ser o General das próximas batalhas.

Rodrigo de Almada Martins

7 comentários:

  1. parece realmente fruto da idade, sendo assim concordo com o texto, o presidente ja nao tem capacidade fisica para entrar em guerras e ao lado nao tem ninguem de luta, tem tipos mudos, calados a trabalhar na sombra. O porto ha 5 anos a esta parte deixou de ser o que era, foi se deixando ficar para tras por culpa propria, nao sei onde isto ira parar mas realmente nao parece haver ninguem na direçao que lidere uma guerra que tem de ser constante, nem a nivel de comunicaçao o clube funciona ja.

    ResponderEliminar
  2. Ultimamente tem-se falado muito em divisões entre Portistas, que temos de estar unidos para retomar o rumo das vitórias. Pergunto eu: Quem deve dar o exemplo? A quem compete mobilizar? A quem cabe a voz de comando?

    Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  3. Este Presidente não tem nada a ver com o outro.Este é uma imagem desbotada do outro.Este é um presidente que era corrido pelo outro.Este é o contrário do outro.Este não quer nada com os sócios ao contrário do outro.Este julga-se o dono disto tudo ao contrário do outro.O último serviço relevante que o outro podia fazer era correr com este é não o deixar de novo candidatar-se.Este clube tal como este presidente deixaram de ser aquilo que sempre conhecemos.É preciso uma chuvada forte qual dilúvio universal para limpar e levar toda a porcaria que se juntou e que está a fazer com que o grande FCP se torne num clube insignificante às mãos do centralismo lisboeta. O barco afunda-se e a orquestra continua a tocar.

    ResponderEliminar
  4. “Ele (FC Porto) passa a ser, a meu ver, menos um, quase irrelevante, sem peso, sem poder, sem influência, posto que o centralismo lisboeta é implacável com o resto do País desde tempos imemoriais.”

    Plenamente de acordo. E de acordo a 200% com o post, amigo RAM. Este post está excelente, define e resume na plenitude o “estado de sítio” do nosso amado Clube. Muito bem, muito bem, muito bem! “Clap, clap, clap!” como dirá o BlueBoy.
    Amigo, quem me conhece e quem conhece os meus escritos desde que me acolheram neste espaço de devoção portista, sabe que sou um intransigente adepto do combate a Lisboa, à capital do Império, ao poder “alfacinha”, ao centralismo e despotismo dos “mouros” e companhia. Um combate sem tréguas, sem interrupção.
    Estou convicto: o FC Porto não sobrevirá se se deixar condicionar e manietar pelos poderes e interesses instalados em Lisboa. O paradigma da luta conta a opressão (tão bem protagonizado pelo nosso “antigo” Presidente Pinto da Costa), acabou. É preciso, com ou sem PC, retomar a luta sob pena de perdermos cada batalha e a guerra.
    Grande abraço AZUL (MUITO) FORTE.

    ResponderEliminar
  5. O que é dito no primeiro parágrafo, traduz tudo aquilo que nos fez chegar até aqui.
    O abandono dos temas, das questões de identidade, as nossas bandeiras que mantinham em estado de alerta a corja centralista estão no cerne dos nossos problemas. Hoje o clube não passa dum brinquedo de luxo nas mãos de alguns e o meu receio é que tudo isto venha a estender-se no tempo.
    São todas as questões fracturantes na Catalunha e exponenciadas pelo Barça que fazem dele o clube em que se tornou. A submissão aos detractores e o ajoelhar perante o inimigo nas Galas dos Dragões dão azo às tropelias e esbulhos com que nos afrontam e não só no Futebol, veja-se as restantes modalidades.
    Todos os meses batemos recordes. O último este fim de semana. Pela primeira vez os Sub-15 não atingiram uma Fase Final neste escalão.
    2016 Uma Páscoa de amêndoas amargas.
    Um abraço sentido !

    ResponderEliminar
  6. Falam e falam, e falam,... Já o disse e volto a dizer! Reconheço que aqueles que formam este blogue são grs Portista e não só do dragão, mas tb do caixa dragao. Meus amigos vocês não podem ném DEVEM esquecer que os inimigos lêem e divulgam o q é dito neste blogue. Basta que os Portistas menos cautelosos( neste momento são 99%) o façam.
    Quem me conhece sabe q sempre afirmei "O FCP É UM CLUBE REGIONAL E NÃO NACIONAL!". Quando reclamei de forma bruta e indelicada a intromissão dos "portistas" da margem sul no setor 7 onde estava o bibo Porto e todos os outros contestatarios? Lindo!... Agora todos falam, e falam, e falam bem... Ninguém gosta desta direção nem dos últimos treinadores pq o vitor pereira é q era bom! Fico.me a rir com tanta estupidez. Esse senhor q venceu o campeonato na mata real de onde sai envergonhado com tamanha exibição. Estivemos 48m a jogar contra 10 e a vencer é mm assim foi um sofrimento brutal. Mais! Conseguimos ficar com 10 ( expulsão do Danilo) e só marcamos mt perto do fim. Esse ano eram todos grs Portistas orgulhosos do trabalho da sad e da qualidade dos nossos jogadores... Senti-me envergonhado mas como era o MEU FCP decidi esperar pelo autocarro e fazer um cordão automovel até ao dragão. Sentei.me no carro à espera a ouvir a antena 1 quando começa a falar o supra, mega forte hiper.inteligente Vitor Pereira enaltecendo o jogo e "qualidade" do mm na mata real. Perguntei a mim mesmo?! FODA.SSS!!!! Terei.me enganado no campo??? Inacreditável aquilo q estou a ouvir da boca deste BURRO!! Resolvi dar meia volta e ir direto para casa, não ver noticiários, ler notícias, não ir ao face,... Fazer como se fossem os porcos ou badalhocos a ganhar o campeonato, pq senti q estava tudo mal mas estes portistas q agora dizem estar tudo mal só faziam canções para o kelvin. Estou FARTO de ler e ouvir aqueles q falam, e falam, e falam,... CHEGA DE TANTO LADRAR!!! ARREGASSEM AS PUTAS DAS MANGAS E VÃO A LUTA PQ A CULPA É DE NÓS TODOS! Os super tem culpa pq inauguram a sede com a CMTV a transmitir em direto e toda a gente deliciada a ver pq ia aparecer naquele cornal nojento. O macaco tem culpa pq a mulher( enorme Portista) se deixou levar pela vaidade pessoal ao aceitar fazer parte da grelha desse mm canal. As claques tem culpa pq permitiram q durante 2 anos seguidos os porcos escrevessem reservado nas nossas bilheteiras( antigamente era ao contrário pq andamos atentos aos inimigos e tínhamos menos tiques). Os Portistas tem culpa pq discutem os nossos problemas em frente ao inimigo. Os Portistas tem culpa em não F... Os c... Aos lampiões e lagartos sempre q os ouvem falar mal de nós. TENHO culpa pq não acreditei como devia no MEU FCP...
    P.S.- um treinador que consegue empatar em braga 1-1 num jogo da liga Europa e para ser ilimitado tem de sofrer 2 golos e acaba por sofrer 3... Braga-fenerbahce.
    SEMPRE PORTO!!!!!
    Sócio 5503, irmão do 5504 é filho do falecido 2204(falecido a 13-10-2014) que continuei a pagar.lhe as cotas até 2015 pq não queria que ele se fosse(1742)

    ResponderEliminar