08 março, 2016

UMA TRISTEZA PREVISÍVEL.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Infelizmente, o adeus definitivo à luta pelo título de campeão nacional, restando ao FC Porto a mera hipótese matemática, não era nada que fosse muito difícil de prever por qualquer adepto do FC Porto minimamente atento à realidade do clube. Aliás, já era suposto que a queda ocorrida em braga tivesse ocorrido mais cedo, nomeadamente quando jogamos na luz. Direi que a derrota em braga arrumou completamente as hipóteses de título e deixou o 2º lugar a uma distância quase irrecuperável tendo em conta o que se tem visto do FC Porto.

O mais triste de tudo é quando depois de uma derrota do FC Porto, uma pessoa ficar triste como sempre, mas estranhamente ter uma sensação de que “isto era mais que previsível”. Há apenas 3 anos, no ano de 2013, quando éramos treinados por Vítor Pereira, aquele “incompetente do futebol enfadonho que não convencia os adeptos”, quando as coisas corriam mal, acabava sempre por ver uma luz ao fundo do túnel e ainda tinha aquela sensação de que caminhávamos num sentido bem definido, com virtudes e defeitos, mas sabendo pelo menos para onde ir. Neste momento, confesso-vos que percebo cada vez menos qual é o nosso caminho, para onde vamos, porque vamos e de que forma pretendemos trilhar esse caminho.

Defendo hoje, como defendi no passado e tal como irei SEMPRE defender no futuro que os balanços da época apenas se fazem em maio. Aí sim, devem ser feitos os julgamentos, analisar os desempenhos, ver os objetivos atingidos e os que ficaram por atingir, bem como as decisões a tomar em relação ao futuro mais próximo. Tendo em conta este meu pensamento, considero também que tudo o que seja decisões tomadas a meio da época que envolvam despedimento de treinadores, ou seja, interrupção de um projeto a meio, deve ser a última das alternativas, ou seja, todos os intervenientes nomeadamente jogadores e dirigentes devem contribuir na medida das suas possibilidades para a criação de um ambiente favorável para que todo e qualquer projeto chegue pelo menos ao final de cada época. Aí sim, deve ser o momento despedir, contratar, reformular, destruir e reconstruir. Inverter, antecipar ou “queimar” as fases deste processo dá geralmente mau resultado.

Toda esta conversa para quê, perguntarão vocês? Basicamente para transmitir uma ideia relativamente simples de um processo muito complexo. Os problemas atuais do FC Porto são complexos e têm de ser analisados sob vários pontos de vista, com a cabeça fria e sobretudo muita calma, não a pedir vassouradas completas, despedimento de 20 jogadores e compra de outros 20. Os problemas atuais não são de hoje, nem de ontem, têm origem em situações que se têm vindo a arrastar ao longo dos últimos anos, mesmo aqueles em que ainda ganhávamos campeonatos.

O grande problema é quando se pensa que as soluções mais fáceis de tomar, ou seja, as soluções simples, resolvem os problemas complexos que assolam o clube. E é basicamente isto que tem acontecido nos últimos 3 anos sobretudo. Tratou-se mal um treinador bicampeão nacional com apenas 1 derrota em 60 jogos, treinador esse que fugiu a sete pés à primeira oportunidade... Depois em 13/14 pensou-se que o título de campeão nacional era um automatismo em que bastava colocar um boneco no banco para se ganharem jogos e consequentemente campeonatos, a coisa correu mal, o treinador pediu a demissão várias vezes porque não aguentou a brutal pressão dos adeptos e o final de época foi penoso... Em 14/15 apostou-se em novo projeto, novo treinador, perdeu-se o campeonato por 3 pontos devido a vários erros próprios e também a vários "erros humanos" de outros agentes do jogo (nomeadamente agentes que se vestem de preto e põem apito na boca)... Este ano depois de um empate frente ao Rio Ave, em que se notou (sejamos sérios e frontais) claramente que alguns jogadores quiseram "fazer a folha ao treinador", as coisas tornaram-se irrespiráveis e o treinador obviamente teve de sair. Optou-se pela solução mais fácil e simples, muda-se de treinador e tudo se resolveria às mil maravilhas...

Continuo a dizer sempre o mesmo: problemas complexos não são resolvidos com soluções simples. Há que haver uma reflexão profunda de quem de direito sobre o que tem corrido mal. Aconteça o que acontecer até ao final da época, 2º ou 3º lugar, taça ganha ou perdida, é necessário de facto que da reflexão se passem aos atos. Sob pena do futuro se tornar ainda mais negro. Vamos completar 3 anos sem ganhar o campeonato, tal não pode ser razão para entrarmos em desespero completo, mas sim para todos contribuírem de modo construtivo para o futuro do clube na medida das suas possibilidades, no fundo pensar o que cada um pode fazer pelo clube e não o que o clube pode fazer por nós. Há outros adeptos que estiveram há bem pouco tempo, 11 anos sem ganhar um campeonato, outros caminham para o 14º ano sem ganhar um campeonato. Não vejo ninguém a atirar-se da ponte por causa disso. Haja alguma calma em tudo isto. Não somos o primeiro, nem iremos ser o último clube a passar por momentos menos bons. Há que ter a capacidade para dar a volta a isto, mas a capacidade tem de vir de jogadores, dirigentes e treinadores. E se os adeptos não desajudarem já não era mau.

Nota Final: Haveria muito a dizer sobre o jogo de braga, por exemplo que não considero que tenhamos feito um jogo tão mau assim, que se a bola do Brahimi tivesse ido uns centímetros mais ao lado a história poderia ter sido outra, que se o Xistra fosse um árbitro e não um palerma com apito na boca pelo menos um penaltie claro teria sido assinalado a nosso favor, etc, etc. Mas isto são os "ses" do futebol, no fundo toda e qualquer análise se altera com base no bola que vai à barra ou que entra. Um treinador é brilhante taticamente se ganha um jogo fazendo um remate à baliza e depois enfiando um autocarro de 2 andares no restante tempo de jogo, por outro lado um treinador é uma besta se faz uma qualquer substituição num jogo em que perde no último minuto. Também desse tipo de análises confesso que estou um pouco farto, porque se analisa sempre com base na teoria de que acertar nos resultados à 2ª feira é sempre muito mais fácil. A reflexão necessária neste momento deverá ser profunda e não tão simplista.

PS - Haverá algum clube à face da terra que decorridas 25 jornadas de um campeonato, não tenha um único penaltie e expulsão marcados contra si?

5 comentários:

  1. É verdade que o titulo fica mais difícil, mas ninguém me tira da cabeça que o que mais mexeu com a equipa foi o critério do homem de negro. E analisado o jogo até ao 2º golo do Braga o Porto estava a ser superior.

    ResponderEliminar
  2. RCBC, concordo que é preciso muita calma neste momento. Em tudo o que é espaço portista vejo adeptos sedentos de sangue prontos a qualquer linchamento popular, tipo faroeste. E todos sabemos que isso não conduz a lado nenhum. Pelo menos a algo positivo, pois linchamentos populares, como se viu em Janeiro último com o despedimento de Lopetegui, só conduzem a abismos.

    Na minha humilde opinião, o que vejo no universo portista,a é cada um a remar para o seu lado, onde os treinadores têm sido erradamente, os bodes expiatórios de todos os males.

    A SAD queira ou não, tem culpas pela forma como se deixou enredar na teia de agentes, comissionista, fundos e sabe-se lá mais o quê. Esse grau de dependência está a castrar a autonomia que existe de formar planteis, onde os ciclos de rotação de (bons) jogadores são cada vez mais curtos. Se o slb neste momento está em primeiro, e apesar das ajudas dos senhores do apito, também contribui o facto de ser uma equipa que está junta há mais de 3 anos, mantendo os melhores, e ajustando algumas peças.

    Mas se a SAD tem a maior fatia das culpas, jogadores e adeptos também não estão isentos delas. Uns porque estão cá com a cabeça noutros locais, não se empenhando como deveriam pela camisola. Outros porque são adeptos de vitórias, não do FC Porto.

    Por todas as alegrias que nos deu, pelo clube que construiu, custa-me pensar que Pinto da Costa esteja feliz com este caminho. Confesso a minha inocência e ingenuidade, mas ainda quero acreditar que ele vai conseguir voltar a colocar-nos no caminho certo. Libertar-se de algumas más influências, seria um bom primeiro passo.

    ResponderEliminar
  3. Como sócio e detentor de lugar anual sou um observador atento do nosso clube. Na minha opinião o que falta é estabilidade. Vassouradas, revoluções e renovações não vão resolver nada. Falta é manter um núcleo duro de jogadores, criar raízes, encontrar líderes e jogadores que com mais tempo no clube absorvam a cultura do FCP. Dar tempo a Peseiro para ser ele a liderar na contratação dos jogadores que são necessários e deixar o homem ter a oportunidade de começar a época. Esta vinda a meio da época pode ser importante para ele, pois permite-lhe perceber com quem pode contar e o que é necessário para melhorar a equipa.
    Quanto à atualidade, é difícil falar, todos têm culpa, mas principalmente a sad e a famosa estrutura, que há muito parecem desligados do clube e sempre mais preocupados com outros assuntos.
    Este jogo o FCP, como há foi referido, não foi assim tão mau, entrou bem, controlou o jogo e foi incomodado principalmente por dois fatores, Marcano e o artista do Xistra. Não serve como desculpa mas também não pode ser esquecido.

    Silva

    ResponderEliminar
  4. @José Ferreira,

    É indesmentível que se o arbitro tivesse marcado o penaltie claro cometido sobre SUK ainda na 1ª parte tudo poderia ser diferente. Bem como é indesmentível que o 1º ataque com perigo do braga surgiu após uma falta também ela clara sobre Danilo Pereira, que não foi assinalada. Tudo isto não sou eu que digo, é o Jorge Coroado e José Leirós que segundo consta não serão sócios do FC Porto com lugar anual no Dragão.

    Agora também é indesmentível outra coisa: nos últimos 12 anos (desde o nascimento do apito/mito dourado em 2004) que o FC Porto é constantemente prejudicado pelas arbitragens, os árbitros têm pavor em errar a favor do FC Porto, logo é sempre muito mais fácil e conveniente apitar contra o FC Porto, não vá o diabo tecê-las. E durante esses 12 anos fomos MUITAS vezes campeões, ganhamos taças, supertaças e até Ligas Europa. Fomos mais competentes que qualquer palerma de apito na boca.

    Agora, quando somos incompetentes como por exemplo foi o Marcano naquela abordagem estúpida e infantil num lance fulcral aos 70m, depois perde-se a vontade de focar os erros de arbitragem. A verdade é que por exemplo se o jogo tem acabado 0/0, os erros de Xistra teriam uma gravidade e impacto maior, porque não tinha havido incompetência clara da nossa parte.


    @Hugo Mota,

    Concordo não a 100 mas a 200% como tudo aquilo que escreveste no teu comentário. E também já estou cansado de bater na mesma tecla, todos têm de remar para o mesmo lado, caso contrário tudo fica mais difícil.

    Arrisco a dizer que será essa união entre todos e capacidade de aguentar nos piores momentos (que também ocorreram e muito) que constituirão grande parte da explicação do próximo campeão nacional, que fará um tri que já não ocorria há quantos anos?

    É sobre isto que todos têm de refletir…

    Este ano era um fundamental para estancarmos a "sangria vermelha" que tem ocorrido nos últimos anos. Parece que ninguém com responsabilidade, nem muito menos os jogadores perceberam a importância de este ano sermos campeões. Quando são apenas os simples adeptos a perceber coisas tão básicas relacionadas com a historia recente do clube, então não pode ser de admirar que caminhemos para o 3º ano consecutivo sem o título de campeão nacional. E acho também que não é preciso ter um QI mínimo para perceber que uma equipa fazer o tricampeonato pode abrir um ciclo hegemónico sobre as restantes equipas. Mas não, parece que ninguém percebeu isso. Enfim...

    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  5. O problema do jogo de Braga é que não o encaramos como jogo decisivo.

    Tinhamos de entrar com tudo, ou andamos a poupar jogadores nas outras competições (liga Europa e taça Portugal) para o campeonato e vamos a Braga num jogo de extrema importancia e jogamos com medo.

    4 médios? controlar o jogo do braga?
    Toda a 1ªparte foi isso, ver se com aquela tactica dava.
    Eu estava a ver o jogo e só me lembrava do Julen Lopetegui, control, posse de bola e ver se o Suk ou Brahimi resolviam...

    É que Peseiro nem foi fiel aos seus principios, tal o medo do jogo de Braga.

    E depois troca por troca Suk, Aboubakar?
    Só a perder é que mete os extremos?

    Aqui o treinador esteve mal.


    Claro que não ter 11 jogadores com niveis fisicos para um modelo do novo treinador tambem dá que pensar.

    André está rebentado, mas na extrema podem jogar Corona (desaparecido???) e Marega (a falta que Tello faz)...

    Ruben está sem Intensidade para este nivel (este ano regrediu...)
    Recuavamos Herrera e quem colocavamos a 10?

    Bueno nem convocado foi (outra que não percebi).


    Enfim, se dentro de campo estamos assim...

    Na SAD estamos á espera que alguem dê sinal de vida...
    Ah, espera, eles já meteram mais um processo a um Portista (politico!!!) que disse o que todos nós sabemos...

    Andamos nisto, ...
    Parece que no sabado há jogo, e na segunda há Assembleia...
    ...Mas o Rei vai nu e não aparece nenhum rapaz que lhe faça ver isso...

    Tristes dias estes em que o HOMEM que rompeu com o poder central de Lisboa (há 30 e tal anos) não percebe que devia sair pela Porta Grande...

    Assim arrisca-se a sair da mesma forma que saiu o anterior Presidente...

    Gil Lopes

    ResponderEliminar